| Foto:

Reginaldo Silvestre Mendes

CARREGANDO :)

Mesmo tendo nascido no interior de Santa Catarina, foi um dos pioneiros de Cascavel (Oeste). Sua vinda para o estado, no fim da década de 50, deu-se pelo incentivo do futuro sogro que dizia que o interior do Paraná era a "terra do futuro". Quando chegou aqui, casou-se com Maria. Empreendedor, não media esforços para colocar suas ideias na prática. O primeiro comércio foi uma barbearia que virou o primeiro salão de beleza da cidade. Ao perceber que os homens tinham pouco hábito de cortar cabelo, inovou. Pegou emprestado a cristaleira da mulher, coloco-a na frente da loja com inúmeros frascos de perfume e contratou uma cabeleireira. As mulheres paravam para admirar os frascos e se sentiam incentivadas a entrar no salão. Outro projeto foi oferecer um transporte público para a população. Comprou um carro e transformou-o em táxi. E as ideias não pararam por aí. A Loja A Musical foi seu ápice de criatividade. Em um prédio de dois andares - um dos primeiros na cidade – Reginaldo montou a primeira loja que vendia de tudo. Ia a São Paulo buscar ideias e mercadorias e, nessas ocasiões, levava um caminhão com porcos e os trocava por máquinas de costuras. Na volta, ele parava em um posto de gasolina na entrada da cidade e anunciava na rádio Colmeia que estava chegando. De romiseta – uma espécie de fusca da época – ia na frente do caminhão, anunciando com megafone a venda das máquinas. Com parte do lucro, ele ajudou a construir a catedral da cidade. O interesse era tanto que nem chegava a colocar o produto na loja. A venda acontecia na praça da cidade. Aos sábados, fechava as vitrines e contava com a ajuda dos filhos na decoração da vitrine. Instalou um palco giratório que servia de atração para quem ia à missa no domingo e na matinê de cinema, na praça. Em 1973, a família veio para Curitiba por causa da educação dos filhos. Sempre incentivou-os a se aperfeiçoarem, pois só tinha o primeiro grau. Desde 2005, Reginaldo morava em Camboriú, litoral de Santa Catarina. Deixa cinco filhos, dez netos, dois bisnetos.

Dia 2, aos 83 anos, de pneumonia.

Publicidade

* * * * *Acir Fortes Lopes, 60 anos, agente, filho de Braz Ferreira Lopes e Maria Casturina Fortes Lopes. Deixa viúva Maria Antônia Bueno Lopes. Sep. ontem.

Adenilson Garcia, 35 anos, auxiliar de produção, filho de José Carlos Garcia e Maria Creuza Elorde Garcia. Deixa viúva Aparecida Queiroz Garcia. Sep. ontem.

Adivonsir Batista, 54 anos, motorista, filho de Sebastião Batista e Zilda Honorato Batista. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Alindo Pedão, 54 anos, filho de José Pedão e Matilde Mendes da Rocha. Sep. ontem.

Alzira da Luz Vieira, 54 anos, governanta, filha de Pedro Gonçalves da Luz e Cesária Silva da Luz. Deixa viúvo Elias José Vieira Neto. Sep. ontem.

Publicidade

Antônio Senival da Silva, 65 anos, jornalista, filho de José Ferreira da Silva e Olga Nicoletti da Silva. Deixa viúva Cleuza Aparecida de Carvalho. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Antônio Tereza Xavier, 67 anos, vendedor, filho de Francisco Xavier de Oliveira e Balbina Tereza Xavier. Deixa viúva Doraci Taborda Xavier. Sep. ontem.

Beatriz Lucena Pecenis, 85 anos, vendedora, filha de José Francisco de Lucena e Francisca Franco de Lucena. Viúva de João Pecenis. Sep. ontem.

Bruno Robson de Souza, 20 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Jacinto Ferreira de Souza e Maria Aparecida dos Santos Pacheco Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela do mesmo.

Clodoaldo Martinho Vasco, 78 anos, bancário, filho de Luiz Vasco e Matilde Vasco. Viúvo de Cleide Freitas Vasco. Sep. ontem.

Publicidade

Douglas Willian Pereira dos Santos, 14 anos, estudante, filho de Claudinei Pereira dos Santos e Adriana Cristina Ribeiro Matoso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja, em Almirante Tamandaré, PR.

Durvalina Alves dos Santos, 75 anos, do lar, filha de Otávio Ribeiro dos Santos e Elinésia Ribeiro da Cruz. Sep. ontem.

Edith Cordeiro da Silva, 76 anos, do lar, filha de Octaviano Gonçalves Cordeiro e Enedina Prestes Barbosa. Deixa viúvo Luiz Gonzaga da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Elza Olivato Plínio de Lima, 82 anos, do lar, filha de João Olivatto Plínio e Adelaide de Grossi. Deixa viúvo José Ferreira de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Etervina França Machado, 63 anos, do lar, filha de Anália França de Faria. Deixa viúvo Joaquim Cordeiro Machado. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Cinco, 163 – Jardim Itaú – Itaperuçu, PR.

Publicidade

Francielly Eduarda Oliveira, 6 anos, filha de Vera Camargo de Oliveira. Sep. ontem.

Ingra Stephanie de Souza, 18 anos, estudante, filha de Márcia Regina Mendes de Souza. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Jandira Betez Bueno, 84 anos, educadora, filha de Pedro Betez e Maria Betez. Deixa viúvo Augusto Bueno. Sep. às 15 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Jéfferson Vieira de Novaes, 35 anos, segurança, filho de Almendes Moreira de Novaes e Ivaldina de Novaes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do mesmo.

João Aniseto Pawelski, 48 anos, contador, filho de Valdemiro Paulo Pawelski e Anastácia Levandowski Pawelski. Deixa viúva Josélia Aparecida Paweslki. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

José Benvindo de Oliveira, 92 anos, lavrador, filho de Felipe Neves de Oliveira e Maria Benvinda de Oliveiera. Deixa viúva Jovita Lima de Oliveira. Sep ontem no Cemitério de Ferraria (Campo Largo), PR.

José Fernando Hoffelder, 15 anos, soldador, filho de Altair Hoffelder e Maria Zenaide Strassburger. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da Rua das Palmeiras, 120 – Atuba – Pinhais, PR.

Juventino Cardoso dos Santos, 95 anos, carpinteiro, filho de Ângelo Cardoso do Prado e Antônia Ramos dos Santos. Deixa viúva Francisca Lima dos Santos. Sep. ontem.

Leda da Silva Rodrigues, 53 anos, secretária, filha de Demétrio Rodrigues da Fonseca e Clarice Morais da Fonseca. Sep. ontem.

Leônice dos Santos Martins, 71 anos, zeladora, filha de João Camargo dos Santos e Maria Camargo dos Santos. Viúva de João Martins. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela 1 do municipal do Boqueirão.

Publicidade

Maikon Miranda dos Santos, 15 anos, estudante, filho de Reni Miranda dos Santos. Sep. ontem.

Manuel Martins Lopes, 81 anos, comerciante, filho de Abílio Martins Lopes e Deolinda D. Oliveira. Deixa viúva Maria Luiza Alves. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Marcelo Bilk, 39 anos, pedreiro, filho de Ari Bilk e Terezinha de Lima Bilk. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Maria Cleusa Barbosa Goes, 53 anos, do lar, filha de Edmundo Pereira Goes e Alvina Barbosa Goes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Barreirinha.

Marilene de Jesus Silva, 54 anos, do lar, filha de José Vieira da Silva e Dorvira Carvalho da Silva. Deixa viúvo Antônio Pap Sobrinho. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Publicidade

Martha Braun, 101 anos, do lar, filha de Cristof Braun e Caroline Goltz Braun. Deixa viúvo Germano Rentz. Sep. ontem.

Natacha Mayara Dickel, 1 mês, filha de Anderson Jorge Dickel e Elisângela Joner Dickel. Sep. ontem.

Nicolau Dorneles de Paula, 60 anos, pedreiro, filho de Joaquim de Paula e Eliza Dorneles. Deixa viúva Natália Morgem de Paula. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Alfredo Rodrigues, 76 – Bairro Alvoredo – Araucária, PR.

Oswaldo de Oliveira Zappia, 80 anos, agrônomo, filho de José Zappia Júnior e Maria José de Oliveira. Deixa viúva Elcy Sabóia Zappia. Sep. ontem.

Paulo César da Silva, 27 anos, motoboy, filho de João Teixeira de Lara e Rosa Aparecida de Lara Silva. Sep. ontem no municipal de Rio Branco do Sul, PR.

Publicidade

Pedro de Alcântara Calazans de Freitas, 84 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio de Castro Freitas e Marieta de Calazans Freitas. Deixa viúva Regina Calazans de Freitas. Sep. ontem.

Peterson Stelmachtchuk, 27 anos, filho de Rubens Stelmachtchuk e Julvana Márcia de Assis Stelmachtchuk. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Roselina Ferreira Lustosa, 39 anos, costureira, filha de João Pereira Lustosa e Pulcina Ferreira Lustosa. Sep. ontem.

Sebastião Alves de Freitas, 58 anos, vigilante, filho de Manoel A. de Freitas e Dorcília Rosa de Freitas. Deixa viúva Marina Alves de Freitas. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério municipal de Araquari – SC.

Sebastião da Silva, 42 anos, pedreiro, filho de Darcy Pereira da Silva e Helena Varella da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da Rua João Batista Zagonel Passos, 930 – Xaxim.

Publicidade

Setsuka Minasse Nagano, 60 anos, professora, filha de Minasse Iasunobu e Chizuko Hamano Iasunobu. Deixa viúvo Luiz Chuji Nagano. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Bosque da Saudade – Matinhos, PR.

Vladimir Hernandez Perez, 47 anos, músico, filho de Arsênio Hernandez Sanchez e Elsa Perez Rodrigues. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colônia (Colombo), PR.

Wellington Lipinski, 29 anos, estudante, filho de Maria Lourdes Lipinski. Sep. ontem.

Wilson José Melo Haenisch, 54 anos, bancário, filho de Ari Mendes Haenisch e Irene Honorato Haenisch. Sep. ontem.

* * * * *

Publicidade

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.