• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Marcus podia viver em qualquer país, tal sua postura eclética. Era um poliglota: alfabetizado em alemão, mas que sonhava em inglês. Na adolescência, foi morar com os pais nos EUA, e nesse período chegou a ser salva-vidas e mergulhador em Nova York, mas optou por formar-se em Marketing e Publicidade. Entre suas atividades profissionais, acumulou funções como publicitário, consultor, especialista em normas e diretivas e professor. Trabalhou em francês, espanhol e italiano quando esteve à frente de cargos em concessionárias como Peugeot, Ford, BMW e Volvo – nesta última, foi um dos primeiros funcionários da filial brasileira. Passava de uma língua a outra, sem problemas.

O retorno ao Brasil deu-se na década de 80. Em Curitiba, encontrou Evelyn durante os inúmeros mergulhos que não deixou de lado nas poucas horas de lazer. Dessa união, surgiram as filhas Patrícia e Nicole. Mas havia 23 anos estava divorciado. Quando foi morar em São Paulo, também por motivos de trabalho, veio o segundo casamento e os filhos Erick e Natasha. Não deu certo. E, seis anos atrás, Marcus tinha finalmente encontrado sua alma gêmea. O relacionamento com a jornalista Claudia foi amor à primeira vista, lembra ela. Viviam e trabalhavam juntos 24 horas. "Eu era o seu número, e ele o meu." Entre os inúmeros planos do casal estava o de ir morar na praia quando se aposentassem.

Era um homem apaixonado pela vida. Não gostava de rotina e adorava desafios. Sempre estava com o rádio ligado – de preferência na emissora Ouro Verde. Diariamente, era possível vê-lo com fones de ouvido enquanto escutava audiolivros. Sabia o que estava acontecendo no mundo. Sem arrogância, "parecia que não sabia que era tão inteligente assim, pois, generoso, ensinava com prazer". Era do tipo que chorava em filmes românticos e de cachorros perdidos. Ação e faroeste também estavam em sua filmografia predileta. Sorria como criança quando proclamava: "agora vem aquela cena". Romântico, dançava pela casa com Claudia com ou sem música.

Entre as inúmeras lembranças dos filhos, Patrícia recorda-se dos eternos convites para comer pão com linguiça. Era uma especialidade de Marcus. Pescaria, churrasco em casa, salada de batata e de cebola também serviam como um banquete do paraíso. "Quando penso nele vêm à mente os dias calmos e tranquilos de pescaria que jamais serão esquecidos." Deixa a viúva Claudia e quatro filhos.

Dia 7 de setembro, aos 57 anos, de parada cardiorrespiratória.

* * * * *CURITIBA

Allan Thomaz da Silva Servidone, 23 anos, mecânico, filho de Isaac Servidone e Maria José da Silva Servidone. Sep. ontem.

Amanda Erika da Silva, 9 anos, filha de Marlete Aparecida da Silva. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Mandirituba, saindo da capela do mesmo.

Aparecida Deni Barros Ferreira Lima, 60 anos, funcionária pública federal, filha de João Batista de Barros e Vicentina Rodrigues de Barros. Viúva de Raul Ferreira Lima. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, MG.

Arnaldo Barbosa Santos, 59 anos, servente, filho de Domingos Barbosa Santos e Joana Maria de Oliveira. Sep. ontem.

Auta Lueneberger Kauling, 86 anos, do lar, filha de Alfredo Ribeiro Lueneberger e Lucia Albino Lueneberger. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Carlos Ferreira da Cruz, 75 anos, Lavrador, filho de Matias Ferreira da Cruz e Lourença Maria de Lima. Sep. ontem.

Cleide de Castro Moraes, 83 anos, Professora, filha de Benigno Bittencourt de Moraes e Ilda Castro. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Cleonice Teresinha da Rosa Dias, 69 anos, do lar, filha de Faustino Luiz da Rosa e Augusta Barbiot. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela do Jardim Graziella, em Almirante Tamandaré.

Denise Cardoso Dias, 28 anos, servente, filha de Silson Dias e Sara Cardoso Correa. Sep. ontem.

Elaine Zulmara Frank, 36 anos, professora, filha de Valter Natalio Frank e Creuza Deli Frank. Sep. ontem.

Elizeu Rosa de Lima, 33 anos, pedreiro, filho de Alcidino Rodrigues de Lima e Rosemira Rosa de Lima. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Paz.

Emanuelly Vicente de Barros, 2 meses, filha de João Marcos de Barros e Bruna Padovani Vicente. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Erica Schwab, 89 anos, comerciante, filha de Alfredo Schwab e Edwiges Krelling. Sep. ontem.

Esvaldil Alves de Paula, 45 anos, Pintor, filho de Aristides Alves e Marculina de Paula Alves. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Evangélica – Guaraituba, em Colombo.

Fabiano Correa, 28 anos, pedreiro, filho de José Niteroi Correa e Teresinha de Jesus de Souza Correa. Sep. ontem.

Fabio Domingos Cordeiro, 36 anos, pintor, filho de Dirceu Domingos Cordeiro e Nanci Hoffmann Cordeiro. Sep. ontem.

Francisca Batista, 77 anos, do lar, filha de Theodoro Javorski e Rozalia Javorski. Viúva de Alfredo Batista. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Francisca Bregenski Kaminski, 93 anos, do lar, filha de Vitorio Bregenski e Angélica Bregenski. Viúva de Leonardo Kaminski. Sep. às 10 h, no Paroquial Abranches, saindo da capela 3 do cemitério municipal do Água Verde.

Genny Enz Zeidler, 82 anos, do lar, filha de João Enz e Mathilde Von Enz. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Ida Zimmermann, 73 anos, do lar, filha de Manoel Zimmermann e Etelvina Zimmermann. Sep. às 11 h, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela 2 do cemitério municipal Santa Cândida.

Ilza da Silva Arduini, 90 anos, professora, filha de Cassiano Mauricio da Silva e Albertina Marinho da Silva. Sep. ontem.

Inácio Hilário Nogoseki, 58 anos, lavrador, filho de Abrão Nogoseki e Rosa Banack Nogoseki. Sep. ontem.

Inoel Lopes de Oliveira, 71 anos, pintor automotivo, filho de Marcolino Dias de Oliveira e Agostinha Lopes Vieira. Sep. ontem.

Irineu Antunes Filho, 86 anos, médico, filho de Irineu Antunes e Helena de Andrade Antunes. Sep. ontem.

Jacob Braz, 84 anos, lavrador, filho de Manoel Galdino Braz e Ana Puskolop Braz. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Jordelina Cabral, 90 anos, do lar, filha de João José Gonçalves e Gila de Jesus. Sep. ontem.

José Beck Lourega, 78 anos, advogado, filho de Ariovaldo Cortes Lourega e Maria Beck Lourega. Sep. ontem.

Josiel Cardoso da Cruz, 30 anos, motoboy, filho de Vitor Cardoso da Cruz e Maria Divanir da Cruz. Sep. ontem.

Juracema Pelizzari Costa, 86 anos, do lar, filha de Batista Pelizzari e Emilia Fernandes Pelizzari. Sep. ontem.

Laura Santos Soares, 83 anos, ajudante. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Vaticano – Turquesa.

Leny Maria da Cunha Trouche, 89 anos, funcionária pública federal, filha de Domingos José Trouche e Almerinda da Cunha Trouche. Sep. ontem.

Leony Pereira Biesemeyer, 92 anos, do lar, filha de Sebastião Gonçalves Pereira e Maria Izabel Álvares Pereira. Sep. ontem.

Liberato Barbosa, 51 anos, pedreiro, filho de Napoleão Barbosa e Leontina Barbosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Valentina Berti, em São José dos Pinhais.

Lourdes Pscheidt de Mello, 75 anos, do lar, filha de Theodoro Pscheidt e Luiza Pscheidt. Sep. ontem.

Marcos Henrique Franco de Oliveira, 59 anos, funcionário público municipal, filho de Acácio Candido de Oliveira Filho e Maria do Carmo Franco de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Maria da Gloria Carvalho, 75 anos, do lar, filha de Clementino Jorge Muller e Brasília Afonso Muller. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Silva, 93 anos, do lar, filha de João Caetano da Silva e Ernestina Vieira da Silva. Sep. ontem.

Maria Elena de Oliveira, 58 anos, do lar, filha de Zacarias Pedro de Oliveira e Ana Verônica Carvalho. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Altamira do Paraná.

Maria Gomes dos Santos, 81 anos, do lar, filha de Antônio Cardozo Gomes e Izabel da Silva. Sep. ontem.

Maria Kamers Reginaldo, 75 anos, do lar, filha de José Teodoro Kammers e Enedina David Kammers. Sep. ontem.

Mario Machado da Silva, 88 anos, militar, filho de Franklin Machado da Silva e Nilza Carvalho da Silva. Sep. ontem.

Maycon de Andrade, 21 anos, autônomo, filho de Lazinho Lino de Andrade e Joana da Cruz de Andrade. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Flavio Dallegrave, 9.745 – Barreirinha.

Nair Elias dos Santos, 80 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de José Elias e Júlia Maria Elias. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Nelson José Schwanka, 74 anos, comerciante, filho de José Schwanka e Catharina Gluski Schwanka. Sep. ontem.

Nilma Maria Almeida de Araujo, 51 anos, do lar, filha de José Luiz de Almeida e Julieta Natalícia de Souza. Sep. ontem.

Nilza Westphalen Scheliga, 78 anos, do lar, filha de Osvaldo Guilherme Westphalen e Sylvia Olinda Westphalen. Sep. ontem.

Osmar Ferreira, 48 anos, ajudante, filho de Didney Ferreira e Maria Juliana da Rosa Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida

Osvaldo Libel, 72 anos, operador de máquinas, filho de Jorge Libel e Júlia M. Libel. Sep. ontem.

Oswaldo Floriano de Proença, 69 anos, encarregado, filho de Napoleão Floriano de Proença e Julieta Thomas de Miranda. Sep. ontem.

Oswaldo José Venâncio, 77 anos, filho de José Manoel Venâncio e Benidia Machado. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela Vaticano – Jade.

Paulo Barros, 61 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Augusto Barros e Maria José Pereira de Barros. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus – Xapinhal – Sitio Cercado.

Pedro Pertel Filho, 69 anos, mecânico, filho de Pedro Pertel e Lourdes Pertel. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Renato Fernandes, 45 anos, controlador, filho de João Maria Colaco Fernandes e Cecília da Rosa Fernandes. Sep. ontem.

Ricardo Conceição, 25 anos, servente, filho de Francisco Conceição e Rita de Cássia Conceição. Sep. ontem.

Rodrigo Lisboa, 23 anos, servente, filho de Iliseu Lisboa e Nilza da Silva Pelegrini. Sep. ontem.

Sérgio Henrick Ribeiro, 1 ano, filho de Jaqueline Gonçalves Dias Ribeiro. Sep. ontem.

Wanda Borba e Cruz, 61 anos, vendedora, filha de Vicente Rodrigues Borba e Maria José Borba. Sep. ontem.

Yolanda Staback, 83 anos, funcionária pública estadual, filha de Pedro Nodari e Elvira Nodari. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Ana Maria dos Santos, 79 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Cesar Gomes da Silva, 40 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do Morumbi II, em Foz do Iguaçu

Cleberson Brasil Cesar, 13 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Santa Terezinha de Itaipu.

Conceição de Souza Emmerich, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Terezina, 959 – Jardim Bela Vista, em Foz do Iguaçu.

Guido Fester, 53 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Hélio de Lara, 40 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

José Alves Amorim, 72 anos. Sep. ontem em Matelândia.

Luzineide Raimunda Neto, 46 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Elena Lopes, 35 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Travessa Viamão, 168 – Jardim Nacional, em Foz do Iguaçu

Olga Ferreira de Camargo, 81 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Oliveira da Costa, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Romildo Coginski Martins, 22 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Missal.

LONDRINA

Aparecido Lúcio Caetano, 53 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Cláudio de Oliveira Avanzo, 39 anos. Sep. ontem em Cambé.

Domingos Francisco Marçal, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Edmundo Anunciatto, 72 anos. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 da Acesf de Londrina.

Izaura Pacheco Stersa, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santo Antônio da Platina, saindo da capela do mesmo.

Maria Aparecida Viana da Silva, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cornélio Procópio, saindo da capela do mesmo.

Maria Conceição Abreu Celeste, 86 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina.

Maria Lúcia Mendes da Costa, 52 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jaguapita, saindo da capela do mesmo.

Maria Nogueira da Silva, 78 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 do mesmo, em Londrina.

Masaco Kusunoki, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Minoru Tsukuda, 90 anos. Sep. ontem em Londrina.

Miquelina Gonçalves Riceto, 96 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da Catedral Central de Londrina.

Pedro Lemos, 89 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Ronaldo do Vale, 69 anos. Sep. ontem em Assai.

MARINGÁ

Anshim Uesu, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jussara, saindo da capela 1 da Casa da Cultura – Centro, em Jussara.

Antônio Cardoso da Silva, 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá.

Belanisia Rodrigues da Silva, 78 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Manoel de Souza Lima, 86 anos. Sep. ontem em Teodoro Sampaio.

Mary Yanagihara Takejima, 92 anos. Sep. ontem em Paranavaí

Sebastião Gonçalves, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela Alvorada 1 da Prever de Maringá.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]