
No início da década de 1960, Sebastião passava as tardes negociando bebidas e outros produtos nos fundos de uma venda em São João do Triunfo, região Sudeste do Paraná. Ele sonhava com seu próprio comércio, mas o mercado da região estava saturado.
Em 1969, Sebastião pegou a família e foi viver na deserta Vila Maria Antonieta, bairro que pertencia a Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A distância da capital, a ausência de comércios e o potencial da região abriam as portas para o almejado negócio prosperar.
O Armazém Santa Anna, cujo nome homenageava sua mulher, foi levantado com suas próprias mãos. No balcão, a família vendia bebidas, alimentos e doces para as crianças. Por 20 anos foi o único comércio da região. Em meados da década de 1980, o local chegava a atender 200 pessoas por dia.
"Seu Bastião", como o chamavam clientes e vizinhos, era uma figura bastante popular. Vivia entre políticos, policiais e bêbados. Ao mesmo tempo em que papeava com delegados sobre os crimes da região, aconselhava os conhecidos alcoólatras a largar o vício. Era tão conhecido que quando seu filho adolescente morreu, um vereador nomeou uma rua em homenagem ao jovem.
Tinha fama de rabugento. Os netos o temiam. Faziam piadas sobre o quanto era bravo, o comparando ao personagem Wilson, o vizinho de Denis, o Pimentinha. Bastião não reconheceria a referência, pois nunca se interessou por desenhos animados. Era atencioso com todas as filhas, mas à sua maneira. Nos últimos anos de vida, colhia frutas no quintal, aos fundos do armazém, para agradá-las.
Com o tempo, seu comércio ficou obsoleto. Enquanto outros empreendimentos menores cresciam e viravam franquias no bairro, o Santa Anna estagnou. Quem visitava a venda ficava com a sensação de que o local tinha parado no tempo. Para a família, o armazém era um prejuízo, mas Bastião insistia em manter o negócio aberto. E foi o que fez, até o último suspiro.
Deixa a viúva Anna, três filhas, três netos e dois bisnetos.
Dia 26 de fevereiro, aos 77 anos, de infarto.
* * * * *
LONDRINA
Alice dos Reis Silva, 70 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do Centro Comunitário Ouro Branco Londrina.
Antonia Guidoni Stulzer, 84 anos. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 2 do mesmo Londrina.
Araci Gonçalves, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.
Aurora Correia de Camargo, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.
Cornélio Pereira dos Santos, 64 anos. Sep. ontem em Umuarama.
Helena de Oliveira, 79 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras Londrina.
João Cruz Gonçalves, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.
João Henrique Sobieray de Macedo, 44 anos. Sep. ontem em Londrina.
Jomar Berton, 54 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade Apucarana, saindo da capela do mesmo.
Lourdes de Oliveira, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.
Nadir César, 82 anos. Sep. ontem em Cambé.
Pascoal Siqueira Guelhardi, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.
Rodrigo Lemes Gonçalves, 28 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo Londrina.
Vinícius Marques Carvalho, 27 anos. Sep. ontem em Londrina.
MARINGÁ
Alcilia Maria de Oliveira, 12 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Almerinda Sartorio Pires, 91 anos. Sep. ontem em Nova Aurora.
Elza dos Santos Maurício, 57 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 Centro Marialva.
Isabel Maria de Souza, 80 anos. Sep. ontem em Atalaia.
José Nunes, 75 anos. Sep. ontem em Peabiru.
Loana Batista Rodrigues, 13 anos. Sep. ontem em Mandaguari.
Oscar Canelutti, 65 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
Tereza Sampaio Cordeiro, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 Jardim Curitiba Campo Mourão.
Tetsuro Kasaoka, 92 anos. Sep. ontem em Maringá.
Valdecir Mazaia Pina, 41 anos. Sep. ontem em Maringá.
FOZ DO IGUAÇU
Fahd Hanna, 66 anos. Sep. ontem no Rio de Janeiro, RJ.
Hermelinda Ramalho dos Santos, 49 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Ivo Casella, 80 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Maria Eduarda Braganceiro de Souza. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua São Luiz, 1.126 Vila C Jardim Bela Vista Foz do Iguaçu.
Marino Giacomozzi, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Carnaúba, 572 Jardim Tropical Foz do Iguaçu.
Ulisses Cunha, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas novo, saindo da Av. Gramado, 5.813 Jardim Santa Rita Foz do Iguaçu.
Valdir dos Santos Cavalheiro, 47 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Foz do Iguaçu.
CURITIBA
Adelir Conrado Cavassin, 74 anos, do lar, filha de José Conrado e Maria Jovita Conrado. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Antônio Alves Machado, 68 anos, autônomo, filho de Santinor Alves Machado e Maria Maia Fabrício. Sep. ontem.
Antônio Caitano Barbosa, 79 anos, autônomo, filho de Pedro Caetano Barbosa e Irene Cezario de Araújo. Sep. ontem.
Arno Ribeiro, 70 anos, autônomo, filho de Francisca Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Quadrangular Sítio Cercado.
Carlos Eduardo Figueira Lessnau, 57 anos, técnico em telecomunicações, filho de Lourival Lessnau e Judith Figueira Lessnau. Sep. ontem.
Charles Ferreira Rosa, 19 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Ferreira Rosa e Roseli Moreira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul.
Dalila Elias Guimarães, 84 anos, do lar, filha de Paulina Becker da Silva. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.
Dikson da Silva Ramos, 24 anos, auxiliar de limpeza, filho de Dinilson David Ramos e Márcia Rodrigues da Silva Ramos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da funerária de Araguari, MG.
Dirceu Ferreira Gomes, 63 anos, pedreiro, filho de Pedro Ferreira Gomes e Aracy Caetano Gomes. Sep. ontem em Antonina.
Emanuelle Aparecida da Silva, 2 anos, filha de Sérgio Marques da Silva e Vanilda dos Santos Costa. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara).
Izaque Pereira dos Santos, 70 anos, servente, filho de Francisco Pereira dos Santos e Francisca Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela São Gabriel Colombo.
Joaquim Ribeiro Machado, 9 meses, filho de Adioaldo Machado e Silmaria Ribeiro dos Santos. Sep. ontem.
Joel Marques Souza, 47 anos, pedreiro, filho de Manoel Rodrigues Souza e Maria Marques Souza. Sep. ontem.
José Dilson da Silva Santos, 43 anos, pedreiro, filho de José Silva Santos e Quitéria da Silva Santos. Sep. ontem.
José Raimundo Vieira, 78 anos, porteiro, filho de Raimundo Borba e Olívia Fernandes. Sep. às 9 h, no Cemitério parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Júlio Neres Ribas, 73 anos, comerciante, filho de Bento Taborda Ribas e Ana Straube Medeiros. Sep. ontem.
Luzia Cordeiro Carvalho, 81 anos, inspetora de educação, filha de Hilário Cordeiro e Gertrudes Bueno dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Manoel Innacio Moreira, 72 anos, motorista, filho de Abrão Inácio Moreira e Dorvalina Maria Moreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do salão paroquial de Godoy Moreira.
Marco Aurélio Alves de Lara, 45 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Alves de Lara e Ana Maria de Lara. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Maria de Lourdes Lopes, 80 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Antônio Lopes e Anastácia Strozungriewsiz Lopes. Sep. ontem.
Maria Ladi de Oliveira, 72 anos, doméstica, filha de Izaltino Benjamim Ferreira e Maria Biscaia de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.
Marilda Catarina Seidel, 58 anos, manicure, filha de Rudolpho Seidel e Itamara Chaves Pereira Seidel. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Nair Barbieiro Bianchessi, 88 anos, do lar, filha de Gervasio Barbieiro e Linda Ranzani. Viúva de José Bianchessi. Sep. ontem.
Nivaldo Leineker, 65 anos, vigilante, filho de Alberto Leineker e Bárbara Leineker. Sep. ontem na Lapa.
Norma Lopes da Silva, 78 anos, inspetora de educação, filha de Joel Ferreira e Maria Ferreira. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Orlandi Polli Ramos, 48 anos, borracheiro, filho de Dorvalino Polli Ramos e Laudilha Rodrigues Ramos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica São João Batista Araucária.
Paulo Henrique Fernandes Statzner, 2 meses, filho de Alex Statzner de Freitas Oliveira e Kelly Fernandes. Sep. ontem.
Regina Célia Estevão, 61 anos, do lar, filha de Regina Célia Estevão. Sep. ontem.
Rita de Cássia Helen Zeferin, 19 anos, balconista, filha de Roseli Zeferin. Sep. ontem.
Rosali Zequinão Pereira, 71 anos, do lar, filha de Orgel Pereira e Francisca Mercedes Pereira. Sep. ontem.
Sebastiana Barbosa Cantuario, 90 anos, do lar, filha de João Pereira da Silva e Maria Redugela. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).
Silvério Edgar Schneider, 69 anos, filho de João Alberto Schneider e Hulda Klein Schneider. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Waldemar Frank, 84 anos, filho de Reinaldo Frank e Anna Frank. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Walmor Sérgio Kehrwald, 68 anos, comerciante, filho de Nestor Max Kehrwald e Wilma Riedi Kehrwald. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Quatro Barras, saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Fundação ligada ao PT propõe revisão da política de drogas e das PMs e quer nova Guarda Nacional

Moraes nega prisão domiciliar a Bolsonaro

Ranking das Cidades: veja as melhores e piores notas no quesito Educação

Economia brasileira deve ter dois semestres bem distintos em 2026 – e uma escolha decisiva




Deixe sua opinião