
O uso de blusas ornadas com gola de renda foi um dos indícios da discrição com que Jupira Martins de Oliveira buscou nortear sua vida. Comportado para ela, mas não necessariamente sem graça. As pérolas vinham emoldurar o todo em formato de colares de três voltas, lembra a filha Rosi. A sua família eram suas pérolas, unidas ao prazer de colher rosas em sinal de fé por Nossa Senhora: Jupira expressava o amor todas as vezes que entregava também um botão aos filhos e netos.
No sentido figurado, o trio de pérolas, rosa e fé mantinha relação com o comportamento de Jupira. O glóbulo branco, conforme a definição do dicionário, diz respeito a uma "senhora muito bondosa". Na lembrança familiar, Jupira sempre esteve envolvida em causas sociais. Ao casar-se com o jovem advogado e promotor Cândido Machado de Oliveira Neto, em Clevelândia (no Sudoeste), transformou-se em uma espécie de "primeira-dama". Quando Dr. Candinho como era chamado entrou na política como deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), na década de 40, Jupira estava ao seu lado durante as campanhas e nos palanques. Mais do que isso: agia nos bastidores em causas sociais. Por anos, foi presidente local da Legião Brasileira de Assistência (LBA), responsável por diversas obras assistenciais no país, sem contar outros projetos.
No entanto, o cuidado com a família sempre esteve em primeiro lugar. Aprendeu mais que o básico na educação formal, durante os oito anos que passou no internato do Colégio Nossa Senhora de Lourdes instituição tradicional para a educação de meninas da sociedade paranaense. Além dos trabalhos manuais e lições de administração do lar, Jupira aprendeu com as irmãs o francês quase como a sua língua materna. Até hoje, recorda-se a filha Rosi, a mãe pedia muitas vezes para rezar a Ave Maria, antes das refeições, neste idioma. O livro de reza também seguia o mesmo padrão.
Na casa no bairro Cristo Rei, Jupira era a matriarca. Em sua rotina, as tardes eram reservadas para o lanche com as filhas, netas e sobrinhas. O famoso bolo de polvilho e torta de maçã que a família diz não ter encontrado igual em nenhum lugar do mundo eram servidos depois da reunião na sala de estar para os trabalhos manuais. Jupira era exímia bordadeira e crocheteira. Suas peças, segundo a filha, eram verdadeiras obras de arte. Nos almoços de sábado, voltava a se reunir com a grande família. Eram tantos que nem cabiam na grande mesa. Era o momento de conversar sobre a semana, dar conselhos e presentear com as famosas e perfumadas rosas do jardim.
Para reverenciar a sua fé, Jupira seguia com a tesoura na mão para colher as rosas mais viçosas para colocar no altar de Nossa Senhora, incrustado em um nicho na subida da escada da casa. Mulher de fé, lembrava diariamente da sua importância. Assim, não há um da família que não lembre de Jupira ao rezar a Oração da Noite, recorda-se a filha. Ela ensinou a importância de agradecer, pois "com Deus me deito, com Deus me levanto. Com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo. Nossa Senhora me cubra com o seu manto". Deixa seis filhos, 18 netos e 27 bisnetos.
Dia 10, aos 95 anos, de morte natural em decorrência da idade
* * * * *
Adnan de Góes, 30 anos. Profissão: montador(a). Filiação: Aroldo de Góes e Rosemaria Ferracini Pires de Góes. Sepultamento ontem.
Antônio Fernandes de Oliveira, 72 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Valeriano Reis de Oliveira e Maria Rosa Fernandes. Sepultamento ontem.
Carlos Gonçalves de Oliveira, 79 anos. Profissão: operador(a) máquinas. Filiação: David Gonçalves de Oliveira e Irene Vanin. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo de Santa Felicidade.
Clementino Zetola Júnior, 88 anos. Profissão: dentista. Filiação: Clemente Zetola e Maria Zetola. Sepultamento ontem.
Darley Luís Schutz, 58 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Ricardo Schultz e Gisele Tavares Schultz. Sepultamento ontem.
Diessica Fernanda Ramalho dos Santos, 24 anos. Profissão: estudante. Filiação: João Antônio dos Santos e Sueli Ramalho. Sepultamento ontem.
Elvira Raquel Rosa, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Rosa e Paulina de Brito Rosa. Sepultamento ontem.
Fernanda Fronza Majczak, 26 anos. Profissão: turismo. Filiação: Marcos de Paula Majczak e Mirles Aparecida Fronza Majczak. Sepultamento ontem.
Giulio Petroni, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Pietro Petroni e Nella Donati Petroni. Sepultamento ontem.
Gustavo Henrique Cardoso Baia, 4 anos. Filiação: Fábio Roni Vilhena Baia e Marliane da Silva Cardoso Baia. Sepultamento terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 17 h, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Macapa-Ap.
Hiago Augusto Jatoba de Camargo, 21 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Charles Loyola de Camargo e Marcilene Jatoba. Sepultamento ontem.
Higinorzi Recuero Vitória, 81 anos. Profissão: militar. Filiação: Gomercindo Vitória e Ernestina Recuero Vitória. Sepultamento ontem.
Jair Rocha de Oliveira, 47 anos. Profissão: instalador(a). Filiação: Alceu de Jesus de Oliveira e Maria Miray Rocha Oliveira. Sepultamento ontem.
José Fidélis Pereira, 77 anos. Filiação: Francisco Fidélis Pereira e Maria Francisca de Jesus. Sepultamento ontem.
José Nelson Vidal dos Santos, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Uriasvidal dos Santos e Maria Vidal Monteiro dos Santos. Sepultamento às 11 h, Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01 do Boqueirão.
José Ribeiro, 56 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Lino Ribeiro e Idalina Leite Teodoro. Sepultamento ontem.
Marcelo Cristiano Santos Reichel, 33 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Omario Reichel e Rosemari dos Santos Reichel. Sepultamento ontem.
Maria Augusta Fontoura, 25 anos. Profissão: enfermeiro(a). Filiação: Teodorico José Fontoura e Madalena Silveira Fontoura. Sepultamento ontem.
Maria Firmina de Oliveira Carneiro, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mariano Rodrigues de Oliveira e Carolina Benicio de Oliveira. Sepultamento às 10 h, Parque Iguaçu, saindo de Parque Iguaçu.
Olavo Marques dos Santos, 82 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Avelino Marques dos Santos e Idalina Marques dos Santos. Sepultamento ontem.
Olivia Torres Movio, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Torres e Basilia de Jesus. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Prerce em Maringá.
Orlando Gaspar, 50 anos. Profissão: porteiro(a). Filiação: João Gaspar e Tereza Honis Gaspar. Sepultamento ontem.
Otaviano Antunes de Souza, 66 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Liveira de Souza e Nalia Antunes de Souza. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo de Igreja Católica Capela Velha Araucária PR.
Roberto Luiz Vaz, 69 anos. Profissão: chefe. Filiação: Domingos Rodrigues Vaz e Laura Soares Vaz. Sepultamento ontem.
Santo Borges de Siqueira, 71 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Borges de Siqueira e Floriza Nunes Ramos. Sepultamento ontem.
Suzana Navarro Ramos, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Heredia Navarro e Annie K de O Navarro. Sepultamento ontem.
Terezinha Brasileira Agner, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adelaide Cardoso. Sepultamento ontem.
Waldomira Silva da Silva, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eva Figueira da Silva. Sepultamento às 17 h, em local a definir, saindo de residência.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313




Deixe sua opinião