
Os interesses coletivos e de relevância sempre tiveram um espaço na vida de Nadir. Aos 14 anos, iniciou-se no mercado de trabalho no comércio de Curitiba, mas sabia que seu destino ia além. Queria chegar aos tribunais, na defesa dos direitos da sociedade. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná e seguiu o caminho da Justiça por mais de 57 anos. "Era um concurso hoje, e uma cidade nova amanhã", conta a esposa, Dolores, sobre os tempos de trabalho nos fóruns do interior. Assim, viveram com as malas nas mãos e a certeza de dever cumprido.
Graças à determinação de Dolores e à paciência de Nadir, as incursões viraram boas experiências a serem lembradas. A jovem que o tinha procurado para informações sobre um trabalho da faculdade de Administração virou sua esposa em 1953. Após o casamento, Nadir passou no primeiro concurso entre tantos e foi nomeado para a promotoria do município de Assaí (Norte Pioneiro). Os imigrantes não sabiam falar português, e o casal não sabia falar japonês. Mesmo assim, driblaram a dificuldade com criatividade e com a convivência com os colonos, produtores de café. Sem televisão e modernidades, o rádio pequeno e a leitura diária serviam como passatempo.
Entre as andanças pelo interior, as histórias mais marcantes para o casal foram passadas em Araruna, cidade próxima a Campo Mourão. "Uma cidade onde o diabo fechou o mundo com tábuas", brinca Dolores ao lembrar da falta de tudo, naquela época. Nos idos dos anos 50 não havia médico, nem farmácia, nem água encanada e luz, muito menos segurança. O primeiro filho já tinha nascido e a família morava em um hotel, pela inexistência de casas para alugar. Na madrugada, ouviam tiros sibilando por todos os lados. Assim, Nadir era chamado como conciliador para qualquer "quiproquó" que houvesse na cidade. Certa vez, alguns arruaceiros retiraram todos os santos da igreja para destruir as peças. Nadir conseguiu resolver a situação a contento; mas dois dias depois, foi a Curitiba pedir a transferência. Não adiantou. Ficaram por quase dez anos. Entre reuniões nas diversas cidades próximas, Nadir ainda encontrava tempo para lecionar em locais que tivessem escolas de ensino ginasial.
Chegaram a Curitiba bem na época do golpe de 1964. As primeiras notícias foram ouvidas com espanto e curiosidade na Rua Carlos de Carvalho. Se foi difícil abrir mão da civilidade da capital quando recém-casados, o retorno da família também não foi de fácil adaptação, conta Dolores. Daí em diante, Nadir atuou em diversas varas, como a da Falência e a da Família. Com 70 anos, aposentou-se como procurador "foi a morte", conta a esposa, porque ele ainda achava que tinha muito a aprender e compartilhar. Voltou-se mais à família. Ele e Dolores tinham planos para comemorar o aniversário de 60 anos de casados com um cruzeiro. Deixa a viúva Dolores, três filhos e dois netos.
Dia 15, aos 84 anos, de septicemia.
* * * * *
Afonso Novacki, 83 anos. Sepultado ontem.
Amaury Eugenio Ponestk, 78 anos. Sepultamento às 11 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 1 - Água Verde.
Anderson André de Paula, 27 anos. Sepultamento às 9 h, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo de Santa Felicidade.
Augusto Gonzalez Cardozo, 69 anos. Sepultado ontem.
Benedito Moraes Branco, 61 anos. Sepultamento às 9 h, Paroquial de Umbará, saindo da Capela 1 Cemitério Municipal Boqueirão Curitiba/PR.
Carlos Maria Retta, 53 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária em Montevidéu - Uruguai.
Claudio Santos, 71 anos. Sepultado ontem.
Clodoaldo Ferraz Gobbi, 87 anos. Sepultado ontem.
Danilo de Carvalho Batista, 33 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Avaré/SP.
Davi Miguel Ferreira Rolim, 17 dias. Sepultado ontem.
Etsuko Sato, 68 anos. Sepultamento às 9 h, em local a definir, saindo da Capela Nossa Sra. do Carmo em Paranaguá/PR.
Eufrásio Santana da Silva, 62 anos. Sepultado ontem.
Eusa Farias de Oliveira, 53 anos. Sepultamento às 10 h, Crematório Vaticano, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 2.
Fernando Ricardo Garcia, 27 anos. Sepultamento às 9 h, Municipal Santa Cândida, saindo de Rua Dr. Waldomiro Pereira, 1535 Bairro Capão Raso Curitiba/PR.
Francisco Bernardino Vieira, 64 anos. Sepultamento às 9 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.
Gilson Barbosa de Oliveira, 46 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal São João Batista (S.J. dos Pinhais), saindo da Capela Mortuária Natália Berti - em São José dos Pinhais/PR.
Gueris Alberti, 88 anos. Sepultado ontem.
Heitor Smaniotto, 74 anos. Sepultado ontem.
Helena Margarida Veneri Kosloski, 85 anos. Sepultado ontem.
Helena Schner, 88 anos. Sepultado ontem.
Hélio DAmico, 87 anos. Sepultado ontem.
Ilda Fofano Soares, 59 anos. Sepultamento às 15 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Municipal Santa Cândida Capela 1 - Santa Cândida.
Irene Grisbach Kuh, 86 anos. Sepultamento às 14 h, Paroquial Abranches, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.
Izabel Pereira de Jesus, 82 anos. Sepultamento às 9 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 4 do Água Verde.
Jair Rodrigues, 62 anos. Sepultado ontem.
João Perpetuo, 52 anos. Sepultamento às 11 h, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da Capela Jardim Osasco- Colombo/PR.
João Soares, 57 anos. Sepultado ontem.
Jorge Camilo Correa, 53 anos. Sepultado ontem.
Jorge Evaristo de Carvalho, 87 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Paz - Siquera Campos/PR.
Josiane Galvão, 41 anos. Sepultado ontem.
Jovenil Pinto da Silva, 44 anos. Sepultamento às 9 h, Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.
Lazareno Rosa de Oliveira, 69 anos. Sepultado ontem.
Leonira Conceição Hein, 93 anos. Sepultamento às 11 h, Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.
Lídio Francisco de Souza, 70 anos. Sepultamento às 13h30, Jardim da Paz, saindo de Igreja Evangélica Metodista Vila Acordes no Bairro Pinheirinho Curitiba/PR.
Lydia Romero Bechara, 94 anos. Sepultado ontem.
Maria Anna de Jesus Fonseca, 74 anos. Sepultado ontem.
Maria Venina de Almeida, 74 anos. Sepultado ontem.
Maria de Souza, 68 anos. Sepultado ontem.
Maria do Carmo Rolim de Moura, 54 anos. Sepultamento às 16 h, Paroquial de Campo Comprido, saindo da Capela Mortuária da AVM - Curitiba/PR.
Marina Martins Amorese, 87 anos. Sepultamento às 11h30, Parque Iguaçu, saindo de Rua Bento Viana, Esq C/Av. Batel Curitiba/PR.
Nilson Cunha de Paula, 44 anos. Sepultamento às 11 h, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Guaratuba/PR.
Otilia Franco de Jesus, 78 anos. Sepultado ontem.
Paulina dos Santos, 85 anos. Sepultado ontem.
Raphaela Hezel Rezini Sabbota, 34 anos. Sepultamento às 10 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela Berti - São José dos Pinhais/PR.
Roberto Fuggiatto, 59 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 3.
Roberto Lialu de Jesus, 22 anos. Sepultado ontem.
Rubens Aureliano Tiemann de Andrade, 68 anos. Sepultamento às 9 h, Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula Capela 1- Mun. São Franc. de Paula.
Saleme Calixto, 80 anos. Sepultado ontem.
Schelami Paciornik Macioro, 84 anos. Sepultado ontem.
Sidney de Lima Bueno, 33 anos. Sepultamento hoje, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Bom Jesus Pinhais/PR.
Teresinha de Jesus Lara, 79 anos. Sepultado ontem.
Valdecir Estevão de Seles, 27 anos. Sepultado ontem.
Valdinei Gomes Cardoso, 34 anos. Sepultamento hoje, Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Mortuária Monteiro Lobato.
Vanclei Barbosa da Silva, 31 anos. Sepultamento quinta-feira, 21 de novembro de 2013, às 16 h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.
Vera Lúcia Pereira da Silva, 49 anos. Sepultado ontem.
Vitalina Rodrigues da Silva, 81 anos. Sepultado ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.




Deixe sua opinião