• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Turra, o pescador. Era assim que muitos companheiros de Aeronáutica chamavam Wilson Turra Lui. A fama não era à toa. O pontagrossense era bom pescador desde criança. Passava horas e horas na água e se podia dizer que sabia de tudo sobre pesca. O paraíso para ele facilmente poderia ser definido como o rancho que mantinha em Alexandra, no Litoral do Paraná. No rancho tinha tudo do que precisava para se aventurar: barco, varas de pesca, linha, redes e tudo mais que se possa precisar dentro da água.

No mar, Wilson não era um “lobo solitário”. Era um pescador de companhias. Pescava com a esposa, Diva, com os filhos, os netos,os amigos e até com os cachorros. Estava sempre acompanhado quando ia para a água.

Para se distrair, além da pesca, Turra tinha o baralho. Jogava truco e buraco, sempre em dupla com a esposa. Gostava muito de jogar, mas gostava ainda mais de ganhar. Não era um homem que aceitava bem as derrotas. Mesmo que fosse em uma simples rodada de truco.

Tenente aposentado da Aeronáutica tinha um jeitão linha dura. Ao falar com os filhos, Kelly, Kelson — já falecido — e Richard era do tipo autoritário. Mesmo com as broncas todas, era um pai muito querido, presente e sempre dedicado às crianças. Com a esposa, Diva — com quem era casado há 56 anos —, Wilson fazia de tudo para agradar, mas sempre mantendo um ar mais rígido.

Wilson pesca com os netos Kenny(esq.) e Kerry(dir.) Arquivo da família

Há pouco mais de 20 anos Wilson aproveitava sua aposentadoria. Antes disso, serviu a Aeronáutica, desde os 18 anos de idade. Servir à Pátria, para ele, sempre foi um sonho. Deixou Ponta Grossa e veio a Curitiba, onde começou os serviços como soldado. Foi também sargento, aluno sargento, oficial e se aposentou como tenente. Em 1992, pôde dizer que estava com a missão cumprida e o sonho, realizado.

O tempo de quartel lhe rendeu uma das maiores manias: falar sobre a Aeronáutica. Contava as histórias com orgulho, dizia que aviões só pousavam se ele autorizasse e principalmente gostava de dizer que sabia o código morse. Depois do contato com os equipamentos de controle de voo, passou a se interessar por novas tecnologias. Tinha celular, tablet e notebook, todos de última geração. “Ele tinha orgulho de ter acompanhado a evolução do mundo”, conta a filha Kelly.

Também era apegado às tradições. Acordava cedo, preparava e tomava o chimarrão, logo em seguida pegava caneta e as palavras cruzadas. Mantinha o hábito havia muitos anos. Começou com os jogos de jornais e revistas e então passou a comprar os livrinhos de cruzada. Gostava de desafios e completava até os níveis mais complicados do passatempo.

Depois de aposentado, tornou-se um homem mais caseiro. Amava ficar no sofá vendo a “TV grandona”. Os canais e programas eram os mais variados. Os filmes de ação eram o que se destacavam um pouco mais, pois combinavam com seu jeitão mais sério.

Mesmo amando ficar em casa, Wilson também gostou das viagens que fez. As mais marcantes foram as duas em que conseguiu reunir quase todos os familiares. A primeira, um cruzeiro por parte da costa brasileira. A segunda, uma ida a Buenos Aires.

Turra sofria de alguns problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Teve parada nos rins, no pulmão e no coração. Deixa esposa, dois filhos, sete netos, dois irmãos, noras e cunhadas.

Dia 7 de outubro, aos 78 anos, de insuficiência dos órgãos, em Curitiba.

Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de Falecimentos - 20/10/2015

Ademilson Alcides, 51 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Juventino Alcides e Ivanilde Barboza Alcides. Sepultamento ontem.

Ademir Aníbal Vicentini Júnior, 33 anos. Filiação: Ademir Aníbal Vicentini e Áurea Helena da Silva. Sepultamento ontem.

Adriano de Andrade Rodrigues, 22 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sérgio Danilo Rodrigues e Deise Maria Pereira de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Alfredo Pereira de Cristo, 68 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: José Pereira de Cristo e Severia Costa de Cristo. Sepultamento ontem.

Antônio de Jesus, 53 anos. Profissão: padeiro. Filiação: Valdivino Correa de Jesus e Bertolina Inácia de Jesus. Sepultamento ontem.

Arnaldo Simões, 75 anos. Profissão: bancário. Filiação: Horácio Ferreira Simões e Arlinda dos Anjos. Sepultamento ontem.

Benedito Cardoso, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Joaquim Cardoso e Palmira Alves de Lourdes. Sepultamento ontem.

Caroline Lima Pires, 18 anos. Profissão: secretária. Filiação: Leandro Floriano Guimarães Pires e Maria Roseneide de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Assis Chateaubriand.

Catarina Pavin, 101 anos. Profissão: religiosa. Filiação: Anselmo Pavin e Luíza Busato. Sepultamento ontem.

Cezira Drague Martins, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Drague e Zefira Cabrini. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Mortuária da Ressurreição, em Almirante Tamandaré.

Edison de Paula Silva, 39 anos. Profissão: balconista. Filiação: Belarmino Barbosa da Silva e Natália da Luz de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Eliseu Dias, 50 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Geraldo Dias e Rosa Bento Dias. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Elizeu Guimarães Galvão, 60 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Dimas Guimarães Carneiro e Maria Rosa Guimarães Galvão. Sepultamento ontem.

Emidio Vilas Boas, 65 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Vilas Boas e Luíza Germana Vilas Boas. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Helena Bernacki de Freitas, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ludovico Bernacki e Angelica Bernacki. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Igor Leonardo Eyrosa Martoni, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Jair Rodrigues dos Santos Martoni e Edna Bueno Eyrosa. Sepultamento ontem.

João Kotovicz, 85 anos. Filiação: Miguel Kotovicz e Victória Kotovicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Joel Carriel de Lima, 50 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Darli Carriel de Lima e Alzira dos Santos Lima. Sepultamento ontem.

Jorge Marcelo Buguiski, 35 anos. Profissão: encarregado de produção. Filiação: Jorge Buguiski e Neuza Lúcia da Silva Buguiski. Sepultamento ontem.

José Henrique Roberto Maggi, 53 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Roberto Getúlio Maggi e Marlene Paganelli Maggi. Sepultamento ontem.

Kokiti Hassunuma, 89 anos. Profissão: motorista. Filiação: Katue Hassunuma e Missa Hassunuma. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Maria Venina dos Passos, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: José de Souza e Paula da Silva Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Maria de Lourdes Nilie Bueno Brandão, 84 anos. Profissão: dentista. Filiação: Nicolau Nilie e Hermínia Augusta de Oliveira Nilie. Sepultamento ontem.

Mário Jorge Bespalhok, 32 anos. Profissão: tecnólogo. Filiação: Elza Aparecida Bespalhok. Cerimônia hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Municipal de Araucária.

Mário Sérgio da Silva, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Donozor da Silva e Hilda Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Marly Borsatto Ferreira, 55 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Reinaldo Borsatto e Josefa Cordeiro Cavalcante. Sepultamento ontem.

Marta Fernandes Paixão de Souza, 51 anos. Profissão: costureira. Filiação: Sebastião Fernandes da Paixão e Maria Munis Paixão. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de residência.

Mirian Andrade Lesse, 48 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Hortencio Andrade da Silva e Isabel Lara da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Colorado.

Nercy de Oliveira do Nascimento, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Calixto do Nascimento Filho e Jurema dos Santos de Oliveira. Sepultamento ontem.

Osvaldo Gomes de Barros Filho, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Osvaldo Gomes de Barros e Alice de Freitas Gomes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Santa Cândida.

Paulo Latczuk, 84 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Pedro Latczuk e Rosa Furda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Paulo Leite Vieira, 70 anos. Profissão: micro-empresário. Filiação: José Leite Vieira e Maria Celestina de Queiroz. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Regina de Carvalho, 71 anos. Filiação: Euclides de Oliveira e Maria Rosa de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ruth Garcia de Oliveira, 47 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Osvaldo Garcia e Jandira Inocêncio Garcia. Sepultamento ontem.

Sebastião Tomaz, 84 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Pedro Tomaz e Maria Tomaz. Sepultamento ontem.

Severo Popadiuk, 79 anos. Filiação: Miguel Popadiuk e Catharina Popadiuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela São Miguel.

Tereza Mônica de Oliveira, 87 anos. Profissão: professora. Filiação: José Antônio Júnior e Emília Mônica. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Valdivio Afonso Liebl, 63 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Afonso Liebl e Luíza Liebl. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Pien.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]