• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Que entrasse na loja da Voluntários da Pátria, lá pela década de 60, certamente encontrava a figura do descendente de italianos Valentim Pedri. Fazia questão de atender os clientes e treinar os funcionários do negócio que viria a se tornar o Grupo Livrarias Curitiba. Livros especializados, principalmente na área do Direito, e material didático rendiam clientes fiéis, aqueles que mantinham caderneta para pagamento no fim do mês. Na entrada, um aperto de mão e a graça de saber vender as novidades. Para ele, livro exposto era livro vendido. Tão acertada a tática de corpo a corpo e a humanização no trato com os colaboradores que o negócio prosperou, e a partir de 1965 a loja única se transformou em muitas filiais.

Valentim deixou para trás o trabalho na agricultura familiar em Jaraguá do Sul (SC) e veio servir o Exército em Curitiba. Quem vinha para a cidade grande não voltava mais. Cursou o ensino técnico de comércio e arrumou um emprego na Rede Ferroviária. Deu asas às suas paixões: livros e futebol. Foi titular do time que viria a se transformar no Ferroviário, depois Colorado e, por fim, Paraná Clube. No futebol, continuou torcedor apaixonado e "professor" dos filhos e netos.

No entanto, os livros lhe mostraram o caminho empreendedor. O filho Marcos, diretor comercial do grupo, lembra como se fosse hoje do lançamento da primeira semente. Ao sair da RFFSA, Valentim foi contratado pela Editora Globo, do Rio Grande do Sul, que mantinha uma filial no Paraná. Quando a Globo desativou a filial no estado, Valentim tinha adquirido a experiência necessária na área de vendas do mercado livreiro e de material de escritório. Conhecia o mercado e aproveitou a oportunidade, lembra o filho.

Em 1963, montou uma ação entre amigos e, sem muitos recursos – "de forma quase amadora", afirma o filho –, Valentim iniciou a montagem da primeira loja. "Tinha um pipoqueiro em frente da loja, e eu ficava ao lado assistindo ao espetáculo da montagem e ao entra e sai de gente e produtos", conta Marcos. Com visão de futuro e senso de oportunidade, Valentim prestou atendimento aos colégios de todo o Paraná. Naquela época, Valentim enchia uma Kombi com diversos títulos de demonstração e saía pelo interior.

Para ele, a magia da gestão se fazia com o acompanhamento e a presença. Aprendeu ao longo do seu trabalho e pela observação o que mais atraía o cliente, e como treinar os vendedores. "Incentivava a leitura das orelhas dos livros pelos colaboradores e a gentileza no atendimento. Montou algo como uma escolinha de vendedores." E, de certa forma, com a família também. Sempre manteve os galpões dos livros e materiais recebidos pelas distribuidoras, nos fundos de casa. Era a festa para os filhos e netos, quando crianças e adolescentes, "sumir" por algumas horas para folhear os livros, conta Marcos.

Unido à família, os almoços ou cafés da tarde de domingo eram sempre em sua casa. Uma cama elástica e um campo de futebol, como não poderia deixar de ser para um amante do esporte, eram a diversão dos netos. Enquanto isso, a reunião familiar ao redor da mesa corria solta com as novidades da semana e os "causos". Tinha predileção por ópera e música sacra e mantinha uma coleção de CDs e DVDs, assim como de literatura religiosa. Os livros chegavam em primeira mão, autografados pelos autores amigos. "Nunca pensou em fazer outra coisa na vida", finaliza Marcos. Deixa a viúva Miryam, oito filhos, 13 netos e um bisneto.

Dia 17, aos 84 anos, de parada cardíaca.

Abelard Matos, 79 anos. Profissão: militar. Filiação: Martimiano Matos e Cervina da Silva Matos. Sepultamento ontem.

Alecir Benedita Ferreira de Oliveira, 75 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Maria Ferreira e Benedita Kuss Ferreira. Sepultamento hoje, Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Capela Mortuária do Uberaba.

Antônia Fialla Pawluzyk, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Fialla e Izabel Fialla. Sepultamento ontem.

Antonina de Souza Leal, 62 anos. Profissão: encarregado(a) serviços gerais. Filiação: José Romaszko e Bronislava Romaszko. Sepultamento às 9 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela Berti - São José dos Pinhais - PR.

Artur Gouveia, 61 anos. Profissão: soldador. Filiação: Manoel Gouveia e Linda Gouveia. Sepultamento às 11 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Igreja Evangélica no Bairro Jardim Cláudia em Pinhais - PR.

Carlota Volpi Vardanega, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Volpe e Maria Thomasi Volpe. Sepultamento ontem.

Dirceu Ferreira Fagundes, 63 anos. Profissão: coletor(a). Filiação: Pedro Ferreira Fagundes e Olga Ferreira Fagundes. Sepultamento ontem.

Eny Schwendtner, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Schwendtner e Ignez Alves Sidra. Sepultamento sábado, 26 de julho de 2014 às 17 h, Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Fábio José Rodrigues, 27 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Saturnino Pontes Rodrigues e Mirian de Quadros. Sepultamento ontem.

Iracema Meireles Brito, 73 anos. Profissão: inspetor(a) educação. Filiação: Reinaldo de Oliveira Meireles e Maria Eugracia de São José. Sepultamento ontem.

José Carlos Breve, 55 anos. Profissão: comprador(a). Filiação: Hermínio Breve e Aracy Baldo Breve. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela do Cemit. Boqueirão de AraucáriaPR.

Leopoldo Felipp, 83 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Adão Felipp e Maria Kwiatkoski Felipp. Sepultamento ontem.

Lúcia de Fátima Alessi Andrade, 56 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Alberto Alessi e Iolanda Martins Alessi. Sepultamento ontem.

Luiz Barbieri, 78 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Francisco Barbieri e Davina Alves Barbieri. Sepultamento hoje, Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Luiz Edmir Rangel, 58 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Júlio Rangel e Anna Ribeiro Rangel. Sepultamento ontem.

Maria Eloísa Freitas de Andrade, 8 anos. Profissão: estudante. Filiação: Everton Salvador de Andrade e Evellini Freitas dos Santos. Sepultamento às 16 h, Municipal Santa Cândida, saindo da Capela da Vila Autodromo/Cajuru - Curitiba - PR.

Marlene Aparecida Carneiro Mendes, 51 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Augusto Rodrigues Carneiro e Elsa Maria Carneiro. Sepultamento ontem.

Mauro Mathias, 61 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antônio Mathias e Maria de Lourdes Mathias. Sepultamento ontem.

Neide Maria Bastos Saad, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abrão Jorge Saad e Helena Machado de Bastos. Sepultamento ontem.

Olímpia de Souza Meyer, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Caetano de Souza e Blandina Porto de Souza. Sepultamento ontem.

Pasquale Celardo, 78 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Pietro Celardo e Elena Cimmino. Sepultamento às 17 h, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Jardim da Colina - São Bernardo do Campo/Sp.

Paulo Roberto de Macedo, 59 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Cirilo Francisco de Macedo e Júlia Silveira de Bittencourt Macedo. Sepultamento ontem.

Renate Elza Guder, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otto Albino Guder e Waltraud Clara Guder. Sepultamento ontem.

Rodrigo Guerra Duarte Pinto, 30 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Wilson Duarte Pinto e Maria de Souza Guerra Duarte Pinto. Sepultamento ontem.

Rosemeri Bueno, 28 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Olivar Ferreira Bueno e Mercedes Menas Barreto. Sepultamento ontem.

Serafim Onofre Pereira, 77 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Onofre Pereira e Maria Vicencia Pereira. Sepultamento ontem.

Simone Cristina Pereira, 31 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elias Pereira e Maria Leni Pereira. Sepultamento às 10 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Sofia Tracz, 69 anos. Profissão: zelador(a). Filiação: João Tracz e Vitória Zulkivicz Tracz. Sepultamento ontem.

Teresa Ferreira da Luz, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ortencio Mariano Ferreira e Floripa Maria de Almeida. Sepultamento ontem.

CondolênciasDeixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]