• Carregando...
 |
| Foto:

Zilda Cecília Alves

A história de Zilda teria sido outra não fosse o fato de seu irmão ter sido alcoólatra. Ela lecionava Português em Londrina e, conforme contaria mais tarde para os sobrinhos, sua maior preocupação era como fazer os alunos gostarem de literatura e qual cardápio servir à família nos almoços de domingo. Mas o irmão caçula de Zilda começou a ter problemas por causa do consumo de álcool. A situação foi piorando e a família, se desesperando. Zilda foi procurar ajuda para o irmão: freqüentou grupos de apoio, leu livros, procurou profissionais que pudessem lhe oferecer alguma ferramenta para auxiliá-lo. O irmão faleceu em um acidente de automóvel e Zilda, depois de um curto período de luto, passou a oferecer ajuda a pessoas que passavam por situações semelhantes. Na época, o marido, José Luis, foi transferido para Florianópolis, e lá Zilda manteve uma atividade intensa como palestrante e orientadora de grupos de apoio. "Não entendíamos como ela suportava o estresse de lidar com tantos dramas alheios, mas ela parecia não se importar", conta a sobrinha Heloísa. Zilda e José Luis tinham se mudado para Curitiba há seis meses e ela havia comentado que pretendia cuidar mais da saúde. Desde a adolescência, Zilda sabia que tinha um problema cardíaco, que nunca tinha lhe causado nenhum mal-estar. Deixa o marido e sobrinhos.

Dia 2 de março, aos 66 anos, em decorrência de problemas cardíacos.

* * * * *

Ana Ribeiro Barbosa, 65 anos, diarista, filha de Idalina Ribeiro. Deixa viúvo Aníbal Lourenço Barbosa. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Quitandinha.

Arzina Trizote Sant’Anna, 75 anos, do lar, filha de José Trizote Lanhoso e Henriqueta Gomes Trizote. Deixa viúvo Jonas Eloy de Sant’Anna. Sep. ontem.

Aymoré Wanbier, 75 anos, contador, filho de Dally Wambier e Maria Carta Wambier. Sep. ontem.

Cacilda Hubner, 85 anos, doméstica, filha de Izabel de Lima Reikdal. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Campo do Tenente.

Caio Murilo de Campos Portugal, 23 anos, filho de Hariovaldo Pinto Portugal e Sônia Maria de Campos Pinto Portugal. Sep. ontem.

Carmen Padial de Oliveira, 62 anos, do lar, filha de Roque Padial e Encarnação Gomes. Deixa viúvo Francisco Alves de Oliveira. Sep. ontem.

Daiana Cristina Paulino da Silva, 23 anos, caixa, filha de Lucrécia Paulino da Silva. Sep. ontem.

Dejanira Rocha Martins, 82 anos, do lar, filha de Augusto Firmino dos Santos e Ana Firmina da Rocha. Viúva de Aluízio Cândido Martins. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 3 do Cemitério Água Verde.

Elvira Simião Schane, 88 anos, professora, filha de Fortunato Simião e Ursulina Simião. Sep. ontem.

Emanuel Otávio Lazzari Silva, 7 dias, filho de Jorge Luís da Silva e Elenice Lazzari. Sep. ontem.

Erval Carlos Nogueira, 70 anos, sapateiro, filho de Aymoré Carlos Nogueira e Deolinda Nunes Nogueira. Deixa viúva Rita Aparecida de Morais Nogueira. Sep. ontem.

Eunice Toniolo Cortês, 92 anos, do lar, filha de Guilherme Toniolo e Arcelina Ângela Bastos. Viúva de Fortunato Cortês. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Felipe Santos Cordeiro, 15 anos, estudante, filho de Cidnei Alves Cordeiro e Sílvia Letícia Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Rua Pernambuco, 953 – Estados, em Fazendo Rio Grande.

Geraldina Castro Juvenal, 83 anos, cozinheira, filha de Francisco da Silva Castro e Angelina Claudino dos Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Glacy Ferreira de Almeida, 59 anos, corretora, filha de Alcindo Ferreira de Almeida e Maria Ferreira de Almeida. Sep. ontem.

Irineu Bertoncello, 57 anos, agricultor, filho de Félix Aladino Bertoncello e Dosolina Perin Bertoncello. Deixa viúva Aguida Domingas Bertoncello. Sep. às 16 h, em local a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Itapejara D’ Oeste.

José Adílson Camilo, 45 anos, filho de Altino Camilo e Antônia Maria Camilo. Deixa viúva Rita de Cássia Jorge Camilo. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Itambé.

José de Almeida, 72 anos, filho de Manoel de Almeida e Maria dos Santos Almeida. Sep. ontem.

José Modesto Brasílio, 57 anos, carpinteiro, filho de Florêncio Modesto Brasílio e Maria Cordeiro de Faria. Sep. ontem.

Júlia Lourenço Bueno, 62 anos, costureira, filha de João Alves Lourenço e Joaquina Durvalina Lourenço. Deixa viúvo José Siqueira Bueno. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Leocádia Gonçalves Bortoti, 68 anos, do lar, filha de Zacarias Lemes Gonçalves e Ermelina Lemes Bortoti. Deixa viúvo Otávio Bortotti. Sep. ontem.

Lilia Benedine, 79 anos, do lar, filha de Anníbal Lazzarotto e Alzira Lazzarotto. Deixa viúvo Dinart Bernardo Benedine. Sep. ontem.

Lúcia Mari Gonçalves, 61 anos, do lar, filha de Laudemiro Gonçalves e Izabel Ribeiro. Sep. ontem.

Paloma dos Santos Agostinho, 16 anos, do lar, filha de Marcelo Agostinho e Silvana dos Santos. Sep. ontem.

Zoraide do Carmo Takahagui, 62 anos, do lar, filha de Joaquim Fitz e Maria dos Santos Fitz. Deixa viúvo Toro Takahagui. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

* * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]