• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

"Caminhemos, talvez nos vejamos depois. Vida comprida, estrada alongada. (...) Vou indo, caminhando sem saber onde chegar. Quem sabe na volta te encontre no mesmo lugar". O sucesso de Herivelto Martins também marcou na voz de Arnaldo, o multiprofissional que atuou como bancário, comerciante, empresário e motorista de vans escolares e de excursão. De tantas serestas realizadas, ganhou o apelido de "seresteiro do Ahú".

Talvez por ser um homem apaixonado por tudo o que fez durante a vida, Arnaldo cativava quem cruzasse seu caminho. "A voz linda me fascinou", lembra Terezinha, quando a ouvia nos bailes de sábado à tarde. Entre as lembranças da união de 55 anos, a esposa recorda-se de uma música em especial. Pecado resume o arrebatamento de um jovem de 22 anos por uma menina de 15.

O namoro foi longe, graças à criatividade de Arnaldo. Como não podiam se encontrar durante a semana, pois o pai de Terezinha era rígido, combinou com a amada que sempre estaria ao seu lado. Em hora marcada, ela deveria olhar uma estrela no céu. Ele, do outro lado da cidade, faria o mesmo. E Terezinha e Arnaldo sempre mantiveram o hábito de, agora juntos, olhar o céu e cantar a música que embalou o namoro. "Se é pecado beijar / Eu a beijei / Se é pecado amar / Também amei / E ninguém sabe, talvez / O grande mal que me fez / Se é pecado esquecer / Não a esquecerei".

A melodia sempre fez parte da vida do casal. No comércio, quando iniciaram a vida de casados e montaram o Armazém Santa Ângela, no bairro Uberaba, ficou conhecido como o cantador e o dono do jipe, único veículo do bairro que servia para levar crianças e adultos ao hospital, durante as madrugadas. Nove anos depois, largou o comércio e montou uma fábrica de salgadinhos e doces, distribuídos para bancos de Curitiba e para escolas, no bairro São Lourenço.

E uma coisa levou à outra. Fechou a empresa e resolveu investir no transporte escolar, na década de 70. Enquanto Arnaldo dirigia o ônibus escolar, Terezinha levava os estudantes em uma kombi. Entre os clientes ilustres do casal estavam os jogadores do Atlético, em viagens para treinamentos. E, durante o percurso, Arnaldo cantava.

Quando se aposentou, o casal resolveu ir morar em Matinhos, no Litoral. Só que Arnaldo não conseguia ficar parado, "tinha bicho carpinteiro". Comprou um utilitário e começaram a vender cachorro-quente. Era um sucesso, conforme Terezinha. No entanto, um derrame, sofrido em 2004, lhe fez voltar a Curitiba e ir morar no bairro Cachoeira. Mas, ultimamente, saudosista, dizia querer voltar para casa – no Ahú! Deixa a viúva Terezinha, seis filhos, 11 netos e um bisneto.

Dia 20 de setembro, aos 79 anos, de pneumonia.

* * * * *

CURITIBA

Alexsander Drusina de Lima, 16 anos, estudante, filho de Sander Otávio de Lima e Ana Lúcia Drusina de Lima. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Palmas.

Antônio Zampier Neto, 76 anos, motorista, filho de Fortunato Zampier e Thereza Perussolo Zampier. Sep. ontem.

Aristides Araújo, 77 anos, funcionário público municipal, filho de Sebastião Araújo e Aparecida Munhoz. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Bety Cappelletti Cury, 86 anos, costureira, filha de Francisco Cappelletti e Emma Capelletti. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Bruna Ferreira da Costa Ribeiro, 10 anos, estudante, filha de José Ribeiro e Dulcineia Ferreira da Costa. Sep. ontem.

Carlos Saorin, 81 anos, autônomo, filho de Ernesto Saorin e Duzolina Mozena. Sep. ontem.

Claudemiro Vidal, 43 anos, pintor, filho de João Vidal e Ana Rosa Vidal. Sep. às 15 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara).

Daiane Aparecida da Luz da Silva, 30 anos, seceretária, filha de Luiz Antônio da Luz e Vera Lúcia Nascimento Ribeiro da Luz. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Jaguariaiva.

Dalci Fernandes, 68 anos, mestre de obras, filho de Antônio José Fernandes e Francisca Fernandes. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Derly Lopes Rubim, 84 anos, costureira, filha de Moyses Lopes Rubim e Margarida Peixoto Rubim. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Campo Grande – Rio de Janeiro, RJ.

Edith Corrêa Portes, 72 anos, do lar, filha de Vitor Lopes Portes e Lili Corrêa Portes. Sep. ontem.

Etelvina Soares, 90 anos, do lar, filha de João Soares dos Santos e Maria da Luz Gonçalves. Sep. às 9h30, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Eunice Accioly Gonçalves, 69 anos, professora, filha de Antônio Amaro Gonçalves e Julieta Sanches Gonçalves. Sep. ontem em Rio Negro.

Francisco Carlos Mafra, 51 anos, militar, filho de Francisco Felismino Mafra e Horacina Cordeiro Mafra. Sep. ontem.

Gabriel Soppa, 65 anos, marceneiro, filho de Augusto Soppa e Verônica Gaider Soppa. Sep. ontem.

Geane Voos, 66 anos, auxiliar de contabilidade, filha de Antônio Voos e Catharina Voos. Sep. ás 10h30, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Gilson Boberto Rudek, 62 anos, porteiro, filho de Gregório Rudek e Balbina Rudek. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 da Luz.

Giovani da Silva Cidral, 21 anos, estudante, filho de José Olibio Cidral e Oridia Siqueira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Barro Preto, saindo da capela da Igreja Evangélica Santa Missão – São José dos Pinhais.

Irani Bernardo de Moura, 69 anos, pedreiro, filho de Luiz Bernardo de Moura e Ana Madalena de Moura. Sep. às 15 h, no Paroquial São Marcos.

Joani Carlos Costa, 35 anos, filho de Maria Aparecida Costa. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal da Lapa.

Joaquim Baptista de Oliveira, 72 anos, vendedor, filho de José Baptista de Oliveira e Benedita Vaz de Oliveira. Sep. ontem.

José Maurício de Campos, 60 anos, jardineiro, filho de José Francisco Pinto e Ernestina Maurício de Campos. Sep. ontem.

Juleny dos Santos Rocha, 58 anos, auxiliar, filha de Luiz Custódio dos Santos e Lourdes Barbosa dos Santos. Sep. ás 10h30, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Linda Mara Ribeiro, 51 anos, do lar, filha de José Rodrigues Soares e Ely Mendes Ribeiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Paranavaí.

Lu Zu Fang, 56 anos, comerciante, filha de Lu Zhilda e Zhu Li Zhen. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Lucy Calixto Gonçalves, 72 anos, técnica em enfermagem, filha de Hilarino Calixto e Maria Brunetti Calixto. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela 3 do Cemitério Água Verde.

Maria Aparecida Lopes da Silva Brusnicki, 54 anos, do lar, filha de João Maria Lopes da Silva e Cecília Campagnaro. Sep. ontem.

Maria Basso, 81 anos, filha de João Basso e Giovana Canton Basso. Sep. ontem.

Maria Dominicia Sotil Corrêa, 85 anos, agricultora, filha de Raimundo Antônio Moraes e Maria Conceição Sotil. Sep. ontem.

Miguel Faria dos Santos, 78 anos, vendedor, filho de Afonso Procópio Faria e Maria Francisca dos Santos. Sep. ontem.

Nelson Martins, 61 anos, autônomo, filho de Álvaro Martins e Lúcia Kapp Martins. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Associação da Vila Militar (AVM).

Paulo Sérgio Guimarães, 37 anos, filho de Paulo David Guimarães e Maria Guimarães. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Reginato Quartarolli Filho, 64 anos, motorista, filho de Reginato Quartarolli e Olívia Quartarolli. Sep. ontem.

Romalino Petrônio Cardoso, 51 anos, auxiliar administrativo, filho de Contado Cardoso e Edelzora Pires Cardoso. Sep. em horário a ser designado, no Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela do mesmo.

Rosilda dos Santos, 38 anos, agente, filha de Noridim Gerêmias dos Santos e Marta Correia dos Santos. Sep. ontem.

Segundo José Fabri, 82 anos, metalúrgico, filho de José Fabri e Irene Fabri. Sep. ontem.

Zenaide Maehler, 72 anos, do lar, filha de Helmuth Maehler e Rosa Amália Maehler. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

LONDRINA

Ana Julya Ferreira, 5 anos. Sep. ontem em Wenceslau Braz.

Ana Maria de Oliveira Beghini, 63 anos. Sep. às 17h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Cacilda Franco, 97 anos. Sep. ontem em Londrina.

Carlos Cezar Almeida Ribeiro, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.

Casturina Machado, 38 anos. Sep. ontem em Manoel Ribas.

Domingos Aparecido Pereira, 75 anos. Sep. ontem em Rolândia.

João Claudino Corrêa, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.

Justino Luz, 106 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Moreira Sales, saindo da capela do mesmo.

Maria da Silva, 97 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Excelência Rodrigues, 93 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do Conjunto Habitacional Ernani Moura Lima – Londrina.

Maria Terezinha Alves dos Santos, 55 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da Rua Ceará, 525 – Jardim Castelo – Londrina.

Paulo Cândido Ferreira, 49 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bandeirantes, saindo da capela do mesmo.

Tereza Zanardo Pavan, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Andira, saindo da capela do mesmo.

Zélia Sappia Lombardi, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Adelino Alves da Silva, 84 anos. Sep., no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela da Igreja Batista. Av. Alfeu Teodoro de Oliveira – Jardim Alvorada – Campo Mourão.

Antenor João da Silva, 64 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

Antônio Alves de Lima, 89 anos. Sep. ontem em Maringá.

Araci Ribeiro de Matos, 85 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Cordobar – Jardim Alvorada – fundos da Sanepar – Maringá.

Dorotilde de Jesus Oliveira, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Angelus, saindo da capela 2 da Prever. Rua João Furlan – Vila Vardelina – Maringá.

José Antônio Bassan, 80 anos. Sep. ontem em Maringá.

Junichi Kadota, 94 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Florentina Thomazelli, 79 anos. Sep. ontem em Luiz Alves.

Nazira de Souza Pedro, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 3 da Prever. Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro – Marialva.

Santa Fernandes Sanches, 74 anos. Sep. ontem em Pirapo.

Vítor Vieira de Souza, 83 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever – nobre. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Zuleica Virgínia Cogui, 33 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Tuneiras do Oeste, saindo da Rua Paranaguá, 460 – Centro – Tuneiras do Oeste.

FOZ DO IGUAÇU

Cirlando do Carmo Silva, 55 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Décio Pillares, 107 – Três Bandeiras – Foz do Iguaçu.

Geralda Martins Rocha, 71 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Irineu Marquardt, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Paraná, 7 – Jardim Itaipu – Foz do Iguaçu.

João Custódio de Oliveira, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no Crematório em Curitiba.

José Natalin Rubin, 59 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua José Carlos Pace, 2.084 – Jardim NMorumbi II – Foz do Iguaçu.

Teresa Batista dos Santos, 40 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]