• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O médico Augusto Enzo Perotti era o tipo de pessoa movida a amor: amor à profissão, à vida, à família e ao ser humano. Foi o responsável por curar muitas pessoas e não se preocupava em levantar de madrugada para prestar socorro a quem quer que fosse – e não raro levava um enfermo em seu próprio carro para o hospital, mesmo contra a vontade de sua companheira.

Filho de imigrantes italianos, doutor Enzo, como era conhecido, nasceu no centro de Curitiba, viveu alguns anos com a família em São Paulo e então retornou para o Paraná. Aqui, continou seus estudos e participou do movimento estudantil. Serviu como oficial da cavalaria antes de se formar, casou-se pela primeira vez em 1950 e, junto com a esposa, adotou um menino.

Formado em 1949 pela Universidade Federal do Paraná, especializou-se em Cardiologia e foi um dos membros fundadores da Sociedade Paranaense de Cardiologia, em 1966. No Rio de Janeiro, fez especialização como sanitarista, sendo um dos primeiros médicos com essa especialidade no estado. Sempre dedicado ao trabalho, foi diretor do Laboratório Geral do Estado e professor nos cursos de Medicina da UFPR e da Faculdade Evangélica.

Para cuidar da sua própria saúde, adotou a arte como hobby e fez da pintura a expressão daquilo que mais admirava. Aluno de Guido Viaro e Teodoro de Bona, gostava de pintar paisagens, pessoas, festas e salões. Expôs seu trabalho na Biblioteca Pública do Paraná, no consulado da Itália, em hotéis, na Associação Médica e em algumas cidades de Santa Catarina. Pintou até os 75 anos de idade, e em 2000 viu sua obra Noite de Tango, que concorria com outros 1,6 mil projetos, ganhar o prêmio Talentos da Maturidade.

Depois que ficou viúvo, doutor Enzo se casou novamente, em 2004, com Araci. Juntos foram a diversos eventos da área de saúde, já que ela era enfermeira e colega de trabalho. "Ele atendia vários pacientes de graça, não via na medicina um lucro. E, mesmo cuidando bastante da profissão, ainda dava atenção para a família e era pintor", destaca a companheira, que completa dizendo que ele sempre tinha uma palavra para animar alguém ou acabar com uma briga. Deixa a viúva Araci, um filho e um neto.

Dia 10 de março, aos 89 anos, de insuficiência cardiorrespiratória.

* * * * *

CURITIBA

Amadeu Leme, 75 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Benedito Leme e Juvina Alves dos Santos. Sep. ontem.

Amilton Alves Fernandes, 59 anos, auxiliar, filho de Abner Vital Fernandes e Leocádia Fernandes. Sep. ontem.

Arthur Fernandes Staback Leal, 1 mês, filho de Alison de Souza Leal e Caroline Fernandes Biron. Sep. ontem.

Dolores Fernandes Majewski, 86 anos, do lar, filha de Daniel Fernandes e Izolina da Luz. Sep. ontem.

Dolourdes Bertao Zaniolo, 90 anos, do lar, filha de Pedro Bertao e Rosa Bertao. Sep. ontem.

Francisco Antônio Mateus, 85 anos, militar, filho de Antônio José Mateus e Tereza Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial de Umbará.

Giovani Novak, 33 anos, agricultor, filho de Marilene Cordeiro Novak. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Giovanni Rossi, 34 anos, empresário, filho de Vincenzo Rossi e Anna Fiorelli. Sep. no dia 26 de março, em horário e cemitério a serem designados, saindo da Villa D’Agre (Potenza – Marsico Vetere – Itália.

José Fernandes Neves, 81 anos, lavrador, filho de Geraldo Ferreira Neves e Ana Ferreira Neves. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical.

José Lopes, 76 anos, motorista, filho de João Lopes e Eloisa Vichaina Lopes. Sep. ontem.

Judite Aparecida Soares Cochak, 56 anos, do lar, filha de Dinor Soares e Hilda de Lourdes Borges Soares. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela de Santa Felicidade.

Juscelino Augusto da Silva, 61 anos, funcionário público federal, filho de Agenor Augusto da Silva e Antonieta Massareto. Sep. ontem.

Leonice Terezinha Suckow. 74 anos, do lar, filha de Francisco David Picco e Lídia Picco. Sep. ontem.

Lourival Teixeira da Silva, 57 anos, autônomo, filho de Pedro Teixeira da Silva e Cesarina da Luz da Silva. Sep. ontem.

Luiz Ricardo de França, 81 anos, militar, filho de Benedito Ricardo de França e Maria Afonso de Faria. Sep. ontem.

Mário de Jesus Mainardes da Silva, 59 anos, marceneiro, filho de Américo Mainardes da Silva e Maria Luiza de Queiroz. Sep. ontem em Ventania.

Nonezia Silva Santos, 73 anos, zeladora, filha de José Fabrício da Silva e Maria da Conceição de Lima e Silva. Sep. ontem.

Pedro Ricardo Cândido Piloneto, 20 dias, filho de Pedro Cezar Piloneto e Glaucia Cândido de Jesus. Sep. ontem.

Regina Isabel Borsatto Cordeiro, 61 anos, professora, filha de Hildo Borsatto e Norma Borsatto. Sep. ontem.

Verginia Maria de Jesus, 73 anos, do lar, filha de Maria Sorete de Jesus. Sep. ontem.

LONDRINA

Arcino Romão, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

Dionizio Antônio Margato, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

Éderson Rodrigues de Morais, 38 anos. Sep. ontem em Cambé.

Edneia Dias Campos, 60 anos. Sep. ontem em Londrina.

Encarnação Ruiz da Silva, 95 anos. Sep. ontem em Londrina.

Francisco Carlos Gonçalves do Carmo, 56 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Antônio dos Santos, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Beraldo, 61 anos. Sep. ontem em Cotia, SP.

Neuza Satiko Oguido Gushiken, 70 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Osmar de Souza, 59 anos. Sep. ontem em Bandeirantes.

MARINGÁ

Adelicio Gomes, 58 anos. Sep. ontem em Maringá.

Edmilson Ribeiro de Oliveira, 36 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Florinda Favarini Rosada, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 2 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – Zona 7 – Umuarama.

José Moreira dos Santos, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro – Paranavaí.

José Silvestre de Barros, 84 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Josefina Mascote Polotto, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

Maria Luiza Pinto, 79 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Diva de Lauro, 101 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Hercílio Vicente Rodrigues, 74 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Josefa Pinto Rodrigues, 69 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Setembrino Dutra de Oliveira, 71 anos. Sep. ontem em Matelândia.

Umberto Weber, 58 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Valdemar Grossmann, 74 anos. Sep. ontem em Missal.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]