• Carregando...
“Alma tranquila nada teme – 31/5/921”. | Clarissa Grassi
“Alma tranquila nada teme – 31/5/921”.| Foto: Clarissa Grassi

Há 109 anos, no dia 23 de outubro, Alberto Santos Dumont testou na cidade de Paris, no Campo de Bagatelle, seu avião 14-Bis. Diante de uma multidão, o brasileiro percorreu uma distância de 60 metros a três metros de altura, o que lhe rendeu a Taça Archdeacon. A façanha motivou posteriormente a escolha da data como “Dia do Aviador”. Entre balões, dirigíveis e aviões, Santos Dumont conquistou notoriedade e reconhecimento por suas invenções e proezas mundo a fora.

Santos Dumont esteve em 1916 em Curitiba , onde cumpriu uma agenda de compromissos em meio às principais autoridades da cidade. Muito provavelmente nem chegou a conhecer um dos precursores da aviação em nossa cidade. Contrário ao monumento que hoje abriga os restos mortais do pai da aviação no Cemitério São João Batista, onde uma escultura de Ícaro lembra o sonho do homem em ter asas, o Capitão Busse é reconhecido pela fotografia em louça que adorna seu túmulo, onde o jovem piloto posa de jaqueta de couro, touca e viseira.

João Alexandre Busse nasceu em 28 de março de 1886, na cidade de Votuverava, atual Rio Branco do Sul, filho do imigrante alemão Johannes Heinrich Carl Busse e de Maria do Carmo. Aos 18 anos, ingressou no Regimento de Segurança, antiga denominação da Polícia Militar. No mesmo ano foi promovido a anspeçada e cabo de esquadra. No ano seguinte, foi graduado como 2.º Sargento e promovido a Alferes. Participou da batalha do Irani, que desencadeou a Guerra do Contestado em 1912, como oficial da Cavalaria, cuja missão era realizar o reconhecimento da área para estabelecer pontos de acantonamento das tropas.

Foi um dos fundadores da Escola Paranaense de Aviação, em 14 de março de 1918, decorrente da aquisição de uma aeronave por meio de doações da população. Em 1920, foi a São Paulo acompanhando o presidente Altino Arantes e conheceu William Ortto Hoover, oficial e piloto americano fundador da Escola de Aviação da Força Pública de São Paulo, com quem teve oportunidade de voar.

Busse matriculou-se na escola em janeiro e realizou seu primeiro voo solo no dia 10 de junho, batendo o recorde brasileiro de altitude. Em função de sua facilidade na aprendizagem e sua técnica de pilotagem, recebeu a alcunha de “Acrobata do Espaço”. Em 10 de agosto, realizou o teste para obtenção de brevê. Depois de concluir o curso, decidiu retornar de avião para Curitiba.

Por tratar-se de uma viagem longa e do aparelho ter uma autonomia reduzida, faria o trecho em três etapas. Em 28 de maio de 1921, decolou da cidade de São Paulo. Quinze minutos depois, o motor da aeronave começou a falhar, o que o forçou a planar e aterrissar em Indaiatuba. Após ajustes no motor, decolou no dia 31 de maio, mas cem quilômetros adiante, o motor novamente passou a apresentar defeito, obrigando-o a aterrissar em Buri.

Na pista improvisada havia um cupinzeiro onde o avião se chocou e fez com que a aeronave capotasse. Busse foi arremessado com o impacto e fraturou a base do crânio. Apesar de ter sido levado ao hospital de Itapetininga, não resistiu e morreu. Foi velado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Curitiba e enterrado com honras militares no dia 2 de junho, sendo seu féretro seguido por mais de 4 mil pessoas.

Hoje sua memória perdura nominando o aeroporto de Apucarana, a Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar do Paraná e ruas de cidades como Londrina e Curitiba. Também vive junto dos descendentes da família que construiu com Celmira Fortes de Sá, com quem se casou em 1908 e teve uma filha.

Lista de Falecimentos - 25/10/2015

Acir dos Santos, 71 anos. Profissão: operador. Filiação: João Colaco dos Santos e Ernestina Ribeiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Adair Terezinha Ferreira Ramos, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Gomes Ferreira e Áurea Alves Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal do Água Verde.

Adelina Tokeshi Iha, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Tokeshi Macaru e Tokeshi Kamata. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Congonhas Jardim Marajoara, em São Paulo.

Alessandro Alves da Silva, 38 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: José Alecio da Silva e Carmen Lúcia Alves da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Alfredina Biermann, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nair Rodrigues. Sepultamento ontem.

Antenor Garcia de Sousa, 65 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Manoel Garcia de Sousa e Maria Lourdes Mildo. Sepultamento ontem.

Antônio Ozires Chermak, 65 anos. Profissão: pintor. Filiação: João Chermak e Amanda Chermak. Sepultamento ontem.

Antônio dos Reis, 57 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Onofre dos Reis e Oracina Melo dos Reis. Sepultamento ontem.

Decio Isipon, 74 anos. Profissão: economista. Filiação: Antônio Isipon e Benedita Baratella Isipon. Sepultamento ontem.

Delfino Pereira de Souza, 65 anos. Filiação: Anfilofio Pereira de Souza e Ana da Rocha Prates. Sepultamento ontem.

Edvaldo Bispo dos Santos, 51 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Martins Bispo dos Santos e Herundina Bispo dos Santos. Sepultamento ontem.

Helena Jeronimo da Silva, 47 anos. Profissão: zeladora. Filiação: José Jeronimo da Silva Filho e Maria Luzia da Silva. Sepultamento ontem.

Hermínia Bertolin, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Riciere Bertolin e Catharina Millani. Sepultamento ontem.

Jeferson Arlon dos Santos, 22 anos. Profissão: balconista. Filiação: José Fernandes Soares Lopes e Silvana Aparecida Padilha dos Santos. Sepultamento ontem.

Júlia Drongeck, 87 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Pedro Kaminski e Francisca Kaminski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Lourival Pereira Ramos, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Odorico Pereira Ramos e Marcilia Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

Márcia Andrade da Silva, 47 anos. Profissão: gerente. Filiação: Arcelino Andrade da Silva e Odezita dos Reis Silva. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Weinhardt, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Einhardt e Joanna Portes Weinhardt. Sepultamento ontem.

Maria de Souza Batista, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victor Alves e Rosentina Pimentel. Sepultamento ontem.

Mariana Sloboda de Castro, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Mazurek e Rosália Sloboda Mazurek. Sepultamento ontem.

Mariana Tavares Peres Gracelli, 24 anos. Profissão: estudante. Filiação: Getúlio Gracelli e Iracema Maria Tavares Peres Gracelli. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Água Verde.

Miguel Gonçalves de Oliveira, 77 anos. Profissão: fotógrafo. Filiação: Joaquim Gonçalves de Oliveira e Maria Euflosina de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Nilso Blasi, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Blasi Filho e Amália Chagarski Blasi. Sepultamento ontem.

Patrick Alves Batista, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jair Batista e Soeli Aparecida Alves Batista. Sepultamento ontem.

Romildo Cansini, 85 anos. Profissão: bancário. Filiação: Antônio Cansini e Encarnação Rodrigues. Sepultamento ontem.

Salvador Zeferino da Costa, 70 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Jorge Zeferino da Costa e Maria Rosa de Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Itaperuci, saindo de residência.

Sandra Maria Nadalin, 64 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Waldemar Nadalin e Glecy Angelina Nadalin. Sepultamento ontem.

Sizino Elias da Silva, 104 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Antônio Elias da Silva e Angelina Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]