• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

"Se ainda der tempo": essa era uma frase comum para o empresário Ramiro Pereira. O condicional não o impossibilitava de estudar os seus próximos passos. Ao contrário, planejava a próxima trilha de jipe, o churrasco, a pescaria, a praia, o próximo negócio e muito mais. Se tivesse feito uma conta nas redes sociais, no perfil estaria escrito: "em relacionamento sério com a realidade". Era muito pé no chão, conta o filho Eduardo.

A condição de analista lhe era peculiar devido às intempéries que precisou passar para alcançar os seus objetivos. Imigrante, Ramiro deixou seu país de origem em busca de uma vida melhor. Aos 16 anos, o morador da pequena aldeia de Quebrada – na região de Santarém, em Portugal –, deixou a cidade "de uma rua só" para se aventurar no Brasil. Um dos seis irmãos veio primeiro, queria sentir o "terreno" e as possibilidades. Eram boas. Assim, de tempo em tempo, cada um dos deles veio tentar a sorte do lado de cá do Oceano Atlântico.

Os Pereira se instalaram no interior de São Paulo, em Olímpia – perto de São Jose do Rio Preto . De um lado da rua, os irmãos abriram uma espécie de "Secos e Molhados", onde se vendia de tudo. Do outro lado, os pais apostaram em um comércio de alumínios.

No entra e sai da mercearia, Ramiro conheceu Edília, uma das suas clientes; com ela se casou. Em busca de novos rumos, Ramiro aceitou o emprego de representante das pilhas Rayovac, em Brasília, cidade ainda em construção. Não ficou muito tempo. Tinha sede de desafios.

Em 1972, soube do interesse de um empresário do ramo hoteleiro em vender um prédio ainda em construção. Reuniu-se, primeiramente, com três sócios e arriscou-se no aluguel do imóvel. Com o tempo, adquiriu o Hotel Tívoli – atualmente Hotel Trevi –, na Rua Ébano Pereira. Na sequência, adquiriu mais duas marcas. Em 1997, passou o bastão para os filhos Maristela e Eduardo. Passou a se dedicar à compra de imóveis comerciais para locação.

De um jeito simples, vibrou muito com tudo o que conseguiu na vida. "Mas não se deslumbrou com o sucesso", ressalta o filho. Para Ramiro, o importante era viver bem. "Era um homem com defeitos comuns e qualidades extraordinárias. Não agradou a todos, mas a tantos encantou", destaca o filho no texto que escreveu nas redes sociais para se despedir do pai.

Nos últimos anos, descobriu um lado aventureiro. Foi um dos motivos para o rejuvenescimento, conta o filho. O companheiro das jornadas era o sócio e amigo Dante Laércio Santos Cordeiros, que o acompanhava em cada um dos eventos. Conheceu as trilhas de jipe aos 78 anos. Tinha muita disposição; ninguém dizia que tinha essa idade. Desde 2001, conta o amigo, Ramiro fazia parte de um grupo de jipeiros: o "Tape Topaha", que significa o descobridor de caminhos em tupi-guarani.

Com a caminhonete, o empresário encontrou caminhos conhecidos e outros nem tanto. Um dos passeios mais marcantes ocorreu na Cordilheira Santana, em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, recorda-se Dante. Se embrenhava no mato, colocava correntes nas rodas, quando necessário, mas não abandonava a certeza da chegada. Deixa a viúva Edília, os filhos Maristela e Eduardo e dois netos.

Dia 26 de novembro, aos 78 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia no abdome, em Curitiba.

* * * * *

Acir Dorigo, 85 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Dorigo e Catharina de Conto Dorigo. Sepultamento ontem.

Adalberto Strobel, 90 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ricardo Strobel e Ana Strobel. Sepultamento às 11h, Comuna Evangélica Luterana, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Airton Pereira de Souza, 61 anos. Filiação: Lindolfo Olivieira de Souza e Rosalina Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Carlito Batista de Souza, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Júlio Batista de Souza e Geralda Leopoldina de Jesus. Sepultamento às 10h, Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo de Santa Felicidade.

Claudinei de Souza, 33 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Geraldo Ferreira de Souza e Rosalina Maria Nardino de Souza. Sepultamento às 14h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Associação Moradores Mauà, Colombo (PR).

Cornélio Afonso de Meira, 53 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benedito Afonso de Meira e Lúcia Kruchelski de Meira. Sepultamento ontem.

Dalci Sant Ana Cargnin, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Edoclidio Sant Ana e Francisca da Silva Sant Ana. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Paranavai (PR).

Deonisio João Wojcik, 50 anos. Profissão: vidraceiro. Filiação: Antônio Wojcik e Tereza Wojcik. Sepultamento às 16h, Cemitério Paroquial N. Senhora. do Rosário (Colombo), saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Ervim Tomasoni, 75 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alberto Tomasoni e Olga Tomasoni. Sepultamento ontem.

Eunice de Souza Picanco Santos, 103 anos. Profissão: do lar. Filiação: João da Cunha Picanco e Hercilia de Souza Picanco. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Floriano Sarott, 88 anos. Filiação: Leopoldo Sarott e Rosa Sarott. Sepultamento ontem.

Gustavo Moisés Pereira, 17 anos. Filiação: Nivaldo Pereira e Zilma Machado Pereira. Sepultamento ontem.

Helena Aparecida da Paz, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eudoro da Paz e Ernesina de Souza. Sepultamento às 14h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Hilda Siqueira Domingues, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Cândido de Siqueira e Maria José Morais. Sepultamento ontem.

Imil Farah, 93 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Nicolau Farah e Júlia Mussi Farah. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá (PR).

Iracy da Silva, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adelino Vellozo da Silva e Noêmia da Silva. Sepultamento ontem.

Irene Zavadzki Pong, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Soares Moreira e Francisca Zavadzki Rutkowski. Sepultamento ontem.

Issac Antônio Machado, 35 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Revadia Machado e Benedita Antônia de Oliveira Machado. Sepultamento ontem.

Ivandira Veiga Adão, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rosa Veiga do Prado. Sepultamento ontem.

Jackson Andreata, 25 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria Andreata. Sepultamento ontem.

Jandira Carneiro Cassanelli, 83 anos. Profissão: professora. Filiação: Emiliano Carneiro de Mello e Tereza de Souza Carneiro. Sepultamento ontem.

João Ademir de Oliveira, 56 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Arlindo Claro de Oliveira e Isaurentina Francisca de Oliveira. Sepultamento às 9h, Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária Jardim Adriane, em Colombo (PR).

João Victor Aquino da Luz, 6 meses. Filiação: Lúcio Flávio da Luz e Thaisa Gisele de Aquino. Sepultamento às 10h, Cemitério Parque São Pedro.

José Cecilio Ferreira, 88 anos. Profissão: pintor. Filiação: Cecilio Antônio Ferreira e Ana Engracia Ferreira. Sepultamento ontem.

José Eloir Kresko, 60 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Gregório Kresko e Anna Melnik Kresko. Sepultamento às 13h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

José Gomes de Araújo, 74 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Carmelo Gomes de Araújo e Maria do Carmo de Araújo. Sepultamento ontem.

José Horácio de Freitas, 66 anos. Profissão: securitário. Filiação: João Lopes de Freitas e Elvira Catarina de Freitas. Sepultamento ontem.

José Osvaldo dos Santos, 62 anos. Profissão: militar. Filiação: Ângelo Zeno dos Santos e Clorinda Bertolini da Rosa. Sepultamento ontem.

Laércio Miranda, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Fenelon Miranda e Maria Barbosa Miranda. Sepultamento às 9h, Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Capela Mortuária no Bairro Novo em Curitiba (PR).

Leandro Marques dos Santos, 26 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: José Marques dos Santos e Guinoefa Onisko. Sepultamento às 11h, Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01- Cemitério Municipal do Boqueirão.

Luiz Antônio Lessi, 64 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Lessi e Olinda Stengel Lessi. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos de Oliveira, 57 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Emigidio de Oliveira e Umbelina Alves de Oliveira. Sepultamento ontem.

Luíza Gonçalves Foroni, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Antônio Gonçalves e Francisca Moreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Marcos Christian Sauer, 23 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Jacob Sauer e Maria Bonato Sauer. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Ribas, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pompilho da Silva e Flávia Francisca da Silva. Sepultamento ontem.

Maria da Graça Pamplona, 84 anos. Profissão: contadora. Filiação: Celso Heitor Pamplona e Sebastiana Santos Pamplona. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Cochek de Figueredo, 85 anos. Profissão: professora. Filiação: João Kochek e Maria Bda Luz Kochek. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes de Oliveira, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Thiago de Oliveira e Anna Anastácia de Oliveira. Sepultamento às 9h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Umuarama (PR).

Maria do Rosário de Albuquerque Richter, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alceu Martins de Albuquerque e Maria Clotilde Manasses de Albuquerque. Sepultamento às 9:30h, Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela 02 Cemitério São Francisco de Paula Curitiba (PR).

Nelson Hannig, 68 anos. Profissão: motorista. Filiação: Paulo Hannig e Rosa Maevrs Hannig. Sepultamento às 10h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Municipal Santa Cândida.

Nilza Raimunda da Silva, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Faustino de Oliveira e Hilda Ferreira de Oliveira. Sepultamento ontem.

Odete Barbosa Kosma, 52 anos. Profissão: secretária. Filiação: Antônio Kosma e Carmelea Barbosa. Sepultamento às 9h, Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 02 do Água Verde.

Oscar Vieira Neto, 72 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: José Oscar e Elidia Silva. Sepultamento ontem.

Paulo José de Araújo, 57 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Pedro José de Araújo e Geralda Rita de Araújo. Sepultamento ontem.

Pedro Ramon Campay, 6 dias. Filiação: Rubens Colhado Compoy Júnior e Paggan Renata Velasques. Sepultamento ontem.

Pedro Ramon Compoy, 6 dias. Filiação: Rubens Colhado Compoy Júnior e Paggan Renata Velasques. Sepultamento ontem.

Philip Albert James Gorin, 82 anos. Profissão: professor. Filiação: Albert George Gorin e Doris May Gorin. Sepultamento hoje, Crematório (Ass.beneficente J. da Saudade), saindo da Capela do Cemitério Jardim Saudade II em Pinhais (PR).

Roberto de Azevedo Alves, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Nunes Alves e Maria Odette de Azevedo Alves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Cemitério do Caju- Rio de Janeiro (RJ).

Romildo Aparecido da Silva, 34 anos. Filiação: Joaquim Arlindo da Silva e Soeli Nazarete da Silva. Sepultamento ontem.

Rosa Collaco de Oliveira, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Fernandes dos Santos e Maria Estocchero dos Santos. Sepultamento ontem.

Rubens Botelho Lourenço, 70 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Luiz Botelho Lourenço e Adélia de Souza Botelho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Cemitério Municipal de Cambé (PR).

Simone da Silva Tavares, 38 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bonifácio Tavares e Rosalina da Silva Tavares. Sepultamento ontem.

Tereza Pereira dos Santos, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Manoel dos Santos e Ernestina de Souza Pereira. Sepultamento às 10h, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo de residência.

Ubirajara de Carvalho Vasconcelos, 51 anos. Profissão: empresário. Filiação: Jaques Barros Vasconcellos e Neide de Carvalho Vasconcellos. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Santa Quitéria em Curitiba (PR).

Valfrido Harder, 69 anos. Profissão: motorista. Filiação: Johan Harder e Elisabeth Harder. Sepultamento às 15h, Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02- Cemitério Boqueirão. Curitiba (PR).

Waldomiro Leonardo da Costa, 95 anos. Profissão: mecânico. Filiação: José Leonardo da Costa e Alzira Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Welinton Ananias, 21 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Sebastião Ananias e Divina de Lourdes Berchior Ananias. Sepultamento às 10h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária do Cemitério Municipal na Fazenda Rio Gde (PR).

* * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]