• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Uma vida dedicada ao ensino, à família e aos livros. Assim viveu a professora Lory. Ainda muito jovem, com apenas o curso ginasial, ensinava as crianças da área rural dos Campos Gerais. Em uma dependência (chamada de escola isolada) da Fazenda das Pedras, no distrito de Uvaias, em Ponta Grossa, reunia "a piazada" e em um mesmo horário distribuía alunos de 1.ª a 4.ª série do antigo curso primário. As salas eram improvisadas, mas a vontade de ensinar superava as limitações. "Alfabetizar e orientar meninos e meninas não só para o estudo, como também para um caminho na vida, era a sua abnegação", define o genro Paulo.

Não demorou em formar-se na Escola Normal de Ponta Grossa, passando efetivamente a ser uma professora normalista. Com mais entusiasmo do que tinha antes, lecionou na escola do bairro da Ronda e nos grupos Júlio Teodorico e Epaminondas Novaes Ribas, onde também foi diretora. Mas tinha sede de saber. Ao ir morar em Curitiba, lecionou no Instituto de Educação. Entre uma aula e outra, viajava a Guarapuava para fazer a graduação em História.

Lory em momento algum se afastou de escolas e de livros. Mesmo ao aposentar-se como professora estadual, permaneceu trabalhando como secretária do Colégio da Polícia Militar. Prestou também serviços na Biblioteca Pública do Paraná, atendendo os estudantes que a procuravam pessoalmente e auxiliando-os nas pesquisas. O livro era seu companheiro inseparável e, nas horas vagas, as palavras cruzadas eram seu passatempo preferido. Deixa quatro filhos, 15 netos e 23 bisnetos.

Dia 29 de julho, aos 87 anos, por falência múltipla de órgãos.

* * * * * CURITIBA

Ademilson da Silveira Felipe, 39 anos, marceneiro, filho de Nelson Felipe e Maria de Lourdes da Silveira Felipe. Sep. ontem.

Alberto Rebelo, 81 anos, filho de José Rebelo e Emilia Rebelo. Viúvo de Neuza de Lima Rebelo. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Rua Fortaleza, 1.780 – Cajuru.

Alceu Menitchuba, 63 anos, militar, filho de Volich Menitchuba e Angelica Menitchuba. Sep. ontem.

Altair Sebastião Santos Lima, 54 anos, autônomo, filho de Euclides Lima e Rosa Pereira dos Santos. Sep. ontem.

Amanda da Silva Fernandes, 1 mês, filha de Lucimara da Silva Fernandes. Sep. dia 29 em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bocaiuva do Sul, saindo da capela da Igreja Batista, em Bocaiuva do Sul.

Aurélio dos Santos Assmar, 26 anos, vendedor, filho de Valdemir Nascimento Assmar e Nadia Nogueira dos Santos Assmar. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Pindamonhangaba, SP.

Carlos Maneira, 83 anos, encarregado de serviços gerais, filho de Benjamim Maneira e Ângela Stocco. Sep. ontem.

Daniel Ricardo, 36 anos, porteiro, filho de Ciro Ricardo e Benedita Bueno Ricardo. Sep. ontem.

Elvira Brunatto Pedri, 80 anos, do lar, filha de João Baptista Brunatto e Lidia Cantele Brunatto. Sep. ontem.

Emílio Guimarães, 51 anos, lavrador, filho de Antônia Guimarães. Sep. ontem.

Evaldo de Assis, 61 anos, autônomo, filho de Pedro de Assis e Francisca Ludovinski. Sep. ontem.

Gladis Consuelo Voronkoff, 74 anos, professora, filha de Henrique Leopoldo Grollmann e Ida Neiverth Grollmann. Sep. ontem.

Héber Alves de Oliveira, 37 anos, gerente administrativo, filho de Gervásio Alves de Oliveira e Carmelinda Maria da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela Nossa Senhora dos Remédios, em Araucária.

Helton Oliveira Moreira, 36 anos, autônomo, filho de Sebastião Lúcio Moreira e Lidia Oliveira Moreira. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja São Miguel – Guilhermina.

Ildefonso Marques, 61 anos, filho de Moisés Marques e Francisca Pereira Marques. Sep. ontem.

João Haluch, 71 anos, lavrador, filho de Jaco Haluch e Sofia Haluch. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Balsa Nova.

João Maria Bueno da Rocha, 73 anos, filho de Maria Bueno da Rocha. Sep. ontem.

João Thomaz Machado, 78 anos, marceneiro, filho de Thomaz Sabino Machado e Luiza Maria da Silva. Sep. ontem.

Joaquim Evangelista de Faria, 83 anos, policial militar, filho de João Evangelista de Faria e Ana Luiza de Melo. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Jocelim Ferreira de Castro, 89 anos, filho de Benedito de Castro e Amélia Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Jonas Davi Angeli, 35 anos, filho de Oraides Maria Angeli. Sep. ontem.

Juliano do Rosário, 29 anos, gerente, filho de Severiano Oliveira do Rosário e Maria Zeneide do Rosário. Sep. ontem.

Leomar Luiz Castilho, 65 anos, empresário, filho de Affonso Castilho e Tereza Luiza Castilho. Sep. ontem.

Marcos Benur Kruklis, 46 anos, carpinteiro, filho de Leons Kruklis e Naime Lourdes Kruklis. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da 1ª Igreja Batista do Batel.

Maria de Oliveira Santos, 70 anos, diarista, filha de Francisco Rodrigues de Oliveira e Marcolina Ferreira dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja da Paz – Boqueirão.

Maria Luiza Pacheco, 88 anos, do lar, filha de Joana Maria Pacheco. Sep. ontem.

Maria Odete Lenz, 69 anos, do lar, filha de João Lenz e Tereza de Oliveira Lenz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Batista Nacional – Centenário/Cajuru.

Maryja Dzuman, 68 anos, do lar, filha de Josef Wilczynska e Anna Wilczynska. Sep. ontem.

Nilo Valentim, 62 anos, bancário, filho de Carlos Valentim e Maria Antônia Valentim. Sep. ontem.

Ophelia Guimarães Brustolin, 87 anos, do lar, filha de Oswaldo Ribeiro Guimarães e Eunice Von Main Guimarães. Sep. ontem.

Orlando Pierri, 91 anos, engenheiro civil, filho de Aniello Pierri e Antônia Nascimento Pierri. Sep. ontem.

Osvaldo Manoel de Azevedo, 74 anos, sapateiro, filho de Benedito Manoel de Azevedo e Lazara de Jesus. Sep. às 9 h, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.

Otília Ulbinski Paris, 58 anos, do lar, filha de Antônio Ulbinski e Genovefa Ulbinski. Sep. às 15 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Pentecostal do São Brás.

Paulo Rogério Matwiczki, 57 anos, autônomo, filho de Theodoro Matwiczki e Santina Matwiczki. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Ucraniana – Boqueirão.

Pedro Ernesto Duarte, 79 anos, maître, filho de Ernesto Jacinto Duarte e Maria Clementina Ded Sousa. Sep. ontem.

Pompílio Avelino da Rosa, 70 anos, motorista, filho de José Avelino da Rosa e Sabina Venâncio da Rosa. Sep. ontem.

Porfírio Opuskiewicz, 80 anos, agricultor, filho de Paulo Opuskiewicz e Michalina Opukiewicz. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Associação de Moradores do Cajuru.

Raul Ezidio Valério, 25 anos, motoboy, filho de Nivaldo de Araujo Valério e Lucimari Ezidio Valério. Sep. ontem.

Rodrigo da Costa Ferreira, 47 anos, filho de Antônio Carlos da Costa Ferreira e Iracema da Costa Ferreira. Sep. ontem.

Romário da Silva Lacerda, 25 anos, inspetor de qualidade, filho de Roberto Lacerda e Maria Helena da Silva Lacerda. Sep. ontem.

Sebastião Daniel da Cruz, 76 anos, corretor, filho de Cecílio Inácio da Cruz e Maria Joana dos Santos Cruz. Sep. às 10 h, no Crematório Perpetuo Socorro, saindo da capela 4 da Luz.

Sebastião Porcides, 83 anos, funcionário público federal, filho de Luiz Miguel Porcides e Guilhermina Propheta Porcides. Sep. ontem.

Silo Antoniacomi, 70 anos, funcionário público estadual, filho de Batista Isaldino Antoniacomi e Otalina Antoniacomi. Sep. ontem.

Silvana Aparecida Inocêncio, 45 anos, do lar, filha de Urbano Teodoro Inocêncio e Conceição Aparecida Ribeiro de Andrade. Sep. às 9 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Tereza Pereira, 73 anos, do lar, filha de Manuel de Mello e Rosa Leal do Vale. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangelho Quadrangular – Guaira.

Valdeci Olímpio, 45 anos, pintor, filho de Manoel Olimpio e Amélia Esmeralda Chaves. Sep. ontem.

Vilma do Rosário Duriene, 61 anos, do lar, filha de Vico Duriene e Ibaneza do Rosario Duriene. Sep. às 10h30, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

MARINGÁ

Fernanda Aparecida da Silva Costa, 30 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Flávio Lage Filho, 50 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Guilherme de Lima Machado, 1 ano. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever – nobre. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Hermínio Reche, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Izabel de Souza Lima, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 1 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – zona 7 – Umuarama.

José Cícero Ribeiro, 52 anos. Sep. às 12h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Liberty Redondo Stivari, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria dos Santos Dias, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da Rua Ponta Grossa, 341 – Jardim Tropical II – Campo Mourão.

Maria Pavão Guidoni, 86 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Nair Margarida Papa Spadim, 83 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Kalore, saindo da Rua Pascoal Pianes – Centro – Kalore.

Remédios Perez Alavarse, 84 anos. Sep. ontem em Cianorte.

Sandra Vieira Such Barreto, 44 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

LONDRINA

Ana Alice de Souza Pereira, 65 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério São Pedro, saindo do salão da Catedral de Londrina.

Edison Aurora, 67 anos. Sep. ontem em Londrina.

Geni Santos de Oliveira, 46 anos. Sep. ontem em Centenário do Sul.

José Porfírio Costa, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.

Juliano Gomes de Andrade, 69 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Liberty Redondo Stivari, 84 anos. Sep. ontem em Maringá.

Luan Calleg Manso Marin, 23 anos. Sep. às 10h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Parque das Allamandas – Londrina.

Luiza Tinte Tachotti, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria João dos Santos, 78 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Francisco Donato, 92 – Bairro Hilda Mandarino – Londrina.

Miguel Ferreira da Silva, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

João Piegat, 73 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Morumbi II – Foz do Iguaçu.

Simone Walquíria Grignet, 40 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]