• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Os braços abertos e o aperto que vinha a seguir em todos os encontros de Rachel diziam mais que o simples toque. Era um gesto que inspirava atenção e carinho com o outro. Os convites de "vem almoçar comigo essa semana" e a reunião de filhos, netos e bisnetos nos encontros de domingo – e toda a balbúrdia característica – eram o momento de expressar aquilo de que mais gostava: "que alegria esta alegria". Era a avó que não perdia nenhuma festa de escola. Ao fim, o abraço gostoso, lembra o filho Luiz Alberto.

Outra de suas deixas vinha quando lhe perguntavam se precisava de algo: o "não ter problema; não se incomode..." era dito com a certeza de não querer importunar ninguém. Era autônoma, acima de tudo. Filha de empresários do ramo madeireiro, hoteleiro e restaurantes, quando chegou a sua hora assumiu a presidência da holding Oxford Empreendimentos, responsável pela Rede Lancaster, sem nenhum problema. Tinha sido preparada e orientada para a transição. No entanto, atuava mais na parte do conselho consultivo porque não abria mão da família e dos compromissos da carreira do marido, o desembargador Henrique Lenz Chesneau César, falecido em fevereiro de 2002.

Gostava de estar com pessoas, conta o filho. Assim, além das reuniões com os grupos de que o marido participava, como da Associação do Tribunal de Justiça e dos Magistrados, do Rotary de Curitiba e Rotary Cinquentenário, também reunia-se com as senhoras do grupo das orações da Igreja São Francisco de Paula e da Arquiconfraria das Mães Cristãs. Não parava em casa, entre compromissos de lanches da tarde e jantares. E não somente nesses momentos Rachel mantinha a sua vaidade. Extremamente cuidosa com o cabelo, não saía de casa se não estivesse a contento. E nem pensar estar sem batom ou perfume. "Era meio vidro por dia", brinca o filho.

O domingo do dia 14 de setembro foi o do último encontro. Luiz Alberto recorda-se que parecia que a mãe estava preparando a todos. A família toda estava reunida, inclusive uma neta que estuda no Rio de Janeiro. Todos a postos, uma foto foi feita a pedido de Rachel para perpetuar o momento que ilustrava tanto a rotina da família Lenz César. E muita conversa, com direito a lembranças e abraços compartilhados. "Era muito religiosa e espiritualizada." Deixa quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos.

Dia 17 de setembro, aos 84 anos, de falência múltipla de órgãos.

* * * * *

Adhemar Basso, 76 anos. Profissão: médico. Filiação: Cyrillo Basso e Adélia Manesco. Sepultamento às 13h, no Cemitério Municipal Água Verde, sainda da capela 2.

Aliz Correa de Oliveira, 80 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Vitalina Correa de Lima. Sepultamento ontem.

André Gricoli Júnior, 18 anos. Profissão: vendedor. Filiação: André Gricoli e Vanderleia Aparecida Fernandes. Sepultamento ontem.

Antônio Laércio Doline, 47 anos. Profissão: manobrista. Filiação: João Doline e Elza Doline. Sepultamento ontem.

Ary José Ercole, 84 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Paulo Ercole e Helena C. Ercole. Sepultamento ontem.

Cícero Augusto da Silva, 70 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Agostinho Barreto da Silva e Teodora Maria dos Santos Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais (PR).

Durvalina Maria Perotoni, 85 anos. Profissão: professora. Filiação: Achilles Perotoni e Ignez Felippa Perotoni. Sepultamento ontem.

Filomena Fidêncio Kvitschal, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: José João da Cruz Primo e Joaquina Fidêncio de Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Bento do Sul (SC).

Francisco Alves Fogaço, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Genuíno Alves Fogaço e Celestina Cardozo. Sepultamento ontem.

Glaci Sauer Witte, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reinaldo Sauer e Genoveva Polakowiski Sauer. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 3.

Gustavo Henrique Alves de Lara, 1 mês. Filiação: Matheus Gomes de Lara e Joyce Alves Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Iria Zacharko Fernandes, 76 anos. Profissão: professora. Filiação: Miguel Zacharko e Olga Zacharko. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo do Memorial da Vida, em São José dos Pinhais (PR).

Ivete Vieira Bezerra, 80 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Ermelino Vieira e Gertrudes da Cruz. Sepultamento ontem.

João Costa Gelinski, 33 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Cassemiro Gelinski e Adelina Costa Gelinski. Sepultamento ontem.

João de Faria dos Santos, 31 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro Faria dos Santos e Cleusa Martins dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Tunas do Paraná (PR).

Júlia de Oliveira Buzzatto, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Batista de Oliveira e Valdemira Cordeiro Oliveira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré (PR).

Laudino de Almeida, 66 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Quintino de Almeida e Brasília Fabiana de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Mortuária em Almirante Tamandaré (PR).

Leonarda dos Santos Morais, 91 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Antônio José dos Santos e Rita Júlia dos Santos. Sepultamento ontem.

Lourdes Smania Piccioni, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Smania e Maria Gomes da Silva. Sepultamento às 16h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais), saindo do Cemitério São Francisco de Paula, capela 1.

Madalena Delfino Valentim Barivieira, 64 anos. Profissão: costureira. Filiação: Francisco Valentim e Maria Delfino Valentim. Sepultamento às 12h, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande (PR).

Manuel Soares, 85 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: João Soares e Maria Farinha. Sepultamento ontem.

Maria José Gonçalves Fernandes, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gregório Antônio Gonçalves e Maria de Oliveira Gonçalves. Sepultamento ontem.

Maria Teixeira dos Santos, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Gonçalves Pereira e Clemencia Teixeira de Sousa. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Gomes, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oswaldo Hembek e Carmelita Vieira Hembek. Sepultamento ontem.

Maria de Lurdes Marcondes, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eurico Marcondes e Etelvina Alves Marcondes. Sepultamento ontem.

Marilina Moreira de Jesus, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Josino Moreira da Silva e Terezinha Arruda da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária em Primeiro de Maio (PR).

Nilson Dias, 58 anos. Profissão: zelador. Filiação: João Dias do Prado e Maria José Jesus do Prado. Sepultamento às 14h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Orlando Teixeira de Faria, 47 anos. Profissão: servente. Filiação: Antônio Teixeira de Faria e Maria Teixeira de Faria. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul (PR), saindo de residência.

Ramão Ocampos Salinas, 44 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Zeferino Salinas e Júlia Ocampos. Sepultamento às 9h, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo (PR).

Reni Pereira da Silva, 42 anos. Profissão: servente. Filiação: Joaquim Pereira da Silva e Deoliria Cordeiro da Silva. Sepultamento ontem.

Rodrigo Xavier de Barros, 22 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Maurício Xavier de Barros e Rosana Aparecida Polistchuk de Barros. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Sérgio Ricardo Otero Goulart, 67 anos. Filiação: Mauro Goulart e Nancy Otero Goulart. Sepultamento ontem. Urbano Franzner, 87 anos. Filiação: João Franzner e Verônica Petry. Sepultamento às 9h, em local a definir, saindo de residência.

Vanderlei Martins Pereira, 37 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Joel Martins Pereira e Maria Antônia dos Santos Pereira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo capela 1.

Vilma Aparecida da Silva, 45 anos. Profissão: vendedora. Filiação: João Antônio da Silva e Maria das Graças da Silva. Sepultamento às 10h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão, capela 1.

Vilma de Lima da Silva, 72 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Benedito Sabino e Maria Antônia de Lima. Sepultamento às 17h, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Nosso Teto, em Registro (SP).

* * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3313-5772

* * * * *

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]