O brio no caráter foi uma das marcas deixadas pelo magistrado aposentado Crescentino Sisti. Os filhos recordam que o londrinense era dono de um senso de justiça muito forte. Isso ocorria não só porque o Direito era parte de seu ofício, mas porque gostava das coisas corretas. Com ele não havia a possibilidade de dar o famoso "jeitinho brasileiro". Da franqueza no jeito de ser, ficou a lembrança de um herói que hoje inspira uma das netas a trilhar o mesmo caminho.
Desde cedo, os pais de Crescentino vislumbravam que o estudo ofereceria a ele condições melhores de vida. A família era humilde e Crescentino, ainda menino, demonstrava uma inteligência que o levaria longe. Na época em que foi para o Seminário, ensinava até latim aos professores. Os anos de internato foram cruciais para que ele pudesse seguir o mundo das leis.
O bacharelado em Direito, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), veio no início da década de 1970. Um pouco antes, conheceu a esposa, Otília, em uma loja. "Foi comprar uma sombrinha, mas nem estava chovendo. Eles se casaram nove meses depois", conta a filha Ely. A ligação entre Crescentino e Otília era tamanha que mesmo aprovado em um concurso para juiz no Mato do Grosso do Sul, só se mudou depois que a esposa decidiu acompanhá-lo. Otília trancou o curso de Educação Artística que fazia na UEL e seguiu o marido.
Antes de exercer a magistratura no Centro-Oeste, Crescentino advogava na prefeitura de Londrina. Via sempre nos amigos e nos filhos mais velhos, que ficaram com os avós, um motivo para estar novamente no Paraná. Considerava Londrina como seu chão. Quando se aposentou, em 1987, decidiu regressar definitivamente à cidade e trabalhar por mais alguns anos como advogado.
Depois que perdeu a esposa, cinco anos atrás, vieram problemas de saúde, mas o juiz, à sua maneira, encontrou forças para suportar cada um das dificuldades. Não se esqueceu, contudo, de tratar bem os que o cercavam e de encarar a vida com fé e resignação. Deixa cinco filhos e 10 netos.
Dia 25 de agosto, aos 76 anos, em decorrência de infecção generalizada.
* * * * * *CURITIBA
Adriano Falavinha, 36 anos, engenheiro, filho de Natan Vieira Falavinha e Elisabeth Roris Antimar Falavinha. Sep. ontem.
Alexsander Henrique Brandão Ribeiro, 20 anos, auxiliar, filho de Marcos Antônio Ribeiro e Cleoni Brandão Ribeiro. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Amandio Ribas Pereira, 78 anos, lavrador, filho de José Eduardo Pereira e Sebastiana Cordeiro Ribas. Viúvo de Anadir Talochinski Pereira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal da Lapa.
Antônia Rodrigues dos Santos da Silva, 73 anos, do lar, filha de Mario Rodrigues dos Santos e Sebastiana Mariano dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Santos Dumont, em Paranaguá.
Aparecida Maria de Jesus Souza, 71 anos, do lar, filha de Benedito Gomes dos Santos e Dorvalina Verônica de Jesus. Viúva de João Benedito de Souza. Sep. às 15h30, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Arlindo Calegari, 82 anos, vigilante, filho de Antônio Calegari e Josefina Ferrari Calegari. Sep. ontem.
Armando Pereira Pinto, 69 anos, jardineiro, filho de João Ferreira Pinto e Laura Morais. Sep. ontem.
Cássio Ferreira da Silva, 19 anos, auxiliar de motorista, filho de Valdivino Ferreira da Silva e Rosilene Carvalho da Silva. Sep. ontem.
Catarina de Poli Varela, 78 anos, do lar, filha de Alberto de Poli e Antonieta de Poli. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Cléber Barbosa Pereira, 34 anos, garçom, filho de Genissis Luiz Pereira e Eunice Barbosa Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes Campo Comprido.
Daniel Godói de Paula, 41 anos, servente, filho de Elias Godói de Paula e Castorina da Luz de Paula. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Natalina Berti.
Daniella Vitoria de Souza de Oliveira, 5 meses, filha de Jocelei Gomes de Oliveira e Ângela Maria de Souza. Sep. ontem.
Diogo Ferreira da Silva, 19 anos, servente, filho de Clebio Ferreira da Silva e Rosangela de Souza Batista. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Eleonor Carrer Bett, 80 anos, do lar, filha de Pedro Carrer e Tereza Carrer. Viúva de Pascoal Bett. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja São Miguel Novo Mundo.
Elizeu Antônio Ribeiro, 31 anos, filho de Dirceu Antônio Ribeiro e Venina de Jesus Rocha Ribeiro. Sep. ontem.
Felipe Jordão Marques, 57 anos, garçom, filho de Reginaldo Marques e Izaura Weber Marques. Sep. ontem.
Gaston Rene Subut, 80 anos, securitário, filho de Mario Rene Sibut e Luiza de Andrade Sibut. Viúvo de Marieta Dosfia da Silva Sibut. Sep. ontem.
Georgina Maria dos Santos, 73 anos, do lar, filha de Norberto Alberto de Carvalho e Ana Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial do Orleans.
Germano Renato Schultz, 74 anos, vendedor, filho de Germano Schultz e Helena Schultz. Sep. ontem.
Giuseppe Mazzarolo, 86 anos, autônomo, filho de Giosue Mazzarolo e Maria Dalzotto. Sep. ontem.
Helma Paupitz Splett, 66 anos, do lar, filha de Walter Germano Paupitz e Emma Kampke. Viúva de Heinz Splett. Sep. ontem.
Iolanda Gomes Pereira, 78 anos, do lar, filha de João Gomes e Clara Gomes dos Santos. Viúva de Sebastião Pereira. Sep. às 11 h, no Crematório Perpetuo Socorro, saindo da capela do Cemitério Natalina Berti, em São José dos Pinhais.
João Francisco Rocha, 85 anos, comerciante, filho de Francisco Ribeiro Rocha e Silvia Ribeiro Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Prever de Campo Mourão.
Julieta Batista dos Santos, 62 anos, do lar, filha de José Batista de Paula e Maria Narcisa de Paula. Sep. ontem.
Leny Laguna de Ramos, 75 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Salustio Luguna e Clelia Laguna. Sep. ontem.
Luiz Antônio Bonato, 62 anos, sociólogo, filho de Santo Luiz Bonato e Antônia Cantelmo. Sep. ontem.
Luiz Marchini, 88 anos, lavrador, filho de Sérgio Marchini e Rosa Marchini. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Luiz Schelbauer, 87 anos, comerciante, filho de Francisco Schelbauer e Maria Lourenço Erzinger. Sep. ontem.
Magdalena Breger Zonatto, 81 anos, do lar, filha de José Breger e Helena Breger. Viúva de Sezefredo Zonatto. Sep. ontem.
Manfredo Gerhardt Pilz, 81 anos, marceneiro, filho de Francisco Pilz e Lina Pilz. Sep. ontem.
Manoel Luiz dos Santos, 59 anos, vendedor, filho de Antônio Alves dos Santos e Maria Alves dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Pastor Pinhais.
Marcos Antônio Gogola, 45 anos, funcionário público estadual, filho de Olivir Gogola e Elle Nice Maria Gogola. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Maria das Dores da Silva, 85 anos, do lar, filha de Pedro Pereira da Silva e Gertrudes Maria da Silva. Sep. ontem.
Olga Legiehn, 75 anos, técnica química, filha de Miguel Voloschen e Joana Voloschen. Sep. ontem.
Paulo Célio da Silva Froes, 62 anos, administrador, filho de Oliverio da Silva Froes e Izaltina Skiba. Sep. ontem.
Paulo Cesar Nobrega Nunes, 61 anos, técnico em radiologia, filho de Manuel Maria Araujo Nunes e Reny Nobrega Nunes. Sep. ontem.
Renato Gomes, 80 anos, mecânico, filho de Sebastião Gomes e Thereza Paduim Gomes. Sep. ontem.
Rubens Silvio Bismayer, 66 anos, motorista, filho de Guilherme Bismayer e Sofia Bismayer. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Sebastião Santos, 47 anos, carpinteiro, filho de João Alves dos Santos e Brasília de Miranda dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.
Sônia Aparecida Rosa Paixão, 45 anos, filho de João Manoel Rosa e Regina Bernardo Rosa. Sep. ontem.
Vicente Maria Castilho, 71 anos, serralheiro, filho de José Maria Castilho e Paulina Maria Feliciana. Sep. ontem.
LONDRINA
Angelina de Barros Pereira, 93 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 1 do mesmo Londrina.
Antônio de Mello Alves, 71 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf Londrina.
Antônio Thomazelli, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bela Vista do Paraíso, saindo da capela do mesmo.
Auro Nakahara, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.
Carlos Alberto dos Santos, 44 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do Cemitério Padre Anchieta Londrina.
Creuza Rodrigues Jardim, 64 anos. Sep. às 10h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Batista. Av. São João, 1.884 Bairro Aeroporto Londrina.
Domingos Batista de Oliveira, 65 anos. Sep. ontem em Londrina.
Francisco Xavier de Lima, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 3 do mesmo Londrina.
Laurentina da Silva Góes, 82 anos. Sep. ontem em Cianorte.
Senhorinha Francisca das Dores Muniz, 80 anos. Sep. ontem em Londrina.
Sinzenando Aparecido de Oliveira, 63 anos. Sep. ontem em Cambé.
Vera Lúcia Romero, 62 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf Londrina.
Zoraide Jesus de Almeida, 56 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Tamarana, distrito de Londrina, saindo da capela do mesmo.
FOZ DO IGUAÇU
Claudemir Corrêa dos Santos, 23 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Elizio Kopaszek, 77 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santa Terezinha de Itaipu.
Itelvina Angelina de Vasconcelos, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Otávio Portes, 1.467 Morumbi II Foz do Iguaçu.
Lúcia Freme Duarte Sturzenegger, 62 anos. Sep. no dia 7 de serembro em horário e cemitério a serem designados, em São Paulo, SP.
MARINGÁ
Ademar Scabelo Greco, 66 anos. Sep. às 14h30, no Cemitério Parque, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Furlan Vila Vardelina Maringá.
Antonieta Oliveti Zava, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Altônia, saindo da capela da igreja Centro Altônia.
Antônio Radovanovic, 80 anos. Sep. ontem em Paiçandu.
João Batista Pereira de Melo, 69 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da Rua João Luiz Barbosa, 532 Jardim Paulista Paiçandu.
João Francisco Rocha, 85 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela da Prever. Av. Goioerê, 3.128 Jardim Curitiba Campo Mourão.
João Leocádio de Souza, 77 anos. Sep. ontem em Maringá.
Maria Aparecida Bonifácio Teixeira, 70 anos. Sep. ontem em Marialva.
Nelson Miranda, 70 anos. Sep. às 6 h, no cemitério municipal de São Pedro do Ivaí, saindo da Rua das Avencas, 502 Jardim Verão Sarandi.
Neris Leite Ferreira, 74 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.
Norilde Truzzi Favero, 75 anos. Sep. ontem em Altônia.
Otene Crema, 100 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Sebastião Ribeiro da Silva, 55 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Sérgio Ribas de Moura, 67 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
Sherman Cardoso do Nascimento, 29 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 Jardim Paulista Paiçandu.
Terezinha dos Santos Tito, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Igreja Católica Vila Esperança Maringá.
Willian da Silva Santos, 21 anos. Sep. ontem em Sarandi.
* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Intervenção do STF no BC no caso do Master abre nova crise com impactos políticos e econômicos
O que falaram durante o ano os governadores que pretendem vencer Lula em 2026
Sem Rodeios relembra os marcos da política e economia no país em 2025. Assista
“Simplificação” tributária complica e encarece o trabalho do produtor rural