| Foto: Arquivo da família

A professora Neusa Ribeiro Loures de Salles Macuco, com certeza, fez a diferença. Milhares de alunos de Presidente Prudente, cidade do interior de São Paulo – a 173 quilômetros de Maringá, no Noroeste do Paraná – tiveram o privilégio de aprender a Língua Portuguesa e o Latim na primeira escola do recém-formado município paulista, Instituto de Educação Estadual Fernando Costa, com ela.

CARREGANDO :)

Além do título de primeira professora de português, recebeu o de Mãe Símbolo da cidade, na década de 1950. A honraria foi resultado de sua paixão por ensinar e também pelas ações beneficentes. Conforme conta o filho Gabriel, “ensinando, ela aprendia com os alunos e com aqueles que convivia”.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Publicidade

A homenagem lhe caía bem. Popular entre os prudentinos, a votação para o título foi feita pela rádio da cidade. Tinha muito orgulho dessa conquista. Entre os feitos da mulher inteligente e humilde estavam o ensino voluntário no Seminário Diocesano; a instalação de serviços de acolhimento aos necessitados durante o período de desenvolvimento de Presidente Prudente e região; o auxílio à colônia japonesa durante a Segunda Guerra Mundial – que sofreu com o preconceito –; e inúmeros trabalhos sociais e educacionais que realizou durante sua vida.

Em sua trajetória, a determinação e a busca pelos resultados vieram desde menina, recorda-se o filho. Neusa vinha de uma família de pioneiros de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. De um lado os Rocha Loures, de outro, os Branco Ribeiro. O nascimento e as primeiras letras ocorreram dentro da Fazenda Trindade, reduto histórico de Guarapuava. Nos registros, a história conta que o governo de São Paulo, em 1809, enviou o capitão Pinto Azevedo Portugal ao local com 300 homens e a bandeira povoadora para os Campos de Guarapuava. Além disso, Neusa era neta do ex-prefeito do município e deputado estadual paranaense, Arlindo Martins Ribeiro.

Para dar sequência aos estudos, a jovem foi cursar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na Universidade de São Paulo. Fez parte da segunda turma da graduação.

Quando se casou com o advogado José de Salles Macuco, em São Paulo, resolveu aceitar o convite para desbravar novas terras. Estava em seu sangue. Foi uma aventura – daquelas que Neusa sempre gostou –, com estradas precárias até chegar ao novo lar. Até 1961, seu endereço foi o centro de Presidente Prudente. Mas, com o surgimento do bairro do Bosque, o casal resolveu construir a primeira casa em estilo modernista da cidade. Tudo foi feito para a chegada do caçula da família, Gabriel, brinca ele. “Até hoje a residência se mantém como referência na cidade”. Assim como a Chácara do Macuco, espaço em que a família recebia amigos e emprestava para ações sociais e religiosas.

Mesmo morando há anos no interior de São Paulo, mantinha os laços estreitos com o Paraná. Visitava Guarapuava de quatro a cinco vezes por ano. Dizia que continuava sendo “pé vermelho”. Brincavam com o seu sotaque: enquanto o paulista carregava no “erre”, Neusa queria mantinha a pronúncia do “e” aberto para mostrar as origens e o amor por Guarapuava. Deixa seis filhos, 14 netos e 2 bisnetos.

Publicidade
Dia 27 de março, aos 94 anos, de enfarte, em São Paulo.

LISTA DE FALECIMENTOS - 06/04/2015

Adelaide Machado, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dolarinda Ribeiro. Sepultamento hoje no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Adelio de Jesus Andrade de Lima, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião Pereira de Lima e Novercina de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Associação de Moradores Cajurú.

Ademir Casado, 71 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Cândido Casado Garzon e Olga Margonari Casado. Cerimônia quarta-feira, 8 de abril às 11h, Crematório Perpétuo Socorro em Campo Largo, saindo da Capela Unilutus.

Aglacy Catarina Frisoli, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Miguel Semmer e Florentina Semmer. Sepultamento ontem.

Akihiro Baba, 9 anos. Filiação: Yoneta Baba e Mina Baba. Sepultamento ontem.

Ana Babiak dos Santos, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Babiak e Maria Krokosz Babiak. Sepultamento ontem.

Ana Maria Ferreira Ramos, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vitor Ferreira e Maria Aparecida de Jesus. Sepultamento ontem.

Anália Pereira de Souza, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Pereira Bastos e Francisca Avelina de Oliveira. Sepultamento ontem.

Antônio de Campos Bueno, 72 anos. Profissão: pintor automotivo. Filiação: Sebastião Campos Bueno e Inês Dias Bueno. Sepultamento ontem.

Arthemio Zanatta, 80 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Delfino Leopoldo Zanatta e Assumpta Corina Botega. Sepultamento ontem.

Carlos Alberto Teresky, 62 anos. Profissão: gerente. Filiação: Maria Aparecida Teresky. Sepultamento ontem.

Célia Paciornik Galbinsky, 90 anos. Profissão: médica. Filiação: Samuel Paciornik e Sara Paciornik. Sepultamento ontem.

Claudinei Branco de Camargo Júnior, 22 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Claudinei Branco de Camargo e Juraci de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais.

Crelio Ivan Rodrigues Júnior, 58 anos. Profissão: jornalista. Filiação: Crelio Ivan Rodrigues e Martha Maria Formiga Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Unilutus.

Daniel Hortz, 64 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Hirtz e Paulina Hortz. Sepultamento hoje, em local a definir.

Demétrio Ivanes Simonczuk Sell, 47 anos. Profissão: pintor. Filiação: Celio Coelho Sell e Irene Simonczuk Sell. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Boqueirão - Capela 2.

Diego Nain da Costa Silva, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Naim Miguel da Silva e Maria da Costa da Silva. Sepultamento ontem.

Edson Leite Gonçalves Júnior, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Edson Leite de Gonçalves e Sandra Mendes de Godoy. Sepultamento ontem.

Elara Nakonecznyj, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Nakonecznyj e Marcilia Nakonecznyj. Sepultamento ontem.

Elton Adelar Almeida da Silva, 46 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Amaro Ribeiro da Silva e Cândida de Almeida. Sepultamento hoje.

Ivanir Aparecida da Silva Bigaran, 63 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Benedito Reis da Silva e Maria Luzia da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Jacarezinho.

Izaias Prestes de Macedo, 81 anos. Profissão: militar. Filiação: Benjamim Prestes de Macedo e Francisca Maria do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Jackson Lysandro Almeida de Oliveira Schulchaski, 23 anos. Profissão: técnico de edificações. Filiação: Jackson de Oliveira e Luciane Desiree Siqueira de Almeida. Sepultamento ontem.

Jefferson Rodrigues Ursulo, 28 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Gerson Wanderley Ursulo e Lindamir Rodrigues da Silva Ursulo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

José Mauloni Sobrinho, 77 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Luiz Mauloni e Angeina Constantino Mauloni. Sepultamento ontem.

Laura Barros de Souza, 1 hora. Filiação: Diego Manoel Barros dos Santos e Ana Carolina de Souza. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos de Oliveira, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Alves de Oliveira e Maria dos Prazeres de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Municipal Agua Verde .

Maria Inês da Silva, 45 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Martinho Alves da Silva e Ursulina de Jesus Rocha da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Teresa Dilella Gil, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Dilella e Ordalia Scassa Dilella. Sepultamento ontem.

Maria da Graça Mohr, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hermogenes Pereira e Maria Pereira. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Botto Carvalho, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Botto de Barros e Maria Cardoso Botto de Barros. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Marinalva Pacheco da Silva, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Anizio Ribeiro da Silva e Neuza Pacheco Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim em São José dos Pinhais, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Cajuru.

Matheus Luiz Gomes, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdomiro Alves Gomes e Maria Sirlei de Souza. Sepultamento ontem.

Maximiliano Pereira da Silva, 37 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ademir de Jesus Perira da Silva e Jacira Aparecida Gonçalves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque em Piraquara, saindo de residência.

Nair Aparecida da Silva, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Farias e Paulina Maria da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos em Piraquara, saindo de residência.

Nilton Vicente Ramos, 55 anos. Profissão: empresário. Filiação: Albino José Ramos e Ângela Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Nivaldo Zamoiski, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Zamoiski e Helena Zamoiski. Sepultamento ontem.

Paulo Afonso Muhlmann, 65 anos. Profissão: técnico em segurança do trabalho. Filiação: Afonso Muhlmann e Amélia Muhlmann. Sepultamento ontem.

Rogério Knoblauch, 47 anos. Profissão: agente. Filiação: Auro Knoblauch e Wally Batista. Sepultamento ontem.

Rosa Vianna da Silva Dittmann, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Vianna da Silva e Eugenia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida.

Rosilene Kuster Vezozzo, 49 anos. Profissão: empresária. Filiação: Alderico Ferreira Kuster e Cecília Kuster. Cerimônia quarta-feira, 8 de abril às 17h, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul.

Sílvia Batista Heitkoetter, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Batista e Porfiria Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Suili Therezinha Marcuria Ferraro, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lourenço Marcuria e Olinda Silva Marcuria. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Terezinha Miriam Rieke Basso, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Bruno Rieke e Antônia Rieke. Sepultamento ontem.

Theresinha Medeiros Motter, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Samuel de Almeida Medeiros e Maria de Lourdes Medeiros. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Waltraud Irmgard Friedel dos Santos, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Walter Friedrich Krone e Olga Rosalina Krone. Sepultamento ontem.