
Um disco com sinfonias de Mozart rodando na radiola também podia ser a ópera "Carmen", de Georges Bizet e uma taça de vinho na mão. Essa era uma das formas com que Gentil anunciava a hora em que estava disponível para um bom "papo cabeça". "Os assuntos nunca eram triviais. Era hora de falar sobre filosofia, ciências, literatura e medicina, a grande paixão dele", conta a filha Luciana. Segundo ela, puxar conversa com o pai era sobre qualquer desses assuntos era, praticamente, a solicitação de uma palestra. "Era mais uma aula do que uma conversa". Gentil trabalhou a maior parte de sua vida como ginecologista e obstetra. Muitos dos bebês que viu no parto reapareciam quarentões ou cinquentões com a frase que o enchia de orgulho: "eu nasci pelas suas mãos", ou coisa similar. Nascido em Ribeirão Claro (SP), com pouco mais de 20 anos Gentil foi estudar Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba. Nem bem entrou no curso, o rapaz falante logo foi eleito presidente da Casa do Estudante da Instituição. Nessa época também conheceu e se encantou por Themis, uma colega de curso. Assim que se formaram, "juntaram os estetoscópios" e foram se especializar no Rio de Janeiro capital. Alguns anos depois, voltaram ao Paraná. Gentil trabalhou em Bandeirantes (Norte) e em Castro (Campos Gerais) antes de vir para Ponta Grossa. Por aqui, ele e a esposa trabalharam no Hospital Bom Jesus. Em 1985, os dois criaram juntos o Hospital Maternal, que funcionou por mais de dez anos. Separado de Themis, de quem foi um dos melhores amigos até ela falecer em 2008, ele passeava pela cidade quando reencontrou Iara, uma antiga paciente, também separada. Ambos curtiram muito o namoro, com direito a pequenas temporadas na Serra Gaúcha, de onde ele sempre recebia convites de amigos enófilos. "Nos últimos anos, ele teve alguns problemas sérios de saúde, mas nunca perdeu a vontade de seguir em frente", conta Iara. Deixa a companheira Iara, três filhos, três netos e duas irmãs.
Dia 2, aos 87 anos, de falência de múltiplos órgãos, em Ponta Grossa.
* * * * *
CURITIBA
Alcindo Cerci, 88 anos, comerciante, filho de Guerino Cerci e Maria Pavan Cerci. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
Anastácia Juchok Kava, 77 anos, funcionária pública estadual, filha de Pedro Juchok e Anna Juchok. Sep. ontem.
Anderson Rosa Lopes, 43 anos, vigilante, filho de José Rosa Lopes e Ioni Guimarães Lopes. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.
Aníbal Messias de Andrade, 54 anos, servente, filho de Malaquias Messias de Andrade e Maria de Lurdes de Andrade. Sep. ontem.
Antenor Bispo dos Santos, 46 anos, auxiliar, filho de Geraldo Bispo dos Santos e Alice dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.
Antônio Ernesto Carlos Mendes, 68 anos, professor de educação física, filho de João Batista Mendes e Natividade de Freitas Mendes. Sep. ontem.
Antônio Ribeiro de Lara, 68 anos, servente, filho de Liverio Ribeiro de Lara e Genia Maria de Jesus. Viúvo d Natália Coutinho de Lara. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul.
Ataídes Fagundes de Campos, 60 anos, taxista, filho de Izaltino Carvalho de Campos e Alidia Fagundes de Campos. Sep. ontem.
Carlos Melara, 100 anos, agente, filho de Afonso Melara e Paschoalina Melara. Sep. ontem.
Claudiano Jeferson de Freitas, 24 anos, servente, filho de Maria de Lourdes Freitas. Sep. ontem.
Daniel da Silva Coelho, 39 anos, ajudante, filho de José Afonso de Vasconcelos Coelho e Maria Olímpia da Silva Coelho. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Guaíba, RS.
Edina Beatriz Santos Silva, 32 anos, do lar, filha de Domingos Cecílio dos Santos Silva e Joana Beatriz Ribas Silva. Sep. às 10 h, no Paroquial São marcos, saindo da capela do mesmo.
Elfrida Tiburski, 77 anos, do lar, filha de Guilherme Ludrs e Ana Bostelmann Luders. Sep. ontem.
Emídio Cardoso Pereira, 67 anos, comerciante, filho de João Pereira e Maria Delfina Cardoso. Sep. ontem.
Erivelto Pereira de Andrade, 41 anos, filho de Aníbal Pereira de Andrade e Nadir Paula Alves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Associação de Moradores da Vila Trindade/Cajuru.
Francisco José Franco Guedes, 51 anos, autônomo, filho de Gabriel Álvaro Guedes e Maria Rucharis Franco Guedes. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Geraldo Salomé da Silva, 62 anos, comerciante, filho de Francisco Salomé da Silva e Geralda Clemente de Souza. Sep. ontem.
Hilda Ulbrich do Nascimento, 75 anos, do lar, filha de Júlio Ulbrich e Maria Schadeck Ulbrich. Sep. ontem.
Hildo Antônio de Oliveira, 66 anos, operador de máquinas, filho de João Antônio de Oliveira e Geralda Cândida de Jesus. Sep. ontem.
Iole Izidro, 76 anos, funcionária pública estadual, filha de Amadeu Favoretto e Matilde Cordeiro Favoretto. Sep. ontem.
João Jeremias de Souza, 58 anos, manobrista, filho de Pedro Francisco de Souza e Izabel Lisboa de Souza. Sep. ontem.
João Valenza, 81 anos, funcionário público federal, filho de Carlos Agostinho Valenza e Úrsula Mezzomo. Sep. ontem.
Laura Constanzi Amaral, 78 anos, do lar, filha de Caetano Constanzi e Maria Montanini. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Luiz Carlos Machado, 49 anos, eletricista, filho de Maria Orizia Machado. Sep. ontem.
Maria de Lourdes dos Santos Colete, 58 anos, funcionária pública municipal, filha de Francisco Cardoso dos Santos e Otgília de Jesus Domingues dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da funerária de Castro.
Maria de Oliveira Souza, 75 anos, do lar, filha de Matias Borges Costa e Lúcia Kamaroswki. Sep. ontem.
Milton Nadolny, 57 anos, autônomo, filho de André Nadolny e Maria Nadolny. Sep. ontem.
Morethezon Alves Duarte, 83 anos, filho de Waldomiro Alves Duarte e Laura de Souza Duarte. Sep. às 17 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela da Luz.
Neusa Maria Weckerlin, 63 anos, professora, filha de Nélson Jordão e Irene Dambroski Jordão. Sep. às 12 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Oscar Williams Gerber, 45 anos, empresário, filho de Oscar Gerber e Zulnilda Asuncion Brizuela Chamorro Gerber. Sep. ontem.
Otacília Sabino Greca, 76 anos, do lar, filha de João Sabino e Francisca Paulino de Andrade. Sep. às 10 h, no Paroquial São marcos, saindo da capela 1 da Luz.
Otacílio Gonçalves do Amaral, 62 anos, operador, filho de João Gonçalves do Amaral e Helena do Amaral. Sep. ontem.
Pedro Eduardo Paisca de Oliveira, 1 dia, filho de Cristiano Francisco de Oliveira e Lindalva Paisca. Sep. ontem.
Pedro Henrique Paisca de Oliveira, 1 dia, filho de Cristiano Francisco de Oliveira e Lindalva Paisca. Sep. ontem.
Roseli Belardo de Lima, 44 anos, lavradora, filha de Francisca Belardo. Sep. ontem.
Thiago Garcia Ganduzio, 24 anos, pedreiro, filho de Ubiratan Ganduzio e Elizabeth Garcia Ganduzio. Sep. ontem.
Valdinei Lauro Dias, 37 anos, autônomo, filho de José Lauro Dias e Cleusa Lúcia Dias. Sep. ontem.
MARINGÁ
Alcídio Galvão Sobrinho, 73 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Cláudio Sandri, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.
Ernestina Briguenti Baliana, 70 anos. Sep. ontem em Astorga.
Geralda Ribeiro de Almeida, 77 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Gertrudes Morais Zanoni, 62 anos. Sep. ontem em Maringá.
Ida Kuchla, 78 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Irineu Pedro de Morais, 64 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever, Rua João Luiz Barboza, 557 Jardim Paulista Paiçandu.
João Pedro Ferreira de Albuquerque, 70 anos. Sep. ontem em Sarandi.
José Dionísio Rodrigues Fernandes, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.
Karen Larissa de Souza Falachi, 25 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Manoel Augusto de Sá, 88 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.
Maria Elvira Monari, 75 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 5 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n Centro Apucarana.
Maria José da Silva, 53 anos. Sep. ontem em Mandaguari.
Sônia Maria Dantas Frances, 64 anos. Sep. ontem em Maringá.
Terezinha Aparecida Martins, 54 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela 1 da Prever. Rua Antônio Felipe, 1.280 Centro Paranavaí.
FOZ DO IGUAÇU
Antônio Ribeiro dos Santos, 68 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Eni Burgel, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo Foz do Iguaçu.
Lee Machael de Souza, 29 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas velho, saindo da capela do Cemitério Parque Iguaçu Foz do Iguaçu.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313




Deixe sua opinião