| Foto: Arquivo da família

Se alguém quisesse ouvir uma opinião sincera, era só pedir e Manoel Frederico Lopes Carstens – ou doutor Maneco, como o conheciam – daria de bom grado. Ele, sempre muito respeitoso com quem quer que fosse, antes de responder perguntava: “Posso ser sincero?”. Era uma forma de não deixar sua franqueza ferir os brios de quem o arguía. Com o tempo, a frase tornou-se uma das marcas de Manoel. Ao ouvi-la, todos riam – e vez ou outra temiam o que ele diria.

CARREGANDO :)

O advogado nascido em Rio Negro, divisa do Paraná com Santa Catarina, formou-se em Direito em Curitiba, mas logo seguiu para Pitanga, no Centro-Sul paranaense. Atuou como promotor de Justiça e depois como advogado criminalista. Participou de aproximadamente quinhentos júris, boa parte em defesas dativas, ou seja, gratuitas. Fez da pequena cidade o seu lar por 32 anos, sendo um dos fundadores do Rotary Club local, além de ser provedor do Hospital São Vicente de Paulo e realizar trabalhos voluntários no antigo Serviço de Obras Sociais de Pitanga, que abrigava crianças carentes em regime de creche.

Conhecido como um grande orador, Manoel inebriava a todos com suas palavras, as quais emergiam com uma facilidade incomum. Em questão de minutos conseguia discorrer um lindo discurso sobre qualquer tema e ainda com um vocabulário rico e intenso. A erudição de Manoel era cativante e, aliada ao seu modo de tratar a todos com muito respeito, fazia dele um homem que facilmente conquistava a simpatia das pessoas com quem convivia.

Publicidade

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Foi o que aconteceu com Angela, sua esposa e companheira por 43 anos. Na época, além de trabalhar como promotor, Manoel também atuava como professor de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) em uma escola de Pitanga, pois faltavam professores com preparo para ministrar a disciplina. Angela era uma das alunas. Anos depois, os dois se casaram. “Ele era um homem muito culto, amoroso e gentil”, resume a esposa. Era muito dedicado à família. Quando o sogro faleceu, ele foi um apoio importante para os irmãos mais novos da esposa. Com os filhos, fez questão de ensinar com amor o valor da autenticidade e do bom caráter. Orgulhoso de ter dois filhos médicos, Manoel e Angela queriam ficar mais perto dos seus rebentos e deixaram Pitanga e seguiram para Curitiba.

Apaixonado por política, adorava fazer campanhas, embora só tenha concorrido uma vez, quando foi eleito vereador na cidade de Pitanga. Leitor voraz, não conseguia deixar de ler o jornal todos os dias, de modo que estava sempre muito bem informado sobre tudo. Além do jornal diário, acompanhava revistas semanais e ainda encontrava tempo para os livros, em especial aqueles que tratavam da doutrina espírita, da história de Jesus Cristo e da história do Brasil. As leituras e estudos sobre o espiritismo despertaram nele o interesse por outro tema: a ufologia. Chegou a participar de alguns congressos para saber mais sobre o assunto.

Nas férias, o programa familiar era o mesmo: Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ele adorava o mar e as praias. Mas que fossem praias urbanizadas. Nada de aventuras mirabolantes em areias selvagens. A praia ideal para Manoel precisava unir a beleza da natureza com a comodidade da civilização, com boa infraestrutura, restaurantes de qualidade, especialmente aqueles que ofereciam frutos do mar – adorava saborear essas delícias. O amor de Manoel pelo mar se manifestou até no desejo de ter as suas cinzas lançadas sobre o azul profundo do oceano – o que foi respeitado pela família.

Conhecido por toda a vizinhança na região do Água Verde, onde morava, Angela conta que Manoel sabia até o nome dos cachorrinhos dos vizinhos. Nas caminhadas pelas ruas do bairro, conversava com todos, sempre com a mesma atenção e carinho. A gentileza do advogado era tanta que, mesmo adoentado devido a problemas renais, ele não se esquecia das datas familiares. Na última comemoração de seu aniversário de casamento, estava saindo de uma sessão de hemodiálise e fez seu filho caçula passar numa floricultura para comprar um lindo buquê de rosas vermelhas. Mesmo com as mãos trêmulas, escreveu um lindo cartão, renovando o seu amor pela esposa. Foi o último que escreveu para a esposa. Meses depois, um AVC repentino o levou para longe dos seus.

Publicidade

Deixa a esposa, Angela, os filhos Angelo e Marcio e as noras Luciane e Priscila.

Dia 26 de junho, aos 74 anos, em decorrência de um AVC, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 31/07/2015

Airton dos Santos, 72 anos. Profissão: inspetor de educação. Filiação: Rotilio dos Santos e Valdemira Lima dos Santos. Sepultamento ontem.

Alexandrina dos Santos Lima, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre dos Santos Lima e Maria Lourenço de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.

Aloizio Kwiatkowski, 73 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Kwiatkowski e Catarina Kwiatkowski. Sepultamento ontem.

Amélia Galieta Mulho, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Delfino Camilo Galieta e Maria José da Conceição. Sepultamento ontem.

Antônio Lucas dos Santos, 72 anos. Filiação: Joaquina Lucas dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Athelesia Valmorbida, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alivino Valmorbida e Emília Angelina Valmorbida. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Bemair Aparecida Chetima, 40 anos. Filiação: Eva Chetima. Sepultamento ontem.

Benedito Pinheiro de Oliveira, 70 anos. Profissão: pintor. Filiação: Regina Pinheiro de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade.

Bernardo Meira Padilha, 5 meses. Profissão: mecânico. Filiação: Everaldo Muniz Padilha e Daiana Meira Padilha. Sepultamento ontem.

Boulivar Bortolotto, 78 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Bortolotto e Júlia Domingos Bortolotto. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Cassemiro Costa Monteiro Júnior, 24 anos. Profissão: segurança. Filiação: Cassemiro Costa Monteiro e Teresa Aparecida Pereira Grote. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Claudemir Câmara, 47 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Pedro Câmara e Floriza Fiuza Câmara. Sepultamento ontem.

Claudete de Souza, 57 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Raul Machado e Brandina Monteiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Clotardo Stratmann, 80 anos. Filiação: Gustavo Stratmann e Erna Stratmann. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Cordian Magnus Majewski, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Alexandre Majewski e Luíza Majewski. Sepultamento ontem.

Dario de Camargo Alves, 32 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Altair Alves e Octalibia Pires de Camargo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Dirce Dala Rosa, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Scholtao e Hercilia Scholtao. Sepultamento ontem.

Doricleia Bernardes, 30 anos. Profissão: secretária executiva. Filiação: Valdivino Bernardes e Arveli Cavalheiro Penteado Bernardes. Sepultamento hoje, em local a definir.

Eduvirgem de Melo, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bronislau Miniskowsky e Victalina Valério. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Emerson Henrique Lopes, 31 anos. Profissão: soldador. Filiação: Alzira Lopes. Sepultamento ontem.

Esperanca Gimenez, 79 anos. Filiação: Castro Gimenez e Maria José Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Eurides Antunes Matos, 76 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Alivio Matos do Santos e Alicia Antunes da Rossa. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.

Fabiano Assad Guimarães, 38 anos. Profissão: advogado. Filiação: Ronaldo Pacheco Guimarães e Lucimar Assad Guimarães. Sepultamento ontem.

Florisa Ferreira de Andrade, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olice Cardoso dos Santos e Florinha Ferreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Hermínio Vicentim, 81 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Vicentim e Ligia Bonugli. Sepultamento ontem.

Ismael Roberto dos Santos, 65 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Antônio Roberto dos Sdantos e Ofelia Fernandes dos Santos. Sepultamento ontem.

Ivanil de Jesus dos Santos, 61 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francelina dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Izilde Maria Bobato Kniazewski, 48 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: Altivir Eugênio Bobato e Rosi Clélia Bobato. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Janio Carlo Moura, 30 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Gilberto Cajaiba de Moura e Maria de Lourdes Moura. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

João Borges, 51 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Leonel Borges e Laurentina de Lima Borges. Sepultamento ontem.

João Pedro Basílio, 5 meses. Filiação: Agassis Aguiar de Lara e Patricia Aguiar de Lara. Sepultamento ontem.

Johnny Souza Maciel, 21 anos. Filiação: Nivaldi de Fonseca Maciel e Lurdes de Jesus Souza Taborda. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

José Filus, 55 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Daniel Filus e Josefa Filus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais.

José Ribas, 80 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Rosalina Ribas. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano.

Josefina Chimanski Incote, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Chimanski e Olga Chimanski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Josmar Gabriel, 34 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Gabriel e Hortência do Nascimento Gabriel. Sepultamento ontem.

Kelvin Luís e Silva, 19 anos. Profissão: servente. Filiação: Sandra Mara dos Santos e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Lindair do Rocio Alves Coutinho, 57 anos. Filiação: Paulino Alves Coutinho e Helena Pereira Coutinho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Lodir Ferreira Venâncio, 34 anos. Profissão: frentista. Filiação: Miguel Ferreira Venacio e Suili Ferreira Venâncio. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Lúcia Zanier Demeterco, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ludovico Zanier e Josefina Zanier. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Luiz Carlos de Melo Leão, 55 anos. Profissão: taxista. Filiação: Aureo de Melo Leão e Maria Badote Leão. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Maria Heli Motter, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Artur Alves Oriques e Verônica Steffen Ouriques. Sepultamento ontem.

Maria Isabel de Lara Steclan, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sizino José de Lara e Efigênia Weber de Lara. Sepultamento ontem.

Maria Sueli Alves da Silva, 83 anos. Profissão: costureira. Filiação: Benigno Alves Saraiva e Albertina Lopes de Carvalho. Sepultamento ontem.

Maria de Jesus Silva, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Dias e Maria Eugenia Dias. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Oliveira, 80 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Antônio Rodrigues Antunes e Vitalicia Valim. Sepultamento ontem.

Marili Ruas da Silva Neto, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Terezinha Ruas Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Michalina Snitynski Franca, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Michal Snitynski Franca e Apolônia Snitynski. Sepultamento ontem.

Olivino Eurich, 38 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Agenor Eurich e Terezinha dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Reinaldo José Pereira, 56 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Renato José Pereira e Maria das Neves Pereira. Sepultamento ontem.

Rodrigo Porcel Pereira, 26 anos. Profissão: técnico em informática. Filiação: Paulo Sérgio Domiciano Pereira e Andréa do Lago Porcel Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Rosa Hayashi, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sankiti N. Hirano e Massu Hirano. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Sérgio Oliveira Lopes, 76 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: José Pereira Lopes e Luíza de Oliveira Lopes. Sepultamento ontem.

Tereza de Paula da Silva, 74 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Olimpionsabino de Paula e Maria Rita de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Valdecir Félix, 45 anos. Profissão: motorista. Filiação: Armando Félix e Celma Maria Rodrigues Félix. Sepultamento ontem.

Vandeli Ferreira, 62 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Palmerino Balbino de Souza e Maria Alice Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Vilma Krause Ferreira, 68 anos. Filiação: Eugênio Krause e Maria Krause. Sepultamento ontem.

Zuzana Becker Schade, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Becker e Laura Schaffer Becker. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo de local a ser designado.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos