José Edenir Ribeiro Baptista (foto)
A vida de José Edenir sempre esteve ligada ao bairro do Caximba. Foi lá que nasceu e lá que acompanhou os passos do pai, dono de uma olaria da região. Aos 9 anos, Dener como era conhecido por todos do bairro b conciliava a escola com as tarefas que o pai lhe repassava. O fim do dia representava uma alegria a mais: a volta para casa, um pouco distante da fábrica, era feita a cavalo. Mantinha um carinho especial pelos animais. Jovem, Dener conheceu Regina em uma festa junina. Segundo ela, foi paixão à primeira vista, confirmada a cada reencontro. Por ser mês de julho, as inúmeras festas oferecidas na região ajudaram na continuação do namoro, e muitos bailes participaram mesmo sem serem pé de valsas. O encontro rendeu 25 anos de casamento. No início deste ano, o casal renovou os votos da união na Igreja São João Batista, no mesmo bairro. Pela morte do pai, em dezembro do ano passado, acharam melhor não ter festa. Regina conta que "tinham uma vidinha simples". Após o casamento, lá pelos idos de 1985, Dener construiu a casa da família bem próximo da olaria para poder cuidar melhor do negócio. Sendo assim, a rotina dos Baptista seguia uma ordem: levantavam cedo, tomavam café com os dois filhos e saíam todos para seu trabalho. Regina é professora em uma escola do bairro. No almoço, o casal se reencontrava, almoçavam juntos e contavam as últimas novidades. Uma vez por mês, Dener largava a fábrica e levava Regina ao banco. Dizia que tinha medo que algo lhe acontecesse. E assim era com os filhos. No fim do dia, era o momento da visita aos pais. A mãe esperava ansiosamente as visitas, porque costumava sempre pedir conselhos para o filho. Se não estava com os pais, ia "jogar conversa fora" com os amigos, no bar que tinha na rua onde morava. Como empresário, Regina lembra que o marido tinha um coração enorme. Os tijolos produzidos eram classificados um a um, para que ninguém comprasse um produto inferior. Na hora da entrega, sempre colocava uns a mais para no caso de quebrarem. Os mais queimados e escuros que normalmente ninguém comprava eram colocados no caminhão, nas tardes de sábado, e levados em comunidades mais carentes. Seu trabalho, nos últimos tempos, era carregar barro e terra, e foi em um desses dias que o caminhão estragou. Ao descer para consertá-lo, sofreu um acidente. Deixa a viúva e dois filhos.
Dia 18 de fevereiro, 50 anos, de acidente de trânsito.
* * * * * *
Adão Torrecilhas Martins José, 80 anos, lavrador, filho de Manoel Torrecilhas e Carmen Martins Rodrigues. Deixa viúva Nair Franco Torrecilhas. Sep. ontem.
Alba Maria Granado, 62 anos, cabeleireira, filha de Bartolomeu Granado e Elvira Barselino Granado. Sep. ontem.
Anna Maria Moessa Margatto, 77 anos, do lar, filha de Salvador Moessa e Laurinda Lúcia Souza. Viúva de João Margatto. Sep. ontem.
Aparecida de Fátima Alves Garcia Queiroz, 34 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Alves Garcia e Marinda Aparecida Garcia. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nova Aurora, PR.
Celso Luiz Marcolla Vianna, 59 anos, contador, filho de Wilson Manoel Ribeiro Vianna e Ednyr Marina Marcolla. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Claudionor José Lago, 58 anos, contador, filho de Abílio Lago e Terezinha Schwanka Lago. Sep. às 10 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.
Doralina Rigon Michel, 81 anos, do lar, filha de José Rigon e Cristina Rigon. Deixa viúvo Alberto Paulo Michel. Sep. ontem.
Edelzina de Fátima Ivankio, 54 anos, do lar, filha de Abílio Meira dos Santos e Jesuína Clemente dos Santos. Deixa viúvo Sérgio Ivankio. Sep. ontem.
Edilberto Trevisan, 86 anos, advogado, filho de Bortolo Trevisan Filho e Maria do Rosário Trevisan. Deixa viúva Liege Mary Trevisan. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.
Éverton Elias dos Santos Lisboa, 15 anos, estudante, filho de Mário Sérgio Lisboa e Maria da Luz Santos. Sep. ontem.
Francisco Cordeiro, 67 anos, segurança, filho de Benjamin Cordeiro e Leonor Francisca Cordeiro. Viúvo de Lindamir da Silva Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu, São José dos Pinhais, saindo da capela Bom Pastor de Pinhais, PR.
Gabriel Alexandre da Silva, 1 mês, filho de Anderson Cristiano da Silva e Adriana Wink Tecchio. Sep. ontem.
Glênio José de Mesquita Barros, 46 anos, representante comercial, filho de Rodoval Affonso de Mesquita Barros e Anice Ambrósio de Mesquita Barros. Deixa viúva Lucélia Maria Gomes de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Israel José de Souza, 54 anos, motorista, filho de Lázaro José de Souza e Maria Rodrigues de Souza. Deixa viúva Priscila do Rocio Pereira de Souza. Sep. ontem.
José Carlos Moura dos Santos, 83 anos, bancário, filho de João Baptista dos Santos e Sybila Moura dos Santos. Deixa viúva Thereza de Jesus Fernandes Branco dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
José Pedro da Silva, 80 anos, agricultor, filho de Manoel Pedro da Silva e Luzia Maria da Conceição. Deixa viúva Benedita Borges da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Jardim Karla, Pinhais.
Leoni Adriana Dzierwa, 52 anos, comerciante, filha de João Dzierwa e Lúcia Dzierwa. Deixa viúvo Adão Divonsir Vieira dos Santos. Sep. ontem.
Lourival Scheifer, 73 anos, comerciante, filho de Jacó Scheifer e Ana Scheifer. Deixa viúva Emília dos Santos Scheifer. Sep. ontem.
Luciano Wasilewski, 81 anos, contador, filho de Bogdan Wasilewski e Genoveva Wasilewski. Deixa viúva Hilda Wasilewski. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.
Marcos Aurélio Chaiben, 50 anos, professor, filho de Nadir Chaiben e Araci Chaiben. Deixa viúva Kátia Erig Chaiben. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.
Michel Barbosa, 26 anos, filho de Teresinha Barbosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo, Campo Largo, saindo da capela do Cemitério Municipal de Campo Largo.
Olga Szydlovski, 73 anos, filha de Gregório Szydlovski e Catarina Szydlovski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.
Paulo Kovalski, 62 anos, pedreiro, filho de Júlio Kovalski e Genoveva Kovalski. Deixa viúva Eva Roseli Kovalski. Sep. ontem.
Pedro de Mattos, 75 anos, eletricista, filho de Constantino de Mattos e Adelina Paes de Santos. Deixa viúva Joana de Matos. Sep. ontem.
Rafael Alves dos Santos, 17 anos, pintor, filho de Helena Alves dos Santos. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da Rua A, quadra 01, lote 03, Moradias Aquarela, Caiuá.
Sofia Mik, 63 anos, farmacêutica, filha de Jan Mik e Maria Mik. Sep. ontem.
Therezinha Teixeira Gusso, 82 anos, do lar, filha de Alzira Gomes Teixeira. Viúva de Luiz Gusso. Sep. ontem.
Úrsula Niemczyk de Freitas, 59 anos, administradora, filha de Andrzej Niemczyk e Maria Niemczyk. Deixa viúvo José Pedro de Freitas. Sep. ontem.
Yone Rosi de Castro Senegaglia, 68 anos, enfermeira, filha de José Policarpo de Castro e Olinda Pereira dos Santos. Deixa viúvo Altevir Senegaglia. Sep. ontem.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. Texto: Aline Peres
Condições cedidas por Lula e STF para Trump tirar Moraes da Magnitsky seguem obscuras
Oposição reforça articulação no Senado para votar dosimetria e barrar manobra do governo
Moraes fora da Magnitsky: o juiz venceu também Trump? Assista ao Última Análise
Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização urgente para cirurgia