| Foto: Arquivo da família

O catarinense Lourival Viecke Dias era um especialista naquilo que tinha se proposto a fazer durante a vida. Era técnico em Radiologia e conhecia todos os ossos do corpo humano como ninguém. Aliado à profissão que seguiu desde a juventude e manteve mesmo depois de aposentado, estava o amor pelo cuidado com a terra. No sítio da família, em Garuva (SC), cuidava da roça de subsistência, das árvores frutíferas e dos cachorros.

CARREGANDO :)

O hábito de nadar toda a manhã nas águas frias do Rio São João, que passa atrás da casa, também servia para lhe dar “aquela sacudida”. Plantava aipim, palmito e árvores frutíferas como mimosa (tangerina), laranja, limão e bananas no sítio herdado dos pais. De bichos, tinha galinhas, gatos e cachorros que conviviam bem juntos. Para os cães, gostava de dar um agrado e comprava potes de torresmo no mercadinho próximo. Só faltavam falar, lembra a filha Beatriz.

Não era homem de ambições. Foi casado por 40 anos com Romilda, teve uma história repleta de experiência e era proprietário do mesmo fusquinha branco. O que Lourival sempre desejou era ter uma vida simples e tranquila. Nada mais do que isso. Há 10 anos, quando se aposentou, finalmente, conseguiu reunir o amor pela radiologia com a lida do campo, quando foi morar definitivamente em Garuva. Até então, esse prazer era restrito aos fins de semana e feriadões.

Publicidade

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Enquanto morou em Curitiba, depois de ter vindo menino das terras catarinenses, atuou em vários hospitais, como Erasmo Roterdam, Cajuru, Pequeno Príncipe, além da Clínica de Fraturas. Tinha um jeito simples de cativar quem convivia ao seu lado, conta Beatriz.

Não era muito de sair de casa. Quando foi morar no sítio, menos ainda. Mas gostava de reunir toda a família e era uma festa só. Quando os filhos chegavam de surpresa, Lourival abria aquele sorriso. Assava pão no forno à lenha, fritava tilápia, colhia palmito e Romilda fazia os pasteis com o vegetal. Os visitantes sempre esperavam ansiosos – e com água na boca – por esses agrados. No caso de Beatriz, o empadão de palmito que ela faz era o pedido certeiro do pai. “Era muito bonitinho ouvir ele dizer ao comer que não estava bom, não, de jeito nenhum… Estava ótimo!”. Na hora de ir embora, o porta-malas vinha abarrotado com plantas, cachos de banana, ovos e o que tivesse para presentear.

Se Lourival foi rígido na educação dos filhos, foi um “avô de açúcar” com os netos. Quando eles iam visitá-lo, fazia de tudo para prender a atenção: contava histórias e piadas, ensinava as crianças a nadar no rio, a tocar violão e cavaquinho, e construía balanços para as brincadeiras. Além de dividir seus vidros com doces e chocolates. No sítio tinha casinha de bonecas, berço de madeira e balanço no quintal. Deixava as varas arrumadas para quem quisesse pescar nos tanques de tilápia e lambari.

De jeito simples, mantinha e repassava os ensinamentos dos pais. Aprendeu com a mãe que tudo que era feito na vida, tinha que se ter boa vontade – mesmo que fosse um trabalho simples. Na hora de ajudar as pessoas, deveria agir como estivesse cuidando de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Publicidade

Em janeiro, sofreu uma queda grave. Ficou internado na UTI no Hospital São José, em Joinville (SC). Depois de uma semana, foi transferido para Curitiba para ficar mais próximo dos filhos. No total, foram 30 dias de UTI . Quando saiu do hospital e estava se recuperando, foi acometido por uma embolia pulmonar. Deixa a viúva Romilda, seis filhos e 11 netos.

Dia 22 de março, aos 69 anos, de embolia pulmonar, em Curitiba.

Lista de Falecimentos - 07/04/2015

Adelaide Machado, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dolarinda Ribeiro. Sepultamento hoje no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Adelio de Jesus Andrade de Lima, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião Pereira de Lima e Novercina de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Associação de Moradores Cajurú.

Ademir Casado, 71 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Cândido Casado Garzon e Olga Margonari Casado. Cerimônia quarta-feira, 8 de abril às 11h, Crematório Perpétuo Socorro em Campo Largo, saindo da Capela Unilutus.

Aglacy Catarina Frisoli, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Miguel Semmer e Florentina Semmer. Sepultamento ontem.

Akihiro Baba, 9 anos. Filiação: Yoneta Baba e Mina Baba. Sepultamento ontem.

Ana Babiak dos Santos, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Babiak e Maria Krokosz Babiak. Sepultamento ontem.

Ana Maria Ferreira Ramos, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vitor Ferreira e Maria Aparecida de Jesus. Sepultamento ontem.

Anália Pereira de Souza, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Pereira Bastos e Francisca Avelina de Oliveira. Sepultamento ontem.

Antônio de Campos Bueno, 72 anos. Profissão: pintor automotivo. Filiação: Sebastião Campos Bueno e Inês Dias Bueno. Sepultamento ontem.

Arthemio Zanatta, 80 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Delfino Leopoldo Zanatta e Assumpta Corina Botega. Sepultamento ontem.

Carlos Alberto Teresky, 62 anos. Profissão: gerente. Filiação: Maria Aparecida Teresky. Sepultamento ontem.

Célia Paciornik Galbinsky, 90 anos. Profissão: médica. Filiação: Samuel Paciornik e Sara Paciornik. Sepultamento ontem.

Claudinei Branco de Camargo Júnior, 22 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Claudinei Branco de Camargo e Juraci de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais.

Crelio Ivan Rodrigues Júnior, 58 anos. Profissão: jornalista. Filiação: Crelio Ivan Rodrigues e Martha Maria Formiga Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Unilutus.

Daniel Hortz, 64 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Hirtz e Paulina Hortz. Sepultamento hoje, em local a definir.

Demétrio Ivanes Simonczuk Sell, 47 anos. Profissão: pintor. Filiação: Celio Coelho Sell e Irene Simonczuk Sell. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Boqueirão - Capela 2.

Diego Nain da Costa Silva, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Naim Miguel da Silva e Maria da Costa da Silva. Sepultamento ontem.

Edson Leite Gonçalves Júnior, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Edson Leite de Gonçalves e Sandra Mendes de Godoy. Sepultamento ontem.

Elara Nakonecznyj, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Nakonecznyj e Marcilia Nakonecznyj. Sepultamento ontem.

Elton Adelar Almeida da Silva, 46 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Amaro Ribeiro da Silva e Cândida de Almeida. Sepultamento hoje.

Ivanir Aparecida da Silva Bigaran, 63 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Benedito Reis da Silva e Maria Luzia da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Jacarezinho.

Izaias Prestes de Macedo, 81 anos. Profissão: militar. Filiação: Benjamim Prestes de Macedo e Francisca Maria do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Jackson Lysandro Almeida de Oliveira Schulchaski, 23 anos. Profissão: técnico de edificações. Filiação: Jackson de Oliveira e Luciane Desiree Siqueira de Almeida. Sepultamento ontem.

Jefferson Rodrigues Ursulo, 28 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Gerson Wanderley Ursulo e Lindamir Rodrigues da Silva Ursulo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

José Mauloni Sobrinho, 77 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Luiz Mauloni e Angeina Constantino Mauloni. Sepultamento ontem.

Laura Barros de Souza, 1 hora. Filiação: Diego Manoel Barros dos Santos e Ana Carolina de Souza. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos de Oliveira, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Alves de Oliveira e Maria dos Prazeres de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Municipal Agua Verde .

Maria Inês da Silva, 45 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Martinho Alves da Silva e Ursulina de Jesus Rocha da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Teresa Dilella Gil, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Dilella e Ordalia Scassa Dilella. Sepultamento ontem.

Maria da Graça Mohr, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hermogenes Pereira e Maria Pereira. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Botto Carvalho, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Botto de Barros e Maria Cardoso Botto de Barros. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Marinalva Pacheco da Silva, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Anizio Ribeiro da Silva e Neuza Pacheco Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim em São José dos Pinhais, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Cajuru.

Matheus Luiz Gomes, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdomiro Alves Gomes e Maria Sirlei de Souza. Sepultamento ontem.

Maximiliano Pereira da Silva, 37 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ademir de Jesus Perira da Silva e Jacira Aparecida Gonçalves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque em Piraquara, saindo de residência.

Nair Aparecida da Silva, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Farias e Paulina Maria da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos em Piraquara, saindo de residência.

Nilton Vicente Ramos, 55 anos. Profissão: empresário. Filiação: Albino José Ramos e Ângela Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Nivaldo Zamoiski, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Zamoiski e Helena Zamoiski. Sepultamento ontem.

Paulo Afonso Muhlmann, 65 anos. Profissão: técnico em segurança do trabalho. Filiação: Afonso Muhlmann e Amélia Muhlmann. Sepultamento ontem.

Rogério Knoblauch, 47 anos. Profissão: agente. Filiação: Auro Knoblauch e Wally Batista. Sepultamento ontem.

Rosa Vianna da Silva Dittmann, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Vianna da Silva e Eugenia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida.

Rosilene Kuster Vezozzo, 49 anos. Profissão: empresária. Filiação: Alderico Ferreira Kuster e Cecília Kuster. Cerimônia quarta-feira, 8 de abril às 17h, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul.

Sílvia Batista Heitkoetter, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Batista e Porfiria Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Suili Therezinha Marcuria Ferraro, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lourenço Marcuria e Olinda Silva Marcuria. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Terezinha Miriam Rieke Basso, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Bruno Rieke e Antônia Rieke. Sepultamento ontem.

Theresinha Medeiros Motter, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Samuel de Almeida Medeiros e Maria de Lourdes Medeiros. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Waltraud Irmgard Friedel dos Santos, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Walter Friedrich Krone e Olga Rosalina Krone. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos