• Carregando...
 | Arquivo/ Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

Ex-diretora da Santa Casa de Londrina, Almerinda Maria Segalla, a Irmã Maria Beatriz, descobriu a vocação para a saúde e a educação tão logo iniciou sua vida religiosa. Natural de Arroio Grande (RS), ela foi para o Norte do Paraná após receber as vestes como devota da ordem de Maria de Schoenstatt, em 1953. Ao chegar a Londrina, lecionou nos ensinos fundamental e médio do Colégio Mãe de Deus e, poucos anos depois, foi estudar Enfermagem em São Paulo. Voltou na década de 1960, quando começou um intenso trabalho na área.

Foram mais de 30 anos de atuação na Santa Casa. Irmã Beatriz foi enfermeira, professora e coordenadora, até chegar à direção da Escola de Enfermagem da instituição, hoje Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis. Ajudou a fundar a Comissão de Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares, estendendo a médicos e alunos de Auxiliar e de Técnico em Enfermagem seus princípios para um atendimento mais humanizado. "Era uma pessoa muito exigente, que se preocupava com o conforto e o respeito ao paciente", conta a Irmã Rosa Maria, ex-aluna da religiosa.

Ela recorda que Irmã Maria Beatriz era franca – pedia que os pupilos só seguissem na área da saúde se estivessem dispostos a se dedicar totalmente ao ofício e que tratassem os enfermos, pessoas até então desconhecidas, como quem eles mais amassem. A atenção ao cuidado integral dos doentes a levou ainda a criar um manual de técnicas de enfermagem para a Santa Casa. Um dos lemas da devota da Imaculada Conceição era que todos vissem em cada pessoa a imagem de Cristo.

Com a saída do hospital, em 1990, Irmã Maria Beatriz atuou também em Atibaia (SP), na Santa Casa de Ribeirão Claro (SP) e em Guarapuava. Quando retornou a Londrina, nos últimos anos, levou seu trabalho novamente ao Colégio Mãe de Deus, à Cooperativa Escolar e à Pastoral do Santuário. As irmãs que conviveram com ela relatam que Beatriz tinha as habilidades ideais para colocar em prática aconselhamentos e atendimentos pastorais na comunidade. "Ela procurava fazer o trabalho o mais perfeito possível, sempre com muito entusiasmo", diz a Irmã Elvira Maria.

Dia 28 de outubro, aos 80 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, em Londrina.

* * * * *Amilton Luiz, 54 anos. Sepultamento às 10 h, no Cemitério Municipal de Contenda, saindo da Capela Municipal de Contenda – PR.

Camila Costa Vieira dos Santos, 27 anos. Sepultamento hoje, Municipal do Boqueirão, saindo de local a ser designado.

Carlos Alberto Kugnharski, 50 anos. Sepultamento domingo, 10 de novembro de 2013, às 9 h, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano – Turquesa.

Carlos Soares dos Santos, 73 anos. Sepultado ontem.

David Colaço de Matos, 60 anos. Sepultado ontem.

Deolinda Rodrigues Bezerra, 89 anos. Sepultado ontem.

Deolinda da Silva Ferreira, 63 anos. Sepultado ontem.

Diamantina da Piedade, 88 anos. Sepultamento às 11 h, Parque Iguaçu, saindo da Capela 4 do Cem. Parque Iguaçu.

Dirceu Rodrigues Marinho, 72 anos. Sepultamento às 9 h, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Sto. Antonio – Sorocaba/SP.

Doralícia Cunha Rosário, 90 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela 4 Cemitério Municipal Água Verde, Curitiba-PR.

Emídia Alves da Luz, 85 anos. Sepultado ontem.

Emilin Kuchnir Aguera Lopes, 6 anos. Sepultado ontem.

Fernando Pisani Silva, 42 anos. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Cemitério das Colinas S. Bernardo do Campo-SP.

Filomena Marcelino Prestes, 78 anos. Sepultamento às 14 h, Crematório Vaticano, saindo da Capela Mortuária no Bairro Uberaba, Curitiba-PR.

Irene Montanari Becker, 78 anos. Sepultado ontem.

Ivete Andrade Belotto, 88 anos. Sepultado ontem.

João Batisti, 61 anos. Sepultado ontem.

José Alves de Lima, 93 anos. Sepultamento às 16 h, em local a definir, saindo da Capela Municipal Maria Helena-PR.

José Ferreira de Paula, 66 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde – Capela 2 Cemitério da Água Verde.

Judith Caovilla, 88 anos. Sepultado ontem.

Juquinha Andreoli, 86 anos. Sepultado ontem.

Juvenal Candido de Oliveira, 69 anos. Sepultamento às 10 h, Paroquial Colônia Orleans, saindo de Adventista do Sétimo Dia – Rua Maranhão, 2.220 – Portão.

Lacy Maria Nogueira, 76 anos. Sepultamento às 14 h, Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano – Rubi.

Laércio Alves Correia, 51 anos. Sepultado ontem.

Leda Tavora de Almeida, 85 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela 4, Cemitério Vertical Memorial de Santos-SP.

Lidia Elisabeth Liebmann, 59 anos. Sepultamento às 11 h, Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.

Manoel Oliveira e Teixeira, 85 anos. Sepultado ontem.

Maria Aparecida da Silva, 68 anos. Sepultado ontem.

Marildo José de Oliveira, 23 anos. Sepultamento às 9 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (S.J. dos Pinhais), saindo de residência.

Marta Veroni Goncalves, 45 anos. Sepultamento às 9 h, Paroquial São Marcos, saindo de São Marcos.

Neucir Pederiva, 53 anos. Sepultado ontem.

Ozelia Leite Fogaça da Conceição, 53 anos. Sepultamento às 16 h, em local a definir, saindo de residência.

Pedro Silva, 72 anos. Sepultamento às 10 h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério das Colinas – São Bernardo do Campo-SP.

Rafael Sizanoski, 62 anos. Sepultamento hoje, Colônia Muricy (São José dos Pinhais), saindo da Capela Natalina Berti em SJP-Pr.

Terezinha da Piedade Sabim, 54 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal de Campo Largo, saindo da Capela Mortuária em Campo Largo-PR.

Therezinha Cavallaro Kamizi, 79 anos. Sepultado ontem.

Trindade Urbam Alves, 80 anos. Sepultamento às 10 h, Municipal do Água Verde, saindo da Capela 1 do Cemitério Municipal do Água Verde.

Valdecir Rodrigues de Novais, 33 anos. Sepultado ontem.

Vera Regina Ahrens, 64 anos. Sepultamento às 11 h, Parque Iguaçu, saindo de Parque Iguaçu.

Vilma Schiavom Temoteo, 55 anos. Sepultado ontem.

* * * * * As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]