• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Em sua trajetória médica, Paulo dedicou mais de 30 anos ao Hospital Pequeno Príncipe. Neurocirurgião, cuidava com afinco dos seus pequenos pacientes. Tinha um jeito especial de ser direto, aliado ao carinho. Em seu consultório, sempre havia pirulitos para as crianças. E os chamados, até os da madrugada, eram atendidos. Entre os colegas, será lembrado pela conversa de corredor e na "hora do cafezinho". Semeador de ideias, tentou ao máximo fazer com que seus residentes aprendessem a se tornar bons neurocirurgiões. De alguns alunos fez bons amigos. Para o amigo e colega Adriano Maeda, Paulo deixou o legado de que o "interesse maior de um médico é pelo doente, e não pela doença".

A vontade de ajudar os outros começou cedo. Cursou a Faculdade de Odontologia, mas em menos de um ano largou o curso e ingressou na Medicina, onde conheceu Edna. O namoro começou em 1984, quando Paulo cursava a residência médica em neurocirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. O casamento veio dois anos depois, e ele costumava brincar que a data – 4 de julho – foi escolhida para que nunca se esquecesse, já que era a comemoração da independência dos Estados Unidos. Em 1989, embarcou para a Inglaterra para fazer especialização na área, junto com a esposa. Voltou dois anos depois com a ânsia, que lhe era própria, lembra Edna, de aplicar todo o conhecimento no Brasil.

Encontrava alívio para a vida corrida de médico montado em sua moto esportiva. Desde antes do casamento, Paulo descia com frequência a Serra do Mar acompanhado de amigos motociclistas, e por várias vezes contou com a esposa ou os filhos na garupa. Bastante presente na família, fazia questão de poder viajar quando conseguisse conciliar as férias e folgas da esposa e dos filhos. Deliciava-se lembrando das experiências vividas em família em terras estrangeiras, principalmente dos restaurantes novos que conheciam. Deixa a viúva Edna e dois filhos, Andrea e Eduardo.

Dia 19 de fevereiro, aos 54 anos, vítima de latrocínio.

* * * * *

CURITIBA

Aglaci da Silveira, 65 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Felipe Albino de Andrade e Minervina Braga de Andrade. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela AVM.

Alinor Ferreira de Souza, 69 anos, operador de máquinas, filho de Rufino Ferreira de Souza e Tiburcia Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Antônia Severo da Silva, 87 anos, funcionária pública estadual, filha de Campolim Severo e Conceição Severo. Sep. ontem.

Antônio Dermeval Gonçalves Franco, 88 anos, funcionário público estadual, filho de Francisco Gonçalves Franco e Maria Gava Franco. Sep. ontem.

Aparecida Gonçalves Ferreira Tanazio, 82 anos, do lar, filha de Lazara Maria da Conceição. Sep. ontem.

Arnoldo Chiminazzo Boscardin, 98 anos, medidor, filho de João Baptista Boscardin e Catharina Boscardin. Sep. ontem.

Carlos Matias Bueno, 54 anos, representante comercial, filho de Sebastião Alfredo Bueno e Catarina Scheffer Bueno. Sep. ontem.

Carmelina Pacheco de Oliveira, 67 anos, agricultora, filha de Norberto Pacheco e Geni Rodrigues Pacheco. Sep. ontem.

Carmella Dissenha Carvalho, 94 anos, do lar, filha de Pedro Dissenha e Maria Dissenha. Sep. ontem.

Divanei Daichtman Brandão, 70 anos, assistente social, filho de João Daichtman e Dolores Fernandes Daichtman. Sep. ontem.

Dulcindo Saldanha Muniz, 89 anos, engenheiro, filho de Bernardino Saldanha Muniz e Maria Drul Muniz. Sep. ontem.

Estefano Spodarak, 71 anos, agricultor, filho de Dionizio Spodarak e Anastácia Spodarak. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Ezequiel Cordeiro, 49 anos, eletricista, filho de Vicente Cordeiro e Reinalda Rosa Cordeiro. Sep. ontem.

Hiroyuki Ota, 83 anos, comerciante, filho de Suezo Ota e Shichi Ota. Sep. ontem.

Jenilton de Oliveira Bastos, 80 anos, advogado, filho de Octavio de Oliveira Bastos e Albertina Morgado Bastos. Sep. ontem.

Lademir Walewski, 80 anos, mecânico, filho de Ladislau Walewski e Emilia Walewski. Viúvo de Eliza Walewski. Sep. ontem.

Lúcia Camargo da Cruz, 78 anos, do lar, filha de Maria Camargo. Viúva de José Alves da Cruz. Sep. ontem.

Lúcia Wisniewski, 90 anos, cabeleireira, filha de José Wisniewski e Maria Wisniewski. Sep. às 9h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Marlene da Silva Pereira, 69 anos, do lar, filha de Antônio Bento da Silva e Elisabeth Pinto da Silva. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Metropolitano em São Vicente, SP.

Natália Schoptian, 50 anos, do lar, filha de Aparício Schoptian e Maria da Luz Schoptian. Sep. ontem.

Nely Leal Vardana, 84 anos, professora, filha de Anacreonte Guerra Leal e Hercília Tavares Leal. Sep. ontem.

Pedro Rodrigues dos Santos, 90 anos, funcionário público estadual, filho de Delfino Borges dos Santos e Anália Rodrigues Borges. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Reinaldo dos Anjos, 49 anos, ajudante, filho de Manoel Moreira dos Anjos e Dejanira Colaço dos Anjos. Sep. ontem.

Reinaldo Roeder, 70 anos, motorista, filho de Harry Roeder e Ella Roeder. Sep. ontem.

Rogério Gonçalves da Cruz, 37 anos, autônomo, filho de José Maria Gonçalves da Cruz e Verônica Kravis da Cruz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Prever de Arapongas.

Rosa Luiza Gertrudes Muller, 87 anos, do lar, filha de Heinrich Bokelheide e Mathilde Munke Bokelheide. Viúva de Helmuth Muller. Sep. ontem.

LONDRINA

Edgard Piassa, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Helena Bossolam Martins, 91 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Andira, saindo da capela do mesmo.

Henrique Noboru Yamaoka, 72 anos. Sep. às 10h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Hiago Henrique Silva Segantin. Sep. ontem em Londrina.

João Lucas Jesus de Paiva Marafigo Sep. ontem em Cruz Maltina.

José Alves, 75 anos Sep. ontem em Londrina.

Laerte Ribeiro da Silva, 60 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo, em Londrina.

Marilda Farinacio, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Daniella Dunia Mohamed Egal, 43 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Erotilde Anghewiche, 77 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Ivandro Ascari Nunes, 34 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Leocádia Martusevicus, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Maria Martins Pereira, 84 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Osni de Jesus Oliveira, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Ruderley da Silva Santos, 41 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do Cemitério Parque Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]