• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Zulma nasceu na roça. Num lugar incerto, sem água encanada e luz elétrica, no oeste de Santa Catarina. A parteira a arrancou à vida numa manhã de novembro de 1944. Teve sorte ao nascer e suportou a luz da terra árida que a esperava. Cresceu por ali, entre o terreiro de galinhas magras e o milharal na encosta da serra. Foi à escola – uma casinha de madeira no meio do nada – apenas por tempo suficiente para aprender a escrever o nome e compreender o significado de algumas palavras. Mais não era necessário. A primogênita veio ao mundo para cuidar da tropa de irmãos que a seguiria. Ao todo, 11 sobreviveram.

Zulma se transformou em uma moça de canelas grossas e nenhum sorriso. Uma tarde de domingo, na matinê no salão da igreja, conheceu o futuro marido. Encantou-se pelo moço de fala macia e passos suaves pelo salão improvisado. Casaram-se numa cerimônia bem simples. Sem bolo com os bonequinhos dos noivos em cima. Mataram galinhas, carnearam dois porcos. Cerveja e cachaça completaram a tímida festa. Dançaram poucas músicas no casebre de tábuas.

Zulma logo engravidou. Num período de quatro anos, teve três filhos: dois meninos e uma menina. O casal mudou-se para Curitiba. Os filhos tinham de crescer longe da penúria que os rodeava. Na capital, mandou todos os filhos para a escola. E trabalhou a vida toda como empregada doméstica. A filha mais nova morreu aos 27 anos. O mais velho trabalha como funileiro. O do meio é jornalista.

Zulma acreditava em Deus. Acreditava muito. Corria de casa em casa pela vizinhança com a capelinha debaixo do braço. Cuidava para que Deus não a abandonasse. Levara os filhos à catequese, ensinara-os a rezar todas as orações possíveis, guiara-os pelo caminho que leva direto para o céu. Zulma fez da fé cristã o sentido para a sua vida.

Zulma nunca viajou de avião. Nunca foi ao cinema. Não sabia onde ficava a Espanha, país em que seu filho do meio morou durante algum tempo. Falava algumas palavras num italiano tosco aprendido na infância – única herança familiar.

Zulma teve câncer. E passou seus últimos dias num sofá. Numa manhã ensolarada de segunda-feira, ela partiu. Dias depois, vieram a neve e o frio intenso. Zulma nunca viu neve.

Dia 15 de julho, aos 69 anos, de câncer.

* * * * *

CURITIBA

Agostinho dos Santos, 77 anos, vigilante, filho de Manoel Cesário dos Santos e Ana Matias de Souza. Viúvo de Ana Cesaria dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais)

Alef da Silva Ribeiro, 19 anos, encanador, filho de Gilson da Silva Ribeiro e Angela Maria Bento Ribeiro. Sep. ontem.

Amauri de Jesus Liebl, 38 anos, pedreiro, filho de Alois Liebl e Rosemari de Lima Liebl. Sep. ontem.

Ambrosio de Lima Prado Sobrinho, 55 anos, carregador, filho de Joaquim de Lima Prado e Izabel Gomes Prado. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Beatriz Americano Oliveira, 45 anos, copeira, filha de João Gonçalves Americano e Neuza Araujo Americano. Sep. ontem.

Carlos Alberto Gonçalves Pereira, 46 anos, motorista, filho de Valdomiro Pereira e Zilma Gonçalves Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santa Maria, em Paranavaí.

Cerina Zschoka, 77 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Sinfronio Mariano Cordeiro e Tiburcia Ferreira de Castro. Viúva de Miguel Zschoka. Sep. ontem.

Daniel Rodrigues Chaves, 24 anos, programador, filho de Carmelino Rodrigues Chaves e Terezinha Rodrigues Chaves. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Vila Oficinas.

Diego de Andrade, 21 anos, servente, filho de Rosilda de Andrade. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Rio Negro.

Edmundo Mendes, 86 anos, marceneiro, filho de Horacio Mendes e Joaquina Mendes. Sep. ontem.

Elio Sebastião Bini, 63 anos, filho de Otavio Pio Bini e Jacira Machado Bini. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial da Rondinha (Campo Largo), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Gilson Alves de Moura, 50 anos, pedreiro, filho de Argeu Alves de Moura e Ivone Calixto de Moura. Sep. ontem.

Ione Leão Giglio, 95 anos, professora, filha de Lauro Ferreira Leão e Palmira do Nascimento Leão. Viúva de José Ferreira Leão. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Isabel Cristina Vasselai, 48 anos, arquiteta, filha de Olívio Vasselai e Iolanda Vasselai. Sep. ontem.

Isabella Valentina Boldrini Di Braschi, 36 anos, do lar, filha de Gerson Luiz Braschi e Neida Boldrine Braschi. Sep. ontem.

Ivone de Castro Petruy, 85 anos, do lar, filha de Tobias Gonçalves de Castro e Elfrida Gonçalves de Castro. Sep. ontem.

Izulina Pianaro, 84 anos, do lar, filha de Joaquim Pianaro e Maria Zinhaski Pianaro. Sep. ontem.

Jardilina dos Santos Mendonca, 83 anos, do lar, filha de Hermino Bispo dos Santos e Maria do Espírito Santo. Sep. ontem.

João Gomes, 82 anos, empresário, filho de Bento Gomes e Juvência da Luz. Sep. ontem.

José Ramos Araujo, 68 anos, taxista, filho de Joaquim José Ramos e Rosa Maria do Bonfim. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Floresta.

Jurandir José Castelhano, 52 anos, porteiro, filho de José Domingo Castelho e Catarina Vidal da Silva Castelhano. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão

Leandro Leonart, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Wilson Leonart e Clara Teresa Leonart. Sep. às 11 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Leo Casella Bittencourt, 77 anos, engenheiro, filho de Leniro Ribeiro Bittencourt e Itália Casella Bittencourt. Sep. ontem.

Lucas Alves Heberle, 5 meses, filho de Moacir Heberle e Ramilia Portes Alves. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Xavier, 84 anos, do lar, filha de João Ribeiro Pessoa e Virgínia Rodrigues Pessoa. Sep. ontem.

Maria do Amparo Bonancia, 78 anos, do lar, filha de João Antônio dos Santos e Francisca Ferreira. Viúva de Luiz Bonancia. Sep. ontem.

Miroslau Doukey, 91 anos, mecânico, filho de Mathias Doukey e Ana Liski Doukey. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Água Verde.

Nahyr Santos Baier, 92 anos, professora, filha de Aristoxenes Santos e Anastácia Simbalista Santos. Sep. ontem.

Ozenda de Lacerda Almeida Fentanes, 86 anos, do lar, filha de Joaquim Teodoro de Almeida Sobrinho e Luiza Florisbela de Lacerda. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 2 do cemitério municipal Santa Cândida.

Paulo Tenório Cavalcante, 51 anos, frentista, filho de Antônio Tenório Cavalcante e Francisca Raimunda de Jesus. Sep. ontem.

Renato Müller, 68 anos, metalúrgico, filho de Octavio Müller e Anna da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Renaud de Paula Campos Filho, 68 anos, mestre de obras, filho de Renaud de Paula Campos e Hermengarda Alcântara Campos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Roseli do Rocio Camargo Siba, 40 anos, zeladora, filha de Miguel Siba e Lourdes de Camargo Siba. Sep. ontem.

Sérgio Sebastião dos Santos, 53 anos, motorista, filho de Pedro Quirino dos Santos e Rosa Gomes dos Santos. Sep. às 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Thomaz Taylor do Nascimento, 23 anos, filho de Cícero João do Nascimento Filho e Regina Aparecida Castilho do Nascimento. Sep. ontem.

Umira das Gracas Szopa Franco Padinha, 35 anos, do lar, filha de Rogério Roque Pereira Franco e Helena Szopa. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Valdivino Chaves dos Santos, 68 anos, filho de João Chaves dos Santos e Brasília dos Santos. Sep. ontem.

Wladimir José Chaves, 42 anos, empreiteiro, filho de Antônio Chaves e Esther Guadanhi Chaves. Sep. ontem.

Zurita Brasil Kugler, 95 anos, telefonista, filha de Paulo Timbira do Brasil e Otilia Ferreira Brasil. Sep. ontem.

LONDRINA

Hermínia Bengozi Benatti, 96 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

João Barbosa Silva, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Francisco da Assunção, 85 anos. Sep. às 13h30, no Cemitério João XXIII, saindo da Rua Marrocos, 82 – Parque Ouro Verde, em Londrina.

Luzia da Penha da Costa, 49 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Bela Vista.

Marcílio Geciani, 61 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Jataizinho.

Marco Aurélio Gomes Carvalho, 46 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Lourdes da Silva, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.

Orsival Florisvaldo de Souza, 80 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela do Cemitério Parque Ouro Verde, em Londrina.

Pedro Cordista Sanchez Jayme, 80 anos. Sep. ontem em Londrina.

Tobias Martins, 80 anos. Sep. ontem em Bandeirantes.

Valdinei Ferreira de Araújo, 45 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Cândido Mota, SP.

FOZ DO IGUAÇU

Anderson Goetzinger, 25 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Anglicana – Jardim Polo Centro, em Foz do Iguaçu.

Asilla Florentina Marchiotti, 82 anos. Sep. ontem em Missal.

Ben Hur Mori, 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Sapucaí, 47 – Vila C, em Foz do Iguaçu.

Felipe Machado Silva, 22 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Nereu Ramos, 286 – Parque Presidente, em Foz do Iguaçu.

João Garcia Molino, 67 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

José Alcindo Antônio de Souza, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 3 do mesmo, em Foz do Iguaçu.

José João de Souza, 84 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Lúcia Ferrera Meirella, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da capela da Igreja Católica no Jardim Petrópolis, em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832 ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]