• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Uma notícia triste vinda de longe pegou de surpresa a ampla rede de conservacionistas paranaenses em julho deste ano. Marcelo Chassot Bresolin, de 52 anos, havia falecido vítima de um enfarte fulminante durante uma viagem de turismo à Chapada Diamantina (BA). Os exames, todos atestando capacidade de encarar tal aventura sem perigos, não puderam evitar que Bresolin falecesse em meio ao que mais amava: a natureza.

Mais do que seu trabalho – era médico veterinário e atuava como analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão de Unidades de Conservação – a natureza era o meio de conexão entre ele e Deus, sempre em busca de evolução espiritual. Em suas últimas fotos, contempla a imensidão da Chapada como quem descobre um mundo novo, dentro de si e no verde à sua frente.

Uma das ações iniciais na vida profissional, nos anos 90, foi abrir uma clínica veterinária na cidade natal, Cascavel (PR) e, paralelamente, ajudar a fundar a primeira associação da cidade com o objetivo de defesa e educação ambiental. Em 2002, a dedicação à biodiversidade o levou ao estado do Amazonas, onde permaneceu por cinco anos na chefia do Parque Nacional do Jaú, maior reserva florestal da América Latina.

Neste cenário, encontrando vez por outra espécies como o peixe-boi e golfinhos, Bresolin enfrentou o desafio de ajudar a proteger tamanho patrimônio natural. Durante uma viagem da família ao seu exuberante local de trabalho, se depararam com um grupo de caçadores praticando a atividade ilegal no parque. Sem pestanejar, deixou os familiares na margem do rio e partiu com um auxiliar para capturar dois barcos de caça. Mais tarde, classificaram 250 tartarugas que foram postas em liberdade.

Parte essencial da proteção ambiental, além da fiscalização, é a conscientização e auxílio às comunidades tradicionais das áreas naturais. Bresolin estreitou laços tanto com os ribeirinhos do Amazonas quanto com a população caiçara quando, em 2007, foi designado para chefiar o Parque Nacional do Superagui, no litoral paranaense, cargo que exerceu com amor até o fim da vida.

Considerado um pai pelos funcionários do parque, é lembrado pelo tom pacífico e compreensivo. Fora de suas funções de gestor, organizava caravanas médicas anuais para atender a comunidade da Barra do Superagui e conseguiu parcerias para lidar com a população de cães na ilha, com castração de fêmeas e educação para a adoção responsável.

Mesmo nos momentos de reflexão, o respeito ao meio ambiente imperava e as trilhas e escaladas davam lugar a longas caminhadas pela Praia Deserta em Superagui ou para a prática do stand up paddle em companhia da cachorrinha Coca.

-------------

Lista de falecimentos - 14/10/2017

Alfredo Muchinski, 84 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Muchinsli e Verônica Muchisnki. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 01 do mesmo cemitério.

Alice Rodrigues da Silva Gouveia, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Baptista Rodrigues e Maria Pinto Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Ana Maria Félix Soares, 17 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Milton da Silva Soares e Eronilde Félix da Silva. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Adriana, na mesma cidade.

Antenor de Borba, 82 anos. Profissão: bancário. Filiação: Vital Silvano de Borba e Isabel de Souza Borba. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 01 do mesmo cemitério.

Antônio Ferreira Bittencourt, 82 anos. Profissão: motorista. Filiação: Nestor Gregório Alves e Enercinda Bittencourt Alves. Sepultamento ontem.

Aparecido Marcelino da Rosa, 72 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Antônio Marcelino da Rosa e Alvina Marcelino da Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Cassemiro Pionteki, 79 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Paulo Pionteki e Ana Pionteki. Sepultamento ontem.

Cecília Binhara Kingerski, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Binhara e Maria Binhara. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Água Verde , capela 03.

Cícero Miguel da Silva, 68 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Miguel Antônio da Silva e Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Dorvalina Marinho do Prado, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sezinando Marinho do Prado e Quitéria Marinho Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Edson Luiz Rodrigues, 54 anos. Profissão: artesão. Filiação: Emílio Rodrigues e Annita Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério da Contenda, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Natalina Berti,em São José dos Pinhais.

Elisabete Aparecida de Barros, 51 anos. Filiação: Benedito de Barros e Angelina de Lima Barros. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Santa Terezinha, no bairro Pinheirinho.

Francisco Schuster, 77 anos. Profissão: motorista. Filiação: Leopoldo Schuster e Paulina Schuster. Sepultamento ontem.

Genesio Soares de Souza, 58 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: José Soares de Souza e Enedina Soares de Souza. Sepultamento ontem.

Halina Jaduwiga Grus Thome, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge Grus e Dalila Jensen Grus. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Adventista de Botiatuba, na mesma cidade.

Helena Aparecida Braz Baltazar Gonçalves. Filiação: André Marques dos Santos Gonçalves e Fernanda Lins Braz Baltazar Gonçalves. Sepultamento ontem.

Heloisa Borges de Macedo Ribas, 52 anos. Profissão: psicólogo. Filiação: Carlos Junqueira Borges de Macedo Ribas e Lourdes Borges de Macedo Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Hercilia Martins de Souza, 76 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Antônio José de Souza e Izaura Martins de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal do Boqueirão - capela 01.

Hermínia Deconto Dorigo, 98 anos. Filiação: José de Conto e Carolina Zanon. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 02 Municipal do mesmo cemitério.

Isolene Xavier de Souza, 70 anos. Profissão: secretária. Filiação: Dimas Francisco de Souza e Doralice Xavier de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo do mesmo cemitério.

Jaime Mota Elias, 84 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Henrique Jorge Elias e Maria Mota Elias. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 02.

João Batista do Nascimento, 44 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alvim Sabino do Nascimento e Maria Jacira do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque, em Piraquara, saindo de residência.

José Augusto Valandro Rocha, 28 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Caetano Rocha e Erci Veneranda Valandro. Sepultamento ontem.

José Campanharo Neto, 53 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Cmpanharo e Luíza Campanharo. Sepultamento ontem.

José Felisberto Soares, 69 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Benito Benigno Soares e Efigênia Júlia Soares. Sepultamento ontem.

José Maria de Souza, 79 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Ribeiro de Souza e Laurinda Anselmo de Lima. Sepultamento ontem.

Lauro Freitas, 60 anos. Profissão: auxiliar de motorista. Filiação: Zenobre Freitas e Vitalina Freitas. Sepultamento hoje, saindo de Canoinhas (SC).

Luciano de Lara Martins, 28 anos. Profissão: auxiliar de farmácia. Filiação: Odair José Martins e Sueli Lima de Lara. Sepultamento ontem.

Lucinele dos Santos, 49 anos. Profissão: diarista. Filiação: Moacir dos Santos Pinto e Tertuliana Teodora de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria,em Colombo, saindo de residência.

Luís Antônio dos Santos, 54 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Izaltino dos Santos e Lucinda Prestes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Luiz Carlos Machado, 71 anos. Filiação: Francisco de Assis Machado e Alice da Silva Machado. Sepultamento ontem.

Marcos da Cruz, 35 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Antônio Carlos da Cruz e Natalina da Cruz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Maria Augusta de Lacerda Pessoa, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Flávio Suplicy de Lacerda e Dalila de Castro Lacerda. Sepultamento ontem.

Maria Delurds Lopes Rosa, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aladino Lopes e Izabel Casagrande Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Maria Elisa Soares de Almeida, 71 anos. Filiação: Sylvestre Pinto de Almeida e Josepha Soares de Almeida. Sepultamento ontem.

Maria Thereza Wolff Cantor, 89 anos. Profissão: professora. Filiação: Flávio do Amaral Wolff e Lina Gaissler Wolff. Sepultamento ontem.

Maria de Fátima Lima dos Santos, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Ferreira de Lima e Maria Gonzaga da Silva. Sepultamento ontem.

Nadyr Biz Stadnick, 89 anos. Profissão: costureira. Filiação: Luiz Biz e Maria Biz. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Paulo Roberto Ezequiel, 63 anos. Filiação: João Batista Ezequiel e Maria Durvalina Loriano. Sepultamento ontem.

Rosa Caivano, 88 anos. Filiação: Victor Cvaivano e Arminda Guariglia. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Rosa Sapanhos, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Isidoro André Leite e Ana Rosa de Lima. Sepultamento ontem.

Sérgio Roberto Ferraz, 46 anos. Profissão: servente. Filiação: Francisco Ferraz e Maria de Souza Ferraz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela São Pedro, no bairro Jardim Osasco, em Colombo.

Sinesio Custodio, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Liadario Custodio e Batista Maria Pereira. Sepultamento ontem.

Vanda Paulo Chueiri, 73 anos. Profissão: professora. Filiação: João Paulo Filho e Nerinda de Miranda Paulo. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo do mesmo cemitério.

Vanderlei Ferreira Vidal, 39 anos. Filiação: Vicente Pereira Vidal e Ozelia Ferreira Vidal. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo, saindo do mesmo cemitério.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]