
Adão Baran
As mãos de Adão Baran falavam por si. Mais até que o próprio dono, o pacato regente de corais, nascido em 3 de outubro de 1937, na Colônia Marcelino, próximo a São José dos Pinhais. Ele fechava os olhos, sentia os sons e comandava as vozes ao sabor de suas mãos. Ao menor gesto, tenores, baixos, sopranos e contraltos se aquietavam ou cantavam com mais força. A arte da música Adão aprendeu no seminário em Prudentópolis e depois na Escola de Belas Artes. E foi a música também, que o levou para longe da cidade do interior. Foi no coral do antigo Grupo Folclórico Ucraniano de Curitiba atualmente Folclore Ucraniano Barvínok que conheceu a esposa Halia, com quem viveu 47 anos e teve cinco filhos. "Mais do que as músicas folclóricas ucranianas, ele gostava das missas. Regeu o coral da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora até pouco antes de morrer", conta a esposa, que junto da filha Katia, acompanhava Adão em todos os ensaios e concertos. "Ele era reservado, calado, mas adorava o palco. Não tinha medo de teatro cheio, pelo contrário", diz, lembrando da vez em que o marido regeu as 120 vozes do coral da Inter-étnica no Teatro Guaíra lotado. E neste local, ele recebeu, há três anos, uma homenagem do Barvínok pelos 40 anos como regente do coral do grupo. Em casa, Adão exercia uma outra arte com as mãos, também aprendida nos tempos de seminário. Ele era encadernador de livros. Entre costuras feitas pacientemente no couro das capas, refez boa parte da biblioteca da Faculdade Evangélica do Paraná. No entanto, não conseguiu ensinar o ofício a nenhum dos filhos. "O trato com os livros e a música dependiam de amor. Por isso, Adão nunca forçou ninguém a continuar o legado", conta a esposa. Deixa cinco filhos e oito netos.
Dia 18 de fevereiro, aos 77 anos, de câncer no pâncreas.
* * * * * * * *
Althair Alcides de Conto, 79 anos, pedreiro, filho de Luiz de Conto e Angelina Negrello de Conto. Viúvo de Maria Bremair de Conto. Sep. ontem.
Ana Maria Biscorovaine, 72 anos, do lar, filha de Miguel Ferreira e Tibúrcia Aires Machado. Deixa viúvo Nicolau Biscorovaine. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua José Inácio Xavier, 140, Pinheirinho.
Carlos Adão da Conceição, 36 anos, auxiliar administrativo, filho de Lino da Conceição. Sep. ontem.
Conceição Bueno Prestes, 56 anos, do lar, filha de Belarmindo Bueno Prestes e Leandrina Fenandes de Lima. Deixa viúvo Francisco Ferreira Bueno. Sep. ontem.
Eurico Afonso Martins, 81 anos, militar, filho de Júlio Afonso Martins e Francisca Afonso. Deixa viúva Cecília Svitalski Martins. Sep. às 10 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Frederico Rogge, 63 anos, marceneiro, filho de Friedrich Gustav Rogge e Teresa Rogge. Deixa viúva Marlene Alves Rogge. Sep. ontem.
Fredolin Cláudio Oliveira, 59 anos, mestre de obras, filho de Alfonso Balzak Hassad e Aide de Oliveira Hassad. Sep. ontem.
Gustavo Pietro de Souza Martins, filho de Weslier da Silva Martins e Milena Karin de Souza. Sep. ontem.
Hermenegildo Macário da Cruz, 69 anos, médico, filho de João Macário da Cruz e Joana Mendes. Sep. ontem.
Higino Rogério Baggio, 46 anos, cabeleireiro, filho de Orlando Baggio e Maria Costa Baggio. Sep. ontem.
Hugo Domingos de Freitas, 59 anos, padeiro, filho de José Brenha de Freitas e Emília Maria de Jesus. Deixa viúvo Arciles Costa de Freitas. Sep. ontem.
Inês Trevizol, 43 anos, comerciante, filha de Casemiro Trevizol e Delia Senhor Trevizol. Sep. ontem.
Jatir Ângelo Dalcortivo Filho, 17 anos, estudante, filho de Jatir Ângelo Dalcortivo e Hilda Pires Dalcortivo. Sep. ontem.
Jhonatan Machado Pereira, 22 anos, auxiliar, filho de Ivo Joacir Pereira e Maria Tereza Machado Pereira. Sep. ontem.
José Vicente dos Santos Filho, 52 anos, auxiliar administrativo, filho de José Vicente dos Santos e Cleusa Maria dos Santos. Viúvo de Lázara Carvalho dos Santos. Sep. ontem.
Laércio Ribeiro da Silva, 36 anos, filho de Sebastião Ribeiro da Silva e Ana Machado Ribeiro. Sep. ontem.
Luba Laskowski, 72 anos, do lar, filha de Profir Skrypez e Maria Skrypez. Deixa viúvo Alexandre Laskowski. Sep. ontem.
Maria Alvarina Paiva, 73 anos, do lar, filha de José Costas Alves e Maria José Alves. Deixa viúvo João Paiva. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela comunitária São Sebastião, Cajuru.
Maria da Conceição Cabral do Nascimento, 79 anos, do lar, filha de Demétrio Cabral e Belmira Carvalho Cabral. Viúva de Ari Jorge do Nascimento. Sep. ontem.
Maria do Carmo da Silva, 79 anos, do lar, filha de Raphael Benedito da Silva e Francisca Maria de Jesus. Deixa viúvo Francisco Suriano da Silva. Sep. ontem.
Mariléia Rita, 31 anos, do lar, filha de Antônio Rita e Serafina Domingos Rita. Sep. às 10 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Associação de Bairros, Vila Amélia, Pinhais.
Nael da Silva Ribeiro, 52 anos, autônomo, filho de José Batista Ribeiro e Carmélia da Silva Ribeiro. Deixa viúva Adalgisa Aparecida Florêncio Ribeiro. Sep. ontem.
Olga Chupel Humenhuk, 63 anos, do lar, filha de Antônio Chupel e Wladislava Dambroski Chupel. Deixa viúvo Lauro Humenhuk. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.
Relindis Maia, 73 anos, do lar, filha de Guilherme Erthal e Armanda Erthal. Deixa viúvo Cláudio Alexandre Chaves Maia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal, saindo da Rua O Brasil Para Cristo, 88, Boqueirão.
Robson Gomes Leal, 13 anos, estudante, filho de Adileo de Paula Leal e Bezinha Leandro Gomes. Sep. ontem.
Vitalina Alves Valêncio, 46 anos, do lar, filha de Natalício Alves Valêncio e Maria Conceição Rodrigues Valêncio. Deixa viúvo Nilceu Carvalho. Sep. ontem.
* * * * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313.

Prisão de Filipe Martins por suposto uso do LinkedIn é inadmissível em uma democracia, dizem juristas

Liquidação do banco Master expõe guerra entre BC, STF e Congresso

Senador dos EUA envia carta ao STF questionando decisão de Moraes sobre Bolsonaro

Punições por contágio: STF enterra princípio básico do Direito Penal




Deixe sua opinião