• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Jofre Legat teve outras profissões, mas nenhuma o fazia sentir tanto orgulho quanto a de professor universitário. Logo depois de se formar, com 40 anos, em 1974, numa das primeiras turmas do curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), passou a lecionar para os seus calouros. Por um ano, trabalhou sem receber um tostão, substituindo um colega. A grande recompensa desse esforço foi a descoberta da afinidade com o ofício de ensinar. Permaneceu como professor da UEPG por 22 anos, tendo sido diretor do Setor de Ciências Socais Aplicadas. A vida profissional tinha começado ainda na infância. Como o pai era fiscal estadual e mudava de cidade com muita frequência, Jofre e um irmão mais velho foram criados pelos avós, em Ponta Grossa. Menino, ele trabalhou como balconista em diversas lojas do centro da cidade. Com 11 anos, fez amizade com uma menina da vizinhança, chamada Polixini. Só quando ambos completaram pouco mais de 20 anos de idade, já "encaminhados na vida", é que começou o namoro. Ele tinha se formado na Academia Ponta-grossense de Comércio (atual Sepam) e ela, como normalista. Jofre começou a trabalhar como fiscal da Receita Estadual do Paraná, mesma profissão do pai. As datas da vida em casal estão na ponta da língua de Polixini: "Noivamos em 31 de dezembro de 1952 e nos casamos em 1.º de dezembro de 1953". No último réveillon, depois de 58 anos de casados, os dois fizeram um programa de namorados: "Passamos a virada, só nós dois, em Balneário Camboriú. Foi lindo, de frente para o mar", conta. Jofre jogou basquete na juventude, mas sua paixão era mesmo o futebol. "Era torcedor do Operário e do Santos. Preto e branco de qualquer jeito", brinca Polixini. Ela sente falta de sua personalidade irreverente e ao mesmo tempo preocupada. Deixa viúva, cinco irmãos, três filhos e oito netos. Dia 19 de janeiro, aos 78 anos, de infecção generalizada, em Ponta Grossa.

* * * * *

Curitiba

Afonso Staben, 69 anos, mecânico de manutenção, filho de Roberto Staben e Helena Stabem. Sep. às 10h30, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Airton de Oliveira, 59 anos, bancário, filho de Otávio Mariano de Oliveira e Maria Celestina Tavares de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Mafra, SC.

Alice de Brito Azevedo, 87 anos, do lar, filha de Amazonas de Souza Azevedo e Hilda de Brito Azevedo. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Alice dos Santos Oliveira, 79 anos, do lar, filha de Domingos dos Santos e Ana Félix dos Santos. Sep. ontem.

Alísson Reginaldo de Paula, 17 anos, estudante, filho de José Vicente de Paula e Ivani Reginaldo de Paula. Sep. ontem.

Ana Jaci dos Santos Heyer, 86 anos, do lar, filha de Maria Erias dos Santos e Nélson Fonseca. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de José Boiteux, SC.

Arthur Freitas Padilha, 2 dias, filho de Pedro Paulo Carvalho Padilha e Maria Luci de Freitas. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela do mesmo.

Claudinei Fernandes de Souza, 37 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Ildeu Pereira de Souza e Dejanira Fernandes de Souza. Sep. ontem.

Darcir Djalma Moratelli, 68 anos, militar, filho de João Moratelli e Alzira Stival Moratelli. Sep. ontem.

Diair de Chaves Pereira, 65 anos, do lar, filha de Floriano Vaz de Chaves e Maria da Luz Martins. Sep. ontem.

Edenice de Fátima Picolo, 40 anos, do lar, filha de Pedro Picolo Neto e Maria Doraci Gabetti Picolo. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Católica – Boqueirão.

Eliana da Costa Marques, 62 anos, professora, filha de Alberto da Costa Marques e Iracema Selbmann da Costa Marques. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Emerson Normando Mokfa, 62 anos, advogado, filho de Laurentino Mokfa e Maria Mid Mokfa. Sep. ontem.

Fábio Alex Ramos, 16 anos, repositor, filho de Nilson Xavier Ramos e Sueli de Fátima Szczerepa Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Fabrício de Oliveira Lima, 33 anos, sapateiro, filho de Antônio Barbosa de Lima e Genny Aparecida Oliveira de Lima. Sep. às 9 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela da Associação de Moradores do CIC.

Francisca Kukel da Silva, 81 anos, do lar, filha de Francisco Kukel Filho e Madelena Kukel. Sep. às 10h30, no Cemitério Vertical.

Gilbert Joly, 82 anos, filho de Rome Joly e Alice Olivier. Sep. ontem.

Gisela Monika Fritz, 66 anos, professora, filha de Paul Karl Kroll e Vicentina Gerda Kroll. Sep. às 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela do Lar Betesda. Rua Cristiano Strobel, 2.010 – Xaxim.

Gonçalina de Lourdes das Chagas Zignani, 73 anos, do lar, filha de Eufrazino das Chagas e Sebastiana Cândida de Jesus. Sep. ontem.

Hélia Cadilhe de Oliveira, 96 anos, do lar, filha de José Fernandes Cadilhe e Adelaide de Menezes Cadilhe. Viúva de Jahyr de Oliveira. Sep. ontem.

Igor Emanuel Padilha Melnik, filho de Eziquiel Padilha Melnik e Rosenilda Padilha Melnik. Sep. ontem.

João Maria Camargo, 57 anos, filho de José Rodrigues Camargo Filho e Elisa Franco Camargo. Sep. ontem.

Joelton Rodrigues de Oliveira, 22 anos, pedreiro, filho de Joel Alves de Oliveira e Yolanda Rodrigues de Oliveira. Sep. ontem.

Jorge Osmar Gomes de Assis, 42 anos, pedreiro, filho de Darci Gomes de Assis e Izídia Amélia Ribeiro de Assis. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

José Antônio de Oliveira, 87 anos, agricultor, filho de Benvindo Antônio de Oliveira e Maria Mercês da Silva. Sep. ontem.

Juarez Farenhuk, 43 anos, pintor, filho de Pedro Farenhuk e Emídia Cardoso Farenhuk. Sep. ontem.

Luciano Puquevis, 24 anos, estudante, filho de Gislaine do Rocio Puquevis. Sep. ontem.

Luiz Pedro, 77 anos, funcionário público municipal, filho de João Pedro e Eugênia Piagio. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja São Leopoldo – CIC.

Luz Correia da Silva Neto, 55 anos, advogado, filho de Jositelma Arruda e Dilcel Metzger da Silva. Sep. ontem.

Marcos de Carvalho Carneiro, 36 anos, pedreiro, filho de Alfredo Carneiro e Tereza de Carvalho Carneiro. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Custódio, 82 anos, do lar, filha de Gustavo de Almeida e Ana Messias da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo).

Maria Oselame Ferrari, 81 anos, agricultora, filha de Isidoro Oselame e Assumpta Pasini. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Paróquia São José – São José do Cedro, SC.

Maria Paulichem, 70 anos, do lar, filha de Adão José Weber e Maria Margarida Weber. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Nossa Sra. Das Dores – Santa Felicidade.

Miguel Inácio da Silva, 62 anos, vigilante, filho de João Inácio da Silva e Isaltina Inácia da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Nahir Vieira Ribas, 73 anos, lavradora, filha de Pedro Vieira Pinto e Deolinda Afonso Vieira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Nelson José Nicco, 50 anos, contador, filho de Pedro João Batista Nicco e Noêmia Nicco. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do Paroquial de Campo Comprido.

Patrícia da Cruz Souza, 27 anos, do lar, filha de José Luiz de Souza e Rosa Maria da Cruz Souza. Sep. ontem em Telêmaco Borba.

Rodrigo Rosa da Silva, 27 anos, representante comercial, filho de Daniel Pimentel da Silva e Mara Luiza da Silva. Sep. ontem.

Ronaldo Pacheco, 28 anos, autônomo, filho de Eugênio Pacheco e Irma Seemann Pacheco. Sep. ontem.

Saturno de Souza, 81 anos, agricultor, filho de Antônio de Souza e Vergínia Joaquina de Albuquerque. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Thiago Müller, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Wilson Müller e Rosana Ribeiro. Sep. ontem.

Thiago Nadir Vieira Lima, 25 anos, motoboy, filho de Nadir de Jesus Lima e Ivone Rosa Vieira. Sep. ontem.

Valdemar José Valentim, 46 anos, serralheiro, filho de Valdemar Valentim e Maria da Luz Valentim. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Londrina

Alice Menck Furlan, 67 anos. Sep. às 9h15, no cemitério municipal de Sertanópolis, saindo da capela da Vila Nova – Londrina.

Ângelo Martins, 66 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Cláudio de Freitas Aguiar, 52 anos. Sep. ontem em Barra do Jacaré.

Dirceu Sicherolli, 72 anos. Sep. às 9h15, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Eva Gonçalves dos Santos, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

Flávio Luís dos Santos, 24 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Assaí, saindo da capela do mesmo.

Gabriel Domingues da Silva Rocha, 15 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jandira Meira Cardoso, 66 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

João Dias Pires, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Gomes dos Santos, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Miraselva, saindo da capela do mesmo.

Matsue Yamachita Nishikawa, 69 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Nadir Braga Martins, 58 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Nicole Martins Cazali. Sep. ontem em Cambé.

Paulo Sérgio Rangel, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

Primo Batisteli, 89 anos. Sep. às 8h15, no Cemitério São Paulo, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Sérgio Clemente, 42 anos. Sep. ontem em Ivaiporã.

Maringá

Antônio Maia, 61 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Aparecido Calixto, 41 anos. Sep. ontem em Maringá.

Benedita Castelani Prado, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 5 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Edmundo Ribeiro de Andrade, 50 anos. Sep. ontem em Maringá.

Elza Dias, 74 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Ernesta de Souza, 89 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela nobre da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Felipe Aparecido de Oliveira, 3 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 2 São Judas Tadeu. Av. Ney Braga, 1.419 – Jardim Izabel – Campo Mourão.

Hirtes de Mello Raimundo, 92 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Irene Maria da Silva, 49 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Mandaguaçu, saindo da capela Céu e Vida. Av. Brasil – Centro – Mandaguaçu.

Ivonete Gruge, 73 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

José Aparecido da Mota, 57 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Josefa Soares dos Santos, 81 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Lauro Alves da Silva, 83 anos. Sep. às 17h30, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela 2 da Prever. Av. São José, 491 – Centro – Nova Esperança.

Luiza Rosa da Neves Gimenes, 67 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Marcos Roberto Alves, 29 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Maria Encarnação de Arantes, 89 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da Rua Santa Catarina, 533 – Jardim Gutierrez – Campo Mourão.

Sérgio Clemente, 42 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Ivaiporã, saindo da capela do Paroquial Santíssima Mãe de Deus – Centro – Ivaiporã.

Sérgio Clemente, 42 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Ivaiporã, saindo da Rua Santíssima Trindade – Centro – Ivaiporã.

Foz do Iguaçu

Alisson Soares da Silva, 15 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Ana Clara Leiva. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Anderson Fernando Borges, 21 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Batista – Vila Maracan㠖 Foz do Iguaçu.

Cléverson da Silva Pelissari, 25 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu.

David Batisti, 79 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da cidade de Medianeira.

Fernanda Villalba Machado. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Cisne, 169 – Portal da Foz – Foz do Iguaçu.

Pedro Henrique da Silva Leiva. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Terezinha Maciel da Silva Ribeiro, 64 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – Novo, saindo da Av. Gramado, 685 – Três Lagoas, MS.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]