• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Quase todos os dias, por volta das 11 horas, Brasileiro saía com a netinha Suzana para dar uma volta pelas ruas da Vila Liane, em Ponta Grossa (Campos Gerais). "Ele aproveitava essas saídas para tomar sorvete com a minha filha [Suzana]. Eu não queria que ela comesse doce antes do almoço, mas não tinha jeito. Ele virava criança na companhia dela e os dois curtiam cada momento. Quando ele a pegava na escola, o trajeto de volta ficava mais demorado porque os dois paravam para observar os detalhes das árvores, das flores. Meu pai era assim", lembra Dirlene, com muitas saudades. "A docilidade dele era muito sincera, apesar de ter vivido uma infância laboriosa, algo natural numa família humilde", lembra o irmão mais novo, José Ruiter Cordeiro.

Nascido em Cândido de Abreu – que, à época, era distrito de Reserva – Brasileiro foi morar em Ponta Grossa com a família. "Ele chegou aqui com a idade de 15 anos e logo começou a trabalhar como garçom. Lembro que ele trabalhou, entre outros locais, no bar Daminha [Centro]", conta Ruiter. As dificuldades do recomeço em Ponta Grossa foram amenizadas com a ajuda de parceiros, como o casal André e Catarina Kubaski. "Fomos grandes amigos. Eu o esperava sair do serviço, na Rua XV de Novembro, para fazermos um lanche com Toddy e sanduíche no fim do dia", conta Daniel, um dos filhos do casal Kubaski.

Brasileiro também foi vendedor por alguns anos, profissão que o fez viajar bastante. Numa das viagens que fazia nessa época, encantou-se por uma moça de Reserva – quis o destino – chamada Maria Brasileira. "Uma graça. O Brasileiro e a Brasileira. No começo, eles eram apenas bons amigos que trocavam correspondências. Meu pai chegou a pedir que ela não esquecesse de convidá-lo para o casamento. Só que o namoro da mãe com esse outro rapaz não deu certo e ela acabou casando com o meu pai e sendo muito feliz".

Brasileiro utilizou sua experiência de garçom para tocar o próprio negócio, tendo administrado seu bar Brasil por mais de 30 anos. "Detalhe: um dono de bar que não tomava bebida alcoólica e nem fumava", ressalta Ruiter. Deixa a viúva, quatro filhos e duas netas.

Dia 7 de março, aos 76 anos, de câncer, em Ponta Grossa.

* * * * *

CURITIBA

Alberto Meldenberger, 47 anos, projetista, filho de Levino Meldenberger e Joanna Meldenberger. Sep. ontem.

Alceu da Silva Tavares, 72 anos, pedreiro, filho de Edelberto da Silva Tavares e Albertina M. Tavares. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Alfredo Holthman, 53 anos, agricultor, filho de Teophilo Holthman e Elvira Beger Holthaman. Sep. ontem.

Alice Siqueira, 84 anos, comerciante, filha de Marcelino Januário de Siqueira e Francisca Maria da Siqueira. Sep. ontem.

Ana Vo Schevisbiscky, 90 anos, do lar, filha de Francisco Vo e Maria Zarontonello. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal Santa Rita – Irati.

Anazita Maria dos Santos, 80 anos, do lar, filha de João Francisco dos Santos e Carmelita Maria dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Aparecido Martins de Souza Júnior, 22 anos, lavador de carros, filho de Aparecido Martins de Souza e Elenir de Jesus de Souza Oliveira. Sep. ontem em Iretama.

Bernardo Ozório Lacerda, 69 anos, lavrador, filho de Manoel Lacerda e Maria de Lourdes Lacerda. Sep. ontem em Guarapuava.

Bronislawa Kupka, 78 anos, do lar, filha de Pawel Kmiec e Wilhelmina Kmiec. Sep. ontem.

Carlos Roberto Caron, 37 anos, motoboy, filho de Loreno Caron e Doroti Cordeiro. Sep. ontem.

Carmen Lúcia Rodrigues Padilha, 42 anos, do lar, filha de João Rodrigues e Maria Joaquina Rodrigues. Sep. ontem.

Célia Fila, 51 anos, bancária, filha de José Fila Sobrinho e Filomena Boiano Fila. Sep. ontem.

Clairton Rodrigues de Carvalho, 41 anos, empresário, filho de Antônio Natalício Carvalho e Maria Teresa Rodrigues Carvalho. Sep. ontem.

Claudemiro Monteiro, 51 anos, servente, filho de Natalino Monteiro e Maria Fermino de Oliveira. Sep. ontem.

Dagmar Carvalho Mariano, 56 anos, vendedora, filha de Genezio de Souza Mariano e Anaziria Carvalho Mariano. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.

Dalmir Toterol, 29 anos, vendedor, filho de Olívio Toterol e Lourdes Turmena Toterol. Sep. ontem.

Diego Fernando Paulo de Oliveira, 24 anos, auxiliar de cozinha, filho de Deoclezio Luiz de Oliveira e Maria Eneide Paulo. Sep. ontem.

Diego Ribeiro Rocha, 18 anos, servente, filho de Valter Rocha e Dilacir de Lima Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Pentecostal Deus da Provisão – Vila Guarani – Colombo.

Dirce Stival Aplevicz, 80 anos, professora, filha de Ângelo Stival Netto e Maria Rosa Stival. Sep. ontem.

Elton Lopes da Silva, 27 anos, motorista, filho de Enivaldo Nunes da Silva e Zoraide Lopes da Silva. Sep. ontem.

Euclides Pedroso dos Santos, 78 anos, lavrador, filho de Serafim Pedroso e Maria da Luz dos Santos. Sep. ontem.

Florêncio Morais, 54 anos, pedreiro, filho de José Morais e Etelvina Pontes Morais. Sep. ontem.

Francisco Antônio Terzian, 50 anos, analista de sistemas, filho de Antoine Yecoub Artin Terzian e Mary George Zureg. Sep. ontem.

Francisco Joaquim dos Santos, 72 anos, lavrador, filho de José Joaquim dos Santos e Francisca Joana da Conceição. Sep. ontem.

Gustavo Dionísio dos Santos, 46 anos, gerente, filho de José Dionísio dos Santos e Maria Jesuína da Conceição. Sep. ontem.

Hira Camargo Chagas, 66 anos, filho de Anezio Camargo e Joana Chagas. Sep. ontem.

Ina Haiduk, 85 anos, do lar, filha de Jacó Dranka e Helena Dranka. Sep. ontem.

Ivo Mendes Lima, 64 anos, engenheiro civil, filho de Carlos Lima e Nercinda Mendes Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Jair Marques Resino, 74 anos, autônomo, filho de Abner Resino e Otília Marques Resino. Sep. ontem.

Jamir José da Silva, 44 anos, auxiliar administrativo, filho de Jucelim da Silva e Doralice da Silva. Sep. ontem em Ponta Grossa.

João Carlos Kirchner Filho, 51 anos, funcionário público municipal, filho de João Carlos Kirchner e Isabel Fernandes Kirchner. Sep. ontem.

João Luiz Fagundes Branco, 53 anos, filho de Lineu Fagundes Branco. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

José Batista de Oliveira, 57 anos, funcionário público estadual, filho de João Batista de Oliveira e Aldisia Maria da Conceição. Sep. ontem.

José Geraldo de Moraes, 73 anos, pedreiro, filho de José Ribeiro de Moraes e Rita Maria de Moraes. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial São marcos, saindo da capela da Associação de Bairro – Vista Alegre.

Josenilda Soares da Silva, 50 anos, comerciante, filha de Severino José da Silva e Terezinha Soares da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.

Leonira Maidel da Luz, 86 anos, comerciante, filha de Rodolfo Maidel e Maria Gravi Maidel. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Igreja Batista do Boqueirão.

Luiz Cezar Ussenço Elias, 40 anos, gerente, filho de Hélio Alves Elias e Maria Alice Ussenço. Sep. ontem.

Luiza dos Santos Zermiani, 84 anos, do lar, filha de Marcelino Feliciano dos Santos e Paulina Reinert dos Santos. Sep. ontem.

Maicon John Portela, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Leonor Portela. Sep. ontem.

Maria Aparecida Maravieski, 87 anos, do lar, filha de Gertrudes Ribeiro. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Maria de Jesus da Silva, 80 anos, filha de Benedito Modesto Ferreira dos Santos e Gertrudes Celestina Ferreira dos Santos. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Maria dos Santos Amaral, 78 anos, do lar, filha de Domício Antônio dos Santos e Amélia Pereira dos Santos. Sep. ontem.

Maria Fassura Quaquarini, 82 anos, do lar, filha de Batista Fassura e Luiza Furiana. Sep. ontem em Terra Rica.

Maria Leschak, 75 anos, do lar, filha de João Batista Mateus e Maria Batista. Sep. ontem.

Maria Ribeiro Grozenski, 73 anos, do lar, filha de Darvina Ribeiro. Sep. ontem.

Marinho Dias, 79 anos, mecânico, filho de Alice Dias. Sep. ontem.

Marizete Lima de Moura, 65 anos, filha de João Batista Lima e Maria Menezes Lima.

Milada Strougal dos Santos, 94 anos, cozinheira, filha de Francisco Strougal e Maria Wischcil. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Minoru Shoji, 73 anos, comerciante, filho de Naotaro Shoji e Iori Shoji. Sep. ontem.

Paulo Roberto dos Santos Lima, 57 anos, motorista, filho de Joaquina dos Santos Lima. Sep. ontem.

Rafael Alaf Maciel, 19 anos, marceneiro, filho de Anderson Teixeira e Rosângela Aparecida Maciel. Sep. às 11 h, no cemitério municipal de Campo Magro, saindo da capela da Igreja Católica – Água Boa.

René Rodrigo Ferreira da Silva, 29 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Carlos René Ferreira da Silva e Graci de Jesus Fernandes da Silva. Sep. ontem em São Mateus do Sul.

Rosilda de Fátima do Valle Rocha, 45 anos, do lar, filha de José do Valle e Autilia Rocha do Valle. Sep. ontem.

Rubens Bello, 84 anos, bancário, filho de José Bello Netto e Leonidia Zanon Bello. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.

Samoel Silva da Maia, 26 anos, servente, filho de Moisés da Maia e Ana Maria da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Sebastião de Sousa Nogueira, 93 anos, pedreiro, filho de Manoel da Cruz de Sousa e Madalena Maria de Jesus. Sep. ontem.

Valdecir Remuska, 47 anos, vigilante, filho de Júlia Remuska. Sep. ontem.

Valentim Scucato, 88 anos, autônomo, filho de Antônio Scucato e Emma Scucato. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.

Vanda Ostapiuk, 88 anos, funcionária público federal, filha de Lourenço Ostapiuk e Theophila Ostapiuk. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Vilson de Almeida Brasil, 53 anos, zelador, filho de Sebastião Alves Brasil e Natália Lopes de Almeida. Sep. ontem.

LONDRINA

Darcy Gumiero, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Davi Cesar da Silva, 41 anos. Sep. ontem em Londrina.

Francisco de Assis Marques, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gabriel Pelacini do Nascimento, 15 anos. Sep. ontem em Londrina.

Geraldo Sanches, 96 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Andirá, saindo da capela do mesmo.

Jaime Lombarde, 70 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 do Cemitério Jardim da Saudade – Londrina.

José Pais Correia, 65 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Juvercindo Rodrigues Gomes, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela do mesmo.

Luiz Ramos da Silva, 75 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Manoel Venâncio De Araújo, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Abatia, saindo da capela do mesmo.

Maria Celeste Lopes da Silva, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Devanir Gonçalves Barbosa, 59 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

Maria Lucia Ferreira, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.

Neusa Farias, 69 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nilza Gross, 81 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Rogério da Silva Rocha, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rosa Maria Soares Barbosa, 62 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Santa Verginio Soares, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sidney José da Silva, 47 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Valdevin da Mata, 51 anos. Sep. ontem em Tamarana.

Wellington Maciel Diniz, 16 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Cassiano Batista de Araújo, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São paulo, saindo da Rua Manaus, 21 – Vila C – Foz do Iguaçu.

Eliza Gabriele Dionísio Neto. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Floriano Vieira da Silva, 83 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Murilo Boiry Benatto, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Pedro Celestino do Nascimento, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da capela do mesmo – Foz do Iguaçu.

Vilmar de Souza Bueno, 51 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Aparecida Rosa Brasil, 78 anos. Sep. ontem em Juranda.

Clóvis Gonçalves, 62 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Dalva Sotocorno Romagnole, 60 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Jussara, saindo da capela do mesmo.

Deryll Wootson Souza, 18 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Florinda Favarini Rosada, 86 anos. Sep. ontem em Umuarama.

Genésio Claro dos Santos, 79 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Helena Gabelini Antonioli, 93 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Paulo da Conceição, 65 anos. Sep. no dia 26 de março, às 17h30, no cemitério municipal de Caxias, saindo da Rua 21 de Abril, 1.104 – Volta Redonda – Caxias.

Manoel Lino de Oliveira, 77 anos. Sep. ontem em Iretama.

Nair Leite Cardoso, 66 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Pedro Bispo de Araújo, 80 anos. Sep. ontem em Terra Boa.

Valdivino Fernandes da Silva, 76 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Vera de Jesus Vieira, 78 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Zenaide Zanela Campos, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]