Em sua trajetória, Ronaldo Portugal Alves tinha a marca de se envolver em muitos projetos. Sempre buscava o contato estreito com as pessoas. Entre muitos atos, participou da formação da Associação de Moradores, Proprietários, Comerciantes e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público, em 2001. O incentivo à esposa Edeluz Maria Taborda Ribas Alves – e também presidente da entidade – ajudou a tornar a vida da comunidade melhor, lembra ela. “Foi um cidadão atuante; um crítico que nunca se limitou a reclamar”. Seu ponto forte era sugerir soluções. Um verdadeiro relações públicas sem ter o título, pontua a filha Beatriz.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Deu os primeiros passos na trajetória profissional aos 17 anos, na Litografia Progresso, fundada em 1912 pelo avô, Rômulo Cesar Alves, no bairro São Francisco. Era um dos vendedores - “excelentes”, diz a filha. Era o relações públicas da empresa e tornou-se o responsável, por exemplo, pela emissão de rótulos e selos para a Secretaria da Fazenda. Após essa experiência, atuou em outro empreendimento familiar, onde o pai Telange Telon Alves era sócio, como agenciador da Mild, Máquinas Industriais Ltda.
Em 1975, a matriz do Grupo Bosch decidiu implantar uma filial no Brasil. Curitiba foi a cidade escolhida para abrigar a nova unidade. Ronaldo foi o contato da diretoria da empresa, que ficava em Campinas, com a capital paranaense. Ele foi um dos responsáveis por levantar as informações prévias para a instalação na Cidade Industrial de Curitiba. Iniciou como promotor de vendas e permaneceu na multinacional por 14 anos.
O período que esteve empresa foi um especialmente gratificante na vida profissional e pessoal. “A felicidade ficou completa com a chegada de Beatriz, a primeira menina em uma família de ‘marmanjos’, como ele sempre brincava”. Ronaldo tinha um coração aberto e generoso, mas com postura moral rígida. Era disciplinado.
Ele também contribuiu com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com dados locais, diz Edeluz. Fechado o ciclo Bosch, partiu para o comércio de calçados. Abriu a Maison des Souliers, na Galeria Batel. Plano vai, plano vem, o casal decidiu mudar de ramo mais uma vez. Ronaldo teve a oportunidade de desenvolver seu hobby e montou uma casa de massas, a Calabrês Massas Caseiras, que se localizava no Centro.
Quando finalmente se permitiu parar, dedicou-se aos netos e aos passeios. “Queria viver a vida com alegria e despreocupação, mas sem descuidar de seus deveres. Foi cidadão até o fim da vida.”, finaliza Edeluz. Deixa a esposa, os filhos Telange Neto, Luis Cesar e Beatriz, as noras Jaqueline e Alessandra, e o genro, Maurício, os netos César Augusto, Rebecka e Yuri.
Lista de falecimentos - 07/03/2015
Adorides dos Anjos de Oliveira, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Carvalho de Assis e Demiciana Gonçalves dos Anjos. Sepultamento ontem.
Alan dos Santos da Silva, 18 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Adão Teixeira da Silva e Geny Aparecida dos Santos Lima. Sepultamento ontem.
Ana Luíza Varela Ferreira, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonel Macedso Varela e Cândida Nunes da Rosa. Sepultamento às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Igreja Assembleia de Deus, no Tatuquara, em Curitiba.
Andressa Micheli dos Santos, 33 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: Vanderlino dos Santos e Otali Rocha dos Santos. Sepultamento ontem.
Antônio Rosa, 57 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Pedro Rosa e Beltina Paula da Rosa. Sepultamento ontem.
Arnoldo Raspolt Schwab, 78 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Domingos Raspolt Schwab e Maria Schwab. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal de Ponta Grossa.
Claudete Issa Nader, 61 anos. Profissão: psicóloga. Filiação: Elias Issa Nader e Odete Alves Nader. Sepultamento às 9h, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária. de Pinhais.
Durvalina dos Anjos Andrade Volert, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lino de Andrade e Argentina Freitas de Andrade. Sepultamento ontem.
Emerson Gomes Correa, 42 anos. Profissão: técnico de enfermagem. Filiação: Paulo Gomes Correa e Soely Terezinha Kluber Correa. Sepultamento ontem.
Francis Júnior Fabris, 36 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Paulo Roberto Fabris e Marilin Cordeiro de Oliveira Fabris. Sepultamento hoje, na Igreja Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Genesio Gomes de Morais, 73 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Benedito Gomes de Morais e Gerasina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Geni Cândida de Oliveira, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Cândido de Oliveira e Brasilina Bueno de Oliveira. Sepultamento ontem.
Henrique Antônio Gomes, 47 anos. Filiação: Osni Gomes e Irene Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela São Rafael, na vila Santa Helena, no bairro CIC, em Curitiba.
Ildefonso Bobato Lemos, 50 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Lauro Lemos e Anna Bobato Lemos. Sepultamento ontem.
Itelvina Maria Augusto, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Pedro Rodrigues e Catarina Maria de Jesus. Sepultamento às 17h, no Cemitério Municipal Iretama.
Joaquina Deneleve, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Rodrigues e Justina Gonçalves Rodrigues. Sepultamento ontem.
Luiz Alves da Costa, 68 anos. Profissão: motorista. Filiação: Euclides da Costa e Donata Alves da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Paranaguá .
Luiz Gonzaga Maciel de Oliveira, 94 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José Paulo Maciel de Oliveira e Cândida Brum de Oliveira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo do município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.
Maria Sebastiana Vieira, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nao Declardo e Sebastiana Vieira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela São Leopoldo.
Maristela da Silva, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Salvador Domingos dos Santos e Maria José dos Santos. Sepultamento ontem.
Nadir Gregório de Oliveira, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gregório do Prado e Raquel de Oliveira. Sepultamento ontem.
Nelly Lima de Araújo, 66 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Antônio de Souza e Alda Lima de Araújo. Sepultamento na quarta-feira, 6 de maio de 2015 às 16h, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.
Otto Ernest Stender, 97 anos. Filiação: Otto Stender e Elsa Stender. Sepultamento hoje, na Comuna Evangélica Luterana.
Paulo Roberto Silva, 58 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Otacílio da Silva e Dercilia Batista Silva. Sepultamento ontem.
Renato Santos, 79 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: Athayde Santos e Maria Emília Santos. Sepultamento ontem.
Shirlei Terezinha do Rocio Pinto, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Nei Pinto e Clotilde de Paula. Sepultamento ontem.
Sílvia Rita Soltowsky, 60 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: Basílio Soltowsky Júnior e Ruth Snieeikowski Soltowsky. Sepultamento ontem.
Suely Aparecida de Souza, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Casemiro Izaldir e Maria Aparecida da Silva Izaldir. Sepultamento às 15h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Teresina Alves Teixeira, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adelino Alves e Luzia Ruiz Alves. Sepultamento ontem.
Condolências
Investigação vê indícios de que Vorcaro teria antecipado ofensiva digital contra o Banco Central
Governo Trump suspende concessão de vistos para Brasil e mais 74 países
Toffoli cita insatisfação com PF ao determinar nova operação contra o Master
Tiros à queima-roupa: a violência extrema da repressão do regime contra manifestantes no Irã