• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Se o velho ditado já diz que ninguém vem ao mundo a passeio, Rosângela Valêncio dos Santos sabia muito bem qual era sua missão: criar o filho e espantar qualquer sombra de tristeza. Reunia os amigos, fazia festas, dançava e fazia questão de observar um belo sorriso no rosto de quem mais estivesse por perto. Em dezembro do ano passado, quando fazia um tratamento de saúde, pediu ao médico para interromper os procedimentos e fazer uma festa. “E fez a festa”, conta Simony Valêncio Iozofovich, sobrinha e “filha do coração”.

Os jogos de futebol também eram pretexto para reunir todo mundo. Os jogos do Flamengo e da Seleção Brasileira eram sagrados. “Na última Copa, a família se reuniu para assistir aos jogos. O 7x1 foi uma decepção”, lamenta Simony.

Esposa de caminhoneiro, viajou muito. Conhecer lugares diferentes era uma paixão dela e se o lugar tivesse rios ou cachoeiras, então, virava amor à primeira vista. No Litoral do Paraná, onde vivia, tinha predileção pela Colônia Quintilha, onde há uma cachoeira, mas visitava também os rios de Morretes. “Um dia a gente foi passear em um recanto, em Morretes, e quando vimos ela estava descendo na tirolesa”, lembra a sobrinha. Simony tinha na tia uma confidente. Rosângela era conselheira e sempre repetia o pedido: “tenha juízo!”.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Mãe de um menino, Fernando, era uma verdadeira leoa. Costumava dizer que tinha como missão cuidar do filho. “O Fernando não nasceu da minha barriga, mas nasceu do meu coração”, afirmava. Defendia o filho e era defendida da mesma forma. Uma vez, na escola, um menino falou mal dos pais de Fernando. Ele, por sua vez, bateu no moleque. Rosângela foi chamada na escola e o filho foi enfático: “se precisar, bato de novo”. Mas esse não era o método utilizado por ela: para corrigir o filho e quem mais precisasse, recorria a uma boa conversa. “Ela corrigia com amor”.

O zelo com a família se tornou maior ainda há oito anos, quando ela descobriu um nódulo no seio. Diagnosticada com câncer de mama, precisava se submeter a uma mastectomia (retirada do seio). “Tira logo”, disse ao médico. “Ela queria mais é viver”, conta Simony. Depois de recuperada, passou a incentivar a família a fazer os exames preventivos com regularidade. Nem a doença fez com que ela mudasse a forma de encarar a vida. “Fazia tudo com muito amor, cozinhava, não colocava problemas, buscava ver o lado positivo mesmo nas situações mais difíceis”.

Participava do motoclube Estradeiros, com sede em Paranaguá, há seis anos. Com os “irmãos” de clube, fazia o que mais gostava: festa.

Há cinco anos teve de enfrentar um novo tumor. Descobriu um câncer de pulmão e retomou os tratamentos. Mesmo assim, fez o marido de Simony prometer que quando morresse seria enterrada com o colete do motoclube, teria o caixão coberto com a bandeira do Estradeiros e receberia a homenagem da aceleração das motos.

Poucos dias antes de partir, uma tragédia marcou a vida de Rosângela. Em 27 de outubro, um acidente de caminhão vitimou o filho e a nora dela. Com a saúde bastante debilitada, disse que a sua missão havia sido cumprida. Nove dias depois, passou mal e foi levada às pressas para o hospital, em Curitiba. Rosângela se foi e recebeu todas as homenagens que havia pedido. Deixa o marido, duas netas, irmãos, sobrinhos e irmãos do Estradeiros MC Brasil.

Dia 05 de novembro, aos 46 anos, por complicações do câncer, em Curitiba.

Lista de falecimentos

Allan César Lino, 45 anos. Profissão: gerente de loja. Filiação: Antônio José Lino e Maria Rosa Coradassi Lino. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Ana Maria Bondoski, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Antônio e Oliveira e Durvalina Costa de Oliveira. Sepultamento ontem.

Antenor Gonsalves Pedroso, 75 anos. Profissão: pintor. Filiação: Liberato Gonsalves Pedroso e Ana Rita Dias Pedroso. Sepultamento ontem.

Carolina Ribeiro Costa dos Santos, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eugênio Ribeiro da Silva e Alexandrina Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Darci Margarido de Araújo, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sulhy Margarido e Luíza Calixto Margarido. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais.

David Correa Alves, 31 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Alves Araújo e Tereza Correa da Veiga. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Dinacir Lisboa dos Santos, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valdevino Lisboa dos Santos e Dirce da Graça Santos. Sepultamento ontem.

Duvilio Chiaveli, 69 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Emílio Chiaveli e Elvira Cola. Sepultamento ontem.

Erotildes Maria Artigas, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Schomberg e Maria da Luz Schomberg. Sepultamento ontem.

Eugenia Strona, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sérgio Strona e Anastácia Strona. Sepultamento ontem.

Francisco Moreira, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Vicente Moreira e Maria Pulim de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.

Guilhermina Garcia de Pontes, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Garcia da Rosa e Conceição Maria da Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Iracema Pereira Ramos, 95 anos. Profissão: professora. Filiação: Sebastiana de Castro. Sepultamento ontem.

Ivanir Grando, 63 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Dorvalina Grando e Inedina Rossetti Grando. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Ivo Frankiw, 46 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: Silvestre Frankiw e Filomena Mroz Frankiw. Sepultamento ontem.

Izaltina Maria Persike, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Roque e Maria Floriana. Sepultamento ontem.

Jezer Ismael de Oliveira Mendes, 31 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Ismael Sebastião Mendes e Zildete Angelica de Oliveira Mndes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Comunidade Santíssimo Redentor, em Paranaguá.

Joel Martins da Conceição, 54 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Sabastiao Manoel da Conceição e Santina Martins da Conceição. Sepultamento ontem.

Jorge Daniel Nowak, 59 anos. Profissão: empresário. Filiação: Daniel Nowak e Maria Thereza Arantes Nowak. Sepultamento ontem.

Jorgina Pereira da Silva, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira da Silva e Anna Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Perpétuo Socorro, no Xaxim.

Jovelina Pereira da Silva, 72 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Marencio Pereira da Silva e Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Juari Ribeiro Fernandes, 32 anos. Profissão: soldador. Filiação: Arlindo Ribeiro Fernandes e Maria Valdelice Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Julita Alves Weber, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reynaldo Alves da Silveira e Anna Padilha da Silveira. Sepultamento ontem.

Lucélia Magyar dos Santos Brito, 61 anos. Profissão: secretária. Filiação: Moacyr Brito e Lygia dos Santos Brito. Sepultamento ontem.

Maria Brizida Santa Anna, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Valentim da Trindade e Izabel Ferreira da Trindade. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus da Barreirinha.

Marilza Bernadete Ferreira, 57 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Amilton Ferreira e Ana Alves Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, saindo da Capela da Luz.

Neurica Moraes dos Santos, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco José de Moraes e Deolinda Anna Lacerda de Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Mortuária Jardim Paranaense, em Curitiba.

Neuza Lima de Souza, 60 anos. Filiação: Eduardo Luiz de Souza e Clementina Lima de Souza. Sepultamento ontem.

Newton de Paula, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Domingos de Paula e Maria de Lara de Paula. Sepultamento ontem.

Nicolau Plytiuk, 69 anos. Filiação: Fedor Plytiuk e Maria Plytiuk. Sepultamento ontem.

Oladio Augusto Barbosa, 77 anos. Filiação: Joaquim Augusto Barbosa e Elisa Augusta Barbosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Ondina Roedel, 97 anos. Profissão: professora. Filiação: Bruno Roedel e Athalia Roedel. Sepultamento ontem.

Pedro Peixoto Pinto Filho, 83 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Pedro Peixoto Pinto e Marta Pereira. Sepultamento ontem.

Requilda Andretta Miloco, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Baptista Andretta e Maria Gabardo Andretta. Sepultamento ontem.

Roberto Carlos Pereira Lima, 41 anos. Profissão: frentista. Filiação: Laércio Pereira Lima e Maria Carvalho Pereira Lima. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Câmara Municipal de Paraíso do Norte.

Rosa Voitkiv Figurski, 81 anos. Filiação: Estefano Voitkiv e Maria Voitkiv. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Mortuária Paroquial Campo Comprido.

Sebastião Antônio da Silva, 64 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Francisco Antônio da Silva e Maria José da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Sofia Prodelik, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Prodelik e Anna Soppa Prodelik. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Esmeralda, na Capela Vaticano.

Terezinha Correa, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Pedro Correa e Maria Aparecida Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Therezinha Mees de Andrade, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vendolino Mees e Frida Schmidt Mees. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz, no Boqueirão.

Valdete Pereira de Souza, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cassimiro Pereira de Souza e Anísia da Silva. Sepultamento ontem.

Zelita Rosa Akiyama, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Genario Rosa Antunes e Maria de Oliveira Antunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]