• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Assed era o quinto filho de uma família de imigrantes libaneses, nascido no interior de Minas Gerais. Entre os 10 irmãos, nenhum deles tinha estudo e Assed acreditou que "ganhar o mundo" e dar voz a sua vontade de aprender lhe traria muitas oportunidades. E assim o fez, quando aos 16 anos viu-se em Curitiba, sozinho, mas com as portas abertas para o aprendizado. Começou como técnico em contabilidade; e, a partir de 1978, incluiu em seu rol de conhecimentos o curso de Engenharia, seguido de Teologia e Direito. Acreditava que uma área se mesclava com a outra para um resultado final positivo.

Em suas perambulações na adolescência, fez amizade com o frei Miguel e se transformou em mais do que seu motorista; viu na figura do capuchinho um orientador e amigo. Montou uma empresa de construção e ajudou a erguer a creche Frei Miguel, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), tornando-se tesoureiro na associação beneficente. "Viveu a vida de devoção com humildade e descrição, buscando fazer o bem e auxiliar com seu conhecimento e disponibilidade outras pessoas", comenta o filho Mateus.

Seu empenho em ajudar ultrapassou fronteiras e as figuras religiosas estiveram sempre em seu caminho. Ao visitar a cidade de Rasbaalbeck, no norte do Líbano, onde o seu pai nasceu, Assed se perdeu por não falar a língua árabe. Orientado a procurar um padre libanês que falava bem o espanhol, descobriu na figura do religioso um homem solícito, inteligente, e que viria a ser seu amigo ao longo das últimas décadas. Atualmente, o religioso é bispo da Igreja Greco-Católica Melquita, na Venezuela, e, no próximo dia 11 de agosto, Dia dos Pais no Brasil, Mateus deverá receber uma homenagem pelos 40 dias de morte do pai, conforme as tradições da igreja, em Caracas. Deixa cinco filhos e cinco netos.

Dia 3 de julho, aos 64 anos, de câncer.

* * * * *

CURITIBA

Adão Simon Santana dos Santos, 45 anos, lavrador, filho de Pedro Santana dos Santos e Maria Simon. Sep. ontem em Quitandinha.

Adilson Braz Gonzaga, 35 anos, autônomo, filho de Mateus Antônio Gonzaga e Hélia Braz Gonzaga. Sep. ontem em Iretama.

Alzira Crovador dos Santos, 73 anos, do lar, filha de Pedro Crovador e Tereza Bertoja Crovador. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Ângela Fernandes, 96 anos, filha de Afonso Von Lasper e Maria Theodora Lasper. Sep. ontem.

Anna Busato Caprilhone, 94 anos, do lar, filha de Luiz Busato e Aurora Bellatrice Dall Acqua Busato. Sep. ontem.

Antônio de Jesus Knutz, 51 anos, lavrador, filho de Jovino Knutz e Clotilde Ribas Knutz. Sep. ontem em Piên.

Aparecida Leopoldina Barreiro, 91 anos, do lar, filha de José Leopoldo e Maria Jesuína de Paula. Sep. ontem.

Arildo Gonçalves da Cunha, 57 anos, contador, filho de Daumir José Vieira da Cunha e Dirce Gonçalves da Cunha. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Arminda dos Santos Fortes, 87 anos, lavradora, filha de Bento Inácio dos Santos e Emília Jacinto dos Santos. Viúva de Aníbal Rodrigues Fortes. Sep. ontem.

Baldoino Kletenberg, 89 anos, militar, filho de Antônio Kletenberg e Maria Nekel. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Cassilda Maria Nunes Lopes, 78 anos, cozinheira, filha de Maria Nunes da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Medianeira – Guaratuba.

Ceslau Romanowicz, 83 anos, garçom, filho de Andre Romanowicz e Brasilina Romanowicz. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial São marcos, saindo da capela da Luz.

Dheimilly Vitória dos Santos de Mello, 1 dia, filha de Daniel José de Mello e Débora Gomes dos Santos. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Domina Costa, 86 anos, do lar, filha de Joaquim Modesto da Costa e Sophia Wancoski da Costa. Viúva de Jorge Antônio. Sep. ontem.

Evandro Geis Abreu, 22 anos, auxiliar de produção, filho de Edison Luiz Pereira Abreu e Sílvia Cristina Geis Abreu. Sep. ontem.

Floresval Pampuch, 74 anos, serralheiro, filho de Carlos Pampuch e Lúcia Filla Pampuch. Sep. ontem.

Gilnei Cordeiro da Veiga, 46 anos, porteiro, filho de Sebastião Ângelo da Veiga e Maria Alves Cordeiro da Veiga. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Itatiaia.

Helena da Luz Walczak, 50 anos, do lar, filha de Manoel da Luz e Maria Gonçalves da Luz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Guarapuava.

Helena Marques de Araújo, 83 anos, do lar, filha de João Domingos Marques de Miranda e Maria Claudina dos Santos. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Hilário Delfrate, 76 anos, barbeiro, filho de Luiz Delfrate e Otília Delfrate. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São J. dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Adventista Sião. Rua Barão de Antonina, 500 – Centenário.

Irecê Rodrigues Coimbra, 78 anos, professora, filha de Lázaro Rodrigues Coimbra e Isolina Garcia Coimbra. Sep. ontem.

Irene Piruk, 74 anos, do lar, filha de Nicolau Kochmanski e Catarina Kochmanski. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré.

Jesuino Rodrigues dos Santos, 69 anos, operador, filho de Manoel Joaquim dos Santos e Maria Rodrigues dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

João Francisco Barbosa da Silva, 82 anos, lavrador, filho de Francisco Jesuino da Silva e Maria Júlia da Conceição. Sep. ás 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

João Zachetko, 69 anos, agricultor, filho de Miguel Zachetko e Ludovica Zachetko. Sep. ontem.

José Dias de Moura, 84 anos, estivador, filho de Severino Dias de Moura e Maria da Conceição. Sep. ontem.

José Valderi dos Santos, 47 anos, mestre de obras, filho de Jandira Lúcia dos Santos. Sep. ontem.

Júlio César Rosa Martins, 22 anos, filho de Luiz Fernando Martins e Nilce de Lara Rosa. Sep. ontem.

Lauri Massuquetto, 79 anos, auxiliar de escritório, filho de Antônio Massuquetto e Letícia Massuquetto. Viúvo de Rosemari Massuquetto. Sep. ontem.

Leonora Somioni, 89 anos, professora, filha de Emílio Simioni e Maria Arsie Simioni. Sep. ontem.

Lorenzo de Lima da Silva, 2 dias, filho de Luciano Ribas da Silva e Priscila Michele de Lima Silva. Sep. ontem.

Luan Henrique Rodrigues de Melo, 20 anos, pintor, filho de Luís Carlos de Melo e Cleonice Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Luiza Gomes, 89 anos, auxiliar administrativo, filha de Cipriano Gomes e Ercilia Gomes. Sep. ás 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu.

Márcia Aparecida de Oliveira, 45 anos, auxiliar administrativo, filho de Aldivino Dorta de Oliveira e Brasilice dos Santos Oliveira. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Lima, 71 anos, do lar, filha de Manoel Ribeiro e Plácido Ribeiro. Viúva de Gentil Pinto de Lima. Sep. ontem.

Maria Eunice Gonçalves Habitzreuter, 90 anos, do lar, filha de Francisco Jesus Gonçalves e Aline Raposo Gonçalves. Sep. ontem.

Maria Iza de Oliveira Moreira, 67 anos, doméstica, filha de Joaquim Gonçalves de Oliveira e Maria Caitana. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Alto Boqueirão.

Maria Teixeira de Matos, 82 anos, do lar, filha de Pedro Teixeira e Narciza Padilha Teixeira. Viúva de Antônio Belo de Mattos. Sep. ontem.

Marly Werner Macedo, 79 anos, do lar, filha de Alberto Werner Sobrinho e Lucinda Rodrigues Werner. Sep. ontem.

Nahir Metzger dos Santos, 87 anos, do lar, filha de Frederico Metzger e Cornelia Metzger. Sep. ontem.

Nereu Luiz Xavier, 46 anos, pintor, filho de José Luís Xavier e Ercília Rodrigues Xavier. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Palmira Saporette Porpetta, 79 anos, do lar, filha de Carlos Saporette e Aguida Mini. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Pedro Natividade da Silva, 76 anos, funileiro, filho de Osvaldo Natividade da Silva e Izabel Buscardin da Silva. Sep. às 15 h, no Paroquial de Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Rogério dos Santos, 20 anos, garçom, filho de José Amparo dos Santos e Marli Nunes dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Rosa Maria da Cunha, 97 anos, do lar, filha de Grigorio José Barbosa e Maria Rosa de Jesus. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Rose Mari Ciszevski, 73 anos, do lar, filha de Henrique Roesner e Leonarda Koch Roesner. Sep. ontem.

Sebastiana Rosa Lima, 87 anos, do lar, filha de Salviano Domingos da Rocha e Sebastiana Francisca de Jesus. Sep. ontem.

Selma Misch Pollnow, 64 anos, agricultor, filho de Erich Misch e Frida Hamm Misch. Sep. ontem em Joinville, SC.

Sylvio Martins, 83 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Augusto Martins e Maria Magdalena Martins. Sep. ontem.

Thiago Fernandes Vieira, 18 anos, autônomo, filho de José Vieira e Livina Fernandes. Sep. ontem.

Vicente Sydoski, 63 anos, operador de máquinas, filho de Ludovico Sydoski e Paulina Panek Sydoski. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Campo Magro.

Vicentina Vaz Cláudio, 92 anos, do lar, filha de Andre Januário Vaz e Floriza Soares. Sep. ontem.

Yone de Gomy Benghi, 96 anos, do lar, filha de João Theophilo Benghi e Anita de Andrade Gomy. Viúva de Ernani Benghy. Sep. ontem.

LONDRINA

Anizia Pires de Oliveira, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Maciel Sana, 69 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Aparecida Cardoso da Costa, 66 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Cícero de Souza, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.

Concilia Maria de Selles, 76 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Durvalino da Silva, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Eliza Ferreira da Cruz, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Heliana Aparecida de Moura Oliveira, 37 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Zacaria de Góes Vasconcelos, 990 – Jardim Novo Bandeirantes – Cambé.

José Antônio da Silva, 80 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Católica – Usina Três Bocas – Londrina.

José Camilo de Matos, 86 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

José Roberto Ribeiro, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

Lazarino Zanin, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Canales Martinez Falqui, 93 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Nanci Aparecida Puggeze Mardegan, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.

Pedro Miguel dos Santos, 45 anos. Sep. ontem em Londrina.

Tarcilio Pereira de Sena, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Alifer Rodrigues Capitani, 19 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Júlio Rodrigues de Almiranda, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São paulo, saindo da Av. Bonito Lindo, 1.196 – Portal da Foz – Foz do Iguaçu.

Maria Rosa Lázzari Primaz, 83 anos. Sep. ontem em Medianeira.

Valeriano Arias, 75 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Dirce de Aguiar Furlan, 87 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Divina das Neves, 55 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Astorga, saindo da capela do mesmo.

Elson Tobias de Miranda, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Bernardo de Lima, 89 anos. Sep. às 14h30, no cemitério municipal de Cambé, saindo da capela do mesmo.

João José de Carvalho, 76 anos. Sep. ontem em Sarandi.

José Justo Pagnan, 77 anos. Sep. ontem em Farol.

Judith Escolástica Scramim Corrêa de Oliveira, 73 anos. Sep. ontem em Maringá.

Manoel Antônio Toledo, 83 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Oristo Montilho, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Roncador, saindo da Rua Santo Antônio – Centro – Roncador.

Olga Muchinski Vasselex, 74 anos. Sep. ontem em Luiziana.

Orlando Allebrandt, 74 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Ositha Andreoati Uliana, 70 anos. Sep. ontem em Água Boa.

Paulo Gomes da Silva, 79 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Robson Robles de Rossi, 40 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]