• Carregando...
 |
| Foto:

Ignácio Biernaski

O terceiro dos dez filhos de Stanislau e Victória, Ignácio era neto de poloneses. Nasceu em Curitiba e cresceu no bairro Campo Comprido trabalhando como lavrador. Aos 25 anos casou-se com Bernardina Iabonski, com quem teve os filhos André, Rafael e Maria Regina. A esposa morreu prematuramente, aos 32 anos. Com dedicação e sacrifício, o pai criou os três filhos até cada um assumir sua própria vida. Em 1980, Ignácio se mudou para o bairro Órleans onde passou o resto de sua vida. Dividia o terreno onde morava com a filha mais nova, Maria Regina. Seu prazer era plantar verduras e legumes e depois vendê-los aos vizinhos da região. A neta Flávia conta que o avô vendia beterrabas, cebolas, repolhos sempre muito bem pesados. Um quilo transformava-se em um quilo e duzentos, por exemplo, como uma forma de presentear os clientes fiéis. A religiosidade foi o ponto marcante na vida de Ignácio. Ao final do dia vestia seu chapéu de feltro preto e apressava o passo para não chegar atrasado à missa da Paróquia Santo Antonio de Orleans. No ano passado, Ignácio ficou muito doente e impedido de sair. Mesmo assim, não deixava de assistir diariamente a missa transmitida pela televisão. Dois dos filhos se dedicaram à igreja. André é reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos e Rafael é bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Deixa três filhos e três netos.

Dia 11, aos 84 anos, de insuficiência respiratória.

* * * * * * *

Ailton Oliveira Marques dos Santos, 25 anos, repositor, filho de Benito Marques dos Santos e Renilce Oliveira Silva. Sep. ontem.

Álvaro Nascimento, 59 anos, farmacêutico, filho de Oswaldo Manoel do Nascimento e Rosa do Nascimento. Deixa viúva Sônia Maria Giorno Nascimento. Sep. ontem.

Amilton Mem, 63 anos, marceneiro, filho de Augusto Mem e Maria Domingues Mem. Deixa viúva Nilda Leopoldina de Souza Mem. Sep. ontem.

Amílton Soares, 74 anos, motorista, filho de Octacílio Soares e Altiva Rodrigues dos Santos. Deixa viúva Maria José Madeira Soares. Sep. ontem.

Aníbal João Gaspar, 76 anos, conferente, filho de João Gaspar Marcelino e Hilda Maria de Jesus. Deixa viúva Idui de Oliveira Gaspar. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Joaquim Natividade da Silva, 233 – Cajuru.

Antônio José de Oliveira, 50 anos, pedreiro, filho de José Libório de Oliveira e Maria Rosa de Oliveira. Deixa viúva Maria do Carmo Carvalho de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Aristides Contador Bueno, 31 – Cidade Industrial.

Arlete Saparoli, 79 anos, professora, filha de Olímpio Saparoli e Esmeralda Saparoli. Sep. às 15 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Célia Maria de Ramos, 47 anos, secretária, filha de Salvador de Ramos Netto e Leonor de Ramos. Sep. às 10h30, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da capela 1 do mesmo.

Cícero Souza Lima, 52 anos, comerciante, filho de Constâncio Souza Lima e Izabel Maria de Jesus. Sep. ontem.

Ciro José de Assis, 69 anos, mecânico, filho de José de Assis e Elvira dos Santos de Assis. Deixa viúva Dolarice Silva de Assis. Sep. ontem.

Cláudio Luiz Barbosa, 30 anos, servente, filho de José Antônio Barbosa e Erondina Cândida Barbosa. Sep. ontem.

Cléber da Costa, 28 anos, vendedor, filho de Maria das Graças Costa. Sep. às 17 h, em local a ser designado, saindo da Igrejas Bom Jesus dos Imigrantes, Roraima.

Daniel dos Santos do Nascimento, 25 anos, servente, filho de Osmar Francelino do Nascimento e Vera Lúcia Pereira dos Santos Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo, saindo da capela da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, em Campo Largo.

Daniele Martinez, 36 anos, telemarketing, filha de Júlio Martinez e Dinacira de Oliveira Martinez. Sep. às 13 h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Católica Sta. Quitéria.

Dorca de Morais Rodrigues, 59 anos, filha de Estevan Bueno de Morais e Rosa Rodrigues de Morais. Sep. ontem.

Frederico Nélson Gerlinger, 72 anos, representante comercial, filho de Frederico Gerlinger e Elfriede Ana Margarida Gerlinger. Deixa viúva Ledy Gerlinger. Sep. às 17 h, em local a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Ponta Grossa.

Grasieli Sales Barbieri, 19 anos, estudante, filha de João Barbieri e Margarida Aparecida Salles Barbieri. Sep. ontem.

Jhonny Erich Lange, 62 anos, engenheira de produção, filho de Erich Heinz Lange e Júlia Ribeiro Lange. Sep. ontem.

João Farides Pereira dos Anjos, 53 anos, vendedor, filho de Germano Pereira dos Anjos e Ana Maria Lima dos Anjos. Deixa viúva Leila Mara de Oliveira dos Anjos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do mesmo.

João Neiva de Macedo, 78 anos, assistente administrativo, filho de Joaquim Pereira de Macedo e Alzira Neiva de Macedo. Sep. às 11h30, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 2 do mesmo.

José Carlos Santos Martins, 27 anos, promotor de vendas, filho de José Ribamar Martins e Conceição de Maria Ribeiro Santos. Sep. ontem.

José dos Santos, 66 anos, auxiliar de produção, filho de Alfredo Gregório dos Santos e Maria Machado dos Santos. Deixa viúvo Maria Geni de Assis Santos. Sep. ontem.

José Mendes dos Santos, 83 anos, comerciante, filho de Herculano Mendes dos Santos e Elena Brotto Santos. Sep. ontem.

Juracy de Paula Correia, 96 anos, do lar, filha de José Maria de Paula e Júlia Bittencourt de Paula. Sep. ontem.

Jurema de Oliveira Weigert, 88 anos, do lar, filha de Carolino de Oliveira e Aurora de Souza Oliveira. Viúva de Douglas Weigert. Sep. ontem.

Leonardo Antônio dos Anjos, 3 dias, filho de Márcio Ronaldo dos Anjos e Maria Cristina de Albuquerque dos Anjos. Sep. ontem.

Luiz Carlos do Nascimento, 48 anos, pedreiro, filho de Adolar Luiz do Nascimento e Josepha do Nascimento. Deixa viúva Denir Rodrigues do Nascimento. Sep. ontem.

Marcos de Amorim Bezerra, 39 anos, filho de Martinho de Amorim Bezerra e Bernadete Ferreira Bezerra. Sep. ontem.

Maria Framarin de Souza, 88 anos, enfermeira, filha de Matheus Framarin e Palma Billo. Viúva de Eitor de Souza. Sep. ontem.

Maria Helena da Silva, 71 anos, funcionária pública estadual, filha de José Rodrigues da Silva e Maria Cândida Rodrigues da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Católica de Santa Quitéria.

Maria Rosalina Neris, 70 anos, do lar, filha de Jayme Heitor Strozzi e Miloca Luísa Strozzi. Deixa viúvo Pedro Carlos Neris. Sep. às 10h30, em local a ser designado, saindo da capela Santa Bárbara, em União da Vitória.

Nahyr de Paula Correia, 80 anos, auxiliar de limpeza, filha de Narciso José de Paula e Margarida Maria de Paula. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Arcésio de Barros Lima, 92 – Jardim Ordem.

Nélson Corrêa Leonel, 57 anos, segurança, filho de Luiz Leonel dos Santos e Tereza de Jesus Corrêa. Deixa viúva Izulina Pereira Machado Leonel. Sep. ontem.

Nivaldo Marques de Souza, 74 anos, gerente, filho de Hipólito Marques de Souza e Vicentina Maria de Souza. Sep. ontem.

Paola Cordeiro, 18 anos, estudante, filha de Eduardo dos Santos Cordeiro e Vera Lúcia Rodrigues Cordeiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Patrícia Kellim Fedrigo, 24 anos, técnica de informática, filha de Silvestre Luiz Fedrigo e Deonilde Garcias Fedrigo. Deixa viúvo Cléberson Campanha Furtuna. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela Sta. Terezinha, em Araucária.

Pedro Izoel da Rocha, 56 anos, filho de Laudelino Alves da Rocha e Domingas Maria da Rocha. Deixa viúva Neusi do Carmo da Rocha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Salomé Viegas Machado, 67 anos, coordenador, filho de Gabriel Viegas e Blanca Fernandez Viegas. Deixa viúva Laerte Siqueira Machado. Sep. ontem.

Sebastião Antônio Santos, 64 anos, lavrador, filho de Ângelo Ribas Santos e Clarinda do Pilar. Sep. ontem.

Simone Mizerkowski, 41 anos, bancária, filha de Jouvenir Czarnecki Mizerkowski e Lenira do Carmo Mizerkowski. Sep. ontem.

Tânia Marise Martins de Martins, 63 anos, do lar, filha de Rubens Ferreira Martins e Enilda Nascente Martins. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Tereza Pacheco, 58 anos, do lar, filha de Júlio Tucholski e Ladislava Tucholski. Deixa viúvo Joel Pacheco. Sep. ontem.

Walterson da Costa Freitas Meira, 33 anos, filho de Luiz Antônio Meira e Marilda da Costa Meira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Rua Torres, 279 – Nações Santarém, em Fazenda Rio Grande.

Wilian Tomas da Silva Brandão, 35 anos, serralheiro, filho de Antônio da Silva Brandão Filho e Dirce de Oliveira Brandão. Sep. ontem.

* * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]