• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Quando o catarinense Roland Gustavo Yerke construiu sua casa na esquina das ruas João Cândido e Raposo Tavares, a região central de Londrina ainda nem era asfaltada. Nascido em Joinville, Roland chegou ao norte paranaense na infância, acompanhado dos pais, que montaram um restaurante na Rua Maranhão. Foi ali na vizinhança que, aos 24 anos, conheceu Luci da Rocha, que viera de Pardinho (SP) visitar os avós em Londrina. Apaixonados, apesar da distância entre as duas cidades, decidiram namorar. Durante um bom tempo, as únicas oportunidades de se encontrarem eram quando Roland, caminhoneiro desde os 18 anos, ia visitar a amada na fazenda onde morava. "Dizem que ela ouvia a buzina de longe e saía correndo para vê-lo. Ele tinha um caminhão branco, de cortininha bordô", conta a filha Elisabete.

Após o casamento, Roland montou um depósito de material para construção no Centro de Londrina, onde também construiu a casa da família. Sempre presente na educação dos quatro filhos, é lembrado como um pai rígido, que fazia questão de cuidar de tudo. "Ele exigia muito da gente e dos sobrinhos. Um primo meu perdeu o pai bem novo, e meu pai exigia dele o mesmo que dos filhos", recorda Elisabete. O amor de Roland pela família se manifestaria de maneira especial no cuidado diário da esposa Luci, que precisou amputar as duas pernas há dez anos, em decorrência de uma trombose. "Ele era o único cuidador dela, não deixava faltar nada. Ajudava a mãe na cozinha e, ultimamente, lavava a roupa."

Após a aposentadoria, comprou um sítio em Ortigueira, onde gostava de criar algumas cabeças de gado. Com boa saúde, mesmo com oito décadas de vida, ainda se dividia entre Londrina e Ortigueira e tinha grande orgulho de sua propriedade, considerada modelo na região. Deixa esposa, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos.

No dia 14 de fevereiro, aos 80 anos, em decorrência das complicações de um infarto.

* * * * *

LONDRINA

Alvarina Raimundo de Matos, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Clara Miranda da Paixão, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bela Vista do Paraíso.

Cleiton Rodrigues de Lima, 18 anos. Sep. ontem em Londrina.

Danieli Aparecida Leal de Paula, 24 anos. Sep. ontem em Santana do Itararé.

Eliza Yassuyo Kikuchi, 63 anos. Sep. ontem em Assaí.

Florisa Leme de Oliveira Sobrinho, 82 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Haidê de Souza Barros, 80 anos. Sep. ontem em Londrina.

Isabella Vitória Castanha dos Santos. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Izaura do Nascimento Cardoso, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Sebastião do Nascimento, 79 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

José Sebastião, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Júlia Keiko Yoshida, 60 anos. Sep. ontem em Londrina.

Kazuo Suzuki, 78 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Lucilla Maria Bernardy, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Luiz Funzar, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jataizinho, saindo da capela do mesmo.

Maurina Maria de Jesus, 61 anos. Sep. em Londrina.

Nebridio Aparecido dos Reis, 73 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Nerci das Neves Rodrigues, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

Raimundo José Barbosa, 61 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Rosalvo Ernesto de Souza, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rudinei Rodrigues dos Santos, 29 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Albertino Montanini, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Bruno Gehring, 90 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Diego José de Lima, 25 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.

Dirce Francisca Dias, 75 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da capela 1 da Prever. Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro – Paranavaí.

Erviria Maria Ribeiro, 97 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Roncador, saindo da Av. Principal – Centro – Roncador.

Geralda Simão de Souza, 87 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Heloísa Vitória Bernardo de Jesus. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Izaura de Assis Gilio, 78 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas – Centro – Mandaguari.

Laércio Ribeiro da Luz, 52 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Maria Aparecida dos santos, 60 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da Rua Ebano, 279 – Jardim Vitória – Maringá.

Mário Alves Pereira, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela da Prever – nobre. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Pedro Cândido Domingues, 62 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Santina da Silva de Oliveira, 79 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Furlan – Vila Vardelina – Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Ademar Nunes, 50 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Uruguai, 745 – Jardim América – Foz do Iguaçu.

Alceu Papait, 77 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Fioravante Morandi, 89 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Adenis Cavasin, 68 anos, comerciante, filho de Albino Cavasin e Ângela Cavasin. Sep. ontem.

Aderli Portela, 62 anos, do lar, filha de Olímpio Steger Pereira e Genoveva Correia Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Aldo Manoel de Almeida, 71 anos, garçom, filho de Manoel Cassimiro de Almeida e Josefa Benta de Almeida. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Ana Luzia da Silva Barbosa, 60 anos, do lar, filha de José da Silva e Nair Francisca da Silva. Sep. ontem.

Arilson David Pereira, 15 anos, estudante, filho de Márcia Aparecida Pereira. Sep. ontem.

Célia Tulski Moro, 100 anos, costureira, filha de Francisco Tuleski e Matilde Fritoli Tulski. Sep. ontem.

Celso Balker, 48 anos, mecânico, filho de Amarilio Costa Balker e Cecilia Balker. Sep. às 11 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Dionizia Daldegan Bazani, 88 anos, do lar, filha de João Daldegan e Angela Daldegan. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Divonsir José Ferreira, 69 anos, padeiro, filho de Maria Matias Ferreira. Sep. ontem.

Elvira Possatto Novochadlo, 78 anos, professora, filha de Luis Possatto e Rosa Binoto Possatto. Viúva de Dirceu Novochadlo. Sep. ontem.

Eugênia Izycki Soczek, 80 anos, professora, filha de Alberto Izycki e Helena Idrojewski. Viúva de Carlos Soczek. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Eva dos Santos Bartnik, 88 anos, do lar, filha de João Domingos dos Santos e Emidy Storrer dos Santos. Sep. ontem.

Fernando Silveira Horylka, 75 anos, jornalista, filho de Felix Horylka e Hilda Silveira Horylka. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Filomena Kominkiewicz, 71 anos, professora, filha de Maximiliano Kominkiewicz e Domicilia Kominkiewicz. Sep. às 17 h, no Paroquial Colônia Orleans.

Hélio Heemann, 68 anos, mestre de obras, filho de Henrique Heemann e Erica Heemann. Sep. ontem.

Irene Gonçalves Barbarini, 61 anos, doméstica, filha de João Teodoro Gonçalves e Alzira Donaria Gonçalves. Sep. ontem.

Jeruza Silvane Silva de Souza, 27 anos, do lar, filha de Abrão Avelino de Souza e Salete Gomes da Silva de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da igreja do Capão Raso.

João Bueno dos Santos, 69 anos, cobrador de ônibus, filho de João Maria dos Santos e Ramira Bueno dos Santos. Sep. às 10h30, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

João Maria Tripodi Junior, 73 anos, funcionário público estadual, filho de João Maria Tripodi e Silvina Tripodi. Sep. ontem.

José Fernandes de Avelar, 52 anos, autônomo, filho de Antônio Fernandes de Avelar e Zulmira Maria de Avelar. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

José Olimpio da Silva, 62 anos, filho de João Olimpio Soares e Iracema Ferreira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São J. dos Pinhais), saindo da capela da Igreja As­sembleia de Deus – Caiuá – CIC.

Leamys Klingenffuss Schwarz, 81 anos, do lar, filha de Guilherme Glingenffuss e Dolores da Luz Klingenffuss. Sep. ontem.

Luisa Silva Chamberlain, 69 anos, do lar, filha de Felix Francisco da Silva e Anastácia Charavara da Silva. Sep. ontem.

Maria Helena Cabral de Carvalho, 53 anos, doméstica, filha de João Lúcio Cabral e Terezinha Cuani Cabral. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Santa Cândida.

Narciso Cardoso, 78 anos, filho de José Cardoso e Maria da Conceição Albino. Sep. ontem.

Nilson Stange, 64 anos, vendedor, filho de Ercelio Stange e Ivete Stange. Sep. ontem.

Nilva Godinho Oliveira, 85 anos, farmacêutica, filha de José G de Oliveira e Maria G. de Oliveira. Sep. ontem.

Norberto Jorge Guerra de Castro, 51 anos, autônomo, filho de José Guerra de Castro e Amália Belém de Castro. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Odair José de Souza dos Anjos, 39 anos, autônomo, filho de Araci de Souza dos Anjos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação de Moradores da Vila Tecnológica – Sítio Cercado.

Olívio Francisco Alves, 65 anos, filho de Francisco Alves e Jovelina Maria. Viúvo de Beatriz Alves. Sep. ontem.

Orelio Jussani, 65 anos, lavrador, filho de João Jussani e Maria Pavan Jussani. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Osvaldo Rocha Rodrigues, 48 anos, motorista, filho de Adão Rocha Rodrigues e Maria Gomes Rodrigues. Sep. ontem.

Paulo Carlos Gorski, 76 anos, comerciante, filho de João Gorski e Mercedes Adelaide Gorski. Sep. ontem.

Thereza Peracetta Domakosky, 80 anos, do lar, filha de José Peracetta e Lúcia Caron Peracetta. Sep. às 14 h, no Paroquial São marcos, saindo da capela da Luz.

Zelfrido Veiga, 65 anos, balconista, filho de José Veiga e Jovena Veiga. Sep. às 11 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]