| Foto:

Ronald Tkotz

CARREGANDO :)

Natural de Dantzig, Alemanha, Ronald Tkotz chegou ao Brasil com a família em 1932. Foi uma das primeiras a se instalar em Nova Dantzig, atual município de Cambé, no Norte Pioneiro. Já em solo brasileiro, os alemães tentaram cultivar a terra, comprada com a venda de todos os bens que a família tinha no país de origem. Mas a iniciativa não deu certo, já que ninguém tinha conhecimento para lidar com a lavoura. Após trabalhar durante anos ao lado do pai numa loja de autopeças, Ronald decidiu trilhar o próprio caminho e montou uma oficina de caminhões para fazer transporte de madeira, serviço muito requisitado na época. A visão empreendedora mostrou outra necessidade de mercado: a fabricação de molas. Ronald Tkotz criou, então, uma das maiores empresas de reposição de molas e peças para veículos de carga no Norte Pioneiro e no Brasil, a AESA. Muito criativo, foi ele quem inventou grande parte do maquinário utilizado na empresa, hoje dirigida por filhos e netos. A principal diversão dele era o trabalho. Sempre sorrindo e bem-humorado, adorava contar piadas e relembrar, com riqueza de detalhes, histórias do passado. Passou os últimos dias de vida ao lado de familiares num cruzeiro por praias brasileiras. Deixa esposa, três filhos, sete netos e sete bisnetos.

Dia 16, aos 92 anos, complicações decorrentes de uma criptococose, embolia pulmonar e problemas no coração.

Publicidade

* * * * * *

Adelina Eyko de Freitas, 55 anos, auxiliar de contabilidade, filha de Toshiyjuke Nakano e Yassue Nakano. Deixa viúvo Paulo Henrique de Freitas. Sep. ontem.

Adriano de Souza, 23 anos, auxiliar, filho de Rubens de Souza e Tereza Ferreira de Souza. Sep. ontem.

Aide Ail Zandoná Granemann, 77 anos, funcionária pública federal, filha de Luiz Alberto Zandoná e Anne Maria Zandoná. Deixa viúvo Newton Machado Granemann. Sep. ontem.

Antônio Batista de Brito, 80 anos, servente, filho de João Batista de Brito e Honória Leal da Rocha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Rua Edgard Cavalcanti de Albuquerque, 1.102 – Sítio Cercado.

Publicidade

Antônio Lourenço da Silva, 78 anos, militar, filho de João Lourenço da Silva e Artemia Maria da Silva. Deixa viúva Joana da Silva. Sep. ontem.

Aracy Ferreira da Rocha, 81 anos, do lar, filha de Felipe Ferreira da Rocha e Ana Rita de Oliveira Rocha. Sep. ontem.

Benedito Bertinato, 81 anos, mecânico, filho de Américo Bertinato e Iole Vicentini Bertinato. Sep. ontem.

Bento Soares da Silva, 68 anos, técnico em manutenção, filho de Horácio Soares da Silva e Josefa Maria de Jesus. Sep. ontem.

Deucélia Lourenço Eufrásio, 54 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Domingos Lourenço e Romalina Veiga. Deixa viúvo Alcides Eufrásio. Sep. ontem.

Publicidade

Erondina de Quadros da Silva, 93 anos, cozinheira, filha de João Jaurino de Deus e Izabel de Quadros. Deixa viúvo Arvantino Pinheiro da Silva. Sep. ontem.

Ervino Pereira Stange, 63 anos, bancário, filho de Ervindo Emílio Stange e Leci Maria Pereira. Deixa viúva Nazareth Augusta Mattozo Stange. Sep. ontem.

Felipe Lucca Rebolo, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Valdir Rebolo e Margareth Elisa Lucca Rebolo. Sep. ontem.

Gabriel Gonçalo Gaissler, 83 anos, professor, filho de Artur de Souza Gaissler e Leocádia de Paula e Souza Gaissler. Sep. às 12 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Gabriel Miguel da Silva, 83 anos, lavrador, filho de Antônia Maria da Conceição. Deixa viúva Severina Martiliano da Silva. Sep. ontem.

Publicidade

Gilberto Moro, 52 anos, auxiliar, filho de Gildo Moro e Maria Custódio Moro. Sep. ontem.

Helena Hirt, 78 anos, do lar, filha de Antônio Gregório dos Santos e Justina Pires Cordeiro. Sep. às 11 h, no Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Jacob Mamczaz, 88 anos, lavrador, filho de João Mamczaz e Appolonia Mamczaz. Sep. ontem.

Jauphry Magalhães da Silva, 47 anos, militar, filho de José Antônio da Silva e Maria Eunice Magalhães da Silva. Deixa viúva Sandra Teresinha Andraski da Silva. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela da Igreja Projeto de Vida Nova – Boqueirão.

João Valadão, 46 anos, encarregado, filho de Sebastião Valadão e Benedita Máximo Valadão. Deixa viúva Carmem Valadão. Sep. ontem.

Publicidade

José Polli Guimarães, 51 anos, pedreiro, filho de Lourival Alves Guimarães e Olinda Polli Guimarães. Deixa viúva Rita Josefina Busato. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Higino Guimarães Ribas, 628, em Bocaiúva do Sul.

Julieta Stutski Drabecki, 79 anos, do lar, filha de Wadislau Stutski e Francisca Ietka Stutski. Deixa viúvo Luciano Drabecki. Sep. ontem.

Lucy Cardoso Ribeiro, 90 anos, do lar, filha de Alfredo Luiz Cardoso e Angélica Dotti Cardoso. Sep. ontem.

Michael Lucas Flores Lima, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Jaime Ferreira Lima e Cláudia Flores Ferreira Lima. Sep. ontem.

Milton Kiyoshi Hamasaki, 54 anos, filho de Minoru Hamasaki e Satica Hamasaki. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Publicidade

Nicolau Marcos Guzik, 45 anos, lavrador, filho de Gregório Guzik e Joana Guzik. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Marcelino, saindo da capela do mesmo.

Nilcines Osik Carlos, 42 anos, funcionária pública estadual, filha de Otávio Osik e Maria do Carmo Valério Osik. Deixa viúvo Ronaldo Carlos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Mafra, SC.

Nildo Constantino, 79 anos, pedreiro, filho de Júlio José Constantino e Regina Bissoli. Deixa viúva Iracema Aparecida Martins dos Santos Constantino. Sep. ontem.

Olavo Romanus, 84 anos, empresário, filho de João Romanus e Rosa Romanus. Sep. ontem.

Osman Toktar, 95 anos, mecânico industrial, filho de Habidullah Toktar e Vahibe Bekir. Sep. ontem.

Publicidade

Preciosa Pereira Barreto, 92 anos, do lar, filha de José Fernandes Barreto e Mariana Alves Pereira. Sep. ontem.

Thiago Alex da Cruz, 21 anos, mecânico, filho de Jamil Francisco da Cruz e Leopoldina Maria Alves. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Ulisses Cordeiro, 974 – São Marco.

Valdecir Lourenço de Oliveira, 36 anos, pedreiro, filho de Alcindo de Oliveira e Anazilia Joaquina dos Santos de Oliveira. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Corumbataí do Sul.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

Publicidade

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313