• Carregando...
 |
| Foto:

Doroty Dal Lago Halila

Um dos programas preferidos de Zize -- como ela sempre foi chamada -- era participar dos churrascos em família. E tinha uma marca registrada: sempre após os encontros, fosse em almoços ou jantares, Zize sinalizava com as mãos a intenção de iniciar um joguinho de cartas. Adorava canastra e divertia-se com as maquinações que fazia para ganhar. Ora não se lembrava se já tinha comprado no baralho para comprar de novo, ora dava um "jeitinho" de conseguir um coringa. A família já sabia que, por ela, todos ficavam até altas horas da madrugada em volta da mesa. Depois, ela servia uma rodada de café, com frango frito e muitas guloseimas de sobremesa. Zize era uma cozinheira de mão cheia, segundo o neto Rachid. Das experiências do passado, ria ao lembrar-se de algumas. Certa vez, estava com o filho Rachid, no Ford F-8 que a família possuía. O filho Rachid, que dormia no banco do lado, com um chapéu cobrindo o rosto, acordou abruptamente ao ouvir de buzinas de caminhões que vinham no sentido contrário. Ao passar pela F-8, os motoristas xingavam Zize -- ela estava dirigindo na contramão. Outro episódio que fazia parte da coleção de histórias familiares era a vez em que Zize se salvou de um trem. Na década de 70, quando ainda tinha o trilho do trem que atravessava a Avenida Kennedy, o carro de Zize enguiçou bem na hora que a locomotiva se aproximava. Acompanhada pelo neto Rachid, ainda pequeno, ela não desistiu. Mesmo apavorada, insistiu na partida diversas vezes até conseguir tirar o carro de sobre o trilho, segundos antes do trem passar. Deixa três filhos e dois netos.Dia 20, aos 78 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * *

Ana de Paiva Ferreira, 83 anos, do lar, filha de José Severino de Paiva e Catarina Cândida de Jesus. Viúva de José Francisco Ferreira. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do Cemitério de Santa Felicidade.

Anaites de Mello Andrade, 84 anos, professora, filha de Antônio Manoel de Andrade e Juvita de Souza Mello. Viúva de Alfredo Heidrich. Sep. ontem.

Antônio Carlos Gelinski, 52 anos, carpinteiro, filho de Germano Gelinski e Carolina Kavalkievicz Gelinski. Deixa viúva Eliane Aparecida Gelinski. Sep. ontem.

Antônio Ferreira de Carvalho, 80 anos, pintor, filho de Miguel Alves de Carvalho e Gabriela Ferreira de Souza. Sep. ontem.

Benedito Fernandes de Oliveira, 59 anos, servente, filho de Sebastião Fernandes de Oliveira e Maria Joaquina Cardoso. Sep. às 15 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Celso Luiz de Siqueira, 46 anos, representante de vendas, filho de José Mateus de Siqueira e Erna de Siqueira. Deixa viúva Maria Lúcia de Siqueira. Sep. ontem.

César de Paula Martins, 39 anos, filho de Joaquim de Paula Martins e Maria de Lourdes Martins. Sep. ontem.

Cezar Pedroso, 37 anos, militar, filho de Acir Rodrigues Pedroso e Maria Luzia Rodrigues Pedroso. Deixa viúva Sandra Mara Mathias. Sep. ontem.

Diogo Salandini Ragagnan, 22 anos, auxiliar, filho de João Valter Ragagnan e Fátima Salandini Ragagnan. Sep. no dia 2 de outubro, em horário a ser designado, no Paroquial de Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Dyjalmira Cardoso Domingos, 82 anos, do lar, filha de Ângelo João Cardoso e Honorina Cardoso. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Elenice do Carmo Porfírio de Matos, 54 anos, do lar, filha de Argemiro Porfírio e Maria Lopes Porfírio. Deixa viúvo Osny Porfírio de Matos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Cerro Azul, PR.

Elisa Marques Canto, 79 anos, do lar, filha de Luiz Zimerman e Lúcia Zimerman. Viúva de Plínio Marques Canto. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Emília Gomes Machado, 79 anos, do lar, filha de Marcolino Gomes e Ana Gomes. Deixa viúvo João José Machado. Sep. ontem.

Felício Piekarski, 94 anos, comerciante, filho de Estanislau Piekarski e Martha Piekarski. Sep. às 17 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Fernanda Krechemer Alves, 32 anos, administradora, filha de Ivo Krechemer e Maria da Silva Krechemer. Deixa viúvo Daniel Alves. Sep. ontem.

Idalina da Costa Mendes, 55 anos, do lar, filha de Noêmia Rosa da Costa. Deixa viúvo Rosemir Aparecido Mendes. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da Rua Maestro Vicente Dalo, 134 – Jardim da Ordem – Tatuquara.

Isabella Cavilia, 83 anos, do lar, filha de Abrahmo Rosetti e Celestina Spader. Sep. ontem.

Iva Umbelina da Silva, 72 anos, do lar, filha de Antônio Luiz do Nascimento e Umbelina Maria do Carmo. Deixa viúvo Pedro Ângelo da Silva. Sep. ontem.

Ivo Waldenmar Syring, 76 anos, mestre de obras, filho de João Syring e Ema Wanke. Deixa viúva Elvira Syring. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

João da Silva Paula, 81 anos, pedreiro, filho de Pedro Paula Domingues e Benedita Rosa de Jesus. Sep. ontem.

João Iroídes Ramos, 59 anos, motorista, filho de Joaquim Ramos e Carolina Ramos. Deixa viúva Marlene Ramos. Sep. ontem.

José Gomes, 77 anos, auxiliar de produção, filho de Joaquim Gomes e Alzira Máximo de Azevedo. Deixa viúva Jandira da Silva Gomes. Sep. ontem.

José Leal Nunes, 94 anos, administrador, filho de Francisco Leal Nunes e Anna Phegike Nunes. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Kethlyn Victórya Alves do Nascimento, 1 mês, filha de Jean Carlos de Almeida do Nascimento e Alexandra Alves. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Leandro Antônio dos Santos, 21 anos, pedreiro, filho de João Deonil dos Santos e Dalva Carlos dos Santos. Sep. ontem.

Lídia Dallazuana, 89 anos, do lar, filha de José Kovalski e Ana Promberger Kovalski. Sep. ontem.

Luiz Carlos Costa, 57 anos, eletricista, filho de Fabrício Costa e Arminda Nunes da Costa. Deixa viúva Marta Izabel Bueno Costa. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Luiz Hamilton da Silva, 45 anos, pedreiro, filho de Hilda da Silva. Deixa viúva Lilian Mar. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela da Igreja Evangélica Deus é Amor – Vila Leonice.

Luiz Princival Filho, 49 anos, motorista, filho de Luiz Princival e Luba Koziol Princival. Deixa viúva Valdete Vieira de Souza Princival. Sep. ontem.

Maria das Dores Trentino, 87 anos, do lar, filha de Silvestre Alves de Carvalho e Rita Cândida de Jesus. Viúva de Gregório Trentino. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Católica de São Miguel – Vila Fanny.

Maria de Lurdes Oliveira, 77 anos, do lar, filha de Antônio José da Luz e Conceição Ferreira do Nascimento Luz. Deixa viúvo Magno Barbosa de Oliveira. Sep. ontem.

Maria Evangelista do Nascimento Silva, 82 anos, inspetora de educação, filha de João Evangelista do Nascimento e Maria da Conceição. Viúva de Luiz Caetano da Silva. Sep. às 12 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais, PR.

Maria Solange Alves de Farias, 44 anos, do lar, filha de Nivaldo Alves de Farias e Nair Lourenço Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Daisy Luci Berno, 2.760 – Vila Guaíra.

Marilda de Lima, 37 anos, do lar, filha de Nadir de Jesus de Lima e Dejanira Pereira de Lima. Sep. ontem.

Mikael Altamir Martins, 20 anos, estudante, filho de Altamir Pontes Martins e Darle Maria Auxiliadora Martins. Sep. ontem.

Nair Bher Lopes, 86 anos, do lar, filha de Alberto Bher e Ângela da Rocha Portes. Sep. ontem.

Nilda Galdino de Lima, 68 anos, do lar, filha de Antônio Galdino da Silva e Júlia Galdino. Deixa viúvo Valfrido Alves de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Paulo Olinik, 89 anos, carpinteiro, filho de Antônio Olinik e Ana Olinik. Viúvo de Sofia Bartenski Olenik. Sep. às 14 h, no Paroquial de Umbará, saindo da Rua Dolores Duran, 225 – Xaxim.

Paulo Roberto Fritsch, 52 anos, militar, filho de Roberto Fritsch e Selma Fritsch. Deixa viúva Rosália Boeving Fritsch. Sep. ontem.

Pedro Paulo Dias de Araújo, 52 anos, bancário, filho de Pedro Ernesto Araújo e Esther Dias de Araújo. Deixa viúva Neusa Cristina Leinig de Araújo. Sep. ontem.

Rivaldo dos Santos Silva, 24 anos, auxiliar de produção, filho de Orides Afonso da Silva e Odete Cropolato da Silva. Sep. ontem.

Rodrigo Fabro Franco, 30 anos, auxiliar, filho de Vilson Lourenço Franco e Marisa Bonaroswski Fabro Franco. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), saindo da capela do mesmo.

Rogério Fernando Bley, 75 anos, economista, filho de Nicolau Bley Filho e Jandyra Mattana Bley. Sep. às 13 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Sebastião Orlando Leão de Carvalho, 73 anos, médico, filho de Antônio Félix de Carvalho e Beatriz Leão de Carvalho. Deixa viúva Maria Helly Martins de Carvalho. Sep. ontem.

Solita Albino Pereira Dias, 67 anos, costureira, filha de Manoel Negrinho Pereira e Judith Albino Pereira. Deixa viúvo Genésio Gonçalves. Dias. Sep. ontem.

Ubiratan Sanches Agulham, 96 anos, militar, filho de Miguel Agulham e Dolores Sanches Agulham. Sep. ontem.

Wilmar Franco de Oliveira, 55 anos, vidraceiro, filho de João Franco de Oliveira e Pierina Miliante de Oliveira. Deixa viúva Marineta Biscaia de Oliveira. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]