• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A história de um cientista que construiu um veículo que permitia viajar no tempo e ser testemunha da história, do filme Máquina do Tempo , de 1960, foi um dos acontecimentos marcantes do amor de Mari Kakawa e Hermann Friedrich. Nos votos do casamento, em 2009, eles relembram o desejo de viver juntos na eternidade. “Queremos 800 mil anos de amor”, avisou, na ocasião, Hermann.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

“A beleza oriental e o olho puxado eram encantadores”, define o marido. Mari nasceu em Yokohama, no Japão, por desejo da mãe, Nioe, que queria estar perto da família naquele momento. Ganhou dupla cidadania. Uma japonesa e outra brasileira. A família morava em Curitibanos (SC). Diferentemente dos orientais, que são mais reservados, Mari tinha um jeito carinhoso e interessado no convívio com as pessoas. “Gostava muito de estar com crianças”. Foram muitas as tardes nas quais promoveu a hora do game com os filhos de amigos. Ela se divertia como criança. Nos últimos anos, o casal planejava ter um filho. Três dias antes do atropelamento, Mari tinha feito todos os exames para dar o primeiro passo para a realização do sonho.

Hermann se lembra, com saudades, da alegria de Mari quando era surpreendida com um jantar temático em casa. O marido é chef e sommelier. Os pratos tailandeses eram os preferidos dela. Dizia que o marido tinha o poder de adivinhar todos os seus gostos, tamanha a cumplicidade. Também era comum eles saírem para conhecer novos restaurantes. Como Mari não bebia, voltava dirigindo.

A alegria vinha somada a um largo sorriso, lembra a Elisa, irmã da ciclista.“Era a mãe de fim de semana. Enchia de mimos, mas também sabia exigir estudo, educação e atitude perante as pessoas”. Para a enteada Stephanny, Mari era a “boadrasta”. Um pacote completo de alegria e extroversão. “Sempre preocupada com as escolhas e com o futuro”.

Desde 2005, Mari era advogada e gerente-assistente da diretoria de participações na Companhia Paranaense de Energia (Copel). Dedicava-se com afinco ao trabalho. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 1998, passou no Exame da OAB no mesmo ano. Fez diversas pós-graduações e planejava cursar o Mestrado na área de Direito Elétrico, em 2016.

Havia adotado o uso da bicicleta há três anos, segundo Hermann. A mobilidade servia para os passeios em parques e pelo bairro. Há seis meses Mari aderiu ao programa de paraciclos da empresa em que trabalhava. Saía do bairro Jardim das Américas, onde morava, e ia pedalando alguns quilômetros até o Batel.

No dia 10 de abril, ela foi atropelada por um veículo na alça de acesso entre a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e a Linha Verde, em Curitiba. Dias depois, o motorista ligou para pedir perdão, conta Hermann.

Com a perda abrupta, ele resolveu que deveria mostrar para a sociedade a importância da conscientização sobre a segurança no trânsito. Com a campanha #permitaavidaandar, pretende evitar o sofrimento de outras famílias. Deixa o viúvo Hermann, a mãe Nioe, quatro irmãos e os sobrinhos.

Dia 10 de abril, aos 40 anos, vítima de atropelamento, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 10/05/2015

Adilson Antônio Tomazinho , 75 anos. Filiação: Antônio Tomazinho e Teolinda Queiroz Tomazinho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Loja Maçônica Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.

Adriana Cristina Rech Dornelas, 47 anos. Profissão: corretora. Filiação: Telmo Rech e Janet Alves Rech. Sepultamento ontem.

Antônio Ortiz Chaves, 55 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Eduardo Alves de Chaves e Emília Ortiz Chaves. Sepultamento ontem.

Edson Luís Nascimento dos Santos, 43 anos. Profissão: garçom. Filiação: Santino Nascimento dos Santos e Sebastiana Xavier dos Santos. Sepultamento ontem.

Ernesto Ogero Hartmann, 98 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Gottieb Hartmann e Elvira Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela 02 do Cemitério Municipal Água Verde.

Jaqueline Carneiro Aguiar, 20 anos. Profissão: garçom. Filiação: Alberto Ferreira Aguiar e Elizabeth Carneiro Aguiar. Sepultamento ontem.

Jefferson dos Santos, 28 anos. Profissão: motorista. Filiação: Gerson Moreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Johnny Rissas Vesque, 32 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Vesque e Célia Rissas Vesque. Sepultamento ontem.

José Renato Cavalli, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Domingos Elias Cavalli e Carlota Hennemann Cavalli. Sepultamento ontem.

José Siqueira, 59 anos. Profissão: bancário. Filiação: Antônio Nunes Siqueira e Ana Batista Siqueira. Sepultamento ontem.

Josefa Svarca da Silva, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Svarca Filho e Polonia Govaski Svarca. Sepultamento ontem.

Júlio Mário Alves de Araújo, 46 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Gonçalo de Arariboia Silva de Araújo e Maria do Socorro Alves de Araújo. Sepultamento ontem.

Juvina Marcon Heimbecher, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fortunato Luiz Marcon e Hermenegilda Marcon. Sepultamento ontem.

Luiz Ângelo da Silva, 58 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Lourdes Stuani Ranzan e Alzira Cândida de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Madeleine Denise Juliette Piuzzi, 94 anos. Profissão: empresário. Filiação: Emile Lecuyer e Eugenie Lecuyer. Sepultamento ontem.

Maria Izabel Batista, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Tomaz Batista e Mariana de Jesus Batista. Sepultamento ontem.

Maria Liversina de Miranda, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Teodoro da Silva e Generosa de Miranda. Sepultamento ontem.

Sebastião Cândido da Cruz, 75 anos. Profissão: músico. Filiação: Manoel Cândido da Cruz e Geralda Jacob da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Unilutus.

Suelem Aparecida dos Santos, 16 anos. Filiação: Fernando César dos Santos e Sirlei Aparecida de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária em Figueira.

Tadeu Souza de Araújo Júnior, 17 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Tadeu Souza de Araújo e Sílvia da Fonseca Ferraz. Sepultamento ontem.

Valdirene do Carmo Santos, 47 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Elídio Ferreira dos Santos e Matilde do Carmo Teixeira dos Santos. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia Correa Mecenas, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Correa e Ruth Gangi Correa. Sepultamento ontem.

Whelinton de Souza Patricio, 16 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Francisco Júnior Patricio e Cleonice Aparecida Souza. Sepultamento ontem.

Zibete Martins de Oliveira, 46 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Martins de Oliveira e Maria Correa de Oliveira. Sepultamento ontem.

Zineide Passarinho de Oliveira , 50 anos. Filiação: Joaquim Passarinho de Oliveira e Vita Cândida de Oliveira. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]