
Quando Aracy nasceu, em 1918, os casarões do chamado "Quadrilátero Histórico" de Ponta Grossa (Campos Gerais) ao lado do terminal central de ônibus ainda eram novos e muito bonitos. Entre as estreitas ruas 12 de Outubro e Tenente Hinon Silva, hoje dominadas pelo comércio, ficava a casa da família de Aracy. Naquele mesmo cantinho do Centro da cidade, a jovem começaria, anos mais tarde, o casamento com um músico por quem se encantou. "Meu pai [Ernesto Gravina] tocava pistão e acordeon. Ali por perto morava ainda o Juca Mota, acordeonista. Além disso, os irmãos do meu pai também eram músicos. Quando eles se reuniam, não precisavam nem dos instrumentos. Com umas colheres eles já faziam a festa. A mãe adorava", conta a filha Dirlene. Segundo ela, o casamento deu certo, entre outras razões, porque ambos entendiam as dificuldades de um e de outro. "Ele era um homem humilde. Tocava onde podia e não ganhava muito. Ele mesmo falava que trabalhava nas bocas quentes da cidade", lembra a filha. No entanto, foi no ramo da hotelaria que o casal encontrou um rumo definitivo. Primeiro, os dois tocaram a extinta Pensão Nova que já pertencia à família da mãe de Aracy onde hoje funciona um hotel, no Centro de Ponta Grossa. Alguns anos depois, eles assumiram o antigo Hotel Avenida, também na região central. "O pai sempre cuidou mais da parte administrativa, e a mãe cuidava da cozinha e coordenava o trabalho dos funcionários. Por um tempo, o pai também cuidou do bar da antiga sede do Clube Guaíra e, mais tarde, foi tocar o bar e restaurante Tingui, que ficava na Rua XV, em Curitiba. Passamos cerca de três anos morando na capital", conta Dirlene.
De volta a Ponta Grossa, a família ainda manteve os antigos hotéis Astoria onde hoje funciona o lojão 10 e 15 e o Hotel Gravina, que levava o sobrenome de Ernesto. "Ela não tinha nenhum segredo para cozinhar e sim um princípio: o tempero não podia disfarçar o sabor da comida. A mãe gostava quando os hóspedes elogiavam o feijão pelo sabor do próprio feijão", lembra a filha. Deixa duas filhas, cinco netos e três bisnetos.
Dia 23 de fevereiro, aos 94 anos, de causas naturais, em Ponta Grossa.
* * * * *
LONDRINA
Aparecida de Jesus Alves, 81 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo, em Londrina.
Benvinda Coreia dos Santos, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maria Martins, 76 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do mesmo, em Londrina.
Paulo Cesar Ramos Ferreira, 59 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.
Sérgio Akira Okino, 67 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da Chácara Okino, Rod. João Alves da Rocha Loures Usina 3 Bocas, em Londrina.
CURITIBA
Alexandre do Prado, 71 anos, pedreiro, filho de Abel Antônio Prado e Severina Maria Leite. Sep. ontem.
Álvaro Pinto Chaves, 78 anos, advogado, filho de Anselmo Pinto Chaves e Josefina Vieira Chaves. Sep. ontem.
Amabile Maria Quiminacio, 87 anos, do lar, filha de João Serenatto e Antônia Serenato. Viúva de Claudio João Quiminacio. Sep. ontem.
Antônio Bittencourt da Cruz, 77 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Benjamin Ferreira da Cruz e Maria Conceição da Cruz. Sep. ontem.
Antônio Martins Geremias, 81 anos, vendedor, filho de Francisco Manoel Geremias e Avelina Maria Rosa. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.
Antônio Pinto, 83 anos, militar, filho de Antônio Pinto e Mercedes Pinto. Sep. ontem.
Aurélio Canônico, 23 anos, artesão, filho de Sandra Francisca Canônico. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.
Bárbara Josefa Modelski, 69 anos, professora, filha de José Modelski e Josefa Modelski. Sep. ontem.
Carmelino Francisco Amorim, 94 anos, lavrador, filho de Francisco Antônio Amorim e Zulmira Amorim. Sep. ontem.
Ciríaco Sebastião Wosch, 68 anos, agente, filho de Francisco Wosch e Maria Wosch. Sep. às 11 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.
Crystiane de Mayra Ortiz, 22 anos, digitadora, filha de Roberto Lopes Ortiz e Maria das Graças Ortiz. Sep. ontem.
Denício Antônio Fausto, 74 anos, professor, filho de Antônio Ernesto Fausto e Joaquina da Silva Faustyo. Sep. ontem.
Dirce Santos Lima Szeremeta, 84 anos, professor, filho de Manoel Pedro dos Santos Lima e Thereza Wolff de Lima. Sep. ontem.
Dorothy Ferrer de Abreu, 68 anos, do lar, filha de Elias Ferrer e Aracy Ferrer. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano Rubi.
Edson José Zanini, 59 anos, engenheiro civil, filho de Albano Zanini e Oraci Dalpizol Zanini. Sep. ontem.
Elvira Trevizani, 78 anos, telefonista, filha de Artur Trevizani e Maria Madalena Gonçalves. Sep. ontem.
Emanoel Neumann Grassi, 64 anos, gerente de vendas, filho de Victor Delgaudio Grassi e Clara Izabel Neumann Grassi. Sep. ontem.
Erika Nikkel Mazay, 60 anos, do lar, filha de Peter Nikkel e Marichen Nikkel. Viúva de Osvaldo Ulisses Mazay. Sep. às 16h30, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Menonitas do Boqueirão.
Felomena Skraba, 85 anos, do lar, filha de Ignácio Burkoth e Elisabeth Burkoth. Viúva de Pedro Skraba. Sep. ontem.
Francisca Slompo de Freitas, 81 anos, do lar, filha de Lino Cordeiro de Freitas e Catarina Slompo. Viúva de Antônio Zanotto. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical, saindo de Santa Felicidade.
Geraldino Lopes Severo, 81 anos, mecânico, filho de Manoel Salvador Severo e Marfisa Francisca Lopes Severo. Sep. ontem.
Helena Trembulack Ambrosio, 77 anos, do lar, filha de Miguel Trembulack e Maria Trembulack. Viúva de Antônio Ambrosio. Sep. ontem.
Hermógenes Ulson, 81 anos, chefe administrativo, filho de Emilio Ulson e Palmira Ulson. Sep. ontem.
Iraci Januário Leite, 77 anos, do lar, filha de Felício Januário e Firmina Cogorni Januário. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Irene Arlindo Viana, 78 anos, do lar, filha de Emiliano Arlindo e Palmyra de Paiva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Iresmarta Fagundes, 38 anos, do lar, filha de Roldao Fagundes e Jurema dos Santos Fagundes. Sep. ontem.
João Adelino da Silva, 42 anos, filho de Leonides Marcondes da Silva e Alzira Dutra da Silva. Sep. ontem.
João Barbosa da Fonseca, 54 anos, filho de Izidoro Barbosa da Fonseca e Margarida Alves Barbosa da Fonseca. Sep. dia 21 em horário a ser designado, no cemitério municipal Cândida.
João Marcelo Correia, 35 anos, filho de Ambrosio Correia e Ermelina Correia. Sep. ontem.
José Carlos Martins de Oliveira, 36 anos, filho de Antônio Martins de Oliveira e Tereza Rodrigues Oliveira. Sep. dia 20 em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.
José Enos Borges, 83 anos, funcionário público estadual, filho de Donato Borges da Silva e Clotilde Borges da Silva. Sep. ontem.
José Skrobot Filho, 65 anos, projetista, filho de José Skrobot e Elcida Skrobot. Sep. ontem.
Josefa Maria da Silva Marostica, 74 anos, do lar, filha de Francisco Pinheiro da Silva e Idalina Maria da Conceição. Viúva de Antônio Marostica. Sep. ontem.
Lídia Guedes, 62 anos, do lar, filha de Perciliano Cristiano Guedes e Otilia de Lima Guedes. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela do cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.
Maria Castanho de Souza, 65 anos, autônoma, filha de Augusto Castanho e Tereza Hermínia Notari. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela 1 do mesmo.
Maria Francisca de Assis, 60 anos, do lar, filha de Vitor Albino de Assis e Florestina Cândida de Assis. Viúva de Francisco Rodrigues Simoes. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Marilena José Miranda Costa, 54 anos, policial militar, filho de Obedias José Miranda e Simiris Izabel dos Anjos. Sep. ontem.
Mario Straioto, 84 anos, filho de Ângelo Straioto e Rosa Straioto. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.
Maykon Alves Moreira, 25 anos, filho de Edileuza Alves Moreira. Sep. ontem.
Neli Salin Cezario, 68 anos, cozinheira, filha de João Salin e Antônia de Jesus Salin. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Santa Felicidade.
Neva Farago Teixeira, 89 anos, do lar, filha de Clemente Farago e Maria Palmeira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.
Noemi Matciulevitz de Moraes, 41 anos, administradora, filha de Antônio Antunes de Moraes e Eva Matciulevitz de Moraes. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Central, em Paranaguá.
Olga Kshesek Lacowicz, 83 anos, do lar, filha de Carlos Kshesek e Helena Kusek. Viúva de Júlio Lacowicz. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.
Osvaldo Lindolfo Greneman, 42 anos, filho de Lindolfo Greneman e Anilza Ferreira. Sep. dia 22 em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.
Renato Petruy, 59 anos, eletricista, filho de Heitor Petruy e Erminda Petruy. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Rosa Mariano de Mello, 81 anos, do lar, filha de Benedito Mariano de Siqueira e Catharina Pavan. Sep. ontem.
Valdir Barro, 55 anos, motorista, filho de Luiz Barro e Clementina Bampi. Sep. às 16 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
Virgílio Pontoni Neto, 51 anos, filho de Luiz Pontoni e Maria Araujo Pontoni. Sep. às 10 h, no Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela da Luz.
Weverton Chane dos Santos, 23 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Nestor Farias dos Santos e Liliane do Rocio Chane. Sep. ontem.
Zilda Rodrigues da Silveira, 74 anos, costureira, filha de Lazaro José Rodrigues e Maria Luiza Rodrigues. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Tudo dominado: até 61 milhões de brasileiros vivem sob o domínio do crime

China, Rússia, Brasil: quem são os parceiros comerciais do Irã que entraram na mira da nova tarifa de Trump

Voto distrital misto: a nova forma de eleger deputados que Motta propõe para 2030

CFM faz seu trabalho e sofre interferência descabida de Moraes




Deixe sua opinião