• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

"Mãe, pega papel e caneta pra mim antes que a inspiração vá embora!". Quando o filho Marcinho soltava essa frase e abraçava a gaita – ou melhor, "garrava na cordeona" - Elizabete já sabia que uma música nova estava a caminho. O rapaz que integrou por 12 anos a banda catarinense "Portal Gaúcho" não se contentava em tocar. Grande parte das músicas gravadas nos seis Cds do grupo é de autoria dele. Nascido de Ponta Grossa (Campos Gerais), Márcio sempre ouviu música gaúcha. Ainda criança, ganhou do padrinho uma sanfona pequena. "Ele até gostou do som da gaitinha, mas deixou-a de lado para aprender a tocar bateria", conta Elizabete. Aos 12 anos, o menino já dominava as baquetas e ditava o ritmo da banda "Os da bombacha", da qual o pai era gaiteiro. Foi por volta dos 14 anos que Márcio se reencontrou com a gaita. "Ele usava uma sanfona emprestada e, mesmo tendo pai gaiteiro, decidiu aprender sozinho. Ele se fechava no quarto e ‘tirava’ algumas músicas que já conhecia", relata a mãe. Márcio animou muitos bailes no Clube Tradição, em Ponta Grossa, antes de sair de casa e ir morar em Camboriú (SC), com apenas 17 anos. Por lá conheceu os rapazes com os quais criou o "Portal Gaúcho", banda que se apresentou em várias cidades dos três estados do Sul e de Mato Grosso. Num desses bailes, ele foi avistado por uma moça chamada Manuela. "Ela estava atrás do palco e viu o meu filho de costas".

Assim mesmo o achou bonito. Quando ele se virou e sorriu para ela, já se apaixonaram. Dessa união ganhei três netos", lembra Elizabete. Marcinho também era cantor na banda. Numa das músicas que ele mais gostava de cantar, "Trancão de Baile" (composição dele em parceria com Lucas Côrtes), o rapaz homenageia o próprio ofício: "No toque véio da cordeona fandangueira, não perco uma vanera atracado no salão". Segundo a mãe, um dos passatempos preferidos do jovem era cozinhar. "Ele fazia feijoada, carne assada, caldo de mocotó. Mas só tinha graça com a casa cheia". Há três meses, tinha voltado a morar em Ponta Grossa, perto da família. Deixa viúva, três filhos, a mãe, uma irmã e uma avó.

Dia 5, aos 33 anos, de acidente vascular cerebral, em Ponta Grossa.

CURITIBA

Ademir Fermino, 61 anos, eletricista, filho de João Fermino Neto e Jandira do Rosário Fermino. Sep. ontem.

Air Batista de Souza, 56 anos, metalúrgico, filho de Lavino Freitas de Souza e Dejanira de Souza. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Álvaro Antônio Princival, 20 anos, motorista, filho de Antônio Ailton Princival e Ironi Princival. Sep. ontem.

Ana Cândida de Lima Ferreira, 84 anos, do lar, filha de João Vitor de Lima e Sebastiana Cândida de Jesus. Sep. ontem.

Antônio Sidiney Lugli, 75 anos, Comerciante, filho de João Lugli e Pierina Ross. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Davina Gonçalves da Rocha, 82 anos, do lar, filha de Campolim Gonçalves e Carolina Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Doraci de Campos Lima, 67 anos, do lar, filha de Sebastião Gonçalves de Campos e Vitalina Rodrigues de Campos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Edinéia de Souza Pinto, 52 anos, filha de Silvano Batista de Souza e Alzira Correa de Souza. Sep. ontem.

Erick Willian Corrêa, 22 anos, segurança, filho de Jamiro Fernandes Corrêa e Eunice Ribeiro dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Francisca da Graça Rodrigues, 60 anos, auxiliar de limpeza, filha de José Rodrigues de Lima e Delfina Pinto de Lima. Sep. ontem.

Heloise Victoria Silva Viana, 1 mês, filha de Jaime Silva Viana Neto e Helena Maira Pratto. Sep. ontem.

Inês Aparecida da Silva Rodrigues, 39 anos, do lar, filha de José Rodrigues e Joanisa Rodrigues. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Tunas do Paraná.

Ivone Manosso Grande, 71 anos, do lar, filha de José Manosso e Nathalina Maria Manosso. Sep. às 10 h, no Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

João Alves Martins, 76 anos, marceneiro, filho de Rosa Martins. Sep. às 16 h, no Paroquial de Umbará

João Carlos Pereira, 26 anos, auxiliar de produção, filho de João Pereira e Edite Josina Pereira. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Adriana – Colombo.

Jocenir de Almeida, 24 anos, auxiliar de produção, filho de Maria Daparecida de Almeida. Sep. ontem.

José Mulek, 64 anos, operador, filho de Bazilio Mulek e Sophia Mulek. Sep. ontem.

José Pedro da Silva, 71 anos, filho de Maria do Carmo da Silva. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Monteiro Lobato.

José Safanelli, 61 anos, encarregado, filho de Alfredo Safanelli e Mônica Safanelli. Sep. ontem.

Leila Kubis Wos, 38 anos, auxiliar de produção, filha de Nicolau Kubis e Alzira Maria Kubis. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela Menino Jesus de Praga, Rua Alberto Otto, 10 – Santa Cândida.

Luiz César Pereira do Nascimento, 18 anos, auxiliar de produção, filho de Luiz Cosmo do Nascimento e Maria Pereira de Deus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Borda do Campo (Quatro Barras).

Luiz Felipe Lima dos Santos, 9 anos, filho de Orazil Lima dos Santos e Angélica Rosiane dos Santos. Sep. ontem.

Marcio Marciano, 32 anos, estofador, filho de Pedro Mariano e Brasilina dos Santos Marciano. Sep. ontem.

Marcos Antônio Vieira, 39 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Raimundo Aparecido Vieira e Maria Lindece da Silva Vieira. Sep. ontem.

Marcos Rodrigo Kotoski, 32 anos, filho de Jair Kotoski e Laila Aida Kotoski. Sep. Ontem.

Maria Ivone Pereira Duarte, 68 anos, do lar, filha de Juvenal da Cruz Pereira e Jovita Rodrigues de Oliveira. Sep. às 17 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Maria Magali Fromholz Ribeiro, 79 anos, do lar, filha de Augusto Fromholz e Leonor Fromholz. Sep. ontem.

Maria Nacari Gomes, 80 anos, do lar, filha de João Raimundo Teixeira e Catarina Nacari. Viúva de Antônio Gomes. Sep. às 16h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo do Alto Boqueirão.

Martha Maria Rosa, 72 anos, do lar, filha de João Olinda Marques e Olinda Maria de Jesus. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela AVM.

Orilda Francisca Natel, 42 anos, porteira, filha de José Vicente Gondarski e Antônia Anair Gondarski. Sep. ontem.

Orlando Moreno, 81 anos, pedreiro, filho de Frederico Moreno e Maria da Luz. Viúvo de Marta de Souza Moreno. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Sebastião José da Silva, 85 anos, filho de Jovelino José da Silva e Idalina Maria de Jesus. Sep. ontem.

Sebastião Procópio, 63 anos, auxiliar de produção, filho de Anastácio de Matos e Alixandrina da Cruz Teixeira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Campo Comprido.

Sidnei Puchta, 53 anos, porteiro, filho de João de Almeida Pinto e Clarinha Puchta. Sep. em horário e cemitério a serem designado, saindo da capela Santana, em Ponta Grossa.

Victor de Souza Alves, 69 anos, fiscal de obras, filho de Germino Pedro Alves e Ana de Souza Alves. Sep. ontem.

Vinicius Milliante, 9 anos, filho de José Vanderlei Milliante e Rosangela Batista. Sep. ontem.

LONDRINA

Ana Lúcia dos Santos, 27 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jataizinho.

Esther Boamorte de Miranda, 78 anos. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Francisca Maria Batista, 82 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua da Sorte, 310 – Conjunto Habitacional Carnacialli – Londrina.

Geny de Simone Fuganti, 80 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

João Pedro de Oliveira Filho, 64 anos. Sep. ontem em Sapopema.

José Carlos Ruiz, 46 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã.

Lucimara Pereira Silveira, 40 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela Jamaica. Rua Francisco Xavier da Silva – Jardim Bandeirantes – Londrina.

Maria Lídia de Oliveira, 90 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Alcides Lice, 184 – Jardim Parati – Londrina.

Rafaella Loureiro Trevisan. Sep. às 9h15, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Vera Lúcia Luiza de Magalhães Santos, 50 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Vitória Aparecida Proença Barbosa. Sep. ontem em Santa Cecília do Pavão.

Waldomiro Jareneczuk, 47 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Cristo Rei – Apucarana.

Wilson Fragoso, 50 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambará.

MARINGÁ

Aparecido Guerino Penimpedo, 62 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Benedito Carlos Morais, 55 anos. Sep. ontem em Umuarama.

Celso José Puríssimo da Silva, 59 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Flávio Eduardo de Jesus, 31 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ivani Leite Lufrano, 61 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Jair Cassiano, 51 anos. Sep. ontem em Guaporema.

João Jesumar Sestari, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Tamboara, saindo da capela 1 da Prever de Maringá. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Jorge Vicente, 60 anos. Sep. ontem em Maringá.

Leonilde Corpacci, 80 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Luzia Lourenço da Rocha Teixeira, 82 anos. Sep. ontem em Porto Rico.

Maria Antônia da Silva, 89 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Maria Aparecida Sirino, 74 anos. Sep. ontem em Cianorte.

Maria Helena Fagundes dos Santos, 63 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Maria Quitéria da Conceição e Silva, 90 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Bom Sucesso.

Percilia Ferreira Alves, 67 anos. Sep. ontem em Astorga.

Sebastiana Tavares Rochoel, 85 anos. Sep. ontem em Arapongas.

FOZ DO IGUAÇU

Irma de Oliveira Speffeld, 81 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

João Miguel Berger, 76 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Sotero, 89 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]