• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Ele bem que tentou resistir ao fascínio das artes plásticas. Em vão. Adulto – e com carreira promissora nas Forças Armadas – o curitibano Jorge Carlos Sade se viu designado para servir no Rio de Janeiro. Seu endereço: Copacabana. A época: os dourados anos 50. Em pouco tempo, passou a intercalar os rigores da caserna e as delícias da boemia, com vantagem para a segunda opção.

Nos inferninhos cariocas, conheceu o poeta Vinícius de Moraes e pintores como Carlos Scliar e Di Cavalcanti. Nos primeiros tempos, sonhava ser tão bom quanto eles. Tinha pedigree, afinal. Fora aluno de Torstein Andersen antes de entrar para a Academia de Agulhas Negras. Mas, "como bom árabe" – conta um de seus irmãos, o empresário Luiz Fernando Sade –, logo percebeu que faria mais e melhor se, em vez de competir com os mestres modernistas, vendesse as telas que produziam. "Era um grande articulador", diz.

De militar com estrelas, Jorge se tornou marchand respeitado, disputado pela nata dos ateliês. Em segredo, ainda pintava, e com méritos. No ano de 1962, tirou o primeiro lugar no trágico salão em que o genial Miguel Bakun levou como prêmio uma caixinha de lápis de cor, humilhação que teria levado o pintor ao suicídio.

Não se sabe ao certo, mas tempos depois Jorge desiste dos cavaletes, ainda que não da maior de suas paixões. Em 1972, de volta em definitivo a Curitiba, abre na Praça Garibaldi a Galeria Acaiaca, promovendo nada menos do que uma individual do japonês Kaminagai. Virou um "antes e depois". A cidade só conhecia espaços como a Cocaco, uma molduraria que também vendia telas. Mas a Acaiaca era diferente – colocaria o Paraná em definitivo no circuito das artes. E vingaria Bakun.

Expor ali era o que havia – o olho de Jorge Sade não deixava escapar um talento, a exemplo de Carlos Zimmermann, Rones Dumke e Rogério Dias. Nem fazia pouco de um bom paranaense das antigas. Standards como Arthur Nísio encontraram no galerista o respeito esperado, emplacando as melhores paredes da cidade. Os Sade, família de comerciantes abastados, ganharam, com ele, também um lugar nas páginas da cultura.

A Acaiaca fechou em 2006, com mais de 30 anos de serviços prestados, não sem certa amargura para seu criador. Jorge sabia da importância de seus feitos, apesar do silêncio em redor. Nos anos que se seguiram, recolheu-se a seu apartamento, na Rua 13 de Maio, entregue à literatura, aos clássicos do cinema e às trilhas sonoras que não cansava de escutar. Solteiro e sem filhos, teve seis irmãos – Norma, Aristeu, Regina, William (in memoriam), Maria José e Luiz Fernando.

Dia 29 de outubro, aos 86 anos, de complicações cardíacas.

* * * * *

Adriano da Costa Tenório, 35 anos. Sepultado ontem.

Alice de Barros, 85 anos. Sepultada ontem.

Alifer Douglas Conrado, 18 anos. Sepultamento às 16 h, em local a definir, saindo de residência.

Antônia Bacron, 75 anos. Sepultamento às 11 h, Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Aparecida Alves Barbosa, 73 anos. Sepultada ontem.

Aparecida Alves Pinto, 83 anos. Sepultada ontem.

Armando Francisco Pazini, 80 anos. Sepultado ontem.

Atanair Ramos Presotto, 76 anos. Sepultado ontem.

Avelina Sebastiana de Amorim, 57 anos. Sepultamento às 10 h, Colônia Faria (Colombo), saindo da Assembleia de Deus, Rua Ortência 1.455, Monte Castelo - Colombo.

Benedito Moreira de Anhaia, 80 anos. Sepultado ontem.

Cecília Alves de Lima, 83 anos. Sepultamento às 16 h, Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Cecília Kinuko Takeda, 79 anos. Sepultada ontem.

Claudeir Felippe Ribeiro, 28 anos. Sepultado ontem.

Claudinei Domingues Ferreira, 34 anos. Sepultado ontem.

Devalma Osbaldina Bertmes, 63 anos. Sepultada ontem.

Diomar Brisolla, 78 anos. Sepultado ontem.

Dionatan Luís de Almeida Proença, 27 anos. Sepultado ontem.

Edson Machado, 48 anos. Sepultado ontem.

Eduardo Pergher, 20 anos. Sepultado ontem.

Ely Maria Cordeiro, 58 anos. Sepultamento às 9 h, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Municipal de Joiville/SC.

Erotides Teixeira Nascimento, 80 anos. Sepultada ontem.

Eugênio Vítor Buiarskey, 68 anos. Sepultado ontem.

Francisca Colaço de Oliveira, 93 anos. Sepultamento às 11 h, Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 1 - Boqueirão.

Geremias Gueller, 65 anos. Sepultamento às 11 h, Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da Capela 1 Cemitério Mun. Sta. Cândida - Curitiba/PR.

Hedwiges Wapenik Moreira, 89 anos. Sepultada ontem.

Heloiza Kuster Nascimento, 84 anos. Sepultada ontem.

Henrique Gabriel Gonçalves dos Santos, 0 dia. Sepultado ontem.

Ingridi Vitória Olegário, 2 dias. Sepultada ontem.

Itacir Genésio da Costa Massaneiro, 74 anos. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela da Luz.

João Zenere Sobrinho, 84 anos. Sepultado ontem.

Jociano Lemos Cordeiro, 30 anos. Sepultado ontem.

Joel dos Santos Araújo, 45 anos. Sepultado ontem.

José Ladislau Godói, 70 anos. Sepultamento às 10 h, Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da Capela São Pedro - Vila São Pedro - Xaxim - Curitiba/PR.

Launir dos Santos Souza, 71 anos. Sepultado ontem.

Leandro Guimarães da Costa, 23 anos. Sepultamento amanhã, 5 de dezembro de 2013, em local a definir, saindo de Sta. Clara de Assis em Manaus/AM.

Leandro de Oliveira de Jesus, 18 anos. Sepultado ontem.

Leonardo Soaki, 86 anos. Sepultamento às 9 h, Parque Senhor do Bonfim (S.J. dos Pinhais), saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Lúcia Mikos, 80 anos. Sepultado ontem.

Maria Bartos, 66 anos. Sepultado ontem.

Maria Castro Lima, 87 anos. Sepultado ontem.

Mário Francisco Dubiella, 81 anos. Sepultado ontem.

Marta Pereira da Cunha, 29 anos. Sepultamento às 10 h, Parque Senhor do Bonfim (S.J. dos Pinhais), saindo de Igreja Evangélica O Brasil Para Jesus Cristo - Xaxim - Curitiba/PR.

Mateus Felipe Cândido do Nascimento, 15 anos. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo de Velório na Mortuária Municipal de Paranavaí.

Mayara de Paula Valadão, 17 anos. Sepultamento hoje, Municipal do Boqueirão, saindo de Direto.

Miria Vieira dos Santos Venâncio, 48 anos. Sepultamento às 17 h, Ferraria (Campo Largo), saindo de Parque São Pedro.

Nilce Chagas Gomes, 81 anos. Sepultado ontem.

Nilton Deibl de Lima, 41 anos. Sepultamento às 11 h, Cemitério Central de Araucária, saindo de Escola São Pedro Apóstolo.

Olga Viera Lipka, 84 anos. Sepultada ontem.

Olinda da Silva, 75 anos. Sepultada ontem.

Orlando de Andrade Correia, 36 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal de Quatro Barras - São Sebastião, saindo da Capela São Sebastião, em Quatro Barras/PR.

Orlinda Plantz Kailich, 78 anos. Sepultamento às 10 h, Paroquial Colônia órleans, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 2.

Rafael Nascimento da Silveira, 22 anos. Sepultado ontem.

Raul Mendes Júnior, 86 anos. Sepultado ontem.

Raul Setim, 93 anos. Sepultado ontem.

Rosália Vital dos Santos, 58 anos. Sepultamento amanhã, 5 de dezembro de 2013, às 10 h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério de Inhauma - Rio de Janeiro/RJ.

Rubens Valendorf, 58 anos. Sepultado ontem.

Sady Ricardo dos Santos Filho, 82 anos. Sepultado ontem.

Sérgio Daniel da Silva, 43 anos. Sepultado ontem.

Teófilo Banachek, 82 anos. Sepultado ontem.

Terezinha Braz de Oliveira, 77 anos. Sepultamento às 9 h, em local a definir, saindo da Capela São Carlos de Ribeirão do Pinhal/PR.

Vilmar Ilois, 46 anos. Sepultado ontem.

Zoraldina Batista da Silva Santos, 77 anos. Sepultada ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]