• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

"Lá vai uma chalana/Bem longe se vai/ Navegando no remanso/Do Rio Paraguai..." era apenas uma das 70 músicas que nos últimos anos fizeram parte do dia a dia de Mercedes. Ela escolhia o número, ouvia um pequeno trecho e soltava a voz com a letra e cantiga correta. Mais do que um exercício de memorização, era a plenitude de tudo que sempre havia gostado durante a sua trajetória. Música e dança faziam parte do ideário de saber viver de Mananga, assim como a expressão "tudo azul com bolinha branca", em resposta ao tudo bem?

Até os 95 anos, Mananga ainda podia se considerar uma "pé de valsa". Se quando jovem frequentava os bailes de clubes e carnavais de Palmeira (Campos Gerais) e Paranaguá, ao ficar idosa não deixou por menos. Mesmo com um glaucoma, seguido de um acidente doméstico que lhe tirou a visão total nos últimos cinco anos, o que menos importava era a sua limitação. Todas as quartas-feiras, ela, aos 95 anos, e a cuidadora iam ao baile da terceira idade. Tinha um ritmo invejável e atravessava o salão seguindo o compasso da música.

Na história de Mananga, o casamento com Zizinho, Antônio Stockler, já tardiamente, não gerou filhos. Antes, a jovem não pensava em constituir família. "Era uma folgazã", diz a sobrinha e afilhada Dalva, ao lembrar da alegria de viver que a tia sempre demonstrou. No trabalho – incomum às jovens da época – foi escrevente juramentada do cartório que o pai administrava no interior; mas ninguém sabe porque não seguiu carreira. Dizia-se "ajudante" da cunhada Ana Luiza, mãe de Dalva, na lida da casa e com os sobrinhos. E isso bastava. No entanto, não era de jeito "manso", lembra Dalva. Era do estilo de pessoa brava e autoritária; sempre tinha um imperativo na ponta da língua: venha aqui, senta ali e por aí vai. No entanto, não deixava de lado o companheirismo com a cunhada. A firmeza era uma forma de se colocar diante da vida e no mundo machista.

Morava com a sobrinha e afilhada Dalva, com quem manteve sempre um laço muito estreito. "Eu era para Mananga quase como filha; ela para mim, uma segunda mãe", lembra ela. A mudança se deu de repente. Mananga ficou viúva e doente, e Dalva se viu diante de uma pessoa querida, idosa e cega. Não pensou duas vezes e levou-a para morar com sua família em Pinhais. Auspiciosa de uma vida longa, gostava de hinos religiosos, rezar o Pai Nosso, a Ave Maria e o Anjo da Guarda. No trecho da Ave Maria que diz "agora, e na hora da nossa morte", Mananga trocava rapidamente por "nossa vida" a fim de não perder as esperanças de uma vida longeva. "Hoje, ela dança dentro dos corações da família".

Dia 26 de junho, 97 anos, de insuficiência pulmonar.

* * * * *

CURITIBA

Amélia Vitoria Miranda, 88 anos, lavradora, filha de José Bissochi e Roza Bissochi. Viúva de José Mranda. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Angélica Hack, 29 anos, auxiliar de produção, filha de Antônio Hack e Monica Baida Hack. Sep. ontem.

Antônio de Oliveira, 69 anos, pedreiro, filho de Pedro de Oliveira e Maria Tibes. Sep. às 9 h, no Cemitério Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Brandina do Espírito Santo, 52 anos, autônoma, filha de Maria Rosa do Espírito Santo. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo de Santa Felicidade.

Clara Pereira Fontineli, 65 anos, cobradora de ônibus, filha de Alcides Pereira e Benedita Pereira. Sep. ontem.

Clayton Gabriel de Melo, 2 anos, filho de José Aparecido de Melo e Verônica Bossi de Melo. Sep. ontem.

Cleusa Alves Salome dos Santos, 54 anos, do lar, filha de Pedro Alves Salome e Maria Gonçalves Salome. Sep. ontem.

Edjalmir Luiz Semmer, 64 anos, funcionário público estadual, filho de Arlindo Semmer e Maria Teresa Semmer. Sep. ontem.

Emilia Panek, 69 anos, do lar, filha de Aleixo Panek e Ana Panek. Sep. ontem.

Eronides dos Anjos Oliveira, 70 anos, filho de Delaci Gomes de Oliveira. Sep. ontem.

Iracema Terezinha Ratacheski Amaral, 80 anos, auxiliar de juiz, filha de Felix Ratacheski e Elvira Ratacheski. Sep. ontem.

Jader Pires de Ramos, 19 anos, aprendiz, filho de Luiz Carlos Alves de Ramos e Maria do Rocio Pires. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela do mesmo.

José Aguinaldo Lino, 38 anos, autônomo, filho de José Lino Filho e Sabina Vieira Lino. Sep. às 10 h, no Cemitério Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – CIC.

José Alípio Ferreira da Silva, 63 anos, Mecânico, filho de Placidio Ferreira da Silva e Maria Ferreira da Silva. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Canoinhas, SC.

José Carlos Rodrigues, 64 anos, estivador, filho de Lauro Rodrigues e Francelina Campos Rodrigues. Sep. ontem.

Juve Ielen, 55 anos, jardineiro, filho de Inácio Ielen e Angélica Ielen. Sep. ontem.

Manoel Mendes de Araujo, 66 anos, lavrador, filho de Vicente Mendes de Araujo e Tereza Mendes de Araujo. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Assis Chateaubriand.

Maria Carmem Accioly Sartori, 74 anos, do lar, filha de Pretextato Accioly e Alice Prestes Accioly. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Cherobim Consentino, 89 anos, professora, filha de José Cherobim e Angela Malucelli Cherobim. Viúva de Antônio Consentino. Sep. ontem.

Melany Bedene, 85 anos, do lar, filha de Emili Bedene e Helena Bedene. Sep. ontem.

Nadir Silveira Neves, 88 anos, do lar, filha de Otacilio da Silveira e Amélia Francco da Silveira. Sep. ontem.

Ottilia Selmira Steffens, 75 anos, professora, filha de Jorge Afonso Steffens e Ana Maria Steffens. Sep. ontem.

Pureza Maria de Carvalho, 61 anos, do lar, filha de João de Carvalho e Maria Gouveia de Carvalho. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Frei Leopoldo – CIC.

Sandra Mara Perly, 54 anos, autônoma, filha de Orlando Theodoro Tiemann e Valdiria Marconsin Tiemann. Sep. ontem.

Sebastião Simonato, 76 anos, pintor, filho de Antônio Simonato e Anna Zavaski. Sep. ontem.

Therezinha Castellar Rigoni, 78 anos, do lar, filha de João Castellar e Aurora Rocha Castellar. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Therezinha de Jesus Dopicoski de Paula, 66 anos, servente, filha de Atílio Dopicoski e Celina Laynes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Yasmin Camilo Sakhr Berhorst, 23 anos, professora, filha de José Camilo Sakhr e Maha Amad Sankari Sakhr. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Alisson da Silva Fabrício, 15 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em

Ataydes Ferreira de Souza, 73 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Guilherme Henrique Vieira Voidginski. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Jair Pereira Filho, 42 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu. ontem Medianeira.

Rosa Furmaann, 69 anos. Sep. ontem em Cacilla II no Paraguai.

LONDRINA

Antônio Inácio Pinheiro, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Edimara da Costa Teixeira, 32 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Etelvina de Brito da Silva, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Irineu Farina, 73 anos. Sep. ontem em Rolândia.

João Martins, 90 anos. Sep. ontem em Primeiro de Maio.

José Ferreira Guerra, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Astorga, saindo da capela do mesmo.

Miguel Barbosa da Silva, 67 anos. Sep. ontem em Santa Cecilia do Pavão.

MARINGÁ

Alan Teixeira, 34 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu (Campo Mourão), saindo da Rua Das Flores, 303 – Jardim Tropical II, em Campo Mourão.

Antônio Carlos Pereira do Nascimento, 64 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Euclides Frausto, 87 anos. Sep .ontem em Mandaguari.

Sebastiana Luiza Izola, 88 anos. Sep. ontem em Terra Boa.

Sotero Lugon Sanglard, 93 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela Nobre da Prever de Campo Mourão.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]