• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Manoel Rodrigues de Souza era firme quando se apresentava. Ao telefone, sempre dizia de prontidão: alô, aqui é o seu Manoel. Apesar do tom sério, esbanjava muita simpatia. E isso o tornou carinhosamente conhecido por todos como o “vôzinho”. Não perdia a oportunidade de fazer suas piadas, nada muito engraçado, mas que garantiam os sorrisos dele e de quem ouvia.

Seu passatempo era dar voltinhas na vizinhança acompanhado de seu cachorrinho, o Bóris. O pequeno pug era seu grande xodó, mas para ele o cachorro chamava-se Xulico. Enquanto caminhava, bem devagar como lhe era típico, ia cumprimentando todos. Falava com os vizinhos e até mesmo desconhecidos. Presenciar o movimento das pessoas era seu prazer diário. Aproveitava as saídas também para ir ao mercado e suprir as necessidades do dia-a-dia. Não tinha o costume de fazer compras grandes, gostava mesmo de levar pouco.

Tinha prazer em ajudar e ficava sempre atento ao que acontecia ao seu redor; queria contribuir da melhor forma e deixar a vida das pessoas um pouco melhor. Se encontrasse alguém passando necessidades, logo tirava logo um trocado para ajudar. Quando ele via pessoas com fome, fazia questão de pagar um lanchinho. Por essa generosidade toda, garantiu muitos amigos pelos lugares onde passou.

Xulico e seu Manoel, que cochilava ao fundoArquivo da família

Nascido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, chegou ao Paraná no começo da adolescência. Na cidade de Itambé, sua primeira casa no estado, conheceu a esposa, Carmélia, durante um dos passeios pela vizinhança. Ela tinha apenas 15 anos, por isso tiveram que esperar mais três anos para se casarem. Depois do matrimônio moraram também em Assis Chateaubriand, Oeste do Paraná, onde ele teve um pequeno sítio em que cultivava um pouco de tudo. As filhas Romilda, Wilma e Odete quiseram morar em Curitiba para trabalhar e estudar. Por serem muito apegados às meninas, o casal resolveu também vir para a capital.

Os cabelos ruivos eram o que chamava mais atenção em sua aparência. Eles viraram a marca registrada da família. Filhas, netos e bisnetos também tinham os fios vermelhos do vôzinho.

Outra grande marca de seu Manoel eram as manias. Tinha o hábito de afiar todas as suas facas. Não suportava uma que não tivesse um bom fio. Cortava de tudo, mas o pão francês era o que recebia o trato especial. “Ele fatiava todo o pãozinho para que ficassem em pequenas rodelas. Primeiro passava margarina em todas elas para depois comer. Era o seu ritual nos cafés”, lembra o neto Ricardo, que morou a vida toda com seu avô e era um filho do coração, como Manoel gostava de dizer.

Gostava de exercitar seu bom humor assistindo aos programas da televisão. Aos sábados, sempre acompanhava as reprises de Mazzaropi. Adorava a simplicidade do personagem, as aventuras e piadas do caipira. Se identificava muito com as situações, já que também veio de uma cidade pequena e trabalhou por muito tempo na lavoura.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Não era um homem letrado, mas tinha orgulho de conseguir viver sempre de maneira independente. Pegava ônibus, viajava para o interior e fazia compras no mercado sem precisar de ajuda.

O neto Ricardo era o especialista em fazer a macarronada que ele mais gostava. O macarrão vinha “com tudo que tinha direito”, como Manoel gostava de dizer. A massa era acompanhada de milho, azeitona, tomate seco, ervilha e queijo ralado. A sobremesa ficava por conta das paçoquinhas de amendoim; ele comprava logo um pote cheio para se deliciar.

Com a chegada do clima mais frio em Curitiba, o vôzinho foi diagnosticado com pneumonia. Ficou internado por alguns dias, mas o quadro se agravou. Seu Manoel faleceu em 9 de junho, aos 88 anos, das complicações da doença. Deixa a esposa Carmélia, as filhas Romilda, Wilma e Odete, o neto e filho de criação Ricardo, outros três netos e quatro bisnetos.

Dia 9 de junho, aos 88 anos, de complicações de uma pneumonia, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 12/06/2015

Adriano Barbosa da Silva, 28 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Irai Barbosa da Silva e Elis Regina de Mello da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Quadrangular, no São Braz.

Affonso João Senff Júnior, 67 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Affonso João Senff e Auta Colleta Senff. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortária Municipal de Porto União, em Santa Catarina.

Albary Ivam Pedroso, 79 anos. Profissão: escriturário. Filiação: Miguel Camargo Pedroso e Maria Boska Pedroso. Sepultamento ontem.

Alzira de Matos Skrock, 70 anos. Profissão: auxiliar em enfermagem. Filiação: Manoel de Matos e Eva Alves de Matos. Sepultamento ontem.

Angelina Ramos Costa, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juniano de Ramos e Maria Joana Pereira de Ramos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Registro, São Paulo.

Antônio Cândido de Miranda, 84 anos. Profissão: ajudante. Filiação: João Miranda Rosa e Maria Cândida Batista. Sepultamento ontem.

Antônio Gonçalves Diniz, 68 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Benedito Gonçalves Diniz e Tereza Maria Diniz. Sepultamento ontem.

Aristides Dantas Soares, 93 anos. Filiação: Antônio Dantas Soares e Santina Gomes de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida.

Cleide do Rocio Góes Alves, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Góes e Nadir Góes. Sepultamento ontem.

Daniel Elias Alves de Oliveira, 21 anos. Profissão: assistente de recursos humanos. Filiação: Argentil Alves de Oliveira e Wanda Alves de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo daIgreja Deus é Amor, em Pinhais.

Dercio Cândido Barbosa, 73 anos. Profissão: pintor. Filiação: Benedito Cândido Barbosa e Eulália Mamedes Barbosa. Sepultamento ontem.

Diva Estrob Taborda Fernandes, 53 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Hilda Estrob Taborda. Sepultamento ontem.

Edson Luiz Gonçalves de Freitas, 43 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria Edith de Freitas. Sepultamento ontem.

Erasmo Carlos Santos, 46 anos. Profissão: taxista. Filiação: Cícero Antônio dos Santos e Maria de Lourdes Bueno dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.

Floriano Smaha, 77 anos. Profissão: contador. Filiação: Miron Smaha e Maria Smaha. Sepultamento ontem.

Francisco João da Silva, 96 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Joaquim Germano da Silva e Maria Gonçalves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Fritz Wlli Ziehe, 70 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Fritz Ziehe e Paula dos Santos Ziehe. Sepultamento ontem.

Genice dos Santos, 46 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio dos Santos e Castorina Ribeiro dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Graciliana Rodrigues dos Santos, 90 anos. Filiação: Benedito Rodrigues da Rocha e Roza de Lima e Souza. Sepultamento ontem.

Helena Maria Gonçalves Brunetta, 54 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: José Gonçalves Lopes e Assenção Hibanhos Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Engenheiro Beltrão.

Helena Picoli da Costa, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Humberto Picoli e Libera Beijo. Sepultamento ontem.

Hilene Edwirges Manicka Pinto, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Manicka e Christina Kubis Manicka. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela da Luz.

Ilson Ney Bemben, 73 anos. Profissão: advogado. Filiação: Estanislau Bemben e Leonor Bemben. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana.

Iracy Kinast, 79 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Antônio Kinast e Geny Nakle Kinast. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Jacira de Lima, 34 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio de Lima e Lurdes Dias de Lorena Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

João Batista Neves, 86 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Francisco Neves e Silveria Pires de Almeida. Sepultamento ontem.

João Geronimo Piovezan Redin, 74 anos. Profissão: professor. Filiação: Domingos Luiz Redin e Maria Thereza Piovezan Redin. Sepultamento ontem.

João Gobbo, 85 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Pedro Gobbo e Antenisca Cason. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Ribeirão Claro.

João Prestes Santana, 75 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Manoel Santana Prestes e Rosalina Monteiro Prestes. Sepultamento ontem.

João de Jesus Antunes, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Amadeus Antunes e Verônica Virgílio. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

José Batista da Silva, 66 anos. Filiação: Manoel Batista da Silva e Maria Francisca da Conceição. Sepultamento ontem.

José Caetano Domingues, 69 anos. Profissão: taxista. Filiação: Rosalino Caetano Domingues e Carmelina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Abatiá.

Katia Machado Hening, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abraao Machado e Erondina Rosa de Jesus. Sepultamento ontem.

Laertes Borges Seixas, 65 anos. Filiação: Ercílio Borges Seixas e Cristina Barausse Seixas. Sepultamento ontem.

Lazara Maria Migliani, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Coneicao Maria Lúcia. Sepultamento ontem.

Lecticia Jusi dos Santos, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Normando Jusi e Maria Przybylska Jusi. Sepultamento ontem.

Lindamir Dezordi Lima, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Dezordi e Natalina Dezordi. Sepultamento ontem.

Lourival Parada, 68 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: José Parada e Terezinha Felipe. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo de residência.

Márcio Lúcio, 63 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: João Lúcio e Maria Jacinta da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Marcos da Cruz Maximino, 22 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Albino da Silva Maximino e Maria Aparecida Viana da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.

Moacir de Aguiar Domingues, 72 anos. Profissão: vendedor. Filiação: José Bueno Domingues e Dionísia de Aguiar Domingues. Sepultamento ontem.

Natanael Francisco Rodrigues, 73 anos. Profissão: padeiro. Filiação: Nomeriano Francisco Rodrigues e Maria José do Carmo Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Evangélica Luz do Mundo, em Pinhais.

Nilceia de Fátima do Pilar Sabino, 51 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Cidney do Pilar e Nilza Toledo do Pilar. Sepultamento ontem.

Noel Martins, 51 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: João Soares Martins e Virgilina Machado Martins. Sepultamento ontem.

Odete Boszcz, 70 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Floriano Boszcz e Nair Boszcz. Sepultamento ontem.

Ouvidio Marcheti, 84 anos. Profissão: pintor. Filiação: Ângelo Marcheti e Cecília Pegoraro. Sepultamento ontem.

Paulino Batista, 56 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Olmiro Batista e Madalena Teixeira. Sepultamento ontem.

Paulo Roberto da Almeida Carvalhaes, 58 anos. Profissão: professor. Filiação: José de Almeida Carvalhaes e Liliam Ferreira Carvalhaes. Sepultamento ontem.

Pedro Schuerts, 67 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Ignácio Schuerts e Antonina Charrio Schuerts. Sepultamento hoje, em local a definir.

Ricardo Volkof, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Lauro Volkof e Ednir Litz Volkof. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana.

Rosicler Bernadete de Araújo, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orlando Gonsalves de Araújo e Wolly Melchert de Araújo. Sepultamento ontem.

Tereza Marczykoski, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Soares do Nascimento e Izaura Carvalho Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de local a ser designado.

Thadeus Kmiecek, 79 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Carlos Kmiecek e Leocadia Zielinski Kmiecek. Sepultamento ontem.

Valdomiro Gruchovski, 66 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Basílio Gruchovski e Tecla Gruchovski. Sepultamento hoje, no Cemitério São Miguel, em Araucária, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Vilson Pereira, 74 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Perciliano Pereira e Braldelina Pereira. Sepultamento ontem.

Waldemar Ribeiro, 76 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Eduardo Siqueira e Maria Francisca Ribeiro. Sepultamento ontem.

Willy Martins, 72 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Olímpio Martins e Hortência Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Condolências

Deixe uma homenagem aos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]