
De gosto apurado era sofisticada, diziam muitos a Maria Cristina de nome de batismo, mas Kika para todo o sempre, marcava presença. No início da década de 60, causou furor ao chegar a Curitiba em uma época em que as moças curitibanas ainda não tinham o hábito de usar calças compridas. A vinda de São Paulo tinha um motivo especial: começar uma vida nova com o jovem chamado Candinho. Mulher das artes e da música, Kika adorava bons shows e dança. Para aquela que desenhava todas as capas de cadernos de suas filhas, a casa, ao longo das décadas, acabou virando uma verdadeira galeria de arte.
A história de amor durou 50 anos. Em meio século, as lembranças contadas e recontadas às filhas reviviam o encontro em um congresso eucarístico quando Kika conheceu o amor da sua vida, Cândido Manuel Martins de Oliveira, assim conhecido na vida pública e política em Curitiba. Quando retornou a São Paulo, a distância e as limitações não impediram que o namorico continuasse. As ligações telefônicas chegavam a levar de 3 a 5 horas para serem completadas, lembra a filha Adriana. A saída, então, eram as cartas trocadas com frequência. Foram persistentes em acreditar no amor. O pedido de casamento foi feito em um elevador em Santos, balneário do litoral de São Paulo, durante as férias de verão. Casaram-se no dia do aniversário de Candinho, 16 de maio de 1963.
Nos planos do casal, a vinda de filhos estava prevista para mais tarde. Candinho estava se formando em Direito. Mas o rumo do casal foi alterado quando pouco mais de nove meses chegou a primeira filha, Luciana. As más línguas chegaram a fazer as contas. Nos anos consecutivos, vieram Adriana, Suzana e, depois de um intervalo maior, a Ana Cristina. Aos 28 anos, Kika já era mãe de quatro filhas. Costurava vestidinhos iguais para as filhas e torcia pelo retorno breve do marido, que muitas vezes estava em campanha política.
Professora da época do magistério, Kika gostava de ensinar. Interessava-se por idiomas, por artes (cerâmica, pintura e desenho, por exemplo), música e por tudo que estivesse ligado à cultura. Usou o título de proficiência em língua inglesa para ser tradutora de livros técnicos. Aprendeu pintura em cerâmica e passou a dar aulas dessa arte em casa. Seu bom gosto a tornou empreendedora de um dos primeiros brechós de Curitiba, o QBarato, entre as décadas de 80 e 90. Era perfeccionista. "Em cada canto da casa, cada caixinha, coleção, plantinha, dobra, fio, tinha o seu toque. Fazia tudo do começo ao fim", relembra Adriana. Deixa o marido, quatro filhas e 11 netos.
Dia 30 de dezembro de 2013, aos 72 anos, de complicações de um aneurisma.
* * * * * Adriano Heitor de Andrade, 24 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Parque Memorial da Vida, em São José dos Pinhais PR.
Alceu Geliet, 80 anos. Sepultado ontem.
Alice Mazzo Marchis, 85 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Tupi Pauilista - Sp.
Alice de Souza Zanon, 95 anos. Sepultado ontem.
Amalia Cherutti Gardi, 88 anos. Sepultado ontem.
Aparecida de Medeiros Silva, 64 anos. Sepultado ontem.
Arnaldo Braz Moraes, 84 anos. Sepultado ontem.
Cecilia Bueno dos Santos, 87 anos. Sepultado ontem.
Celso Danilo Moraes Rodrigues, 58 anos. Sepultado ontem.
Donatila Pereira de Souza, 61 anos. Sepultado ontem.
Eneas Lopes de Aragao, 86 anos. Sepultamento quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 às 11 h, em local a definir, saindo da Cap Mun de Parambu - Ce.
Estanislava Gantacek, 76 anos. Sepultamento hoje, Municipal Santa Cândida, saindo de residência.
Fabio Cezar Brites Moreira, 25 anos. Sepultado ontem.
Fellipe Rangel Ferreira Concheski, 26 anos. Sepultado ontem.
Flavio Soares da Silva, 85 anos. Sepultado ontem.
Iris Romildes Gonçalves, 70 anos. Sepultado ontem.
José Cardoso da Silva, 54 anos. Sepultamento às 10 h, Cemitério Contenda, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais PR..
José Maria Lourenço Gomes, 56 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Capela Mortuária na Fazenda Rio Gde -PR.
Josue Ramos Dias, 51 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Cap 01 - Boqueirão.
Julia Machado Cabral, 81 anos. Sepultado ontem.
Leonil Jorge Saad, 63 anos. Sepultado ontem.
Levy Neiverth, 82 anos. Sepultado ontem.
Lindalva Aleixo da Silva, 71 anos. Sepultado ontem.
Luis Pedrosa Fernandes Luis, 78 anos. Sepultado ontem.
Margarida Irial Dalastella, 96 anos. Sepultado ontem.
Maria Alves dos Santos, 78 anos. Sepultado ontem.
Maria Ferreira dos Santos e Silva, 65 anos. Sepultado ontem.
Maria da Luz Machado, 84 anos. Sepultado ontem.
Matilde Florentina Otto Dino, 67 anos. Sepultado ontem.
Mercedes Souza Brotto, 94 anos. Sepultado ontem.
Nelson Mendonca, 81 anos. Sepultado ontem.
Nivaldo Gracino dos Santos, 65 anos. Sepultado ontem.
Patricia Simone Ikegani Wanchicki, 44 anos. Sepultado ontem.
Paulo Roberto Keppe, 33 anos. Sepultamento hoje, Cemitério da Sede, saindo de Direto.
Paulo Schroeder, 52 anos. Sepultamento às 17 h, em local a definir, saindo de Perpetuo Socorro em São Bento do Sul - Sc..
Ramiro da Rocha Loures Bueno, 57 anos. Sepultado ontem.
Reginaldo de Oliveira Rodrigues, 37 anos. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela Bom Pastor em Pinhais -PR.
Roseli Seifert, 51 anos. Sepultado ontem.
Rubens Matucheski, 56 anos. Sepultamento às 10 h, Paroquial Abranches, saindo de residência.
Santinho Coltro, 85 anos. Sepultamento às 15 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.
Silvia Aparecida de Oliveira, 35 anos. Sepultado ontem.
Sofia Gurska, 81 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Tania Regina Genelhoud de Camargo, 49 anos. Sepultado ontem.
Tereza de Jesus Vieira, 73 anos. Sepultamento hoje, Crematório Perpetuo Socorro (Campo Largo PR), saindo da Capela Anjo da Guarda Almirante TamandarePR.
Vilmar Gonçalves, 23 anos. Sepultado ontem.
Virgilina Rocha de Macedo, 71 anos. Sepultado ontem.
Wilson Marcondes Weber, 64 anos. Sepultamento sexta-feira, 6 de janeiro de 2017 às 17 h, Parque Iguaçu, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Cap 03 - Água Verde.
Zenite Pereira da Costa, 77 anos. Sepultado ontem.
* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313




Deixe sua opinião