• Carregando...
 |
| Foto:

Quando tinha 18 anos, Alceu Serpa Ferraz fez um curso de aviação e entrou para o Aeroclube de Londrina. Nunca chegou a tirar um brevê, mas pode-se dizer que era um dos maiores conhecedores de aviação na cidade. Tinha mais de 15 livros sobre a vida de Santos Dumont e chegou a organizar exposições e proferir palestras sobre o tema.

Nascido em Jaú (SP), Alceu mudou-se com o pai e os irmãos para Londrina em 1947, após a morte da mãe e de um irmão. Cursou o primário na cidade, enquanto o pai trabalhava como vendedor de máquinas de beneficiamento de café. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, na década de 50. Na capital, conheceu a professora de canto Walkyria, durante uma missa na igreja em que ela era integrante do coral. Juntos, viveram felizes por 55 anos.

Já casado, Alceu voltou a Londrina, para clinicar em hospitais locais. Especializado em gastroenterologia em São Paulo, foi o primeiro endoscopista da região, realizando mais de 16 mil atendimentos em 40 anos de atuação. O pioneirismo, aliás, parecia ser uma vocação de Alceu Ferraz. Amante de fotografia, foi um dos fundadores do Fotoclube de Londrina. "Ele tinha milhares de fotos. Também gostava muito de história, sendo o fundador da Associação de Amigos do Museu Histórico de Londrina", conta a filha Hylea.

Professor nas primeiras turmas de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, Alceu nunca deixou de se aperfeiçoar e tinha gosto especial por medicina psicossomática e ética médica. Muito culto, citava de cabeça vários dos discursos de Abraham Lincoln. Pai de uma família musical – além da esposa, todos os filhos têm alguma ligação com a música –, gostava de música clássica, especialmente Mozart e Beethoven, e da ópera Carmen, de Bizet. Deixa esposa, cinco filhos e sete netos.

Dia 11 de julho, aos 82 anos, vítima de um câncer hepático, em Londrina.

* * * * *

CURITIBA

Adauto Simão Biato, 45 anos, técnico em eletrônica, filho de Miguel Simão Biato e Maria Biato. Sep. ontem.

Adriano Pereira dos Santos, 34 anos, pedreiro, filho de Miguel Pereira dos Santos e Aparecida Crepaldi dos Santos. Sep. ontem.

Alice Baptista, 81 anos, do lar, filha de Henrique Sytrynski e Verônica Leony Sytrynski. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Amélia Naranhara, 85 anos, do lar, filha de Nabetani Suizo e Nabetani Iukie. Viúva de Tadashi Naranhara. Sep. ontem.

Amilton dos Santos, 76 anos, autônomo, filho de Pedro Francisco dos Santos e Maria Correa de Miranda. Sep. ontem.

Anita Follador, 78 anos, do lar, filha de Basílio Stolarczuk e Anna Stolarczuk. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Bernadete de Jesus Pinto, 43 anos, farmacêutica, filha de Albertino Ananias Pinto e Margarida Pereira Gomes Pinto. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Cícera Ferreira de Lima Souza, 55 anos, zeladora, filha de José Ferreira de Lima e Maria Ferreira de Lima. Sep. ontem.

Dario Acelon Ramos, 57 anos, filho de Acelon Teodoro Ramos e Armelinda Ramos. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Darlan da Silva Ribeiro, 45 anos, filho de Arsemiro da Silva Ribeiro e Eva Teresinha Ribeiro. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Dirceu Santana Padilha, 64 anos, auxiliar de escritório, filho de João Goes Padilha e Emilia Santana Padilha. Sep. ontem.

Edemar Schulz, 53 anos, motorista, filho de Roberto Schulz e Vilma Clara Schulz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Paranaguá.

Edeneia Guedes Graczeck, 76 anos, do lar, filha de Antônio Guedes e Antônia Ribeiro Guedes. Sep. ontem.

Ely Xavier Farah, 87 anos, do lar, filha de Narciso Xavier e Rosalina Xavier Lisboa. Sep. ontem.

Elza de Souza Costa, 58 anos, do lar, filha de Manoel Janoca de Souza e Maria Francisca de Jesus. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Emilia Costin, 92 anos, do lar, filha de Basílio Gruska e Maria Gruska. Sep. ontem.

Francielli Borges, 36 anos, do lar, filha de Sidney José Borges e Inês de Almeida Costa Borges. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Presidente Médici, RO.

Francisca Ferreira Lima, 75 anos, auxiliar de enfermagem, filha de José Ferreira de Lima e Gesuina Cosme da Conceição. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela da Luz.

Francisco Nunes da Silva, 86 anos, jardineiro, filho de José Nunes Pereira e Josefa Rodrigues da Silva. Viúvo de Maria Antunes de Almeida. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Gimarinha Espíndula, 95 anos, do lar, filha de Candido Farias e Filomena Farias. Viúva de Quirino Espindula. Sep. ontem.

Giovanna Vitória de Lima da Rosa, 1 dia, filha de Leandro Domingues da Rosa e Suzamara de Lima. Sep. ontem.

Iolanda Aparecida Correia dos Santos, 50 anos, filha de Darci Correia e Alcina Bueno. Sep. ontem.

Irene Fragão Codato, 80 anos, do lar, filha de Manoel Fragão e Aparecida Donadio. Sep. ontem.

Jacir Lemes do Nascimento, 60 anos, autônomo, filho de Francisco Lemes do Nascimento e Donaria de Souza Maciel. Sep. ontem.

João Bueno da Silva, 88 anos, carpinteiro, filho de Pedro Bueno da Silva e Angelina Antoniassi. Viúvo de Francisca Ferreira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Nossa Senhora do Carmo, Rua, Monte das Oliveiras, 260 – Pinheirinho.

João Lourenço de Camargo, 66 anos, motorista, filho de José Ribeiro de Camargo e Licera Lourenço de Camargo. Sep. às 10 h, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

João Sabino de Oliveira, 56 anos, pedreiro, filho de Eugênio Sabino de Oliveira e Maria de Jesus de Oliveira. Sep. ontem.

José Alves de Souza, 90 anos, policial militar, filho de Bartolomeu Alves de Souza e Maria Rosa de Souza. Sep. ontem.

José Martins dos Santos Fernandes, 42 anos, autônomo, filho de Santino Martins Fernandes e Margarida Martins dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Leico Miyabe Assao, 81 anos, do lar, filha de Satoj Miyabe e Miyabe Kotoe. Sep. ontem.

Leon Simonian, 62 anos, motorista, filho de Sorkis Simonian e Elmoza Simonian. Sep. ontem.

Leonora Dias Duarte, 85 anos, cabeleireira, filha de Avelino Dias Duarte e Maria Duarte do Valles. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Lourenço Pereira dos Santos, 77 anos, autônomo, filho de Germano Pereira dos Santos e Rita Rosa de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Associação dos Moradores do Sitio Cercado.

Márcio da Silva, 26 anos, filho de Lucilia Maria da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Paroquial de Santa Felicidade.

Maria Augusta Vargas de Cristo, 80 anos, do lar, filha de Patrício Vargas e Ana dos Reis. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Maria de Lourdes Cordeiro Fagundes, 87 anos, técnica em enfermagem, filha de Crescencio Cordeiro dos Santos e Francisca Sabina Jaques. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Paquete Muniz, 88 anos, funcionária pública federal, filha de Anchyses Soares Paquete e Maria Stella Zaparolli Paquete. Viúva de Osny Paes Muniz. Sep. ontem.

Maria Francelina dos Santos, 75 anos, do lar, filha de Antônio Venerhende Guerhart e Izaura Rodrigues Campos. Sep. ontem.

Maria Leni Alves de Lima, 50 anos, filha de Maria da Luz Alves. Sep. ontem.

Maria Lopes dos Santos, 86 anos, zeladora, filha de Francisco Salina e Rita Lopes. Viúva de Gerson Soares. Sep. às 10 h, no Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Mariano Bienacheski, 83 anos, lavrador, filho de Miguel Bienacheski e Maria Partika. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Paula Freitas.

Marlene Vieira, 61 anos, do lar, filha de Antônio Vieira e Noemia Carvalho Vieira. Sep. ontem.

Nadir Lourenço Machado, 56 anos, do lar, filha de Antônio Lourenço Machado e Santina Ferreira Boava. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Nahir Soares Wambier, 88 anos, do lar, filha de Syriaco Soares de Chave e Marcilia Soares de Chave. Sep. ontem.

Nelson Vicente, 67 anos, empresário, filho de Manoel Vicente Filho e Thereza de Mattos Vicente. Sep. ontem.

Odete Thome, 78 anos, bibliotecária, filha de Elias Thome e Lelian Thome. Sep. ontem.

Paulo Sérgio dos Santos, 60 anos, vigilante, filho de Santiliano Francisco dos Santos e Iluina dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Rosangela Guerra Lima, 49 anos, do lar, filha de Durval Taborda Vieira e Maria de Lourdes Vieira. Sep. ontem.

Sebastiana Ribeiro Delfino, 67 anos, do lar, filha de Joaquim Ribeiro e Messia Gaspar de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Sidney Amaral Dollenga, 56 anos, filho de Madalena Amaral Dollenga e Madalena Amaral Dollenga. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Sumiko Toyama, 76 anos, do lar, filha de Kiota Ogata e Kiku Ogata. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Tailane Vitória da Silva, 9 anos, filha de Suely Ferreira da Silva. Sep. ontem.

Telmo Pires, 73 anos, técnico em segurança do trabalho, filho de Alcelino José Pires e Benedita Pires. Sep. ontem.

Vergília Moraes dos Santos Machado, 97 anos, do lar, filha de Francisco Ferreira dos Santos e Apolinária Moraes dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais)

Vergulina da Silva Kessin, 79 anos, vendedora, filha de Mariano Joaquim de Jesus e Oriolina Borges da Silva. Sep. ontem.

Vilson Antônio Farias, 34 anos, motorista, filho de João Carlos Farias e Laide Godinho Farias. Sep. ontem.

Vítor Tavares do Amaral, 79 anos, mecânico, filho de Joaquim Tavares do Amaral e Dorvalina Amaral Tavares. Viúvo de Iraci da Silva Amaral. Sep. ontem.

Ygor dos Santos, 17 anos, autônomo, filho de Jorge Pereira dos Santos e Ariane Umbelina Ribeiro dos Santos. Sep. ontem.

LONDRINA

Antônio Mônico Neto, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Durvalino Romanin, 75 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.

Edelvita Maria da Silva, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

Felipe Malta dos Anjos, 3 anos. Sep. ontem em Colorado.

Gerson Santana Pereira, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bela Vista do Paraíso, saindo da capela do mesmo.

José Lúcio Gouveia, 77 anos. Sep. ontem em Cambé.

Lincoln Eduardo Ferreira, 15 anos. Sep. ontem em Londrina.

Luiz Chigueiro Azuma, 61 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Manoel Barbosa, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Jesus Tumiotto, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Ramos da Conceição, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cornélio Procópio, saindo da capela do mesmo.

Milton Akira Nakamura, 43 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nelson Martins Quasne, 68 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal da Warta – distrito de Londrina, saindo da capela 3 do Cemitério Jardim da Saudade – Londrina.

Paulo Sérgio Monteiro, 47 anos. Sep. ontem em Londrina.

Roberto Paiva, 34 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Santa Mazenote da Silva, 78 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Sebastião Inácio da Silva, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.

Silvana Martins, 37 anos. Sep. ontem em Bandeirantes.

Washington Marcelino, 25 anos. Sep. ontem em Rolândia.

MARINGÁ

Aparecido dos Santos, 63 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da Rua Manoel Frigo, 38 – Centro – Iguatemi.

Carlos Gomes, 85 anos. Sep. ontem em Maringá.

Gecilda de Oliveira Carrara, 77 anos. Sep. ontem em Borrazópolis.

Geraldo Narciso, 60 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Mem de Sá – Centro – Maringá.

João de Toledo Vogel, 66 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cruz Alta, saindo da Av. Principal – Centro – Cruz Alta, RS.

José Eugênio da Silva, 84 anos. Sep. ontem em Rancho Alegre D’Oeste.

Luiz Fortuna de Oliveira, 72 anos. Sep. ontem em Amaporã.

Manoel Miranda, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da Rua Guarujá, 316 – Campo Mourão.

Márcio Marcello de Souza, 45 anos, Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Maria Aparecida Assalin de Almeida, 58 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Mary Rose Agius, 88 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.

Miguel Alfredo Martins, 55 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Nilson Sincero dos Reis, 60 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Bom Sucesso, saindo da Rua Araguari – Centro – Bom sucesso.

Ozébio Rangel do Nascimento, 69 anos. Sep. ontem em Umuarama.

FOZ DO IGUAÇU

Carlos Henrique Clarinda, 20 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério comunitário da Aparecidinha – Sorocaba, SP.

Eugênia Benatti, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo – Foz do Iguaçu.

João Batista Jaquinta, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Valdomiro Cândido dos Reis, 55 anos. Sep. ontem em Matelândia.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]