Estanislau Kusma
O fundador dos supermercados Kusma nasceu na Colônia Matos, em São José dos Pinhais, na região metropolitana. Quando veio morar em Curitiba nem pensava que um dia seria dono de um grande negócio. Seu primeiro emprego foi como guarda civil. Em 1955, abriu a primeira semente comercial ao inaugurar um pequeno comércio de secos e molhados no Capão Raso. Depois de 22 anos, com a ajuda dos familiares, principalmente da mulher Catarina, o pequeno armazém se transformou em supermercado. Na sequência, em rede de lojas e filiais. Até os últimos anos, o empresário atuou à frente dos negócios. Era comum vê-lo no escritório central dando uma olhada nos livros do financeiro e no controle de estoque. Como não gostava mais de dirigir, ia de carona no caminhão para visitar as lojas. Em 2008, recebeu a homenagem de cidadão curitibano da Câmara Municipal de Curitiba. A cerimônia foi mais do que especial. Estanislau comemorava 81 anos e ouviu, na tribuna do Legislativo, o parabéns cantado em polonês em homenagem a sua descendência. Muito religioso, sempre freqüentava a Igreja do Capão Raso, que ajudou a construir quando o bairro foi formado. Era muito apegado à família. Nos encontros festivos, chegava a reunir 60 pessoas. As visitas semanais eram na terça e na quinta-feira, quando a vó produzia a broa e fazia questão de que todos os filhos viessem buscar. No dia do enterro, os amigos mais antigos lastimavam a perda do puxador de terço, rezado em polonês. Deixa a viúva Catarina, oito filhos 33 netos e 10 bisnetos. A missa de Sétimo Dia será no dia 15/03/11, às 19h na igreja do Capão Raso.
Dia 9, aos 83 anos, de acidente vascular cerebral.
* * * * * *
Francisco Dias de Sousa Primo, 100 anos, lavrador, filho de Felicíssimo Dias de Sousa e Madalena Pereira de Sousa. Viúvo de Joaquina Dias de Souza. Sep. às 8 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela da Associação de Moradores Jardim Paranaense.
Carlos Orlando Salles, 68 anos, comerciante, filho de João Maria Salles e Paulina Stamposki Salles. Deixa viúva Olga Souza Salles. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Igreja Batista I, em São José dos Pinhais.
Cleide Aparecida Prestes, 27 anos, do lar, filha de Lídia Prestes. Sep. ontem.
Diva Mendes Maia, 86 anos, do lar, filha de Antônio da Silva Maia e Izolina Mendes Maia. Sep. ontem.
Elton Titze, 86 anos, médico psiquiatra, filho de Arthur Titze e Ida Titze. Sep. ontem.
Eric Demétrio Samaha, 43 anos, médico anestesista, filho de Jalal Samaha e Maria Aparecida Ferrarezi Samaha. Deixa viúva Cláudia de Souza Samaha. Sep. ontem.
Eurides da Silva Young Blood, 75 anos, mecânico, filho de Guilherme Young Blood da Silva e Isolina da Silva Young Blood. Viúvo de Ivanyra Ferreira Yong Blood. Sep. ontem.
Francisco Osório da Silva, 69 anos, pedreiro, filho de Benedito Bueno da Silva e Maria Rita. Deixa viúva Eulália Rodrigues Osório da Silva. Sep. ontem.
Gercino Alves de Carvalho, 58 anos, balconista, filho de Jovino Alves de Carvalho e Anita Alves de Carvalho. Sep. ontem.
Helelita da Silva Schneider, 83 anos, do lar, filha de Augusto da Silva Moco e Inácia Senhorinha do Espírito Santo. Sep. ontem.
Marlene Soares, 67 anos, diarista, filha de Otávio Soares e Palmira Soares. Deixa viúvo Valmir Paveliski. Sep. ontem.
Nadir de Barros Lima Muzzolon, 87 anos, do lar, filha de Abel Falcão Lima e Olívia de Barros Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 2 do mesmo.
Octávio Domingues, 82 anos, mestre de obras, filho de Manoel Antônio Domingues e Rosa da Piedade Domingues. Sep. ontem.
Sumiko Nakamura, 68 anos, cabeleireiro, filho de Seis Nakamura e Tiyoko Nakamura. Sep. ontem.
William Henrique Santos Melo, 20 anos, auxiliar de produção, filho de Darci Moreira de Melo e Sebastiana dos Santos de Melo. Sep. às 17 h, em local a ser designado, saindo da capela da Igreja São João Batista, em Calogeras.
Yolanda Druzik, 66 anos, do lar, filha de Leonardo Szychta e Josefina Szychta. Deixa viúvo Bruno Druzik. Sep. ontem.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313




Deixe sua opinião