• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família
  • Árvore genealógica, pintura acrílica sobre placa, 2002
  • Enamorados I, escultura em pedra sabão, 1993
  • Reflexo da canoa, pintura acrílica sobre tela, 1998
  • A arte do artista apresenta um painel de cores e texturas bem diversificado
  • Lineu com a esposa, Regina, em Buenos Aires (2005)
  • O artista com a vereadora Julieta Reis, na II Amostra de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Curitiba (2000)
  • Recorte de jornal de 1980
  • Recorte de jornal de 1975

O homem que edificou e projetou obras de paisagismo e urbanismo – equivalentes ao tamanho de mil campos de futebol – era um artista. Ao longo das últimas décadas, Lineu Borges de Macedo chegou à marca de aproximadamente 8 milhões de metros quadrados construídos. O conjunto de trabalhos inclui igrejas, edifícios ousados e as primeiras sacadas de vidro de Curitiba. Sempre aliou os cálculos matemáticos à orientação artística. Ainda criança , ensaiava as pinceladas em peças de cerâmica na fábrica do tio, em Campo Largo. Também transformava objetos de gesso com a ponta do canivete. Usava o material que tinha à mão, as terras coloridas da região e os pigmentos naturais. Nasceu em São Mateus do Sul , no Sudeste do Paraná.

SLIDESHOW: Veja mais fotos de Lineu Borges de Macedo

Tornou-se engenheiro civil em 1954. Dez anos depois, integrou a primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dedicou-se às duas profissões, somadas às artes plásticas. A esposa Regina lembra-se de que ele não parava. "Era hiperativo." Em casa mantinha um atelier e um laboratório de fotografia. O registro da imagem era uma "mania" – a ponto de formar uma pequena coleção de máquinas fotográficas. Tinha predileção pela Leica, marca alemã. Trabalhava com as cores e as formas com prazer.

Outra de suas paixões era a água. Quando não tinha o mar por perto, descarregava as energias nas aulas de natação no Clube Curitibano. Todos os dias. Levantava cedo para cumprir a tarefa diária e para não perder o prazer noturno de participar de exposições. Aliou a arte e a água: teve a fase da pintura do naturalismo com o tema marinho, com direito a espumas e gaivotas.

E pouco a pouco - ainda no auge da arquitetura - começou a se dedicar à pintura e à escultura. Dizia que já tinha feito tudo o que queria na área dos planejamentos e construções. Chegou, então, a hora de relaxar e escolheu a pintura, conta a companheira de tantos anos. Na agenda também eram certos os encontros de sexta-feira, no grupo de Chorinho, dos amigos do Instituto de Engenharia. Macedo não tocava nenhum instrumento musical, mas era presença certa.

O currículo é vasto. Participou de exposições individuais e coletivas aqui e fora do país. Foi membro da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap); e recebeu certificados de serviços relevantes prestados à nação pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Um pequeno resumo de quem foi Macedo pode ser encontrado na publicação A arte de Lineu Borges de Macedo, editada em 2007: "um exemplo de pessoa e de caráter que muito contribuiu para o desenvolvimento da arte e da cultura em nosso Estado." Deixa a viúva Regina, os filhos Carlos Henrique, Luiz Alberto, Paulo e Marcelo, e cinco netos.

Dia 17 de outubro, aos 85 anos, de mielodisplasia, em Curitiba.

* * * * * *

Alceu Ribas dos Santos, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Francelino dos Santos e Alcina Oliveira dos Santos. Sepultamento às 11:30 h, Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal Santa Cândida - Capela Nº 02 - Cemitério Municipal Santa Cândida.

Alexandra Sauer de Barros, 31 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Sauer de Barros e Maria Roseli Sauer de Barros. Sepultamento ontem.

Alice Vitória Xavier Oliveira, 2 meses. Filiação: Ricardo Heliston Pires de Oliveira e Jaqueline Alves Xavier. Sepultamento ontem.

Claudiomir Scussiato, 46 anos. Profissão: motorista. Filiação: Hilario Scussiato e Eva Romilda Scussiato. Sepultamento ontem.

Elias Marcal da Silva, 64 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Umbelino Marcal da Silva e Idalice Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Eliete Jabour, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Jabour e Zuleika de Souza Jabour. Sepultamento segunda-feira, 10 de novembro de 2014, em local a definir, saindo da Cap. do Cemit. São João Batista-Botafogo/rj.

Eneida de Mello, 99 anos. Profissão: bibliotecário(a). Filiação: Edgard Adriano de Mello e Virgínia de Mello. Sepultamento ontem.

Gilda Augusto, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Basílio Lúcio de Miranda e Serena Hipolita Miranda. Sepultamento ontem.

Hellen Rodrigues Lemos, 16 anos. Filiação: Marcos Antônio Lemos e Vanda Vieira Rodrigues Lemos. Sepultamento ontem.

Ivo Pereira de Brito, 55 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Marciano Pereira de Brito e Allice Alves de Brito. Sepultamento ontem.

João Elias Teixeira, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Elias Teixeira e Maria Cândida Teixeira. Sepultamento ontem.

João Vicente Felipe, 73 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Vicente Felipe de Maria e Maria Josefa do Espírito Santo. Sepultamento às 17 h, em local a definir, saindo da Cap. Mort. Munic. Guaira - PR.

Juciney Galvão, 33 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Clerio Galvão e Irene Ferreira Galvão. Sepultamento ontem.

Judith Piccinali Germano, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Evaristo Piccinali e Benedicta de Barros. Sepultamento ontem.

Luiz Adilson de Oliveira, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Melchiades de Oliveira e Cacilda Baptista de Oliveira. Sepultamento às 10 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 02- Cemitério Municipal do Água Verde.

Luiz Antônio Oliveira Caldas, 28 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro José de Oliveira e Maria Terezinha de Oliveira Caldas. Sepultamento ontem.

Luíza Duarte de Oliveira, 68 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Francisco José de Oliveira e Ana Duarte de Oliveira. Sepultamento ontem.

Maria Arete Pedroso, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Otto Guilherme Schumunker e Zulmira Moreira Schumunker. Sepultamento ontem.

Osnei Simões, 71 anos. Profissão: economista. Filiação: Joaquim Simões e Gracelina Costa Simões. Sepultamento ontem.

Ozório Ribeiro Couto, 69 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Abílio Alves Couto e Rozaria Ribeiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Rosângela Maria Moraes, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Affonso e Thereza de Oliveira Afonso. Sepultamento ontem.

Rosimeri Costa, 41 anos. Profissão: administrador(a). Filiação: Fermino Cândido Costa e Maria Benta de Melo Costa. Sepultamento ontem.

Rubem Espíndola Pires Júnior, 43 anos. Profissão: administrador(a). Filiação: Rubem Espindora Pires e Nadir Moreira Pires. Sepultamento ontem.

Ruy Farias, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Geronimo Farias e Maria Moreira. Sepultamento ontem.

Sabrina Brito dos Santos, 10 anos. Filiação: Odeberg Oliveira dos Santos e Rosania Pereira Brito. Sepultamento segunda-feira, 10 de novembro de 2014 às 17 h, em local a definir, saindo de Igreja Evangélica Luz do Mundo - Alfredo de Araújo - Ariquemes - Rondonia.

Teodoro Moroz, 90 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: João Moroz e Etelvina Moroz. Sepultamento às 10 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 01 Água Verde.

Therezinha Alves dos Santos, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Alves Barbosa e Rita Almeida da Conceição. Sepultamento ontem.

Wanderley Ferreira Bertoti, 41 anos. Profissão: motorista. Filiação: Sebastiana Ferreira de Araújo. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Lineu Borges de Macedo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]