• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Para chegar a ser um dos mais renomados especialistas em refrigeração industrial do Brasil, Toshiyuki precisou ser muito persistente ao longo de toda a vida.

Ainda menino, recém chegado da região de Nagoya, no Japão, ele vivia com o pai, a mãe e os irmãos, de favor, na garagem de uma casa em São Paulo (capital).

Mesmo sem compreender o Português, o pai de Toshiyuki conseguia se virar fazendo consertos de equipamentos de refrigeração, ofício que o filho aprendeu desde muito jovem, ajudando o pai na oficina improvisada. Com o tempo, a família conseguiu melhorar de vida, construindo a própria casa e abrindo a própria empresa. Apesar das dificuldades nos primeiros anos no Brasil, o padrão de vida por aqui era bem melhor que no Japão, onde, por longas temporadas, a família só tinha arroz para comer, mais nada, ainda sentindo os efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre o país. "Os avós paternos do meu pai morreram na guerra. O filho deles, que era meu avô, foi convocado para combater com 17 anos e, quando voltou, aos 19, soube que o pai e a mãe tinham morrido", conta Tadachi, filho de Toshiyuki. Ele lembra que o pai, com muita dedicação, graduou-se em Física pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), quando tinha 30 anos. Ainda na juventude, conheceu e se apaixonou por Araci, com quem teve três filhos. Além de São Paulo (capital), onde passou a maior parte da vida, Toshiyuki ainda morou em Santos e Itararé, ambos no estado de São Paulo. "Ele também morou em Itacoatiara, no Amazonas, onde foi responsável pela construção do sistema de refrigeração de um frigorífico de peixes, a convite de um empresário grego que estava investindo na região", conta Tadachi. À frente da empresa Thermo 14, Toshiyuki assinou projetos de refrigeração para grandes empresas como o grupo JBS-Friboi, Sadia e Perdigão.

Em fevereiro deste ano, depois de ter um câncer diagnosticado, veio viver na tranquila Carambeí (Campos Gerais), onde mora Tadachi. Deixa viúva, três filhos, um neto e três irmãos.

Dia 22 de julho, aos 65 anos, de câncer

* * * * *

LONDRINA

Adryan Daniel da Silva Collado. Sep. ontem em Cambara.

Aparecida Ana dos Reis Bastos, 45 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Alvorada do Sul, saindo da capela do mesmo.

Cristian de Oliveira. Sep. ontem em Manoel Ribas.

Efigênia Gonçalves dos Santos, 49 anos. Sep. ontem em Londrina.

Emília Sazzo Sasso, 90 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Joana da Silva Sabiano, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Benedito de Carvalho, 59 anos. Sep. ontem em Apucarana.

João Marcelo Misael Turato, 38 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

José Robles Ortega, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Tomaz dos Santos, 75 anos. Sep. ontem em Loanda.

Manoel Capiobianco, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.

Mário Viola, 56 anos. Sep. ontem em Cambé.

Pedro Fernandes da Silva, 81 anos. Sep. ontem em Cambé.

Valdemar Tenório de Souza, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Wilson de Oliveira, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Abílio Cândido Sabino, 93 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Agenor Mensage Volpato, 75 anos. Sep. ontem em Mandaguaçu.

Aírton Nunes, 51 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ana Cristina Nicolete Relke, 33 anos. Sep. ontem em Maringá.

Antônio de Paula Sobrinho, 87 anos. Sep. ontem em Nova Olímpia.

Antônio Raimundo, 63 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Benedito Cândido Filho, 81 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Cristo Rei (Aserfa), saindo da capela 1 do mesmo. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Cátia Luzia Geraldini, 40 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Ercília Darcie Aguilera, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cianorte.

Ereny Helena Mayer Semiguen, 57 anos. Sep. ontem em Iretama.

Francisco Cruvinel, 88 anos. Sep. ontem em Alto Piquiri.

Jeronymo Villar Parra, 83 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Jesus Camargo Gomes, 39 anos. Sep. às 14 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da Rua Professor Rosa, 44 – Tropical II – Campo Mourão.

José Carlos de Araújo, 46 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

José Luiz Masquetti, 47 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

José Robles Ortega, 50 anos. Sep. às 8 h, no Crematório Angelus, saindo da capela da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Lorenzo Mesa Campos, 41 anos.Sep. ontem em Sarandi.

Maria Apolinário Ramalho, 91 anos. Sep. ontem em Barbosa Ferraz.

Mário Viola, 56 anos. Sep. ontem em Maringá.

Pedro Fernandes Silva, 81 anos. Sep. ontem em Primeiro de Maio.

Robert Frideric Graser, 83 anos. Sep. ontem em Campina Grande do Sul.

Teresa Carolina de Oliveira Pessoa, 81 anos. Sep. ontem em Presidente Castelo Branco.

FOZ DO IGUAÇU

Aparecida Josefa Pereira de Oliveira, 58 anos. Sep. ontem em Francisco Alves.

Idalia da Conceição Cruz, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu,.

CURITIBA

Aírton Nunes, 51 anos, operador de máquinas, filho de José Nunes e Tereza Ferreira Nunes. Sep. ontem.

Alaor Borelli, 84 anos, funcionário público municipal, filho de Mário Borelli e Idylia Borelli. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Alba de Souza, 77 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João de Souza e Zoraide de Souza. Sep. ontem.

Ana Joaquina Simões Cardoso, 87 anos, comerciante, filha de Lina Simões. Sep. ontem.

Antônia Maria da Luz, 89 anos, lavradora, filha de Anna Maria da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Paoquial São marcos, saindo da capela do mesmo.

Antônio Gonçalves, 77 anos, mecânico de manutenção, filho de Antônio Gonçalves e Anna Gonçalves. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara).

Argemiro Machado, 54 anos, balconista, filho de João Batista Machado e Genoveva Semek Machado. Sep. ontem.

Benelvina da Luz Machado, 57 anos, auxiliar de produção, filha de Joscelin Cordeiro do Nascimento e Palmira Ribeiro da Luz. Sep. ontem.

Carlos Luiz Conacheski da Silva, 51 anos, pedreiro, filho de Isaltino Vaz da Silva e Leocádia Conacheski da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela Santa Quitéria.

Domingos Lovato, 69 anos, metalúrgico, filho de João Lovato e Rosa Lovato. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 3 do Cemitério Água Verde.

Elisia Ferreira Machado, 80 anos, do lar, filha de Adolfo Alves Ferreira e Maria Francisca Ferreira. Sep. ontem.

Erina Zanetti Brambilla, 84 anos, do lar, filha de Fortunatto Zanetti e Irene Mazoco. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Ettore Tailor Salardi, 66 anos, soldador, filho de David Salardi e Nanci Pinto Salardi. Sep. ontem.

Eugênio Domingos Gomes, 69 anos, lavrador, filho de Rafel Domingues e Francisca Gomes Moreno. Sep. ontem.

Jeneci Fuma, 38 anos, balconista, filha de João Fuma e Oraci dos Santos Fuma. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Jiri Petrovsky, 89 anos, empresário, filho de Karel Petrovsky e Jirina Petrovsky. Sep. ontem.

Joanna Francisca Vaz Chaves, 100 anos, do lar, filha de Saturnino Vaz e Romana Vaz. Viúva de Francisco Chaves. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

João Cordeiro, 93 anos, lavrador, filho de Maria Francisca Cordeiro. Sep. às 15h30, em cemitério a ser designado, saindo da c apela 3 do Cemitério Municipal.

João Maçaneiro, 74 anos, motorista, filho de Ângela Maçaneiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Católica São José – São José dos Pinhais.

José Adão, 82 anos, servente, filho de João Adão e Antônia Maria de Jesus. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

José de Oliveira, 96 anos, agricultor, filho de Manoel Joaquim de Oliveira e Maria da Piedade. Sep. ontem.

José Osni de Lima Miranda, 36 anos, autônomo, filho de Lino Lima Miranda e Aracy de Lima Miranda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Lúcia dos Santos, 59 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Marcelino Rodrigues dos Santos e Guilhermina da Silva. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

Maicon José de Jesus, 19 anos, serralheiro, filho de José Alves de Jesus e Iraci Santos de Jesus. Sep. ontem.

Maria Aparecida Couto de Campos, 66 anos, do lar, filha de Inácio Couto e Angelina Francisca Couto. Sep. ontem.

Maria Auxiliadora Vilela, 73 anos, enfermeira, filha de Francisco de Assis Vilela e Maria Aparecida Goulart Vilela. Sep. ontem.

Maria Doliria da Cruz, 61 anos, do lar, filha de Jorge Cruz e Odete Cruz. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado.

Maria Gelinski Mendes, 74 anos, do lar, filha de Wadislau Gelinski e Helana Gelinski. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Nair Nery do Rosário, 94 anos, professora, filha de João Nery e Vicência Moreira Nery. Sep. ontem.

Odene de Lima Schvarzbach, 55 anos do lar, filha de Arciro Alves de Lima e Juvilina Alves de Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Oliveira Gonçalves Afonso, 58 anos, taxista, filho de Antônio Gonçalves Afonso e Maria Luiz Pego. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores do Alto Boqueirão.

Olivina Sá Ribeiro, 93 anos, professora, filha de João Ribeiro e Frida Sá Ribeiro. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Pedro da Silva, 73 anos, comerciante, filho de José da Silva e Rosa da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Pedro Teterycz, 58 anos, carpinteiro, filho de Ladislau Teterycz e Angelina Teterycz. Sep. ontem.

Rene Mário Obladen, 73 anos, mecânico, filho de Theodoro Obladen Filho e Maria Baglioli Obladen. Sep. ontem.

Rute Barbosa, 44 anos, doméstica, filha de Antônio Eleutério do Nascimento e Darci do Nascimento. Sep. ontem.

Shirlei do Rocio Silva Texki, 55 anos, do lar, filha de Manoel Mendes da Silva e Rosa Machado. Sep. ontem.

Teresinha de Jesus Padilha dos Santos, 69 anos, cabeleireira, filha de Maria Coleta Padilha Barbosa. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus – Tatuquara.

Vilmar Pereira Machado, 33 anos, autônomo, filho de Valdemar Tavares Machado e Ana Maria Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Tijucas do Sul.

Waldemar Nascimento, 70 anos, motorista, filho de Alzino José Maria e Francisca do Nascimento. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]