
Mílton Vianna Baptista
No final dos anos 1940, com o diploma de Medicina na mão, o castrense Mílton Vianna Baptista pôs em prática seu plano: seria um médico do sertão, como achava que deviam ser os médicos. Mudou-se para Primeiro de Maio, no Norte do Paraná, então uma vilinha onde sequer havia luz elétrica. Levou consigo a mulher, Vera Biscaia, uma moça da sociedade, e a filha de colo Anna. Nunca mais deixaria aquelas divisas na cidade criou um hospital, atendeu nas roças, ganhou fama como o melhor fazedor de partos.
Quando se chega à cidade de 11 mil habitantes, pergunta-se da casa do doutor Mílton e todo mundo sabe. "É por ali". Por esses dias, com a população ainda de luto com a morte do desbravador, a filha mais velha, Anna, escuta nas ruas histórias e histórias das bondades do médico. Emociona-se a cada causo de socorro e salvamento operado pelo doutor.
Vera e Mílton viveram juntos 63 anos. Tiveram seis filhas Anna Maria, Maria Lúcia, Christine, Vera Regina, Josely e Maria Ângela , todas estudadas e expoentes da cultura paranaense. O casal, contudo, não arredou os pés do Norte, onde se alistou com energia no movimento de ação social que ganhou força no Brasil da década de 1970.
Em 1997, Mílton entendeu que era hora de se recolher à chacrinha. "Só atendo uns japoneses que batem no portão", disse à reportagem da Gazeta do Povo, em meados do ano passado. Cortava a grama com um trator. E lia O homem medíocre, de José Ingenieros, umas tantas vezes. "Foi o livro de sua vida", diz a companheira.
Na chácara, foram 13 anos de repouso ao lado de Vera, a quem conheceu em Caiobá, em 1946. Segundo a mulher, eram "sangrim e sanhaço". Ela o pássaro vermelho e inquieto. Ele o pássaro azul, silencioso e arredio. Em dezembro do ano passado, o homem muito alto e elegante, de voz abafada e olhos da cor do sanhaço, "um John Wayne na mocidade", segundo Vera, deu os primeiro sinais de que partiria. Entristeceu-se.
Mesmo assim, no dia em que completou 90 anos, em 8 de março, cantou e contou piadas. Depois avisou que os calorões iriam amainar no dia 15. Foi o data de sua partida, quando um vento suave refrigerou a região. O medido conhecia como poucos os humores da terra vermelha. Do hospital em Londrina falou com sua mulher pelo celular. Fizeram juras de amor. Ela lhe mandou beijinhos, como sempre. Ele brincou: "Que bom".
Deixa a viúva Vera, seis filhas, 13 netos e cinco bisnetos.
Dia 15 de março, em decorrência de um câncer.
* * *
Alessandro Karwel, 34 anos, empresário, filho de Czeslau Karwel e Maria Geni Marques Karwel. Deixa viúva Vanessa Emanuele Alves Karwel. Sep. ontem.
Anadir de Morais Santos, 57 anos, do lar, filha de João Batista de Morais e Olga de Souza Morais. Deixa viúvo Paulo Roberto Pereira Santos. Sep. ontem.
Ângela Regina da Silva Kureke, 43 anos, costureira, filha de José Araújo da Silva e Neusa Maria Miranda da Silva. Deixa viúvo José Henrique Kureke. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Ângela Weber, 32 anos, do lar. Sep. ontem.
Anna Jarek, 76 anos, autônomo, filho de José Jarek e Apolônia Jarek. Deixa viúvo Edmar Pereira. Sep. ontem.
Anna Paula Souza, 20 anos, do lar, filha de Paulo César Pereira e Sani Aparecida Pereira. Deixa viúvo Marlus Christian Souza. Sep. ontem em Ponta Grossa.
Antônio Machado Ribeiro, 33 anos, jardineiro, filho de Antônio Ribeiro e Cecília Machado Ribeiro. Sep. ontem.
Antônio Mariano de Lima, 82 anos, laboratorista, filho de Francisco Mariano de Lima e Donária Cordeiro de Lima. Sep. ontem.
Antônio Santiago Dias, 71 anos, comerciante, filho de Antônio Dias e Gracida da Silva Santiago. Deixa viúva Iolanda de Souza Mendes Dias. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, em Belém, PA.
Antônio Tomarossi, 86 anos, comerciante, filho de Júlio Tomarossi e Izabel de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da Rua Pastor Antônio Polito, 540 Alto Boqueirão.
Ari Rocha, 36 anos, motorista, filho de João Batista Rocha e Edir Rocha. Sep. ontem.
Arlindo Schmidlin, 65 anos, filho de João Schimidlin e Albina Zonatto Schimidlin. Deixa viúva Anita Fischer Schimidlin. Sep. ontem.
Bernardo Domingos Paes, 83 anos, mestre de obras, filho de Victor Paes e Jorgina
Carvalho de Miranda. Sep. ontem.
Carmem Silva Urquiza de Moraes, 49 anos, professora, filha de Venâncio Pires de Moraes e Carmem Urquiza Moraes. Sep. ontem.
Elias Hinça, 80 anos, militar, filho de Aleixo Hinça e Anália Hinça. Deixa viúva Norma Lira Janz Hinça. Sep. às 9 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela do mesmo.
Éverson Viriato Stadler, 31 anos, motorista, filho de Floreswal Stadler e Maria Celeste Viriato. Sep. ontem.
Flora de Borba, 71 anos, do lar, filha de Antônio Batista Sobrinho e Valéria Batista Rudnick. Viúva de Alfredo de Borba. Sep. ontem.
Hermínia Mezzomo, 90 anos, do lar, filha de Raymundo João Mezzomo e Thereza Zoletti. Sep. ontem.
Isabel Maria da Silva Dias, 80 anos, do lar, filha de Benedito Julião da Silva e Maria Benedita de Jesus. Deixa viúvo Pedro Modesto Dias. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.
Jaci Martins dos Santos, 69 anos, fotógrafa, filho de Antônio Martins dos Santos e Leopoldina Alves dos Santos. Deixa viúva Maria Edwirges Mantovani dos Santos. Sep. ontem.
José Edilberto Borges, 81 anos, militar, filho de Francisco Ferreira Borges e Inez Tavares Borges. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Luci dos Santos Guimarães, 75 anos, do lar, filha de Theodoro Alves dos Santos e Antônia Martins de Carvalho. Deixa viúvo Lino Valentim Guimarães. Sep. ontem.
Luiz Semek, 79 anos, mecânico de aeronaves, filho de Miguel Semek e Roza Vendrechovski. Sep. ontem.
Maria do Pilar Wojtovicz, 95 anos, do lar, filha de João Possidones de Lima e Jovita de Mattos Lima. Sep. ontem.
Maria Salete Flugrath Feijó, 54 anos, do lar, filha de Alberto Luiz Flugrath Filho e Tereza de Ávila Flugrath. Deixa viúvo Tayron Sanches Feijó. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Parque das Araucárias.
Marília da Aparecida Gonçalves Machado, 61 anos, zeladora, filha de Pedro Leôncio dos Santos e Maria da Conceição Santos. Sep. ontem.
Nélson Antunes Campos, 33 anos, autônomo, filho de Sebastião Antunes de Campos e Irene Pereira de Campos. Sep. ontem.
Osmar Francisco Machado, 44 anos, carpinteiro, filho de Sebastião Francisco Machado e Helena Silva Machado. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, com velório a ser designado.
Oswaldo Cirilo Timm, 81 anos, mecânico, filho de Paulo Emílio Timm e Angelina Timm. Sep. ontem.
Paulo Arnaldo Buch, 79 anos, economista, filho de Paulo Buch e Joanina Buch. Deixa viúva Jacy Buch. Sep. ontem.
Paulo Fernandes, 73 anos, estofador, filho de Joaquim Luiz Fernandes e Genésia Fernandes. Sep. ontem.
Sirlene da Silva Ribas, 65 anos, funcionária pública estadual, filha de Archimedes da Silva e Noêmia Ferreira da Silva. Deixa viúvo Odilon Ribas Alves. Sep. ontem.
Tereza Edir dos Santos, 82 anos, do lar, filha de Alfredo de Almeida Mello Neto e Tereza Averwald Mello. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Protestante.
Wanda Sadovski Martins, 86 anos, do lar, filha de Amadeus Sadovski e Antônia Kolinoski. Sep. ontem.
Zandir Ferreira, 42 anos, pizzaiolo, filho de Orcílio Ferreira e Rosa Vieira Ferreira. Sep. ontem.
* * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313




Deixe sua opinião