• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A casa antiga na Rua Inácio Lustosa, no bairro São Francisco, em Curitiba, era mais que o lar de Raul. Desde que o mercado financeiro sofreu uma crise na época do Plano Collor, trocou a atividade de representante do banco Bozano Simonsen pela de marchand. Raul vinha de família tradicional; o apreço por objetos de arte e antiguidades sempre esteve entre suas preferências. Chegou a tentar ser diplomata, mas acabou cursando História porque tinha mais a ver. Assim, desde a década de 70, a residência abrigava um antiquário. A coleção foi iniciada com objetos de família, mas foi crescendo ao longo das décadas. Entre os objetos cuidados com carinho – e com uma ponta de ciúmes, lembra a irmã Rose – estavam os diários, escritos por ele desde os 13 anos. "Uma verdadeira história." A última anotação, escrita à mão, data do dia 15 de maio.

Entre as manias de Raul estava a de colecionar relógios. Rose conta que toda manhã o irmão levantava cedo e dava corda em cada um deles. Metodicamente. Raul vivia em meio ao tique-taque de relógios, reloginhos e carrilhões, muitas vezes ouvidos por quem lhe telefonasse, tamanho o barulho. O apego às preciosidades era tanto que Raul guardava as relíquias na parte do prédio que fazia as vezes de sua residência, para ninguém querer comprá-las. Aos quadros, móveis, cristaleiras e louças selecionadas entre os objetos familiares somaram-se peças compradas em leilões durante as inúmeras viagens que fez mundo afora. As transações eram fáceis, pois Raul falava diversos idiomas e costumava reconhecer a autenticidade e qualidade dos objetos pela história das famílias. Dos continentes, dizia que só faltava conhecer a Austrália. Era considerado pelos comerciantes de antiguidades como um especialista em peças antigas de porcelana.

Outro hábito mantido nesses anos era o de visitar o Cemitério Municipal e o Protestante, aos domingos. Costumava sentar em uma lojinha de flores e conversar com a florista. Nos últimos tempos andava cansado, e pedia para a senhora ir distribuir as flores nos túmulos da família e de amigos, enquanto ele tomava conta da lojinha.

Raul era afável com todo mundo e sempre de boa vontade, conta a irmã Rose. Chegava a ser piadista, lembrando de algo para dizer que fizesse os outros rirem. Toda terça-feira, abria as portas do casarão para receber os amigos para um almoço. A turma do cafezinho da Rua XV, por exemplo, era contemplada com uma buchada bem caprichada. Entre suas andanças pela cidade, Raul era visto com seu Fusca 1977, vermelho, original. "Já estava meio caindo aos pedaços, mas ele mandava reformar", brinca a irmã. Afinal, vivia ao redor de relíquias.

* * * * *

CURITIBA

Ana Paula Cordeiro de Morais, 31 anos, educadora, filha de Paulo Cezar Cordeiro e Ivanir Dubiela Cordeiro. Sep. ontem.

Ana Paula Domingues de Oliveira, 28 anos, do lar, filha de Atílio de Oliveira e Antonia Domingues de Oliveira. Sep. ontem.

Ana Rodrigues Betim, 83 anos, do lar, filha de João Rodrigues Betim e Clara de Paula Pereira. Sep. ontem.

Anastácia Skroch Ivanowski, 86 anos, apontadora, filha de Jacob Scroch e Victoria Skroch. Sep. às 11 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 2 do cemitério municipal Santa Cândida.

Antônio Ferreira da Conceição, 72 anos, agricultor, filho de Maria Henrique da Conceição. Sep. ontem.

Antônio Quintino Filho, 56 anos, comerciante, filho de Antônio Cecílio Quintino e Marta Francisca de Souza Quintino. Sep. ontem.

Bernardo Stamm Gomes Filho, 60 anos, engenheiro mecânico, filho de Bernardo Stamm Gomes e Maria de Lourdes Bley Gomes. Sep. ontem.

Carmella Tuleski Langner, 84 anos, do lar, filha de Albino Tuleski e Diomira Olivette. Sep. ontem.

Claudia de Castro Deus Kozoski, 56 anos, professora, filha de Enos de Castro de Deus e Matilde Felber de Castro de Deus. Sep. ontem.

Constantino Ostrovski, 83 anos, professor, filho de Estanislau Ostrovski e Malgarida Ostrovski. Sep. ontem.

Cristian Carla Gaspar Lima, 31 anos, filha de Maria Salete Gaspar de Lima. Sep. ontem.

Edison Alexandre Keris, 51 anos, professor, filho de Alexandre Kreis e Marisette Maia Kreis. Sep. às 11 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Elmira Christiano Desena, 79 anos, do lar, filha de Antônio Christiano e Rosa Regiani Christiano. Sep. ontem.

Estanislau Szaida, 69 anos, mecânico, filho de Leon Szaida e Maria Szaida. Sep. ontem.

Eziquel Saskoski, 45 anos, mecânico, filho de Miguel Saskoski e Inez Dalazem Saskoski. Sep. ontem.

Joana Barbosa da Silva, 83 anos, doméstica, filha de Maria Ramos Barbosa. Sep. ontem.

José Carlos Francisco da Silva, 43 anos, filho de José Francisco da Silva e Maria Madalena da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida

José Carlos Pereira, 51 anos, comerciante, filho de Melentino Pereira e Olindina Maria da Costa. Sep. ontem.

José Odair Strapação, 59 anos, eletricista, filho de Angelin Strapação e Thereza Antonia Paulin Strapação. Sep. ontem.

Maria Helena de Oliveira Mendes, 55 anos, balconista, filha de Eulálio de Oliveira e Josefa Pereira de Oliveira. Sep. ontem.

Maria Kroker Gortz, 88 anos, do lar, filoa de Franz Kroker e Suzana Kroker. Viúva de Jacob Gortz. Sep. ontem.

Marlene da Graça Rodrigues da Silva, 64 anos, do lar, filha de Odilon Rodrigues e Itamira Henrique Neves. Sep. ontem.

Moises Lara da Cruz, 18 anos, estudante, filho de Jorval Viana da Cruz e Juscimara Almeida de Lara. Sep. ontem.

Patrícia Pereira de Oliveira, 34 anos, auxiliar de produção, filha de Jucelino Chaves de Oliveira e Eni Pereira de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal Panambi, RS.

Rosely Rufino da Silva, 56 anos, do lar, filha de Pedro Rufino da Silva e Benta Maria da Silva. Sep. ontem.

Rubval Roberto Martin Krause, 84 anos, filho de Guilherme Krause Junior e Maria Krause. Sep. ontem.

Sebastião Rodrigues Claudino, 65 anos, pedreiro, filho de Algemiro Claudino e Maria Rodrigues Claudino. Sep. às 14 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Sebastião Soares Ramalho, 67 anos, agricultor, filho de Samuel Soares Ramalho e Maria Pereira Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais)

Zola Florenzano, 101 anos, era brigadeiro da Aeronáutica, filho de Domingos Antônio Florenzano e Jupyra Maria da Conceição. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Adão Lemes Canopra, 87 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Pentecostal Nova Aliança – Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

José Proença, 74 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Oldinei José Goulart, 46 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Catuípe, RS.

LONDRINA

Adeilton Clemente da Silva, 48 anos. Sep. ontem em Londrina.

Alice dos Santos Silva, 78 anos. Sep. ontem em Florestópolis.

Antônio Monteiro, 65 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Carlos Alves Pereira, 56 anos. Sep. ontem em Londrina.

Manoel Antônio Machado, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

Oraci Maria Zanchi da Silva, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Ananias Francisco dos Santos, 85 anos. Sep.em horário a ser designado, no cemitério municipal de Nova Londrina, saindo da capela do mesmo.

Angélica Gloria Ferreira, 96 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Xambrê, saindo da zona rural de Xambrê.

Edith Braun, 74 anos. Sep. ontem em Maringá.João Antônio Camara, 65 anos. Sep. ontem Maringá.

Theodora Leite Nunes da Rosa, 89 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]