• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Aquelas mãos que faziam artesanatos tão delicados eram as mesmas que juntavam os dedos para dar mais vivacidade e expressão ao sotaque italiano. Faziam de tudo um pouco e ignoravam o desgaste do tempo. Muito eram ajudadas pelos olhos azuis de Íris, "maravilhosos", destaca a neta Loredana sobre as vistas que funcionavam tão bem e dispensavam óculos.

Mas tanto as mãos quanto os olhos não seriam suficientes se dona Íris não possuísse a lucidez que lhe era característica. No começo de julho passado, completou 100 anos com comemoração, familiares reunidos, muita música e bastante alegria – festa sempre foi com ela mesmo, fazia questão disso. De uma alegria enorme, não transparecia todos os calos que a vida lhe trouxe.

Filha de italianos, nasceu em São Paulo e foi lá que conheceu Ernesto Bernasconi, com quem teve cinco filhos. Vieram para Curitiba 65 anos atrás e foram morar numa casa na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao antigo Clube Curitibano. Da sua casa via a Confeitaria das Famílias, que frequentava com certa frequência, e a fábrica da Oliveti.

Junto com o marido administravam o restaurante do Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Aprendeu a cozinhar sozinha e seu papel era comandar a cozinha, o que fazia com a ajuda de toda a família. Quando entregaram o ponto, dona Íris e Ernesto juntaram a família e se mudaram para Santos, onde abriram uma churrascaria e pizzaria. Lá conheceram comandantes de diversos navios, que traziam perfumes e outras mercadorias importadas de que ela tanto gostava. "Ela sabia o que era bom. Conhecia as melhores roupas, sapatos. Adorava uma echarpe e estava sempre arrumada, cheirosa", diz Loredana. Só usava creme alemão e não saia da cama sem os brincos.

Depois de 30 anos em Santos, Ernesto ficou doente e a família resolveu retornar para Curitiba. Depois de perder o marido, dona Íris passou a fazer doces para festas com a filha mais nova, até que a caçula faleceu também, de forma trágica.

Sempre trabalhou com comida, principalmente a italiana, mas sabia preparar também comida árabe. A massa do macarrão servido em seus restaurantes era feita por suas mãos, que também preparavam uma pizza como poucos. Certa vez, em uma temporada na praia, chegou a fazer 27 pizzas em uma refeição só para netos e bisnetos. E fazia questão de passar a receita: toda a família aprendeu a cozinhar com ela e, se alguém dissesse que estava com preguiça de aprender, o circo estava armado.

Romântica, parava tudo para ouvir alguém contar sobre seus relacionamentos e tinha na ponta da língua conselhos para fazer o amor durar. Deixa duas filhas, oito netos, 12 bisnetos e cinco trinetos.

Dia 4 de agosto, aos 100 anos, de parada cardíaca.

* * * * *

CURITIBA

Aguinaldo Cardoso Bernardini, 73 anos, filho de João Bernardini e Florência Bernardini. Sep. ontem.

Américo Del Pilar Vallejos Folle, 76 anos, mecânico, filho de Ramon Vallejos e Adela Folle. Sep. ontem.

Anézia de Souza Santos, 88 anos, do lar, filha de João Domingos de Souza e Francisca Maria de Jesus. Sep. ontem.

Benedita das Dores da Silva, 87 anos, do lar, filha de José Lemes Cavalheiro e Gertrudes das Dores. Viúva de Aidio Francisco da Silva. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

Carlos Costa Evangelista, 35 anos, vigilante, filho de Genival Miranda Evangelista e Maria Neide Costa Evangelista. Sep. ontem.

Carlos Werner Becker, 79 anos, ciências contábeis, filho de José Becker e Francisca Schaffer Becker. Sep. ontem.

Celina Iolanda Costa, 75 anos, do lar, filha de Sebastião Antônio da Costa e Iolanda Souza Costa. Sep. ontem.

Celso Luis Thomas Coelho, 44 anos, motorista, filho de Celso Thomas Coelho e Helena Thomas Coelho. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Eleonora Alves Kalckmann, 98 anos, do lar, filha de Manoel Claro Alves e Elia Simas Alves. Sep. ontem.

Ely Martins de Aguiar, 62 anos, mecânico, filho de Florindo Martins de Aguiar e Genésia Pereira de Aguiar. Sep. ontem.

Eugênio D. Agostin, 79 anos, comerciante, filho de Jacondo D. Agostin e Regina Bontorin. Sep. às 10h30, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Eunice Cordeiro Sicuro, 85 anos, do lar, filha de Francisco Sotel Cordeiro e Ana Maria Franco Cordeiro. Sep. ontem.

Eusa Fonseca Caldas, 94 anos, do lar, filha de Agricola Fonseca e Elsa Steipmann. Viúva de João Gualberto Pereira Caldas. Sep. ontem.

Helio Urnau, 69 anos, funcionário público estadual, filho de Levino Urnau e Olinda Fritzen Urnau. Sep. ontem.

Jomar Wasilewski, 33 anos, vendedor, filho de João Wasilewski e Marli Wasilewski. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Renovada de Ponta Grossa.

Jurandir Pereira, 43 anos, empreiteiro, filho de José Pereira e Nair Rodrigues Pereira. Sep. ontem.

Juvina Ventura Souza, 82 anos, enfermeira, filha de Avelino Ventura e Bertolina Ferreira Ventura. Sep. ontem.

Luis Afonso Teixeira de Carvalho, 57 anos, auxiliar de produção, filho de Antônio Teixeira de Carvalho e Carolina de Colin. Sep. ontem.

Luiz Antônio Dvulhatka, 50 anos, vendedor, filho de Paulo Dvulhatka e Ilda Terezinha Dvulhatka. Sep. ontem.

Narcizo Serafim Tavares, 79 anos, autônomo, filho de Manoel Belarmino Tavares e Rosa Maria Serafim. Sep. ontem.

Odete Lelis Pinto, 75 anos, do lar, filha de Hipólito Pereira da Cruz e Maria Lelis da Cruz. Sep. ontem.

Rafael Ferreira Machado, 19 anos, servente, filho de Josiane Ferreira Machado. Sep. ontem.

Reinaldo Wisnieski, 49 anos, instalador, filho de Fernando Wisnieski e Natalia Kuiava Wisnieski. Sep. ontem.

Tânia Mara Favareto Ortega, 44 anos, do lar, filha de Orlando Ortega e Guiomar Favareto Ortega. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela no Uberaba.

Valda da Silva de Oliveira, 54 anos, do lar, filha de Pedro Lopes da Silva e Maria de Jesus Lopes da Silva. Sep. ontem.

Vinicius Brasil Batista dos Santos, 12 anos, filho de Charlie Batista dos Santos e Luselene Brasil. Sep. ontem.

Wilson Luiz de Oliveira Raymundo, 57 anos, motorista, filho de Waldemiro Raymundo e Leonor de Oliveira Raymundo. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Aldino Domingos Duarte, 95 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Antônio Marcos Moreira, 38 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do Cemitério Parque Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

Kin Fat Tang, 37 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Laurinda Maria Gonçalves, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Velho, saindo da Rua Mercedes, 800 – Três Lagoas, em Foz do Iguaçu.

Leila Mahmoud Osman, 86 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria da Luz Cardoso Ferreira, 63 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do Cemitério Parque Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

Maria Fortunata da Silva, 70 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Jardim Três Bandeiras, em Foz do Iguaçu.

LONDRINA

Adalto Batista Damasceno, 44 anos. Sep. ontem em Londrina.

Edith Edna Gomes, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

Eva Dias de Godoi, 46 anos. Sep. ontem Londrina.

Iolanda Fortes Boggo, 79 anos. Sep. ontem em Florianópolis, SC.

José Magalhães, 68 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

José Manoel da Silva, 69 anos. Sep. ontem em Jaguapita.

Josefa Ramos da Silva Machado, 72 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Barbosa Ferraz.

Maria Victoria Leão da Silva. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

Mitsuhide Ariyoshi, 93 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 do Cemitério Parque da Oliveiras, em Londrina.

MARINGÁ

Adenilson da Silva, 49 anos. SEp. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da Av. Jorge Walter, 2.702 – Vila Urupês, em Campo Mourão

Cesário Vicente Príncipe Moran, 64 anos. Sep. ontem em Maringá.

Juraci Nunes dos Santos, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da Rua Batista Marconi, 57 – Centro, em Paiçandu.

Orminda de Souza, 78 anos. Sep. às 16h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus, Rua Marechal Deodoro, 497 – Jardim Panorama, em Sarandi

Wilson Perina, 71 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque (Maringá, saindo da capela Alvorada 1 da Prever de Maringá.

Xenofonte da Veiga e Souza, 95 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]