• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Aluizio Estanislau Cherobim nunca precisou disfarçar: era um cirurgião-dentista reconhecido, mas todos sabiam que sua maior paixão era o teatro. Foi a esta arte que ele dedicou boa parte de sua vida, somando a presença nos palcos à sua representação política. Foi ator, iluminador, diretor e contra-regra. Foi um dos fundadores do grupo de teatro do Colégio Estadual do Paraná, estrelou peças com José Maria Santos e um curta metragem com Ary Fontoura.Em 1981, fundou o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Paraná (Sated-PR). De acordo com o atual presidente da entidade, Christo Dicoff, Aluízio foi uma das pessoas que mais lutou pela lei de regulamentação das profissões de artista e técnico do teatro. "É um homem de importância extraordinária para a história do teatro no Paraná", resume Diouf. Cherobim dividia a maioria dos méritos, assim como boa parte de sua vida e da trajetória no teatro, com sua esposa, Luciana. Também apaixonada pela arte, ela acompanhou o marido em espetáculos e também na militância política no setor. Juntos, foram homenageados com a Menção Honrosa do Troféu Gralha Azul, de teatro paranaense, em 1994, e, em 2004, ele recebeu a medalha comemorativa dos 50 anos do Guairinha. Depois que ficou viúvo, deixou Curitiba e foi para a cidade de Morretes, outra de suas paixões. Dedicava seu tempo ao Rotary Club local, às atividades com a comunidade do município e à companhia de familiares e amigos. Deixa 6 filhos e 11 netos.

Dia 23, aos 80 anos, de falência múltipla dos órgãos.

CURITIBA

Adriano de Jesus Pereira, 28 anos, jardineiro, filho de Orivaldo Fernandes Pereira e Hilda Caetana Pereira. Sep. ontem.

Agenor de Andrade Nascimento, 56 anos, auxiliar de produção, filho de José Gonçalves do Nascimento e Clementina de Andrade Nascimento. Sep. ontem.

Aloivo Bringel Guerra, 83 anos, economista, filho de José Joaquim Guerra e Emília Bringel Guerra. Sep. ontem.

Ana Luiza Teixeira Pereira, 80 anos, do lar, filha de Avelino Luciano Pereira e Luziana Teixeira Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Áurea Antoniacomi Dias, 86 anos, do lar, filha de Hermenegildo Antoniacomi e Ana Maria Pires Antoniacomi. Viúva de Raulino Dias. Sep. ontem.

Benedito Ferreira do Rozário, 87 anos, vendedor, filho de Manoel Ferreira do Rozário e Rita Ferreira da Luz. Viúvo de Maria de Lourdes Luiz Ferreira. Sep. ontem.

Carlos Vandré Yotsumoto de Castro, 31 anos, metalúrgico, filho de Luís Carlos de Castro e Flora Akie Yotsumoto de Castro. Sep. ontem.

Honorina Marcondes de Mello, 86 anos, zeladora, filha de Guilherme Carlos Marcondes e Ana de Mello César. Sep. às 10 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

Janina Mazur, 84 anos, do lar, filha de Jan Marzec e Josefa Marzec. Sep. ontem.

José Inocêncio de Carvalho, 83 anos, agricultor, filho de Inocêncio Francisco de Carvalho e Júlia Alexandrina de Carvalho. Sep. ontem.

Josias Pereira Braga, 78 anos, marceneiro, filho de Antônio Pereira Braga e Maria Francisca Braga. Sep. ontem.

Luiz Ossoski, 61 anos, pedreiro, filho de Luiz Ossoski e Maria Ossoski. Sep. ontem.

Magdalena de Almeida Satyro, 80 anos, professora, filha de Nestor Amaral de Almeida e Felícia Kitimiowicz. Sep. ontem.

Michalina Koman Smolinski, 90 anos, copeira, filha de Karol Koman e Rosalina Fusensowicz. Viúva de Wadislau Smolenski. Sep. ontem.

Mílton Sebastião Leal, 63 anos, chefe de cozinha, filho de Jorge Leal e Etelvina Luiz Leal. Sep. ontem.

Olinda Joaquina de Jesus Martins, 86 anos, do lar, filha de Jonas Vicente da Silva e Maria Joaquina de Jesus. Sep. ontem.

Roberto Monteiro da Rocha, 60 anos, diretor, filho de Oton Bezerra da Rocha e Ecriene Monteiro da Rocha . Sep. ontem.

Rosival Castro Bento, 45 anos, funcionário público federal, filho de Joasé dos Santos Bento Filho e Zenaide de Castro Bento. Sep. ontem.

Salvador Pimentel dos Santos, 81 anos, lavrador, filho de Benedito Pimentel dos Santos e Maria Pimentel dos Santos. Sep. ontem.

Sebastião Claudino, 65 anos, auxiliar de produção, filho de Joaquim Claudino de Camargo e Bernardina Maria de Jesus. Sem em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Selita Iracema Von Grafen Juliani, 72 anos, do lar, filha de Henrique Von Grafen e Maria Irma Hahn Von Grafen. Sep. ontem.

Teodoro Cassangi, 69 anos, gerente, filho de Mário Cassangi e Maria Cassangi. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Apucarana.

MARINGÁ

Benedito da Cunha Ferreira, 10 anos. Sep. ontem em Maringá

Glêison da Silva Sari, 20 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela Alvorada 1 de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250.

Hilda Camargo Ruela, 75 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever de Sarandi, Rua Jacana, 866.

Joir Pereira Mendes, 48 anos. Sep. às 15h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela Alvorada de Maringá, Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada.

Marinalva Aparecida Galeti Leão, 45 anos. Sep. ontem em Maringá.

Valdir Pereira da Silva, 53 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Yolanda de Oliveira Almeida, 76 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da capela do mesmo.

FOZ DO IGUAÇU

Claudina Soares da Silva, 93 anos. Sep, ontem em Foz do Iguaçu.

Eduardo Stumpher de Souza, 6 anos. Sep. ontem em Matelândia.

Daniel Machado de Mendonça, 50 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Parque Iguaçu, saindo da capela do Cemitério Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]