| Foto: Arquivo da família

A maneira mais adequada de ler sobre a vida de Nelson Maestri talvez seja ao som de uma sinfonia de Beethoven, uma ópera de Mozart ou um concerto de Bach. Se os acordes complexos vierem de um piano, tanto melhor. Mas que seja uma composição animada, daquelas que fazem o peito se aquecer e a vida ganhar intensidade. Quando há alegria e paz, finalmente se está falando do Nelson.

CARREGANDO :)

Maestro, alcunha que recebeu muito mais pela sua ligação com a música que pelo sobrenome que herdou dos pais, viu sua vida encontrar um rumo quando chegou a Curitiba. Filho de imigrantes italianos, nasceu em Botuverá, no interior de Santa Catarina, e se mudou com a família para a capital paranaense quando tinha 18 anos, em busca de melhores condições de vida. Mas o que Nelson achou em seu primeiro emprego, na fábrica de pianos Essenfelder, era mais, era paixão.

Lá trabalhou por 18 anos, e aprendeu a montar um piano de cauda a teclado. Iniciou seus trabalhos na produção do instrumento, mas logo foi chamado por um funcionário alemão, técnico em afinação, para ser seu aprendiz. Porém, para um apaixonado, era pouco; ele foi estudar música e passou oito anos no Conservatório de Belas Artes de Curitiba. Com isso, ganhou também o posto de demonstrador de pianos para os clientes da Essenfelder.

Publicidade

Como afinador, deu assistência técnica para os pianos do Teatro Guaíra – do instrumento que embalava o balé até os tocados por músicos famosos como Arthur Moreira Lima, Ray Charles, Hermeto Paschoal e outros. Chegou a ser convidado para seguir em turnê com Ray Conniff, mas Maestri preferiu ficar em Curitiba com a família.

Sempre presente na vida da esposa e filhos, o músico viu sua vida familiar começar quando conheceu Maria Onézia por intermédio de sua cunhada. Cinco meses de namoro foram suficientes para ter certeza de que eram feitos um para outro. Em 53 anos de casados tiveram quatro filhos e mais de 300 pianos construídos com a ajuda da família. Com o conhecimento apreendido na fábrica, Maestro montou um ateliê em sua casa e dali saíram instrumentos para Zilda Arns, Sérgio Biachi e o amigo Gebran Sabbag. Deixa viúva, quatro filhos e oito netos.

Dia 24 de fevereiro, aos 81 anos, de insuficiência respiratória.

* * * * *

LONDRINA

Publicidade

Antônio Macário Borges, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Vicente Firmino, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Célio de Oliveira, 42 anos. Sep. ontem em Cambé.

Decio Rodrigues Panha, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.

Fernando Martins Simão, 42 anos. Sep. ontem em Florestópolis.

Publicidade

Francisca Silveira de Sales Ferreira, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gilson Martins Moreira, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Carlos da Silva, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.

José de Melo Lima, 62 anos. Sep. ontem em Londrina.

Lucinda Maurícia Dionísio, 58 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Publicidade

Nadia Maistrovicz, 73 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Terezinha de Jesus Cardoso Brito, 69 anos. Sep. ontem em Centenário do Sul.

Vanilda Ferreira Celice, 55 anos. Sep. ontem em São paulo, SP.

MARINGÁ

Alcidina Moreno Afonso, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Luiziana, saindo da Rua Floriano da Rocha Walter, s/n – Centro – Luiziana.

Publicidade

Carlos de Roco, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela 5 da Prever de Maringá. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Delhio Paulino dos Santos, 82 anos. Sep. ontem em Maringá.

Eloi Luís Menegussi, 41 anos. Sep. ontem em Maraú.

Francisco Felismino dos Santos, 59 anos. Sep. ontem em Maringá.

Guerino Grella, 80 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 3 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro – Marialva.

Publicidade

José Carlos de Lima, 52 anos. Sep. ontem em Maraú.

Maria Nebes Fahr, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Mariana Gonçalves Lima, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de São Jorge do Ivaí, saindo da Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.069 – Centro – São Jorge do Ivaí.

Marlene Alves de Carvalho, 51 anos. Sep. ás 9 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 3 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Maringá.

Pedro Paulo Pereira da Silva, 44 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Publicidade

FOZ DO IGUAÇU

Luzia Dias, 48 anos. Sep. ontem no Paraguai, PY.

CURITIBA

Alvina Maria Santos Portella, 65 anos, do lar, filha de Ângelo Portella e Braulina Domingas dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.

Alziro Rodrigues de Oliveira, 86 anos, comerciante, filho de João Rodrigues Pereira e Carolina Laurinda de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da funerária de Cidreira – Rio Grande do Sul.

Publicidade

Ângela Scucato Zattar, 99 anos, do lar, filha de Sebastião Scucato e Lúcia Bortolim Scucato. Sep. ontem.

Antenor Alves da Silva, 81 anos, vigilante, filho de Maximinio Alves da Silva e Diunizia Alves. Sep. ontem.

Antônio Manoel Febeni, 91 anos, motorista, filho de Manoel Pedro Fabeni e Maria Angélica Febeni. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Luz.

Clio Gelbcke, 89 anos, do lar, filha de Gilberto Gelbcke e Josephina Gelbcke. Sep. ontem.

Doroti de Almeida Weber, 78 anos, do lar, filha de Hortêncio de Almeida e Olívia Maria Santi de Almeida. Sep. às 17 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Publicidade

Edson Francisco do Nascimento, 41 anos, motorista, filho de Luiz Dirceu do Nascimento e Ana Vilasboa do Nascimento. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – CIC.

Emídio Miguel Pilato, 65 anos, militar, filho de Sebastião Pilato e Francisca de Jesus Pilato. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Araucária.

Gilberto Crespin do Nascimento, 79 anos, jardineiro, filho de Domingo Crespin do Nascimento e Ramilia Amandia da Silveira. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela Anjo da Guarda – Almirante Tamandaré.

Irene de Lima, 78 anos, do lar, filha de Alberto Hajmovski e Mônica Sipiski Hajmovski. Sep. às 13 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

João Gonçalves, 67 anos, filho de Amaro Francisco Gonçalves e Catharina de Souza Gonçalves. Sep. ontem em Itajaí, SC.

Publicidade

Joaquim Rodarte Flausino, 81 anos, carpinteiro, filho de Joaquim Flausino Viana e Maria do Carmo Viana. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

José Francisco Moreira, 51 anos, padeiro, filho de José Acir Moreira e Maria da Luz de Oliveira Moreira. Sep. ontem.

Leonarda Novak Cardozo, 85 anos, do lar, filha de João Novak e Ana Novak. Sep. ontem.

Lucas Romano da Silva, 17 anos, ajudante, filho de Pedro Romano da Silva e Flávia Alves de Lima da Silva. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Salão Paroquial de Jundiaí do Sul.

Marcos Antônio Machado, 39 anos, serralheiro, filho de Sebastião Machado e Maria Aparecida Machado. Sep. ontem.

Publicidade

Margarida Soares Monteiro, 78 anos, do lar, filha de Sezar Soares Fragoso e Silvina Gonsalves da Silva. Sep. ontem.

Marilza Aparecida Roberto Miguel, 44 anos, do lar, filha de João Roberto e Nair de Jesus Roberto. Sep. ontem.

Mauro Sérgio Dias, 37 anos, frentista, filho de Maurício Dias e Tereza Dionísio Dias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela Adriana – Colombo.

Miguel Efigênio da Rosa, 63 anos, pedreiro, filho de João Efigênio da Rosa e Marcilia de Oliveira. Sep. ontem.

Nahor Caitano Barbosa, 74 anos, porteiro, filho de José Caitano Barbosa e Olímpia Maria de Jesus. Sep. ontem em Siqueira Campos.

Publicidade

Nardo Monteiro, 90 anos, lavrador, filho de Júlio Caetano monteiro e Maria Alberti. Viúvo de Maria Fernandes Monteiro. Sep. ontem em Ibaiti.

Nicole Marie Pinatel, 62 anos, do lar, filha de Jean Pinatel e Lucie Margueritte Bouyer. Sep. ontem.

Orley Júnior Pereira da Silva, 36 anos, garçom, filho de Andrelino Pereira da Silva e Ruth Pereira da Silva. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Associação de Moradores Dom Bosco.

Rafael Almeida de Souza, 25 anos, auxiliar de produção, filho de Ademir Aparecido de Souza e Iracema Almeida de Souza. Sep. às 11 h, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela do mesmo.

Sérgio Soares Novais, 41 anos, auxiliar, filho de Isael Soares Novais e Eracy Pereira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Theophilo Agenor Gasparin, 85 anos, motorista, filho de Vitório Gasparin e Catarina Gasparin. Sep. ontem.

Trajano Soares, 78 anos, agricultor, filho de Donaria Soares. Sep. às 10 h, no Cemitério padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Verônica Tuardowski, 81 anos, do lar, filha de José Tuardowski e Maria Luptovich. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal do Sítio Cercado.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

Publicidade

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313